Questões de Concursos Piaget Resolva questões de Piaget comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Piaget Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q981520 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí, IVIN, 2025Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Sobre os estágios de desenvolvimento de Piaget é correto afirmar: ✂️ a) Sensório-motor: refere-se a idades entre 2 e 7 anos. ✂️ b) Pré-operatório: refere-se ao período entre 0 a 2 anos. ✂️ c) Pré-operatório: refere-se ao período entre 2 e 7 anos. ✂️ d) Sensório-motor: refere-se aos adolescentes (a partir dos 12 anos). ✂️ e) Operações concretas: refere-se aos bebês (0 a 2 anos). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q953621 | Pedagogia, Piaget, Monitor de Linguagens Artísticas/Artesanais, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025Segundo Piaget, existem três tipos de conhecimento: o físico, o social e o lógico matemático. Assinale a alternativa abaixo que melhor descreve o conhecimento social: ✂️ a) conhecimento adquirido a partir de informações fornecidas pelas pessoas e pelo ambiente social ✂️ b) conhecimento adquirido a partir de informações fornecidas pelas organizações e pelo ambiente sensorial ✂️ c) conhecimento adquirido a partir de informações fornecidas pelas relações e pelo ambiente sócio racial ✂️ d) conhecimento adquirido a partir de informações étnicas e pelo ambiente parental Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q899072 | Pedagogia, Piaget, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024Sobre o desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, analise as assertivas a seguir: I. A fase pré-operatória caracteriza-se pelo egocentrismo e pela dificuldade da criança em compreender pontos de vista diferentes do seu. II. O estágio operacional concreto abrange crianças de 7 a 11 anos, nas quais se desenvolvem habilidades como a reversibilidade e a conservação. III. No estágio sensório-motor, as crianças apresentam pensamento abstrato e começam a manipular símbolos logicamente. Das assertivas, pode-se afirmar que: ✂️ a) Apenas I e II estão corretas. ✂️ b) Apenas I está correta. ✂️ c) Todas estão corretas. ✂️ d) Apenas II e III estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q896517 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024De acordo com Piaget, para que o desenvolvimento mental se dê, é necessário que a criança conserve e retenha elementos da experiência anterior, a fim de que possam ser coordenados, adaptados e (re)elaborados em face das experiências externas (Andion, 2010, p. 80-81). Então, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) A acomodação refere-se à tentativa do sujeito de solucionar determinada situação utilizando a estrutura mental já formada. ✂️ b) O conhecimento, enquanto processo, depende de mecanismos de acomodação e uma desorganização da lógica do meio. ✂️ c) O ser humano sempre passa para um estado de conhecimento maior, na medida em que cresce. ✂️ d) O ser humano estabelece intercâmbio com o meio através dos esquemas potenciais e dos esquemas de descontinuação do pensamento. ✂️ e) O conhecimento se dá através da construção cognitiva, como também na interação social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q994824 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget é uma referência e frequentemente utilizada para compreender as fases de aprendizagem ao longo da vida e seus impactos no processo educativo. Cada fase do desenvolvimento está relacionada a capacidades cognitivas específicas, que influenciam a forma como crianças, adolescentes, adultos e idosos aprendem. Sobre as identidades que configuram o processo educativo na perspectiva desse clássico autor avalie as afirmativas e assinale a correta. ✂️ a) Os adultos permanecem na fase operatória concreta ao longo de suas vidas, o que limita a sua capacidade de resolver problemas abstratos e generalizar conceitos, justificando que a educação continuada deve focar exclusivamente em habilidades práticas. ✂️ b) A fase operatória formal, que se inicia na adolescência, permite o desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato, e esse estágio se mantém até a fase adulta, tornando a educação continuada irrelevante após o término da adolescência. ✂️ c) A aprendizagem em idosos é limitada devido ao declínio cognitivo, o que sugere que a educação continuada deveria ser interrompida após a fase adulta, uma vez que a plasticidade cognitiva não se mantém. ✂️ d) A fase sensório-motora caracteriza o início da vida e limita a aprendizagem de crianças pequenas à interação com objetos e percepções sensoriais, mas é durante a educação continuada, principalmente na fase adulta, que o pensamento abstrato e crítico é plenamente desenvolvido e mantido. ✂️ e) O desenvolvimento cognitivo é contínuo e que, embora a fase operatória formal, associada à adolescência e à vida adulta, seja o auge da capacidade de abstração, a educação continuada em adultos e idosos ainda pode estimular