Questões de Concursos Pesquisa em Serviço Social

Resolva questões de Pesquisa em Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q990340 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A realização de diagnóstico socioterritorial requer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1047797 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Avalie se, para Faleiros (2014), o estudo do território e da cultura em que atuam os assistentes sociais, com a expressão das relações de desigualdade e de classes, implica pesquisa crítica das condições com
I. dados estatísticos; II. sistematização de reivindicações; III. cultura da população.

Tomando como base o pensamento do autor, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q945078 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

Com base no Projeto Ético-Político do Serviço Social e nas Resoluções n. 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que regulamentam as pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. As(Os) assistentes sociais, na condição de pesquisadoras(es), devem recusar sua inserção nos diferentes níveis de pesquisas desenvolvidas em instituições filantrópicas e religiosas, uma vez que tais entidades não têm caráter científico e acadêmico.
II. As(Os) assistentes sociais devem prever procedimentos que assegurem a confidencialidade e a privacidade, a proteção da imagem e a não estigmatização das(os) participantes da pesquisa, a fim de que as informações não sejam utilizadas em prejuízo das pessoas e(ou) das comunidades.
III. As populações atendidas no âmbito do Serviço Social, dada sua condição vulnerável, devem aceitar participar das pesquisas e, caso haja recusa, é permitido à(ao) assistente social exercer sua autoridade e realizar denúncia à supervisão hierárquica.
IV. As(Os) assistentes sociais, devido ao sigilo em relação às informações colhidas durante o processo de pesquisa, não devem divulgar para a população e as(os) usuárias(os) do Serviço Social os resultados obtidos, exceto quando solicitados por autoridade judiciária.
V. As(Os) assistentes sociais devem respeitar sempre os valores culturais, sociais, morais, religiosos e éticos, como também os hábitos e os costumes dos sujeitos envolvidos na pesquisa.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q945081 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

A investigação é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais: compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio- histórico, identificar as demandas presentesna sociedade,realizarpesquisasque subsidiema formulaçãodepolíticas eaçõesprofissionais, realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social. Essas competências referem-se diretamente ao ato de investigar como elemento constitutivo da própria intervenção profissional.
GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília, 2009. (adaptado).

Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A capacidade de coletar e analisar dados, de forma crítica, é necessária à(ao) assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, onde a pesquisa e a produção do conhecimento subsidiam a intervenção profissional.

PORQUE

II. O processo de elaboração, planejamento, execução e avaliação das políticas sociais deve ser construído e reconstruído no cotidiano, a partir da leitura crítica da realidade social e da competência na utilização dos indicadores sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q842499 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Santo Augusto RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Analise as assertivas abaixo, extraídas do texto “A dimensão investigativa no exercício profissional”, Yolanda Guerra, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, desde meados da década de 1960, dispõe de um projeto pedagógico que contempla um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica e contempla um determinado perfil de profissional, o referido projeto estabelece “as dimensões investigativa e interventiva como princípio formativo e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade”. ( ) Parte-se do suposto de que o significado que o trabalho profissional do assistente social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades dos estratos sociais, que polarizam sua intervenção em meio a nova Questão Social. ( ) Ao assistente social, no âmbito da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, cabe captar como as diversas expressões da questão social se particularizam em cada espaço sócio-ocupacional e chegam como demandas que dependem de sua intervenção profissional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q840452 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Alagoa Nova PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

A dimensão investigativa constitui muitas das competências profissionais, permitindo aos/as assistentes sociais conhecer as multivariadas expressões da Questão Social postas como demandas pelos usuários.

Sobre a Pesquisa em Serviço Social é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q843272 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Santo Augusto RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Segundo Yolanda Guerra, no texto “A dimensão investigativa no exercício profissional”, há a necessidade de formar profissionais capazes de desvendar as dimensões constitutivas da chamada Questão Social. A fim de identificar e construir estratégias que venham a orientar e instrumentalizar a ação profissional, permitindo não apenas o atendimento das demandas imediatas e/ou consolidadas, mas sua reconstrução crítica, o que se dá através da(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q844296 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Provas Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança Serviço Social Multi, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

No âmbito do exercício profissional, a elaboração teórica é equivalente à sistematização da prática.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q846353 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Santiago do Sul SC Assistente Social, FUNDATEC, 2020

“Enquanto a atitude investigativa é um movimento constante de busca, questionamentos, debruçamentos, planejamento para atuar na profissão, a _________ é consequência e, ao mesmo tempo, subsídio para essa investigação. Sendo assim, é preciso se desvencilhar dos limites do _______ e incorporar a postura investigativa na ação do assistente social”. (FRAGA, 2018, p.61).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas retiradas do texto “A atitude investigativa no trabalho do assistente social”, de Cristina Kologeski Fraga.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q859154 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Passira PE Assistente Social, CONTEMAX, 2020

