Questões de Concursos Período EntreGuerras Totalitarismos

Resolva questões de Período EntreGuerras Totalitarismos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1011080 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Relativamente às duas Grandes Guerras que marcaram a história da primeira metade do século XX e os contextos que as circundavam, julgue o item seguinte.

Bem vivo entre os europeus na década de 1930, o trauma da Primeira Guerra Mundial transformou-se em forte ressentimento nos países derrotados no conflito e atingidos em seu orgulho nacional, o que alimentou ideologias como o nazismo e o crescimento do militarismo alemão.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1012406 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

No tocante a regimes fascistas e processos de independência no continente americano, julgue o item que se segue.

Uma das características do regime nazista foi a estetização da política, cuja matriz já se desenhara no romantismo alemão com o culto do nacional pela arte e com a visão da cultura teuta como superior à realidade política convencional do Ocidente.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1012413 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a aspectos dos regimes fascistas e dos regimes autoritários, julgue o item subsequente.

Segundo Hobsbawm, o desaparecimento das poupanças e as grandes inflações pouco contribuíram para o florescimento do fascismo na Europa central.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1012414 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a aspectos dos regimes fascistas e dos regimes autoritários, julgue o item subsequente.


O nacional-socialismo foi amplamente aceito na Alemanha, sobretudo pelas velhas elites e estruturas institucionais imperiais, que foram fundamentais para a ascensão de Hitler ao poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1012416 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a aspectos dos regimes fascistas e dos regimes autoritários, julgue o item subsequente.

Quando Hobsbawm denomina os fascistas de revolucionários da contrarrevolução, ele chama a atenção para a natureza paradoxal e complexa das estratégias e dos fins dos fascistas: para defender ideais reacionários, eles adotavam métodos que podiam ser considerados, no contexto, revolucionários.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1012417 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a aspectos dos regimes fascistas e dos regimes autoritários, julgue o item subsequente.

O século XX foi marcado pelo surgimento de regimes autoritários em diferentes partes do globo, excetuando-se as Américas, já que não é possível compreender o caudilhismo como experiência ditatorial.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q945399 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

"Os movimentos fascistas apresentavam elementos dos movimentos revolucionários, na medida em que continham pessoas que queriam uma transformação fundamental da sociedade, frequentemente, com um lado notadamente anticapitalista e antioligárquico”. Referência: HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Com base no trecho e nos conhecimentos sobre o fascismo italiano, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q909381 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um conflito que envolveu países europeus, os Estados Unidos da América e outras nações como o Brasil, a China e o Japão.

Assinale a alternativa que identifica corretamente as causas desse conflito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q869261 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

Holocausto é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista da Alemanha, de cerca de seis milhões de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q906901 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Professor de História, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

A Revolução Russa teve como causas:

I. a crise da monarquia absolutista czarista.

Il. a rápida industrialização, que aprofundou as desigualdades políticas e sociais.

Ill. a organização de um movimento socialista revolucionário.

IV. ao fracasso dos bolcheviques.

NÃO estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q888553 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Agente Administrativo, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2024

Uma importante guerrilha, que marcou a história do Brasil, também fez parte dos acontecimentos que envolvem o estado de Santa Catarina, chegando a ser instalado na cidade de Laguna, nomeada cidade Juliana de Laguna, o Governo de seus revolucionários. Qual foi esta guerrilha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q944453 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Vestibular 2023, UEMA, UEMA, 2022

O texto trata da relação do homem com o poder e suas consequências.

Quando o poder dirige o homem à arrogância, a poesia lembra-o das suas limitações. Quando o poder limita a área das preocupações do homem, a poesia lembra-o da riqueza e da diversidade da existência. Quando o poder corrompe, a poesia limpa.

(Discurso de John Fitzgerald Kennedy, 1963)


Entre os tipos de poderes, existe o poder político que, nas democracias, é essencialmente a vontade da maioria por meio do governante. Existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é, apenas, uma das condições e não a causa essencial. Portanto, num governo totalitário, o ato de coação é aplicado sem visar ao bem público. Com relação ao governo totalitário e ao uso do poder, esse tipo de governo tem com a população o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q939793 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

Dentro e fora dos campos [de concentração], as SS levaram até as últimas consequências a política racista e expansionista do nazismo. A princípio, os presos políticos eram os mais visados para serem enviados aos campos. Esse tratamento era também dispensado aos grevistas, sabotadores e adeptos da resistência, mesmo nos territórios estrangeiros. O leque de perseguidos abriu-se na direção de judeus, ciganos, presos comuns, doentes mentais, padres e clérigos, homossexuais.

(Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)

O trecho analisa a atuação das SS, tropas nazistas, e estabelece um vínculo entre sua
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q679975 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Prova 12, UEMG, UEMG, 2019

O governo nazista de Hitler era totalitário e possuía fortes objetivos expansionistas. Essa característica evidenciou-se em 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. A França e a Inglaterra reagiram à essa política expansionista de Hitler, declarando guerra à Alemanha. O conflito iniciado a partir da invasão da Polônia pelo exército alemão em 1939 denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q678199 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Leia este fragmento retirado de entrevista concedida por Benito Mussolini, em 1932, quando explicou uma característica do fascismo.
Os tronos precisam de guerras para se manter, mas as ditaduras às vezes podem sobreviver sem elas. O poder sobre uma nação é o resultado de inúmeros elementos, e eles não são apenas militares. Ainda assim, devo admitir que, até agora, na opinião geral, a posição de uma nação dependeu da sua força militar. As pessoas consideram a capacidade para a guerra como a síntese de todas as energias nacionais.
Fonte: https://operamundi.uol.com.br/memoria/54338/o-fascismo-por-ele-mesmo-benito-mussolini acessado em 02/09/2019
A característica do fascismo, demonstrada nesse fragmento, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q679483 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O mundo passou por duas guerras, entre os anos de 1919 a 1939. Esses períodos foram marcados por conflitos, crises e transformações, dentre eles pode-se afirmar que o mundo foi marcado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q945996 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

As condições ideais para o triunfo do nazifascismo foram um Estado com os seus mecanismos dirigentes não mais funcionando; uma massa de cidadãos desencantados, desorientados e descontentes, não mais sabendo a quem ser leais; a possibilidade de uma revolução social e movimentos socialistas fortes, mas que não estavam de fato em posição de realizá-la; e uma inclinação do ressentimento nacionalista contra os tratados de paz de 1918–1920. Sob essas condições, as velhas elites governantes sentiram-se tentadas a aliar-se aos ultrarradicais: os liberais italianos se aliaram aos fascistas de Mussolini e os alemães aos nazistas de Hitler. HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). 2a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.130. Adaptado.
De acordo com o texto e com o contexto ao qual o autor se refere, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q679248 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Texto associado.

“Era um objetivo absurdo, que trazia em si a derrota e que arruinou vencedores e vencidos; que empurrou os derrotados para a revolução e os vencedores para a bancarrota e a exaustão física. Em 1940 a França foi atropelada com ridícula facilidade e rapidez por forças alemãs inferiores e aceitou sem hesitação a subordinação a Hitler porque o país havia sangrado até quase a morte em 1914-8. A Grã-Bretanha jamais voltou a ser a mesma após 1918, porque o país arruinara sua economia travando uma guerra que ia muito além de seus recursos. Além disso, a vitória total, ratificada por uma paz punitiva, imposta, arruinou as escassas possibilidades existentes de restaurar alguma coisa que guardasse mesmo fraca semelhança com uma Europa estável, liberal, burguesa, como reconheceu de imediato o economista John Maynard Keynes. Se a Alemanha não fosse reintegrada na economia europeia, isto é, se não se reconhecesse e aceitasse o peso econômico do país dentro dessa economia, não poderia haver estabilidade. Mas essa era a última consideração na mente dos que tinham lutado para eliminar a Alemanha”.



Fonte: HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve do século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 38.

No trecho a seguir, destacado do texto lido anteriormente, evidencia-se uma das consequências na sociedade alemã associadas ao acordo de paz firmado após a I Guerra. Marque a alternativa que apresenta esse efeito.
“Em 1940 a França foi atropelada com ridícula facilidade e rapidez por forças alemãs inferiores e aceitou sem hesitação a subordinação a Hitler porque o país havia sangrado até quase a morte em 1914-8”. (grifo nosso)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q680276 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as seguintes afirmações sobre as condições históricas para a ascensão do nazismo na Alemanha.
I - Um nacionalismo radical ocasionado pelo clima de revanche, após a derrota alemã na Primeira Guerra, e pelas sanções a que foi submetido o país. II - Uma profunda crise social e econômica, intensificada após 1929, com a redução da atividade industrial e o aumento no número de desempregados. III - Um disseminado sentimento anticomunista, apoiado por grupos de extrema-direita e por setores das camadas conservadoras da sociedade.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q678495 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Terceira Etapa, UFPEL, INEP, 2019

Nos últimos anos, aqui no Brasil, ressurgiram discursos conservadores entre a sociedade que encontraram legitimidade no forte argumento nacionalista e, entre outros aspectos, como o combate a corrupção. Ataques a estrangeiros ou pessoas com posição ideológica ou política diferente; agressões a grupos marginalizados (negros ou população LGBTQ+); discurso autoritário em defesa de regimes totalitários. Essas são algumas características que tiveram origem na Europa alguns anos depois da Primeira Guerra Mundial. História: passado e presente. AZEVEDO, Gislane, SERIACOPI, Reinaldo. 1 ed. Volume 3 – do século XX aos dias de hoje. São Paulo. Ática, 2016, pág. 76 - Adaptado
Os princípios defendidos por esses grupos provocaram a morte de milhões de pessoas no pós-guerra. O fragmento faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.