Alfredo, funcionário de uma empresa pública fabricante de medicamentos, tem buscado ferramentas úteis e confiáveis para
realização de pesquisa de mercado internacional. Em relação às ferramentas disponíveis para a realização da pesquisa de
mercado desejada por Alfredo, analise as afirmativas a seguir.
I. Comex Stat : sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens. Permite identificar para
onde o Brasil está exportando determinado produto, quais países adquirem, os valores e as quantidades comercializadas.
II. Trade Map (ITC) : possibilita a obtenção de dados sobre o comércio internacional de produtos na forma de tabelas, gráficos
e mapas, indicadores sobre desempenho exportador, demanda internacional, mercados alternativos e mercados competitivos, bem como um diretório de empresas importadoras e exportadoras.
III. ConnectAmericas (BID) : ferramenta do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que informa a existência de empresas estrangeiras cadastradas compradoras do produto a ser pesquisado. A plataforma é um bom local para a empresa exportadora se cadastrar, de forma gratuita, como forma de promover a sua marca.
IV. Plataforma Brasil Exportação : integra serviços de comércio exterior, estudos de mercado e promoção comercial. A plataforma integra em uma só comunidade digital diversos serviços de comércio exterior, incluindo estudos sobre mercados.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, III e IV, apenas.