Segundo Netto (1999), apesar do Serviço Social não ser uma ciência e não dispor de teoria própria, isso não impede que os/as assistentes sociais realizem estudos, investigações e pesquisas e que produzam conhecimento de natureza teórica incorporáveis às ciências sociais e humanas. NETTO, Jose Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: CAPACITAÇÃO em Serviço Social e Política Social. Brasília: UnB. Mod. 1, p. 91-110, 1999. Sobre a pesquisa em Serviço Social é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q846898 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Provas Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança Serviço Social Multi, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

A preocupação com pesquisa no Serviço Social teve um significativo impulso nos anos de 1980, o que foi possível constatar por meio dos vários encontros nacionais de pesquisa e (ou) de pesquisadores em Serviço Social, realizados na referida década.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q843059 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Analista Ministerial Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da pesquisa social no serviço social, julgue o item subsecutivo.
Uma exaltação excessiva das técnicas aplicadas na metodologia de pesquisa cria um formalismo árido; por outro lado, o seu desprezo pode levar a um empirismo com especulações abstratas.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q843689 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Provas Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança Serviço Social Multi, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

O caráter investigativo é constitutivo de grande parte das competências e das atribuições profissionais dos (as) assistentes sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q859321 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Mataraca PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

No que se refere à pesquisa em Serviço Social, o desenvolvimento de uma postura investigativa permanente é condição precípua:
I. Daqueles que desejam obter financiamento de projetos; II. Para algumas áreas de atuação, um exemplo da Saúde; III. Que diz respeito à pós-graduação stricto sensu; IV. Para poder supervisionar estudantes em estágio; V. De todo o processo de formação profissional. Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q859336 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Passira PE Assistente Social, CONTEMAX, 2020

A pesquisa “é, portanto, um processo sistemático de ações, visando investigar/interpretar, desvelar um objeto que pode ser um processo social, histórico, um acervo teórico ou documental.”(GUERRA, 2009, p.08) GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CFESS/ABEPSS (org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. Analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q846288 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Alagoa Nova PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

A Pesquisa Social pode ser definida como o processo que, utilizando de procedimentos metodológicos e científicos permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. GIL. Antônio Carlos. Métodos e Técnica de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo: Atlas.2008.

Sobre os níveis de pesquisa, assinale as afirmações a seguir:

I - As pesquisas exploratórias requerem maior rigor técnico no desenho e aplicação por ter como finalidade desenvolver e esclarecer conceitos e ideias.
II - As pesquisas descritivas têm como finalidade descrever as características de uma determinada população ou esclarecer a relação entre variáveis.
III - As pesquisas explicativas, ao contrário das exploratórias, requerem menor rigor técnico no planejamento, e tem como finalidade identificar os fatores que determinam ou contribuem para ocorrência dos fatos.

É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q842968 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Provas Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança Serviço Social Multi, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

O domínio teórico-metodológico somente se atualiza e adquire eficácia quando aliado à pesquisa da realidade, isto é, dos fenômenos históricos particulares que são objetos do conhecimento e da ação do(a) assistente social.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q846573 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Analista Ministerial Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da pesquisa social no serviço social, julgue o item subsecutivo.
Na pesquisa qualitativa, em geral, pode-se afirmar que ocorre um trabalho em espiral: começa-se com uma pergunta, passa-se a uma resposta, a partir da qual se originam novas interrogações.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q840431 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Provas Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança Serviço Social Multi, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

Como uma mediação privilegiada na relação entre conhecimento e realidade, a pesquisa resulta em um conhecimento sempre definitivo e total sobre os fatos sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q842747 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Santiago do Sul SC Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Analise as seguintes assertivas acerca do texto “A particularidade da dimensão investigativa na formação e prática profissional do assistente social”, de Carlos Antonio de Souza Moraes, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Segundo o autor, as principais análises teóricas referentes ao trabalho/exercício/prática profissional ainda têm identificado o assistente social como o profissional que “faz tudo”. ( ) Segundo o autor, o Serviço Social tem ampliado suas produções científicas e, hegemonicamente, sinalizado que a dimensão investigativa é constituinte da formação profissional do assistente social. Dessa forma, é necessário que seja garantida sua horizontalidade ao longo de tal formação. ( ) Segundo o autor, de forma geral, a tradução das dimensões teórica, ética, política e técnica?operativa como base da dimensão investigativa não tem se processado na formação profissional em Serviço Social. Portanto, o acadêmico em Serviço Social, embora muitas vezes entenda que é preciso ter uma postura investigativa, não tem sido instrumentalizado para sua apropriação como dimensão constitutiva da intervenção profissional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.