Questões de Concursos Petróleo

Resolva questões de Petróleo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q211671 | Geologia, Petróleo, Geofísico Júnior Física, Petrobras, CESGRANRIO

O petróleo, para se acumular no reservatório, deve deslocar- -se desde a rocha geradora. Nesse contexto, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q212245 | Geologia, Petróleo, Geofísico Júnior Física, Petrobras, CESGRANRIO

Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os reservatórios e as armadilhas que acumulam as jazidas de hidrocarbonetos. As armadilhas podem ser estruturais ou estratigráficas. De acordo com os processos que originaram as armadilhas, podemos dizer que a(as)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q212004 | Geologia, Petróleo, Geofísico Júnior Física, Petrobras, CESGRANRIO

Analise as afirmativas abaixo que dizem respeito aos reservatórios de petróleo.

I - As rochas sedimentares siliciclásticas e carbonáticas constituem a grande maioria dos reservatórios de petróleo e, em ambos os casos, as propriedades do reservatório são determinadas pelo ambiente deposicional e de formação dessas rochas e pelos processos diagenéticos subsequentes.

II - A porosidade primária dos reservatórios de petróleo é formada por processos que ocorrem após a deposição e diagênese dos sedimentos, tais como dissolução, recristalização e fraturamento.

III - A porosidade dos reservatórios, dentro de uma bacia sedimentar, normalmente aumenta com o aumento da profundidade de soterramento, em função dos processos de fraturamento e dissolução por conta do aumento da pressão litostática.

IV - A porosidade secundária dos reservatórios siliciclásticos é uma herança dos processos deposicionais, da energia do ambiente de deposição, da proximidade da área fonte e do clima.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q212803 | Geologia, Petróleo, Geofísico Júnior Física, Petrobras, CESGRANRIO

Durante soterramento da rocha geradora, a matéria orgânica passa por transformações que podem resultar na geração de petróleo. No contexto dessas transformações, a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q939044 | Química, Petróleo, PPL, ENEM, INEP

Os densímetros instalados nas bombas de combustível permitem averiguar se a quantidade de água presente no álcool hidratado está dentro das especificações determinadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O volume máximo permitido de água no álcool é de 4,9%. A densidade da água e do álcool anidro são de 1,00 g/cm3 e 0,80 g/cm3, respectivamente.

Disponível em: http://nxt.anp.gov.br. Acesso em: 5 dez. 2011 (adaptado).

A leitura no densímetro que corresponderia à fração máxima permitida de água é mais próxima de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q680070 | Química, Petróleo, Técnico Subsequente, IFPE, IF PE, 2019

Texto associado.

TEXTO 7


ENTENDA O VAZAMENTO DE PETRÓLEO NAS PRAIAS DO NORDESTE


SÃO PAULO - Um vazamento de petróleo cru se espalha pelos nove Estados do Nordeste. O poluente foi identificado em uma faixa de mais de 2 mil quilômetros da costa brasileira. O governo federal afirma que análises já apontaram ser petróleo cru, de origem desconhecida e de tipo não produzido no Brasil. As manchas já foram encontradas em todos os Estados nordestinos: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. O poluente foi identificado em uma faixa de mais de 2 mil quilômetros da costa brasileira.

A análise feita pela Marinha e pela Petrobrás "apontou que a substância é petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo". Conforme o órgão, a substância é o hidrocarboneto, conhecido como piche, e é a mesma em todos os pontos analisados.


CORDEIRO, Felipe. Entenda o vazamento de petróleo nas praias do Nordeste. O Estado de S. Paulo.

Disponível em: <https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,entenda-o-vazamento-de-petroleo-empraias-do-nordeste,70003026922>. Acesso em: 27 out. 2019 (adaptado).

Quanto ao petróleo, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q936068 | Química, Petróleo, PPL, ENEM, INEP, 2019

Em 2014, iniciou-se em São Paulo uma séria crise hídrica que também afetou o setor energético, agravada pelo aumento do uso de ar-condicionado e ventiladores. Com isso, intensifica-se a discussão sobre a matriz energética adotada nas diversas regiões do país. Sendo assim, há necessidade de se buscarem fontes alternativas de energia renovável que impliquem menores impactos ambientais.
Considerando essas informações, qual fonte poderia ser utilizada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q939338 | Química, Petróleo, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

O petróleo é uma fonte de energia de baixo custo e de larga utilização como matéria-prima para uma grande variedade de produtos. É um óleo formado de várias substâncias de origem orgânica, em sua maioria hidrocarbonetos de diferentes massas molares. São utilizadas técnicas de separação para obtenção dos componentes comercializáveis do petróleo. Além disso, para aumentar a quantidade de frações comercializáveis, otimizando o produto de origem fóssil, utiliza-se o processo de craqueamento.


O que ocorre nesse processo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q939043 | Química, Petróleo, PPL, ENEM, INEP

Para a produção de etanol combustível, as usinas retiram água do leito de rios próximos, reutilizando-a nas suas instalações. A vinhaça, resíduo líquido gerado nesse processo, é diluída para ser adicionada ao solo, utilizando uma técnica chamada de fertirrigação. Por meio desse procedimento, o fósforo e o potássio, essenciais à produção de cana-de-açúcar, são devolvidos ao solo, reduzindo o uso de fertilizantes sintéticos.

Essa intervenção humana no destino da vinhaça tem como resultado a diminuição do impacto ambiental referente à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q920459 | Química, Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um grupo de geólogos analisou o aprisionamento do petróleo nas acumulações de uma bacia. Esse aprisionamento é obtido por meio de armadilhas que são classificadas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q938560 | Química, Petróleo, PPL, ENEM, INEP

Além de ser uma prática ilegal, a adulteração de combustíveis é prejudicial ao meio ambiente, ao governo e, especialmente, ao consumidor final. Em geral, essa adulteração é feita utilizando compostos com propriedades física semelhantes às do combustível, mas de menor valor agregado.

