Questões de Concursos: Período EntreGuerras Totalitarismos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Período EntreGuerras Totalitarismos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q945996 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

As condições ideais para o triunfo do nazifascismo foram um Estado com os seus mecanismos dirigentes não mais funcionando; uma massa de cidadãos desencantados, desorientados e descontentes, não mais sabendo a quem ser leais; a possibilidade de uma revolução social e movimentos socialistas fortes, mas que não estavam de fato em posição de realizá-la; e uma inclinação do ressentimento nacionalista contra os tratados de paz de 1918–1920. Sob essas condições, as velhas elites governantes sentiram-se tentadas a aliar-se aos ultrarradicais: os liberais italianos se aliaram aos fascistas de Mussolini e os alemães aos nazistas de Hitler. HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). 2a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.130. Adaptado.
De acordo com o texto e com o contexto ao qual o autor se refere, é correto afirmar que

2 Q939793 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

Dentro e fora dos campos [de concentração], as SS levaram até as últimas consequências a política racista e expansionista do nazismo. A princípio, os presos políticos eram os mais visados para serem enviados aos campos. Esse tratamento era também dispensado aos grevistas, sabotadores e adeptos da resistência, mesmo nos territórios estrangeiros. O leque de perseguidos abriu-se na direção de judeus, ciganos, presos comuns, doentes mentais, padres e clérigos, homossexuais.

(Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)

O trecho analisa a atuação das SS, tropas nazistas, e estabelece um vínculo entre sua

3 Q678199 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Leia este fragmento retirado de entrevista concedida por Benito Mussolini, em 1932, quando explicou uma característica do fascismo.
Os tronos precisam de guerras para se manter, mas as ditaduras às vezes podem sobreviver sem elas. O poder sobre uma nação é o resultado de inúmeros elementos, e eles não são apenas militares. Ainda assim, devo admitir que, até agora, na opinião geral, a posição de uma nação dependeu da sua força militar. As pessoas consideram a capacidade para a guerra como a síntese de todas as energias nacionais.
Fonte: https://operamundi.uol.com.br/memoria/54338/o-fascismo-por-ele-mesmo-benito-mussolini acessado em 02/09/2019
A característica do fascismo, demonstrada nesse fragmento, é:

4 Q947155 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Ensino á Distância, UEG, UEG, 2019

Leia o texto a seguir.
A competição entre as superpotências continuava, principalmente no que diz respeito às corridas armamentista e espacial, sendo esta última uma forma estrondosa de propaganda e de mostrar superioridade perante o mundo.
TASINAFO, C. R.; FREITAS NETO, J. A. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2006. p. 753.

Em 2019, completaram cinquenta anos da chegada do homem à Lua, ocorrida em 20 de julho de 1969. Esse feito só foi possível graças ao trabalho do cientista que desenvolveu o foguete V-2 para Hitler e que, depois, passou a trabalhar nos projetos espaciais americanos. Seu nome era

5 Q935913 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da ONU na Resolução 217-A, de 10 de dezembro de 1948, foi um acontecimento histórico de grande relevância. Ao afirmar, pela primeira vez em escala planetária, o papel dos direitos humanos na convivência coletiva, pode ser considerada um evento inaugural de uma nova concepção de vida internacional.

LAFER, C. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). In: MAGNOLI, D. (Org.). História da paz. São Paulo: Contexto, 2008.

A declaração citada no texto introduziu uma nova concepção nas relações internacionais ao possibilitar a

6 Q678495 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Terceira Etapa, UFPEL, INEP, 2019

Nos últimos anos, aqui no Brasil, ressurgiram discursos conservadores entre a sociedade que encontraram legitimidade no forte argumento nacionalista e, entre outros aspectos, como o combate a corrupção. Ataques a estrangeiros ou pessoas com posição ideológica ou política diferente; agressões a grupos marginalizados (negros ou população LGBTQ+); discurso autoritário em defesa de regimes totalitários. Essas são algumas características que tiveram origem na Europa alguns anos depois da Primeira Guerra Mundial. História: passado e presente. AZEVEDO, Gislane, SERIACOPI, Reinaldo. 1 ed. Volume 3 – do século XX aos dias de hoje. São Paulo. Ática, 2016, pág. 76 - Adaptado
Os princípios defendidos por esses grupos provocaram a morte de milhões de pessoas no pós-guerra. O fragmento faz referência a:

7 Q935906 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida fosse neles separada das finalidades deste mundo. Mais que o arame farpado, é a irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente normal.

ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989 (adaptado).

A partir da análise da autora, no encontro das temporalidades históricas, evidencia-se uma crítica à naturalização do(a)

8 Q679975 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Prova 12, UEMG, UEMG, 2019

O governo nazista de Hitler era totalitário e possuía fortes objetivos expansionistas. Essa característica evidenciou-se em 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. A França e a Inglaterra reagiram à essa política expansionista de Hitler, declarando guerra à Alemanha. O conflito iniciado a partir da invasão da Polônia pelo exército alemão em 1939 denomina-se

9 Q679483 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O mundo passou por duas guerras, entre os anos de 1919 a 1939. Esses períodos foram marcados por conflitos, crises e transformações, dentre eles pode-se afirmar que o mundo foi marcado por

10 Q948564 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“A dissolução da Assembleia Constituinte e a outorga da Carta de 1824 acirraram os ânimos, principalmente em Pernambuco. O que incomodava os pernambucanos, assim como os membros da elite de outras províncias dos atuais Nordeste e Norte, era a falta de autonomia, em decorrência da opção de D. Pedro por um regime centralizado a partir do Rio de Janeiro.” (VAINFAS, Ronaldo e outros. História 2: o longo século XIX. – 2° Ed. São Paulo:Saraiva, 2013. p. 153)

O texto faz referencia à política autoritária de D. Pedro I, a qual ocasionou a
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.