a plasticidade cerebral, especialmente em contextos que envolvem a resolução de problemas complexos e a socialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q905480 | Pedagogia, Piaget, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024Segundo Jean Piaget, o ser humano passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. Esses estágios estão relacionados com a capacidade cognitiva do indivíduo, ou seja, com a construção do conhecimento na psiquê. Diante disso, há uma dessas fases que está relacionada com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas. Nessa fase, o indivíduo começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, com isso, já é possível que consiga resolver alguns problemas básicos. Alguns conceitos são interiorizados, por exemplo, dos números e das operações matemáticas. Essa fase é denominada: ✂️ a) Estágio Pré-Silábico. ✂️ b) Estágio Pré-Operatório. ✂️ c) Estágio Sensório-Motor. ✂️ d) Estágio das Operações Formais. ✂️ e) Estágio das Operações Concretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q901385 | Pedagogia, Piaget, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Um funcionário atendeu à solicitação de uma mãe para entregar o certificado de ensino fundamental de seu filho de 14 (catorze) anos. Ele informou que acompanhou a trajetória escolar da criança, desde os 5 (cinco) anos de idade, quando ingressou na pré-escola. Considerando a teoria de Piaget, é CORRETO dizer que o funcionário acompanhou o desenvolvimento do aluno nas seguintes etapas: ✂️ a) estágio das operações concretas / estágio das operações formais ✂️ b) estágio sensório-motor / estágio das operações concretas / estágio das operações formais ✂️ c) estágio pré-operacional / estágio das operações concretas / estágio das operações formais ✂️ d) estágio pré-operacional / estágio das operações concretas / estágio sensório-motor Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q901135 | Pedagogia, Piaget, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024Segundo Jean Piaget (1896-1980), há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O chamado estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos. Em relação ao estágio pré-operacional é correto afirmar: ✂️ a) Nesse estágio surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. ✂️ b) Este estágio se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. ✂️ c) Nesse estágio, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. ✂️ d) Nesse estágio, a criança passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q901136 | Pedagogia, Piaget, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024Com relação aos estudos e a vida de Jean Piaget (1896-1980), assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) Existe um método Piaget, como ele próprio gostava de afirmar. ✂️ b) Jean Piaget nunca atuou como pedagogo. ✂️ c) Jean Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – ou seja, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. ✂️ d) Conforme Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q908304 | Pedagogia, Piaget, Professor, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024Para Piaget, a aprendizagem se define como um processo de equilibração constante. Para efetivar a aprendizagem seriam necessárias, então atividades que desafiassem a criança e provocassem ___________ em seus esquemas internos para que só então esta fosse capaz de reajustar-se através de seus processos mentais, provocando descobertas. A sucessão de tais processos seria responsável por construir novos conhecimentos. A palavra que completa, corretamente, o pensamento da teoria piagetiana é: ✂️ a) Equilíbrio. ✂️ b) Desequilíbrio. ✂️ c) Domínio. ✂️ d) Controle. ✂️ e) Harmonia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q890387 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024As teorias de aprendizagem defendidas pelos teóricos Piaget, Vygotsky, e Wallon têm contribuído para se ter uma compreensão dos processos de aprendizagem, visando oferecer avanços de qualidade para o ensino, pois tem subsidiado os docentes na sua prática diária. Acerca do exposto, complete as afirmativas com os respectivos teóricos. I. “___________: foco na interação com o meio social, histórico e cultural e mediação com o outro.” II. “______________: foco na afetividade e na indissociabilidade entre os aspectos biológicos e psicológicos.” III. “________________: foco no desenvolvimento biológico por meio dos estágios e no amadurecimento das estruturas do pensamento.” A sequência está correta em ✂️ a) I. Vygotsky II. Wallon III. Piaget ✂️ b) I. Wallon II. Piaget III. Vygotsky ✂️ c) I. Piaget II. Vygotsky III. Wallon ✂️ d) I. Piaget II. Wallon III. Vygotsky Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q900635 | Pedagogia, Piaget, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024De acordo com Vygotsky e Piaget, há um papel significativo do professor no processo de aprendizagem do estudante. Assinale a alternativa correta em relação ao tema. ✂️ a) Para Vygotsky, o professor deve focar exclusivamente no conteúdo acadêmico, enquanto Piaget sugere que o professor deve apenas observar o aprendizado, sem interferir no processo ✂️ b) Vygotsky e Piaget concordam que a aprendizagem é um processo totalmente individual, sem a necessidade de interação social ou orientação por parte do professor. ✂️ c) Segundo Vygotsky, o papel do professor é ensinar de forma rígida e independente das relações sociais, enquanto Piaget defende que o professor deve adaptar o conteúdo sem considerar as capacidades cognitivas dos estudantes. ✂️ d) Ambos os teóricos afirmam que o professor deve centralizar o aprendizado em si mesmo, fornecendo todas as respostas, sem promover a interação ou a construção de conhecimento. ✂️ e) Para Vygotsky, o professor deve facilitar a interação social, uma vez que a aprendizagem ocorre nas relações interpessoais e é permeada pela afetividade. Já Piaget defende que o professor deve respeitar as capacidades cognitivas da criança, facilitando o aprendizado de forma acessível e construtiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q901411 | Pedagogia, Piaget, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Na concepção teórica de Piaget, há dois componentes principais que sustentam o desenvolvimento cognitivo do estudante. O primeiro se refere ao processo pelo qual as crianças buscam harmonizar suas estruturas mentais existentes com novas experiências ou informações, e o segundo processo se refere ao estado de desconforto cognitivo que ocorre quando as experiências ou informações encontradas não se encaixam nos esquemas mentais existentes. É CORRETO dizer que estes dois componentes expressos nestes processos mentais correspondem a: ✂️ a) equilibrações e desequilíbrio ✂️ b) maturação e emoção ✂️ c) julgamento e memória ✂️ d) adaptação e dor Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q870444 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024Sobre o estágio sensório-motor, que é uma etapa do desenvolvimento infantil, consoante a teoria de Jean Piaget é correto afirmar que ✂️ a) é a etapa em que o bebê começa a compreender o mundo ao seu redor através das sensações e movimentos. ✂️ b) é a etapa em que o bebê possui o pensamento intuitivo, confunde fantasia e realidade, apresentando fala egocêntrica. ✂️ c) é a etapa em que o bebê possui raciocínio lógico e desenvolve capacidade empática. ✂️ d) é a etapa em que o bebê formula hipóteses e aprende através da exploração do ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q906801 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024Dentro da perspectiva piagetiana, como é explicada a sucessão evolutiva do pensamento autístico para o pensamento dirigido? ✂️ a) Por meio da maturação neurolinguística. ✂️ b) Por meio da ação do meio social e da linguagem. ✂️ c) Por meio da interação social. ✂️ d) A partir dos aspectos linguísticos. ✂️ e) Por meio da evolução natural do pensamento humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q906809 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024Para compreender a Matemática contemporânea, é importante reportar ao seu contexto histórico. Nesse sentido, é impertinente afirmar: ✂️ a) A origem da Matemática remonta contextos longínquos da antiguidade, em que há vestígios que ratificam o início de sua história ainda na época do paleolítico inferior. ✂️ b) Os romanos contribuíram com o primeiro sistema de numeração e a representação de quantidades de objetos, por meio de símbolos. ✂️ c) Os algarismos romanos oportunizaram o desenvolvimento dos sistemas de contagem, a partir do uso de pedras, ábaco e mãos. ✂️ d) No Brasil, o ensino da Matemática iniciou com os jesuítas. Assim, é possível dividir a história da Matemática no Brasil em quatro períodos: jesuíta, militar, positivista e a matemática institucionalizada. ✂️ e) Um dos aspectos da Matemática egípcia são suas frações unitárias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q906810 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024Os jogos e as brincadeiras são fatores preponderantes para o desenvolvimento da criança. Inúmeros autores abordam sobre esse tema e tecem reflexões que clarificam essa relação. Tomando como parâmetro a visão piagetiana sobre os jogos simbólicos durante o segundo ano de vida, é falsa a seguinte afirmativa: ✂️ a) Os jogos simbólicos surgem durante o segundo ano de vida com o aparecimento da representação e da linguagem. ✂️ b) Inicialmente, a brincadeira de faz de conta é caracterizada por ser uma atividade solitária. ✂️ c) No segundo ano de vida, as brincadeiras são sociodramáticas, usando símbolos coletivos. ✂️ d) No modelo piagetiano, o faz de conta precoce envolve elementos em que as combinações variam com o tempo, como por exemplo, o comportamento descontextualizado, como dormir, comer. ✂️ e) Combinações sequenciais imitando ações desenvolvem o faz de conta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q889660 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024A