Questões de Concursos Planejamento Estratégico de Marketing

Resolva questões de Planejamento Estratégico de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1009155 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O autor Conrado Adolpho em seu Guia Estratégico de Marketing Digital propõe uma metodologia que envolve não apenas os tradicionais 4 Ps de Marketing, mas um processo circular, composto por 8 Ps, que começa e termina no consumidor.
Os Ps inicial e final desse processo são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1052462 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O marketing internacional é aquele aplicado em países fora da base de origem da empresa, com o objetivo de atrair e gerar fidelização de clientes desses países onde a empresa quer atuar. O mercado internacional favorece o prolongamento, por parte das empresas, do ciclo de vida dos produtos, de forma inteligente. Quanto às estratégias de marketing adaptadas a diferentes mercados globais, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1052463 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A pesquisa de mercado envolve a coleta e a análise de informações sobre mercados internacionais com o objetivo de identificar oportunidades e desafios para a exportação de produtos ou serviços para outros países, subsidiando o processo decisório da empresa no que se refere à identificação e à seleção do mercado-alvo. Com a pesquisa de mercado para prospectar novos mercados consumidores, a empresa pode identificar os seguintes aspectos importantes a serem considerados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1052464 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Alfredo, funcionário de uma empresa pública fabricante de medicamentos, tem buscado ferramentas úteis e confiáveis para realização de pesquisa de mercado internacional. Em relação às ferramentas disponíveis para a realização da pesquisa de mercado desejada por Alfredo, analise as afirmativas a seguir.

I. Comex Stat: sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens. Permite identificar para onde o Brasil está exportando determinado produto, quais países adquirem, os valores e as quantidades comercializadas.
II. Trade Map (ITC): possibilita a obtenção de dados sobre o comércio internacional de produtos na forma de tabelas, gráficos e mapas, indicadores sobre desempenho exportador, demanda internacional, mercados alternativos e mercados competitivos, bem como um diretório de empresas importadoras e exportadoras.
III. ConnectAmericas (BID): ferramenta do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que informa a existência de empresas estrangeiras cadastradas compradoras do produto a ser pesquisado. A plataforma é um bom local para a empresa exportadora se cadastrar, de forma gratuita, como forma de promover a sua marca.
IV. Plataforma Brasil Exportação: integra serviços de comércio exterior, estudos de mercado e promoção comercial. A plataforma integra em uma só comunidade digital diversos serviços de comércio exterior, incluindo estudos sobre mercados.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1052470 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Inteligência de Mercado, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A pesquisa de mercado para exportação de bens e serviços pode ser primária ou secundária. A integração das pesquisas primária e secundária pode garantir uma análise mais completa do mercado. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Entende-se por pesquisa primária a coleta de dados diretamente da fonte. Dentre os métodos utilizados na pesquisa primária, podem ser citados: entrevistas diretas com especialistas da indústria, consultores ou representantes comerciais do mercado-alvo; visitas ao mercado-alvo para observar o ambiente competitivo, os pontos de venda e o comportamento do consumidor; e participação em feiras e eventos do setor no mercado-alvo, tanto para apresentar o produto quanto para analisar tendências e estabelecer contatos.
II. Relatórios de mercado obtidos por consultorias ou relatórios governamentais; publicações comerciais e setoriais de revistas, jornais e rede mundial de computadores; além de artigos e estudos realizados por universidades, institutos de pesquisa e entidades governamentais são algumas fontes de pesquisa secundária.
III. Avaliar a credibilidade das fontes de dados e combinar diferentes fontes de informações para obter uma visão mais abrangente e precisa do mercado são aspectos importantes a serem observados na realização da pesquisa primária.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q977274 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Operações/Técnico Agrícola, CONAB, CONSULPAM, 2025

Avalie a situação a seguir: Um técnico agrícola está orientando produtores rurais sobre estratégias de comercialização para aumentar a rentabilidade de seus produtos.
Considerando as diferentes práticas de comercialização, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q944721 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

No processo de marketing, os 4Ps (produto, preço, praça e promoção) formam o mix de marketing, uma ferramenta que auxilia no planejamento de como os produtos e serviços serão oferecidos aos consumidores. No comércio eletrônico, o mix de marketing chega aos consumidores por meio de seus dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e TVs.
Para conhecer melhor os consumidores e levar a eles o mix de marketing mais adequado, no comércio eletrônico, faz-se uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q965956 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Administrativo, Caixa, CESPE CEBRASPE

Um brinde oferecido ao cliente que abre uma conta em uma agência bancária, por si só, caracteriza-se como exemplo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q967262 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

De modo substantivo, a noção de marketing político assim se deixa definir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.