Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q323035 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. A partir dessa premissa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q322402 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q326470 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Sobre as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q326051 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Com relação ao desenvolvimento da escrita, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q322416 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado AEE. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.

I) O AEE pode ocorrer fora do espaço escolar, assim, a frequência do aluno matriculado no ensino básico será garantida com o processo pedagógico adaptado.

II) O AEE desenvolve um currículo flexível com crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais, facilitando a inclusão na escola regular.

III) A organização e a garantia de serviços de apoio pedagógico especializado, ou de qualquer alternativa encontrada, são da competência das escolas que é regulamentada pelos conselhos de Educação.

IV) Todos os professores que trabalham em classes regulares podem atuar em serviço de apoio pedagógico especializado, caso a SRM localiza na mesma escola de atuação.

V) São constituídas de materiais didáticos e pedagógicos sem adaptações para que seja favorecida a inclusão.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q328384 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito de tecnologia assistiva (TA), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q328033 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

 “O uso da internet gera uma comunidade na esfera virtual que veicula ideologias e cosmovisões particulares. Na procura de convivência nessa esfera, começaram a vigorar atitudes e manifestações culturais singulares. (...) Existe uma ética para disciplinar o comportamento e o fluxo das informações na internet, baseada nos valores dos cidadãos da Rede. (...) Ensina, entre outras coisas, como se comportar em grupos de discussão e a maneira mais adequada de escrever mensagens.” (Margarita Gomez)

Às orientações no uso de recursos para uma melhor comunicação e entendimento no espaço digital, é dado o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q323048 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Constance Kamii, os três princípios fundamentais no ensino do número são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q323281 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos’’.

Considerando a efetividade do planejamento, os procedimentos de ensino devem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q319348 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q320015 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

A respeito da oralidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É uma das formas de o sujeito participar de processos de interação nas situações de comunicação informais ou formais.

( ) A oralidade e a escrita são duas modalidades da língua diferentes, mas dependentes.

( ) Há uma diferença entre as várias situações de uso da fala e da escrita sem acarretar consequências para o ensino e a aprendizagem.

( ) É uma produção sonora que envolve ainda recursos, como gestualidade, movimentos do corpo e mímica, tom e velocidade de voz, dentre outros.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q325507 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

A educação a distância (EaD) vem se desenvolvendo de forma bastante acelerada no Brasil, especialmente por suas características de romper com as barreiras de espaço e tempo, apresentar um grau de flexibilidade superior à educação presencial e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação em ambientes previamente preparados com interface amigável e graus de interação diversos. Os ambientes tecnológicos, para trabalhar-se com EaD, são conhecidos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q324038 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

O Método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.

Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q325946 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. Por ser central na mobilização do sujeito em sua tarefa, o recurso do saber fazer é o principal indicador e eixo orientador da avaliação de competências.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q325899 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que:

I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado;

II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras;

III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q326916 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.

Nesta concepção, o professor é aquele que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q319712 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O nível de escrita em que a criança representa fielmente o som oral, por meio de um grafema para cada um dos fonemas da língua, é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q323304 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Sobre a avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ocorrer antes de uma ação.

II. Objetiva produzir um diagnóstico da situação.

III. Identifica as circunstâncias que demandam uma ação restauradora.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q321870 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

Tratar com distinção as pessoas é o que se espera de um servidor público […] (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). Sobre o Networking (palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém), assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q319991 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicólogo, Conselho Federal de Psicologia, Instituto Quadrix, 2018

Em uma perspectiva pedagógica diferenciada, a avaliação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.