Questões de Concursos Piaget

Resolva questões de Piaget comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q153749 | Psicologia, Piaget, Analista Judiciário Psicologia, TRT 6a Região, FCC

O modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo aponta que o adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos dos 12 anos em diante. Trata-se do período

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q195028 | Pedagogia, Piaget, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Quando uma criança de quatro anos diz "eu odio comer verdura", ela está conjugando um verbo irregular (odiar) como se fosse um regular. De acordo com Piaget, essa criança

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q833500 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

Nenhum nome teve mais influência sobre a educação brasileira nos últimos 30 anos do que o da psicolinguista argentina Emília Ferreiro. Tanto as descobertas de Piaget como as de Emilia levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento - daí a palavra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q850192 | Psicologia, Piaget, Prefeitura de Santo Augusto RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

A teoria psicológica conhecida como Construtivismo foi desenvolvida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q890387 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

As teorias de aprendizagem defendidas pelos teóricos Piaget, Vygotsky, e Wallon têm contribuído para se ter uma compreensão dos processos de aprendizagem, visando oferecer avanços de qualidade para o ensino, pois tem subsidiado os docentes na sua prática diária. Acerca do exposto, complete as afirmativas com os respectivos teóricos.

I. “___________: foco na interação com o meio social, histórico e cultural e mediação com o outro.”

II. “______________: foco na afetividade e na indissociabilidade entre os aspectos biológicos e psicológicos.”

III. “________________: foco no desenvolvimento biológico por meio dos estágios e no amadurecimento das estruturas do pensamento.”

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q870444 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Sobre o estágio sensório-motor, que é uma etapa do desenvolvimento infantil, consoante a teoria de Jean Piaget é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q900224 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Considerando a teoria de Jean Piaget, no desenvolvimento cognitivo, quando as crianças podem compreender o conceito de identidade e estão começando a compreender os relacionamentos causais, estão desenvolvendo proficiência na classificação e compreendem os princípios de contagem e quantidade. Ainda, tendem a confundir a realidade e a fantasia, e também não compreendem a reversibilidade e as implicações das transformações. Elas mostram sinais de terem uma teoria da mente, incluindo consciência de seus processos de pensamento, certa habilidade para distinguir eventos imaginários e reais, capacidade de enganar, e compreensão de que as pessoas podem manter crenças errôneas. Sobre tais informações, inferese que a criança está no período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q901136 | Pedagogia, Piaget, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Com relação aos estudos e a vida de Jean Piaget (1896-1980), assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q863917 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget em relação à primeira infância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q901455 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida. Dos estágios de desenvolvimento de Piaget é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q902506 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A teoria piagetiana se fundamenta na visão interacionista, na qual as relações entre sujeitos e objetos não se opõem, mas se solidarizam. Piaget elaborou categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo uma categoria fundamental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q901385 | Pedagogia, Piaget, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um funcionário atendeu à solicitação de uma mãe para entregar o certificado de ensino fundamental de seu filho de 14 (catorze) anos. Ele informou que acompanhou a trajetória escolar da criança, desde os 5 (cinco) anos de idade, quando ingressou na pré-escola. Considerando a teoria de Piaget, é CORRETO dizer que o funcionário acompanhou o desenvolvimento do aluno nas seguintes etapas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q901361 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um bebê de 10 meses apresenta fascinação por objetos e explora ativamente o ambiente ao seu redor, engatinhando e alcançando tudo o que consegue. Essa fase do desenvolvimento, caracterizada pela busca incessante por novidades e experimentação, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q901135 | Pedagogia, Piaget, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Segundo Jean Piaget (1896-1980), há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O chamado estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos. Em relação ao estágio pré-operacional é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q902499 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca da descrição da etapa e das características do desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q889666 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Na literatura, inúmeros autores abordam os diferentes prismas que ratificam a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança. Nessa sistemática, é improcedente a seguinte asserção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q953621 | Pedagogia, Piaget, Monitor de Linguagens Artísticas/Artesanais, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Segundo Piaget, existem três tipos de conhecimento: o físico, o social e o lógico matemático. Assinale a alternativa abaixo que melhor descreve o conhecimento social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q900487 | Pedagogia, Piaget, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

À luz da teoria piagetiana, o desenvolvimento psicossocial da criança está subordinado ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q994824 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget é uma referência e frequentemente utilizada para compreender as fases de aprendizagem ao longo da vida e seus impactos no processo educativo. Cada fase do desenvolvimento está relacionada a capacidades cognitivas específicas, que influenciam a forma como crianças, adolescentes, adultos e idosos aprendem.
Sobre as identidades que configuram o processo educativo na perspectiva desse clássico autor avalie as afirmativas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q897351 | Pedagogia, Piaget, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.
A escola tradicional impõe ao aluno a sua tarefa: ela o “faz trabalhar”. Sem dúvida a criança pode colocar nesse trabalho uma parte maior ou menor de interesse e de esforço pessoal, e na medida em que o professor é bom pedagogo, a colaboração entre os alunos e ele deixa uma margem apreciável à atividade verdadeira. Mas, dentro da lógica do sistema, a atividade intelectual e moral do aluno permanece heterônoma [...].
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

Considerando o texto, a abordagem da escola tradicional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.