Questões de Concursos Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar

Resolva questões de Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q909315 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Ao planejar uma aula de Educação Física no Ensino Fundamental, um professor deve considerar as seguintes competências indicadas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q909321 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Com base na concepção de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Educação Física Escolar, conforme proposto pela abordagem crítico-supradora de Soares et al. (1992), analise as opções a seguir e assinale aquela que melhor representa a natureza e os objetivos desse processo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q901144 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Ensino Fundamental I e II – Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Dentre s aspectos a serem considerados no planejamento das aulas de educação física, estão as habilidades motoras que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q902439 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Desde a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo Ministério da Educação (MEC), as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) passaram a fazer parte, oficialmente, do rol de conteúdos a serem ministrados nas aulas de Educação Física (EF) nas redes de ensino de todo o país, sejam públicas ou privadas. De acordo com as formas de deslocamento das PCAs, são exemplos de deslizamento, habilidades corporais e queda livre, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q902959 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O desenvolvimento do movimento humano ao longo das etapas escolares, do Pré-Escolar ao Ensino Médio, exige práticas pedagógicas adaptadas às diferentes fases de crescimento e maturação dos alunos. Considerando os princípios do desenvolvimento motor e a progressão das habilidades motoras ao longo dessas fases, uma prática pedagógica adequada para otimizar o desenvolvimento do movimento humano em cada uma dessas etapas é que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q899379 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em relação aos critérios para avaliar os alunos do segundo ciclo na Educação Física escolar, é CORRETO afirmar que, entre eles, estão os seguintes elementos das capacidades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q902964 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A avaliação em Educação Física é um processo complexo que vai além da simples mensuração do desempenho físico dos alunos. Ela deve considerar diversos aspectos do desenvolvimento integral, incluindo habilidades motoras, atitudes, participação e progresso individual. Marque a abordagem de avaliação que integra esses diferentes aspectos, promovendo uma visão holística do desenvolvimento dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q909630 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os processos avaliativos de ensino aprendizagem da Educação Física na Educação Básica.

I - A avaliação nesta fase, pode manifestar efeitos positivos e/ou negativos no decorrer da vida dos alunos no que diz respeito tanto no desenvolvimento motor quanto no cognitivo. Por essa via, as práticas avaliativas no processo de ensino aprendizagem devem considerar aspectos do próprio desenvolvimento dos alunos. Nesse período a avaliação se mostra extremamente complexa, por essa parte da Educação Básica ter suas peculiaridades, ou seja, no desenvolver da avaliação formativa, deve-se evitar nesta fase, avaliação que proporcione características competitivas ou de comparações entre os alunos.

II - Nesta fase, são privilegiados o desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo dos alunos. A Educação Física se insere pautando seu ensino para o aprimoramento desses aspectos, o processo de avaliação do ensino aprendizagem neste nível de ensino, também envolve a avaliação formativa. No entanto, todas as etapas são fundamentais para o desenvolvimento, ou seja, diagnóstico, processo e somativa. Nesta fase, os alunos estão cada vez mais maturando os seus desenvolvimentos em vários aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. Diante disso, cabe uma avaliação mais robusta no processo de ensino e aprendizagem em relação a conhecimento de jogos, brincadeiras, atividades corporais e suas respectivas regras, verificando a capacidade de organizar brincadeiras e a forma de se relacionar com os colegas da sala de aula, entre outras.

III - Nesse nível de ensino, o professor deve levar em consideração que os alunos já tenham atingido os níveis de desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor correspondente a idade, pois, suas proposições estão sujeitas a capacidade de abstração, da criticidade nas atitudes relacionais e do estilo de vida ativo, nesse nível de ensino há direcionamentos para potencializar o aprimoramento técnico- -científico, a formação crítica e atitudes socioeducacionais positivas dos alunos. Dessa forma, os jogos, esportes e os demais conteúdos dessa disciplina devem ser vistos de forma, podendo, o professor, utilizar metodologias e recursos diversificados tais como vídeos, textos impressos e discussões/grupos de estudos sobre os possíveis temas transversais atuais e que despertam a curiosidade dos alunos. Diversificar os métodos de ensino pode ajudar a aumentar os índices de participação nas aulas.