compreensão do pensamento e da linguagem é retratada na literatura de diversas formas e abordagens. Dentre os autores, Piaget é reconhecido por sua obra, por meio da qual são fornecidas explicações voltadas para a resolução dos problemas epistemológicos, em outras palavras, analisar como cada indivíduo consegue fornecer explicações mais objetivas sobre o mundo ao seu redor. Dentre os aspectos analisados pela teoria piagetiana, o que explicaria a passagem do pensamento autístico para o pensamento dirigido? ✂️ a) Ação do meio social e da linguagem. ✂️ b) Desenvolvimento psicomotor e neural. ✂️ c) Interações sociais e maturação do sistema psíquico. ✂️ d) Desenvolvimento linguístico e motor. ✂️ e) Interações sociais e desenvolvimento psicomotor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q898109 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024Sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo e como eles impactam a forma como o indivíduo interage com o mundo, de acordo com Piaget, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Os estágios são fixos e inalteráveis, não permitindo que o indivíduo adapte suas interações com o ambiente ao longo do tempo. ✂️ b) O desenvolvimento cognitivo é exclusivamente influenciado por fatores externos, como o ambiente e a educação, sem relação com as características biológicas do indivíduo. ✂️ c) O desenvolvimento cognitivo é um processo aleatório, onde os indivíduos não seguem uma sequência fixa de estágios, podendo pular de um para outro. ✂️ d) Os estágios são Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto e Operatório formal, e cada um deles permite ao indivíduo desenvolver diferentes estruturas cognitivas que influenciam sua forma de aprender e compreender o meio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q899902 | Pedagogia, Piaget, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Ana é uma professora que acredita que o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em estágios e que cada estágio é caracterizado por diferentes capacidades de pensamento. Ela planeja suas aulas de acordo com esses estágios. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__) A abordagem de Ana é baseada na teoria cognitivista de Jean Piaget. (__) Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento cognitivo. (__) A teoria cognitivista de Piaget enfatiza a importância do reforço e punição na aprendizagem. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: ✂️ a) V, V, V. ✂️ b) V, F, F. ✂️ c) F, F, F. ✂️ d) V, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q981520 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Cajazeiras do Piauí, IVIN, 2025Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Sobre os estágios de desenvolvimento de Piaget é correto afirmar: ✂️ a) Sensório-motor: refere-se a idades entre 2 e 7 anos. ✂️ b) Pré-operatório: refere-se ao período entre 0 a 2 anos. ✂️ c) Pré-operatório: refere-se ao período entre 2 e 7 anos. ✂️ d) Sensório-motor: refere-se aos adolescentes (a partir dos 12 anos). ✂️ e) Operações concretas: refere-se aos bebês (0 a 2 anos). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q953621 | Pedagogia, Piaget, Monitor de Linguagens Artísticas/Artesanais, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025Segundo Piaget, existem três tipos de conhecimento: o físico, o social e o lógico matemático. Assinale a alternativa abaixo que melhor descreve o conhecimento social: ✂️ a) conhecimento adquirido a partir de informações fornecidas pelas pessoas e pelo ambiente social ✂️ b) conhecimento adquirido a partir de informações fornecidas pelas organizações e pelo ambiente sensorial ✂️ c) conhecimento adquirido a partir de informações fornecidas pelas relações e pelo ambiente sócio racial ✂️ d) conhecimento adquirido a partir de informações étnicas e pelo ambiente parental Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q899072 | Pedagogia, Piaget, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024Sobre o desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, analise as assertivas a seguir: I. A fase pré-operatória caracteriza-se pelo egocentrismo e pela dificuldade da criança em compreender pontos de vista diferentes do seu. II. O estágio operacional concreto abrange crianças de 7 a 11 anos, nas quais se desenvolvem habilidades como a reversibilidade e a conservação. III. No estágio sensório-motor, as crianças apresentam pensamento abstrato e começam a manipular símbolos logicamente. Das assertivas, pode-se afirmar que: ✂️ a) Apenas I e II estão corretas. ✂️ b) Apenas I está correta. ✂️ c) Todas estão corretas. ✂️ d) Apenas II e III estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q896517 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024De acordo com Piaget, para que o desenvolvimento mental se dê, é necessário que a criança conserve e retenha elementos da experiência anterior, a fim de que possam ser coordenados, adaptados e (re)elaborados em face das experiências externas (Andion, 