Questões de Concursos Pesquisa em Serviço Social

Resolva questões de Pesquisa em Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q19909 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, AL MT, FGV

A  respeito  da  metodologia  de  investigação  em  uma  pesquisa,  assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q19912 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, AL MT, FGV

As alternativas a seguir apresentam propostas do positivismo para o processo de investigação, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q158986 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

No desenvolvimento de sua prática investigativa, o(a) Assistente Social baseia-se em conceitos teóricos fundamentais acerca da realidade social em que está inserido(a). Tais conceitos (aporte teórico) auxiliam na identificação, análise e proposição de soluções estratégicas junto às demandas que lhe são postas. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente os teóricos em que tais conceitos fundamentais clássicos podem ser encontrados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q19911 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, AL MT, FGV

Dentre as diversas  técnicas do  trabalho de campo em processos  de  investigação  destacam-se  o  uso  do  questionário  e  da  entrevista. Sobre essas técnicas é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q843272 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Santo Augusto RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Segundo Yolanda Guerra, no texto “A dimensão investigativa no exercício profissional”, há a necessidade de formar profissionais capazes de desvendar as dimensões constitutivas da chamada Questão Social. A fim de identificar e construir estratégias que venham a orientar e instrumentalizar a ação profissional, permitindo não apenas o atendimento das demandas imediatas e/ou consolidadas, mas sua reconstrução crítica, o que se dá através da(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q19910 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, AL MT, FGV

A pesquisa qualitativa é voltada para uma dimensão da realidade  que não pode ser meramente quantificada.

 Esse tipo de pesquisa se caracteriza por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q19908 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, AL MT, FGV

Sobre a definição da amostra dos sujeitos a serem entrevistados,  na pesquisa qualitativa, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q159857 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Considerando o Projeto Ético Político e a prática investigativa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q840452 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Alagoa Nova PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

A dimensão investigativa constitui muitas das competências profissionais, permitindo aos/as assistentes sociais conhecer as multivariadas expressões da Questão Social postas como demandas pelos usuários.

Sobre a Pesquisa em Serviço Social é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q842499 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Santo Augusto RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Analise as assertivas abaixo, extraídas do texto “A dimensão investigativa no exercício profissional”, Yolanda Guerra, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, desde meados da década de 1960, dispõe de um projeto pedagógico que contempla um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica e contempla um determinado perfil de profissional, o referido projeto estabelece “as dimensões investigativa e interventiva como princípio formativo e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade”. ( ) Parte-se do suposto de que o significado que o trabalho profissional do assistente social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades dos estratos sociais, que polarizam sua intervenção em meio a nova Questão Social. ( ) Ao assistente social, no âmbito da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, cabe captar como as diversas expressões da questão social se particularizam em cada espaço sócio-ocupacional e chegam como demandas que dependem de sua intervenção profissional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q158425 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Um dos fatores que contribuem para a qualificação do(a) Assistente Social é a realização de pesquisas atreladas à realidade. Planejar a pesquisa é fundamental para que o profissional possa definir seu problema de pesquisa, definir as fontes de informação e os melhores procedimentos a serem adotados para que se possa coletar e analisar os dados com sucesso e confiabilidade. Sendo assim, fica claro que o projeto de pesquisa é constituído por etapas bem definidas. A partir do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q842747 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Santiago do Sul SC Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Analise as seguintes assertivas acerca do texto “A particularidade da dimensão investigativa na formação e prática profissional do assistente social”, de Carlos Antonio de Souza Moraes, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Segundo o autor, as principais análises teóricas referentes ao trabalho/exercício/prática profissional ainda têm identificado o assistente social como o profissional que “faz tudo”. ( ) Segundo o autor, o Serviço Social tem ampliado suas produções científicas e, hegemonicamente, sinalizado que a dimensão investigativa é constituinte da formação profissional do assistente social. Dessa forma, é necessário que seja garantida sua horizontalidade ao longo de tal formação. ( ) Segundo o autor, de forma geral, a tradução das dimensões teórica, ética, política e técnica?operativa como base da dimensão investigativa não tem se processado na formação profissional em Serviço Social. Portanto, o acadêmico em Serviço Social, embora muitas vezes entenda que é preciso ter uma postura investigativa, não tem sido instrumentalizado para sua apropriação como dimensão constitutiva da intervenção profissional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q844296 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

No âmbito do exercício profissional, a elaboração teórica é equivalente à sistematização da prática.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q846288 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Alagoa Nova PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

A Pesquisa Social pode ser definida como o processo que, utilizando de procedimentos metodológicos e científicos permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. GIL. Antônio Carlos. Métodos e Técnica de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo: Atlas.2008.

Sobre os níveis de pesquisa, assinale as afirmações a seguir:

I - As pesquisas exploratórias requerem maior rigor técnico no desenho e aplicação por ter como finalidade desenvolver e esclarecer conceitos e ideias.
II - As pesquisas descritivas têm como finalidade descrever as características de uma determinada população ou esclarecer a relação entre variáveis.
III - As pesquisas explicativas, ao contrário das exploratórias, requerem menor rigor técnico no planejamento, e tem como finalidade identificar os fatores que determinam ou contribuem para ocorrência dos fatos.

É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q846353 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Santiago do Sul SC Assistente Social, FUNDATEC, 2020

“Enquanto a atitude investigativa é um movimento constante de busca, questionamentos, debruçamentos, planejamento para atuar na profissão, a _________ é consequência e, ao mesmo tempo, subsídio para essa investigação. Sendo assim, é preciso se desvencilhar dos limites do _______ e incorporar a postura investigativa na ação do assistente social”. (FRAGA, 2018, p.61).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas retiradas do texto “A atitude investigativa no trabalho do assistente social”, de Cristina Kologeski Fraga.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q859154 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Passira PE Assistente Social, CONTEMAX, 2020

Segundo Netto (1999), apesar do Serviço Social não ser uma ciência e não dispor de teoria própria, isso não impede que os/as assistentes sociais realizem estudos, investigações e pesquisas e que produzam conhecimento de natureza teórica incorporáveis às ciências sociais e humanas. NETTO, Jose Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: CAPACITAÇÃO em Serviço Social e Política Social. Brasília: UnB. Mod. 1, p. 91-110, 1999. Sobre a pesquisa em Serviço Social é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q846898 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

A preocupação com pesquisa no Serviço Social teve um significativo impulso nos anos de 1980, o que foi possível constatar por meio dos vários encontros nacionais de pesquisa e (ou) de pesquisadores em Serviço Social, realizados na referida década.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q843059 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Analista Ministerial Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da pesquisa social no serviço social, julgue o item subsecutivo.
Uma exaltação excessiva das técnicas aplicadas na metodologia de pesquisa cria um formalismo árido; por outro lado, o seu desprezo pode levar a um empirismo com especulações abstratas.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q859336 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Prefeitura de Passira PE Assistente Social, CONTEMAX, 2020

A pesquisa “é, portanto, um processo sistemático de ações, visando investigar/interpretar, desvelar um objeto que pode ser um processo social, histórico, um acervo teórico ou documental.”(GUERRA, 2009, p.08) GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CFESS/ABEPSS (org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. Analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q843689 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

O caráter investigativo é constitutivo de grande parte das competências e das atribuições profissionais dos (as) assistentes sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.