De acordo com os níveis de avaliação nos ensinos: Infantil, Fundamental e Médio, citados acima, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q902477 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A educação física escolar se constitui como prática pedagógica a partir de diferentes interesses e concepções pedagógicas. O ensino vem, historicamente, buscando organizar meios e formas metodológicas para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Uma dessas concepções de ensino tem como ponto de partida o próprio aluno; é a partir dele que surgem as intenções pedagógicas. Essa concepção, que considera a possibilidade de codecisão entre professores e alunos no planejamento, objetivos, seleção de conteúdos, metodologia e avaliação, trata-se da(de):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q911717 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Ao elaborar e planejar uma aula, o professor tem de estar atento ao nível de exigência contido em cada parte, como na aula toda. Tendo em mente a transferência de energia na atividade física, para atividades de alta intensidade e curta duração, que requer energia imediata, a energia proverá quase que exclusivamente do sistema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q901734 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educador Físico, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Considerando as tendências pedagógicas na Educação Física escolar, qual abordagem enfatiza a Educação Física como um componente essencial do currículo escolar, promovendo a conscientização sobre o corpo e movimento com foco na formação cultural e social do aluno?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q906871 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Na educação física, a observação da participação tem tido um papel importante na avaliação. Acredita-se que os professores de educação física poderiam ampliar as atitudes observadas procurando analisar outras, para além da participação. Durante as situações de aprendizagem, em jogos, esportes, ginásticas, conhecimento sobre o corpo, danças e lutas, os alunos são submetidos a inúmeros desafios. Não raro, eclodem conflitos nessas situações.

Adaptado de DARIDO, S.C.; SOUZA JÚNIOR, O.M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para avaliar os conteúdos atitudinais, conhecer aquilo que os alunos realmente valorizam e quais são as suas atitudes, é necessário que surjam situações de conflito.

PORQUE

II. O professor de educação física é dono de uma condição privilegiada para avaliar valores e atitudes, uma vez que os comportamentos tornam-se muito evidentes nas aulas pela natureza dos seus conteúdos e estratégias.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q909209 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Conteúdo é uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, modelos de condutas etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produzam desenvolvimento e socialização adequados ao aluno.

(Coll et al. 2000.)

Com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais, a educação física organiza os conteúdos a partir das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais. Analise as informações a seguir:

• Valorizar o patrimônio de jogos e brincadeiras do seu contexto;

• Vivenciar diferentes formas de arremesso durante uma partida de basquetebol; e,

• Conhecer as transformações por que passou a sociedade em relação aos hábitos de vida.

As dimensões de conteúdos propostas para as aulas de educação física, respectivamente, na proposta foram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q905887 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O planejamento é a principal ferramenta de trabalho do professor. É o fio condutor da ação educativa. Na construção de um plano de aula devemos indicar o que fazer diariamente sala de aula propondo o bom emprego do plano de ensino. Um dos componentes do plano de aula está relacionado aos materiais que serão utilizados na aula, que podem ser desde um giz até um jogo. Essas ferramentas auxiliam o desenvolvimento da metodologia. Qual o nome desse componente do plano de aula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q904618 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Qual caráter ajuíza a ética do professor de Educação Física ao preparar uma atividade de competição entre os alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q904619 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Qual é o principal atributo destinado à organização e administração esportiva no contexto escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q903095 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

A professora Ana Botafogo, no início do ano letivo, propôs uma aula, com finalidade avaliativa, baseada naseguinte proposta: trabalhar a identificação e a experimentação de ritmos e gestos de danças do contexto regional e comunitário onde a escola está inserida. Para isso os estudantes serão divididos em grupos que apresentarão uma coreografia improvisada em aula. A professora realizou observações e registros, para então, formalizar as futuras intervenções na turma.O instrumento avaliativo utilizado pela professora na aula é a chamada avaliação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q907972 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Para que as aulas de educação física realmente se concretizem no ambiente escolar é de extrema relevância que o professor esteja comprometido com sua prática pedagógica, buscando, diariamente, novos saberes que venham contribuir com a aprendizagem dos alunos. As metodologias para educação física podem contribuir com os professores na elaboração de aulas. “Método de ensino em educação física, que parte da totalidade do movimento, que é o básico para as partes mais simples que são secundárias; os jogos esportivos são apresentados como um todo, logo são explicitadas as suas partes, movimentos, passes, técnicas com o objetivo de aprimorar o todo que neste caso é o jogo em si.” As informações se referem ao método:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q906184 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Ao longo do ano letivo, uma professora de Educação Física adota diferentes tipos de avaliação de seus estudantes, visando promover um sistema abrangente de mensuração do desempenho e, consequentemente, do aprendizado. Com o objetivo de desenvolver nos seus alunos noções conceituais de esforço, intensidade e frequência relacionados ao exercício físico, ela organiza aulas práticas e seminários periódicos em que os alunos, divididos em pequenos grupos, demonstram seus conhecimentos sobre os diferentes assuntos, de modo que, ao final do período letivo, consigam atingir o objetivo da disciplina.

Considerando o contexto descrito, assinale a opção que melhor descreve a forma de avaliação adotada pela professora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q906185 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Ao preparar seu plano de aula sobre o assunto Atletismo, um professor decide elencar algumas regras do esporte para chamar a atenção da turma.
De acordo com as Regras de Competição da Confederação Brasileira de Atletismo, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.