2010, p. 80-81). Então, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) A acomodação refere-se à tentativa do sujeito de solucionar determinada situação utilizando a estrutura mental já formada. ✂️ b) O conhecimento, enquanto processo, depende de mecanismos de acomodação e uma desorganização da lógica do meio. ✂️ c) O ser humano sempre passa para um estado de conhecimento maior, na medida em que cresce. ✂️ d) O ser humano estabelece intercâmbio com o meio através dos esquemas potenciais e dos esquemas de descontinuação do pensamento. ✂️ e) O conhecimento se dá através da construção cognitiva, como também na interação social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q994824 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget é uma referência e frequentemente utilizada para compreender as fases de aprendizagem ao longo da vida e seus impactos no processo educativo. Cada fase do desenvolvimento está relacionada a capacidades cognitivas específicas, que influenciam a forma como crianças, adolescentes, adultos e idosos aprendem. Sobre as identidades que configuram o processo educativo na perspectiva desse clássico autor avalie as afirmativas e assinale a correta. ✂️ a) Os adultos permanecem na fase operatória concreta ao longo de suas vidas, o que limita a sua capacidade de resolver problemas abstratos e generalizar conceitos, justificando que a educação continuada deve focar exclusivamente em habilidades práticas. ✂️ b) A fase operatória formal, que se inicia na adolescência, permite o desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato, e esse estágio se mantém até a fase adulta, tornando a educação continuada irrelevante após o término da adolescência. ✂️ c) A aprendizagem em idosos é limitada devido ao declínio cognitivo, o que sugere que a educação continuada deveria ser interrompida após a fase adulta, uma vez que a plasticidade cognitiva não se mantém. ✂️ d) A fase sensório-motora caracteriza o início da vida e limita a aprendizagem de crianças pequenas à interação com objetos e percepções sensoriais, mas é durante a educação continuada, principalmente na fase adulta, que o pensamento abstrato e crítico é plenamente desenvolvido e mantido. ✂️ e) O desenvolvimento cognitivo é contínuo e que, embora a fase operatória formal, associada à adolescência e à vida adulta, seja o auge da capacidade de abstração, a educação continuada em adultos e idosos ainda pode estimular a plasticidade cerebral, especialmente em contextos que envolvem a resolução de problemas complexos e a socialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q905480 | Pedagogia, Piaget, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024Segundo Jean Piaget, o ser humano passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. Esses estágios estão relacionados com a capacidade cognitiva do indivíduo, ou seja, com a construção do conhecimento na psiquê. Diante disso, há uma dessas fases que está relacionada com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas. Nessa fase, o indivíduo começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, com isso, já é possível que consiga resolver alguns problemas básicos. Alguns conceitos são interiorizados, por exemplo, dos números e das operações matemáticas. Essa fase é denominada: ✂️ a) Estágio Pré-Silábico. ✂️ b) Estágio Pré-Operatório. ✂️ c) Estágio Sensório-Motor. ✂️ d) Estágio das Operações Formais. ✂️ e) Estágio das Operações Concretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q901385 | Pedagogia, Piaget, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Um funcionário atendeu à solicitação de uma mãe para entregar o certificado de ensino fundamental de seu filho de 14 (catorze) anos. Ele informou que acompanhou a trajetória escolar da criança, desde os 5 (cinco) anos de idade, quando ingressou na pré-escola. Considerando a teoria de Piaget, é CORRETO dizer que o funcionário acompanhou o desenvolvimento do aluno nas seguintes etapas: ✂️ a) estágio das operações concretas / estágio das operações formais ✂️ b) estágio sensório-motor / estágio das operações concretas / estágio das operações formais ✂️ c) estágio pré-operacional / estágio das operações concretas / estágio das operações formais ✂️ d) estágio pré-operacional / estágio das operações concretas / estágio sensório-motor Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q901135 | Pedagogia, Piaget, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024Segundo Jean Piaget (1896-1980), há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O chamado estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos. Em relação ao estágio pré-operacional é correto afirmar: ✂️ a) Nesse estágio surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. ✂️ b) Este estágio se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. ✂️ c) Nesse estágio, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. ✂️ d) Nesse estágio, a criança passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q901136 | Pedagogia, Piaget, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024Com relação aos estudos e a vida de Jean Piaget (1896-1980), assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) Existe um método Piaget, como ele próprio gostava de afirmar. ✂️ b) Jean Piaget nunca atuou como pedagogo. ✂️ c) Jean Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – ou seja, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. ✂️ d) Conforme Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q908304 | Pedagogia, Piaget, Professor, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024Para Piaget, a aprendizagem se define como um processo de equilibração constante. Para efetivar a aprendizagem seriam necessárias, então atividades que desafiassem a criança e provocassem ___________ em seus esquemas internos para que só então esta fosse capaz de reajustar-se através de seus processos mentais, provocando descobertas. A sucessão de tais processos seria responsável por construir novos conhecimentos. A palavra que completa, corretamente, o pensamento da teoria piagetiana é: ✂️ a) Equilíbrio. ✂️ b) Desequilíbrio. ✂️ c) Domínio. ✂️ d) Controle. ✂️ e) Harmonia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q890387 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024As teorias de aprendizagem defendidas pelos teóricos Piaget, Vygotsky, e Wallon têm contribuído para se ter uma compreensão dos processos de aprendizagem, visando oferecer avanços de qualidade para o ensino, pois tem subsidiado os docentes na sua prática diária. Acerca do exposto, complete as afirmativas com os respectivos teóricos. I. “___________: foco na interação com o meio social, histórico e cultural e mediação com o outro.” II. “______________: foco na afetividade e na indissociabilidade entre os aspectos biológicos e psicológicos.” III. “________________: foco no desenvolvimento biológico por meio dos estágios e no amadurecimento das estruturas do pensamento.” A sequência está correta em ✂️ a) I. Vygotsky II. Wallon III. Piaget ✂️ b) I. Wallon II. Piaget III. Vygotsky ✂️ c) I. Piaget II. Vygotsky III. Wallon ✂️ d) I. Piaget II. Wallon III. Vygotsky Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q900635 | Pedagogia, Piaget, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024De acordo com Vygotsky e Piaget, há um papel significativo do professor no processo de aprendizagem do estudante. Assinale a alternativa correta em relação ao tema. ✂️ a) Para Vygotsky, o professor deve focar exclusivamente no conteúdo acadêmico, enquanto Piaget sugere que o professor deve apenas observar o aprendizado, sem interferir no processo ✂️ b) Vygotsky e Piaget concordam que a aprendizagem é um processo totalmente individual, sem a necessidade de interação social ou orientação por parte do professor. ✂️ c) Segundo Vygotsky, o papel do professor é ensinar de forma rígida e independente das relações sociais, enquanto Piaget defende que o professor deve adaptar o conteúdo sem considerar as capacidades cognitivas dos estudantes. ✂️ d) Ambos os teóricos afirmam que o professor deve centralizar o aprendizado em si mesmo, fornecendo todas as respostas, sem promover a interação ou a construção de conhecimento. ✂️ e) Para Vygotsky, o professor deve facilitar a interação social, uma vez que a aprendizagem ocorre nas relações interpessoais e é permeada pela afetividade. Já Piaget defende que o professor deve respeitar as capacidades cognitivas da criança, facilitando o aprendizado de forma acessível e construtiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q901411 | Pedagogia, Piaget, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Na concepção teórica de Piaget, há dois componentes principais que sustentam o desenvolvimento cognitivo do estudante. O primeiro se refere ao processo pelo qual as crianças buscam harmonizar suas estruturas mentais existentes com novas experiências ou informações, e o segundo processo se refere ao estado de desconforto cognitivo que ocorre quando as experiências ou informações encontradas não se encaixam nos esquemas mentais existentes. É CORRETO dizer que estes dois componentes expressos nestes processos mentais correspondem a: ✂️ a) equilibrações e desequilíbrio ✂️ b) maturação e emoção ✂️ c) julgamento e memória ✂️ d) adaptação e dor Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q870444 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024Sobre o estágio sensório-motor, que é uma etapa do desenvolvimento infantil, consoante a teoria de Jean Piaget é correto afirmar que ✂️ a) é a etapa em que o bebê começa a compreender o mundo ao seu redor através das sensações e movimentos. ✂️ b) é a etapa em que o bebê possui o pensamento intuitivo, confunde fantasia e realidade, apresentando fala egocêntrica. ✂️ c) é a etapa em que o bebê possui raciocínio lógico e desenvolve capacidade empática. ✂️ d) é a etapa em que o bebê formula hipóteses e aprende através da exploração do ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q906801 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024Dentro