Considerando um combustível com 20% de adulterante, a mistura em que a adulteração seria identificada visualmente é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q920457 | Química, Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Para detectarem a probabilidade de existência de petróleo em determinada área, equipes multidisciplinares buscam indícios da presença de acumulações de hidrocarbonetos. Esse tipo de investigação precedeu as descobertas das bacias do Pré-Sal brasileiro. Além disso, nas áreas do Pré-Sal brasileiro, algumas condições essenciais indicariam a existência (ou os indícios) de acumulação de petróleo. Sobre essas condições, avalie as apresentadas abaixo.
I. Existência de uma rocha geradora com temperatura apropriada.
II. Existência de aquíferos de grandes dimensões.
III. Possibilidade de migração dos hidrocarbonetos para a rocha reservatório.
IV. Presença de rochas ígneas na área pesquisada.
Estão corretas as condições descritas nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q938822 | Química, Petróleo, PPL, ENEM, INEP

A explosão de uma plataforma de petróleo em frente à costa americana e o vazamento de cerca de mil barris de petróleo por dia no mar provocaram um desastre ambiental. Uma das estratégias utilizadas pela Guarda Costeira para dissipar a mancha negra foi um recurso simples: fogo. A queima da mancha de petróleo para proteger a costa provocará seus próprios problemas ambientais, criando enormes nuvens de fumaça tóxica e deixando resíduos no mar e no ar.

HIRST, M. Depois de vazamento, situação de petroleira britânica se complica. BBC. Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).

Além da poluição das águas provocada pelo derramamento de óleo no mar, a queima do petróleo provoca a poluição atmosférica formando uma nuvem negra denominada fuligem, que é proveniente da combustão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q943993 | Química, Petróleo, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2021

A decomposição da biomassa presente em aterros sanitários produz um combustível, ainda pouco aproveitado, que pode ser queimado para a produção de energia.
Esse combustível é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q920458 | Química, Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Em uma região do Nordeste, foi encontrada uma bacia com probabilidade de exploração de petróleo e, após uma série de estudos da área, o engenheiro decidiu realizar uma prospecção para definir a perfuração de um poço pioneiro. A equipe deve decidir quais métodos podem ser utilizados, para determinar onde será realizada a perfuração do poço. Sobre essa temática, analise os métodos abaixo.
I. Aerofotogrametria
II. Gravimetria
III. Testemunhagem
IV. Cimentação
Quanto aos métodos adequados para decidir onde será perfurado o poço, estão corretos os apresentados nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q938461 | Química, Petróleo, PPL, ENEM, INEP

O processo de dessulfurização é uma das etapas utilizadas na produção do diesel. Esse processo consiste na oxidação do enxofre presente na forma de sulfeto de hidrogênio (H2S) a enxofre elementar (sólido) que é posteriormente removido. Um método para essa extração química é o processo Claus, no qual parte do H2S é oxidada a dióxido de enxofre (SO2) e, então, esse gás é usado para oxidar o restante do H2S. Os compostos de enxofre remanescentes e as demais moléculas presentes no diesel sofrerão combustão no motor.

MARQUES FILHO, J. Estudo da fase térmica do processo Claus utilizando fluidodinâmica computacional. São Paulo: USP, 2004 (adaptado).

O benefício do processo Claus é que, na combustão do diesel, é minimizada a emissão de gases

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q937473 | Química, Petróleo, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Atualmente, temos um número considerável de alternativas de fontes primárias de energia: geotérmica, maremotriz, biomassa, nuclear e eólica. Essas são usadas para obtenção de energias secundárias, como a energia elétrica.

Disponível em: www.energiasdomundo.com.br. Acesso em: 24 nov. 2014 (adaptado).

Qual fonte primária permite obter essa energia secundária por processos químicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q920466 | Química, Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Durante uma aula sobre reservatórios de petróleo, o professor explicou aos alunos os principais mecanismos de produção de óleo, suas características mais importantes e os fatores de recuperação típicos. Nesse contexto, analise os mecanismos apresentados abaixo.
I. Injeção de vapor.
II. Gás em solução.
III. Influxo de água.
IV. Injeção de CO2.
Os principais mecanismos de produção de óleo nos reservatórios de petróleo estão presentes nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q920465 | Química, Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Foram descobertos dois reservatórios (A e B) com valores semelhantes de pressão, saturação de fluidos e viscosidades. A área e a espessura com óleo também são semelhantes. O reservatório “A” tem permeabilidade de 850 mD, porosidade de 18%, compressibilidade de 4,0 x 10-61/psi e densidade relativa da rocha de 2,65. O reservatório “B” tem permeabilidade de 300 mD, porosidade de 27%, compressibilidade de 4,5 x 10-6 1/psi e densidade relativa da rocha de 2,60. Nos dois reservatórios pode existir fluxo dos fluidos no meio poroso e, por hipótese, haveria maior ou menor facilidade de deslocamento dos fluidos em cada um desses reservatórios. No caso descrito, avaliando-se esse aspecto, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q938442 | Química, Petróleo, PPL, ENEM, INEP

Adicionar quantidades de álcool à gasolina, diferentes daquelas determinadas pela legislação, é uma das formas de adulterá-la. Um teste simples para aferir a quantidade de álcool presente na mistura consiste em adicionar uma solução salina aquosa à amostra de gasolina sob análise.

Essa metodologia de análise pode ser usada porque o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.