Questões de Concursos Pesquisa em Educação

Resolva questões de Pesquisa em Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q979049 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Weisz (2000) entende que a tematização da prática é cada vez mais necessária para a adequada formação continuada do professor.

Para a autora, a tematização da prática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q899000 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O supervisor de uma escola aplica um questionário para alunos, pais e professores para avaliar a percepção sobre o ambiente escolar e o atendimento às necessidades educacionais. Em relação ao nome desse instrumento, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1065287 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Um grupo de estudantes está iniciando um trabalho científico e percebe que muitos colegas ainda têm dificuldades para compreender a importância da metodologia no processo de pesquisa. Alguns acreditam que basta coletar informações e descrevê-las, enquanto outros pensam em seguir procedimentos aleatórios conforme a conveniência. Surge, então, a necessidade de esclarecer o que realmente significa seguir uma metodologia adequada e estruturada no desenvolvimento de qualquer estudo. A metodologia científica deve ser conceituada como o conjunto de procedimentos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q979217 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito da formação continuada na própria escola, Imbernón (2002) discorre sobre o modelo indagativo ou de pesquisa na formação de professores. Segundo o autor, a fundamentação desse modelo encontra-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1068720 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Demo (2015) centra sua proposta de educação no exercício da pesquisa, atrelando o questionamento reconstrutivo como fundamento dessa educação escolar. Para o autor, o questionamento reconstrutivo exige ser compreendido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1068729 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Imbernón (2017) apresenta como ferramenta de formação docente o modelo indagativo ou de pesquisa. Esse modelo requer, basicamente, que o professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q981776 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A pesquisa participante é uma prática científica das ciências humanas, e é por isso que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1045626 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Considere os seguintes itens sobre os tipos de pesquisa educacional e suas características, com base em autores como Flick (2022) e Triviños (2019):

I. A pesquisa qualitativa fundamenta-se na interpretação dos fenômenos, com coleta de dados por meio de instrumentos estruturados e análise estatística rigorosa.
II. A pesquisa quantitativa adota uma abordagem dedutiva, buscando a validação de hipóteses e priorizando a objetividade dos resultados.
III. Na pesquisa mista, a triangulação de métodos permite integrar abordagens quantitativas e qualitativas, ampliando a validade interna e externa dos estudos.
IV. O processo de coleta de dados na pesquisa-ação é contínuo e está diretamente vinculado à aplicação de intervenções práticas.
V. A ética na pesquisa educacional é garantida pela aprovação prévia dos estudos em comitês de ética e pela obtenção do consentimento livre e esclarecido dos participantes.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a avaliação dos itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1045627 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Leia o trecho extraído de Thiollent (2021):

"A pesquisa-ação é um processo sistemático que combina investigação e ação prática, geralmente em contextos educacionais ou sociais. Sua metodologia envolve fases cíclicas de diagnóstico, planejamento, ação, observação e reflexão, sendo sua principal característica a colaboração entre pesquisadores e participantes. No entanto, um dos principais desafios é a publicação de seus resultados em formatos acadêmicos tradicionais, que frequentemente desconsideram o impacto prático imediato."

Com base no texto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1065290 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Um pesquisador decide coletar dados qualitativos em uma pesquisa sobre a transformação tecnológica na vida cotidiana de jovens estudantes universitários de 18 a 26 anos.
Nesse caso, a entrevista episódica é uma opção interessante porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1055564 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A educação em ciência enquanto área emergente do saber em estreita conexão com a ciência necessita da epistemologia para uma fundamentação da orientação, devendo ser, ainda, um referencial seguro para uma mais adequada construção das suas análises. A epistemologia, ao pretender saber das características do que é ou não é específico da cientificidade e tendo como objeto de estudo a reflexão sobre a produção da ciência, sobre os seus fundamentos e métodos, sobre o seu crescimento, sobre os contextos de descoberta, não constitui uma construção racional isolada. [...] o conhecimento de epistemologia torna os professores capazes de melhor compreender qual ciência estão a ensinar, ajuda-os na preparação e na orientação, bem como dar às suas aulas um significado mais claro e credível às suas propostas. Tal conhecimento ajuda, e também obriga, os professores a explicitarem os seus pontos de vista, designadamente sobre quais as teses epistemológicas subjacentes à construção do conhecimento científico, sobre o papel da teoria, da sua relação com a observação, da hipótese, da experimentação, sobre o método e, ainda, aspectos ligados à validade e legitimidade dos seus resultados, sobre o papel da comunidade científica e suas relações com a sociedade.

(Fernández, 2000; Gil-Pérez et al., 2001. Disponível em: htts://docplayer.com.br/49116310-A-necessaria-renovacao-do-ensino-das-ciencias.html. Adaptado.)


Considerando os dois grandes ramos da “árvore epistemológica”, as epistemologias empiristas e racionalistas em suas muitas e variadas matizes (clássicas e contemporâneas), assinale o atributo da tendência racionalista na construção do conhecimento científico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1065289 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Um grupo de pesquisadores está desenvolvendo uma investigação para avaliar os impactos ambientais de um programa governamental de reflorestamento urbano na biodiversidade local. Durante a definição do protocolo, eles precisam formular hipóteses que orientem o desenho metodológico, permitindo a coleta de dados e testes que confirmem ou refutem as relações propostas entre os fenômenos ambientais estudados.
Para servir como base para o planejamento da pesquisa e possibilitar sua comprovação ou refutação empírica, as hipóteses a serem formuladas devem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1016516 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, relativos às tendências recentes de concepção da pesquisa.

A pesquisação atém-se às modalidades participativa, diagnóstica e empírica.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1072641 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.
A comunicação dos resultados da pesquisa aos intelectuais orgânicos torna-se desnecessária em função da restituição sistemática realizada por pesquisadores e pesquisados.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q1072642 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.
A etapa de montagem institucional envolve a discussão do projeto, assim como de seu referencial teórico-metodológico, com a população a ser pesquisada.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1016517 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, relativos às tendências recentes de concepção da pesquisa.

A pesquisa sistêmica analisa as relações entre as partes e o todo, de forma a compreender como as partes interagem entre si; o holismo, por outro lado, foca no todo e não nas partes que o compõem, considerando-o maior que a soma das partes.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q1072638 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.
A observação participante, apesar de não gerar conseqüências políticas com o saber que produz, representa uma ruptura inicial com a concepção da pesquisa tradicional.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q1072643 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.
Como são instrumentos exclusivos de uma pesquisa tradicional, a observação clínica e os questionários estruturados devem ser abandonados pelo pesquisador participante.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1072644 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.
A análise de planos de desenvolvimento socioeconômicos de curto e de médio prazos da região a ser estudada é um dos objetivos do momento de aproximação.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1072639 | Texto associado, Pesquisa em Educação, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.
O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.