da perspectiva piagetiana, como é explicada a sucessão evolutiva do pensamento autístico para o pensamento dirigido? ✂️ a) Por meio da maturação neurolinguística. ✂️ b) Por meio da ação do meio social e da linguagem. ✂️ c) Por meio da interação social. ✂️ d) A partir dos aspectos linguísticos. ✂️ e) Por meio da evolução natural do pensamento humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q906809 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024Para compreender a Matemática contemporânea, é importante reportar ao seu contexto histórico. Nesse sentido, é impertinente afirmar: ✂️ a) A origem da Matemática remonta contextos longínquos da antiguidade, em que há vestígios que ratificam o início de sua história ainda na época do paleolítico inferior. ✂️ b) Os romanos contribuíram com o primeiro sistema de numeração e a representação de quantidades de objetos, por meio de símbolos. ✂️ c) Os algarismos romanos oportunizaram o desenvolvimento dos sistemas de contagem, a partir do uso de pedras, ábaco e mãos. ✂️ d) No Brasil, o ensino da Matemática iniciou com os jesuítas. Assim, é possível dividir a história da Matemática no Brasil em quatro períodos: jesuíta, militar, positivista e a matemática institucionalizada. ✂️ e) Um dos aspectos da Matemática egípcia são suas frações unitárias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q906810 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024Os jogos e as brincadeiras são fatores preponderantes para o desenvolvimento da criança. Inúmeros autores abordam sobre esse tema e tecem reflexões que clarificam essa relação. Tomando como parâmetro a visão piagetiana sobre os jogos simbólicos durante o segundo ano de vida, é falsa a seguinte afirmativa: ✂️ a) Os jogos simbólicos surgem durante o segundo ano de vida com o aparecimento da representação e da linguagem. ✂️ b) Inicialmente, a brincadeira de faz de conta é caracterizada por ser uma atividade solitária. ✂️ c) No segundo ano de vida, as brincadeiras são sociodramáticas, usando símbolos coletivos. ✂️ d) No modelo piagetiano, o faz de conta precoce envolve elementos em que as combinações variam com o tempo, como por exemplo, o comportamento descontextualizado, como dormir, comer. ✂️ e) Combinações sequenciais imitando ações desenvolvem o faz de conta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q889660 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024A compreensão do pensamento e da linguagem é retratada na literatura de diversas formas e abordagens. Dentre os autores, Piaget é reconhecido por sua obra, por meio da qual são fornecidas explicações voltadas para a resolução dos problemas epistemológicos, em outras palavras, analisar como cada indivíduo consegue fornecer explicações mais objetivas sobre o mundo ao seu redor. Dentre os aspectos analisados pela teoria piagetiana, o que explicaria a passagem do pensamento autístico para o pensamento dirigido? ✂️ a) Ação do meio social e da linguagem. ✂️ b) Desenvolvimento psicomotor e neural. ✂️ c) Interações sociais e maturação do sistema psíquico. ✂️ d) Desenvolvimento linguístico e motor. ✂️ e) Interações sociais e desenvolvimento psicomotor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q898109 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024Sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo e como eles impactam a forma como o indivíduo interage com o mundo, de acordo com Piaget, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Os estágios são fixos e inalteráveis, não permitindo que o indivíduo adapte suas interações com o ambiente ao longo do tempo. ✂️ b) O desenvolvimento cognitivo é exclusivamente influenciado por fatores externos, como o ambiente e a educação, sem relação com as características biológicas do indivíduo. ✂️ c) O desenvolvimento cognitivo é um processo aleatório, onde os indivíduos não seguem uma sequência fixa de estágios, podendo pular de um para outro. ✂️ d) Os estágios são Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto e Operatório formal, e cada um deles permite ao indivíduo desenvolver diferentes estruturas cognitivas que influenciam sua forma de aprender e compreender o meio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q899902 | Pedagogia, Piaget, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Ana é uma professora que acredita que o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em estágios e que cada estágio é caracterizado por diferentes capacidades de pensamento. Ela planeja suas aulas de acordo com esses estágios. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__) A abordagem de Ana é baseada na teoria cognitivista de Jean Piaget. (__) Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento cognitivo. (__) A teoria cognitivista de Piaget enfatiza a importância do reforço e punição na aprendizagem. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: ✂️ a) V, V, V. ✂️ b) V, F, F. ✂️ c) F, F, F. ✂️ d) V, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro