Questões de Concursos: Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q938339 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, PPL, ENEM, INEP

Mas a Primeira Guerra Mundial foi seguida por um tipo de colapso verdadeiramente mundial, sentido pelo menos em todos os lugares em que homens e mulheres se envolviam ou faziam uso de transações impessoais de mercado. Na verdade, mesmo os orgulhosos EUA, longe de serem um porto seguro das convulsões de continentes menos afortunados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos — a Grande Depressão do entreguerras.

HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

A Grande Depressão econômica que se abateu nos EUA e se alastrou pelo mundo capitalista deveu-se ao(à)

2 Q678848 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ

Em 1929, a economia americana entrou em colapso com a chamada “quebra” da Bolsa de Novas York. Sobre essa crise, considere as afirmativas abaixo:

I. A integração das economias nacionais no núcleo do capitalismo desenvolvido fez da crise um evento internacional.

II. O fechamento de indústrias e empresas produziu uma situação persistente de desemprego em muitos países.

III. As práticas do liberalismo foram questionadas permitindo, em muitos países, a afirmação das ideias econômicas do socialismo.

IV. O aumento dos preços das matérias-primas transformou os países exportadores desses insumos em economias desenvolvidas.

ASSINALE:

3 Q939709 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

Entre 1923 e 1928, as condições econômicas foram, em geral, excelentes, e um número crescente de consumidores podia adquirir o que antes eram artigos de luxo, como automóveis, telefones e eletrodomésticos. À medida que a indústria automobilística convertia-se em setor líder da economia, a produção tornava-se cada vez mais dominada por umas poucas grandes empresas, cujas operações combinadas abarcavam extensa área geográfica.
(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.)
O excerto descreve a situação histórica dos Estados Unidos, marcada pela

4 Q946602 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Considerada o pior e mais longo período de recessão econômica do século XX, a Crise de 1929 teve como causas a superprodução de bens de consumo e a especulação financeira. Embora seu epicentro tenha sido os Estados Unidos, a crise teve efeitos internacionais: os países que exportavam produtos para os Estados Unidos perderam mercado, ficando com seus estoques abarrotados. No Brasil, a área que mais sofreu com a recessão econômica foi a de produção de

5 Q680275 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Sobre a crise econômica de 1929, que iniciou com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, considere as seguintes afirmações.


I - A causa principal da crise foi o alto endividamento dos Estados Unidos, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

II - A economia mundial foi rapidamente afetada pela crise, devido à redução das importações dos Estados Unidos e ao repatriamento de capitais norte-americanos que estavam em outros países.

III - A economia brasileira manteve-se estável, graças à valorização do café no mercado mundial.


Quais estão corretas?

6 Q947035 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, Inglês, UEG, UEG

Leia o texto a seguir.

A Grande Depressão confirmou a crença de intelectuais, ativistas e cidadãos comuns de que havia alguma coisa fundamentalmente errada no mundo em que viviam. Quem sabia o que se podia fazer a respeito? Certamente poucos dos que ocupavam cargos de autoridade em seus países e com certeza não aqueles que tentavam traçar um curso com os instrumentos de navegação tradicionais do liberalismo secular ou da fé tradicional, e com cartas dos mares do século XIX, nas quais era claro que não se devia mais confiar.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 86.


O texto citado revela que as mais bem-sucedidas medidas econômicas utilizadas para combater os efeitos da Crise de 1929 advieram de novas posturas em relação às teorias econômicas vigentes, como aquelas colocadas em prática pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt. Essas medidas consistiram basicamente

7 Q678526 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

A respeito do período entre as duas grandes Guerras Mundiais, 1919-1938, é correto afirmar que o mundo europeu ficou marcado pela(o):

8 Q680933 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina no século XX.
A Grande Depressão da década de 1930 terminou a demolição do neocolonialismo e energizou movimentos nacionalistas por toda a América Latina. Nos anos após o colapso da Bolsa de Nova York, de 1929, o volume do comércio internacional latinoamericano reduziu-se à metade, em um violento espasmo. Com o avanço da década de 1930, ocorreu um importante fenômeno, um efeito colateral positivo do colapso do comércio internacional.
CHASTEEN, J. América Latina: uma história de sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 187.
O segmento faz referência a um importante fenômeno histórico na América Latina.
Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.

9 Q895536 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Sobre a crise de 1929, também conhecida como a Grande Depressão, teve um impacto profundo na economia global. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:

10 Q901264 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante o final do século XIX e início do século XX, o capitalismo monopolista se consolidou nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que o liberalismo econômico enfrentava crises globais. Analise as afirmativas abaixo:

1. A consolidação do capitalismo monopolista nos EUA foi impulsionada pela industrialização rápida e pela concentração de capital em grandes corporações e trustes.

2. A crise mundial do liberalismo, culminando na Grande Depressão de 1929, expôs as fragilidades do sistema econômico baseado no laissez-faire e levou ao surgimento de políticas intervencionistas, como o New Deal.

3. O crescimento dos monopólios nos EUA teve um impacto direto nas economias latino-americanas, que se tornaram dependentes de capitais e mercados estrangeiros, exacerbando suas vulnerabilidades.

4. A transição do liberalismo para o intervencionismo nos EUA foi acompanhada por um aumento do papel do Estado na economia, tanto na regulação quanto na promoção do desenvolvimento industrial.

5. A resposta à crise do liberalismo incluiu a criação de organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, destinados a regular o mercado financeiro global e evitar novas depressões econômicas.


Alternativas:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.