Questões de Concursos Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil

Resolva questões de Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q739564 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Analista de Pesquisa Energética, EPE, CESGRANRIO

Amartya Sen e outros colaboradores criaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como forma de avaliar o grau de desenvolvimento e as condições de vida de um país. Tal índice combina a renda média com indicadores de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q741207 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, TJ PE, SUSTENTE

A despeito de divergências, os principais pesquisadores dos problemas da pobreza e da distribuição de renda no Brasil, em sua vasta maioria, concordam com as seguintes proposições, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q747276 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ainda que o Brasil seja um país marcado por grandes diversidades regionais, os cálculos do IDH para as unidades da federação revelam resultados homogêneos para os estados brasileiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q742659 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com base na questão das desigualdades regionais.

Uma crítica à conclusão da redução das desigualdades regionais é a de que esta não é robusta, sendo sensível ao tipo de indicador utilizado para caracterizar as desigualdades.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q741126 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue os itens que se seguem. Os desequilíbrios regionais são efeitos do crescimento e da distribuição de renda desiguais. Enquanto a economia brasileira estava voltada basicamente às exportações, a distribuição regional da renda era determinada pelo tipo de produto primário exportado. Com a produção internalizada, as taxas de crescimento e distribuição regional desiguais tenderam a diminuir, em razão principalmente da descentralização de investimentos em infraestrutura realizados pelos diversos governos durante a industrialização e urbanização do país.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q747162 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, INPI, NCE

Os índices de desenvolvimento humano (IDH) e de Gini, são instrumentos que permitem a mensuração das condições de vida e da distribuição de renda. O IDH e o índice de Gini do Brasil são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q740112 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).

O IDH surgiu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para classificar os países pelo grau de desenvolvimento humano. O IDH, atualmente, contempla três dimensões: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida decente.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q744505 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Com relação ao índice de Gini, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q740355 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Analista em Ciência Pleno 1, MCT, CESPE CEBRASPE

A abordagem integrada do desenvolvimento, envolvendo tanto seus aspectos econômicos como aqueles relativos à questão social, é particularmente relevante, em países como o Brasil, caracterizado por importantes heterogeneidades. Com respeito a esses aspectos do desenvolvimento, julgue os próximos itens.

Em razão do crescimento da renda média de todos décimos da distribuição de renda, entre 1981 e 2002, ocorreu um declínio tanto da pobreza como da extrema pobreza no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q746759 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, MTE, CESPE CEBRASPE

No tocante à análise da economia brasileira contemporânea, incluindo-se os aspectos relativos ao seu desenvolvimento econômico e social, julgue os itens a seguir.

O fato de a diminuição da pobreza no Brasil ter sido mais acentuada durante o Plano Cruzado e o Plano Real vai ao encontro da idéia de que o crescimento econômico é um importante redutor da pobreza.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q739915 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Técnico de Controle, Tribunal de Contas Estadual PR, UFPR

O Brasil, nas últimas décadas, confirma, infelizmente, uma tendência de enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:

1. No período 1977 a 1999, os indivíduos que correspondem à parcela dos 10% mais ricos se apropriaram de uma renda média que oscila entre 22 e 31 vezes acima do valor da renda obtida pelos 40% mais pobres da população brasileira.

 2. No período 1977 a 1999, o 1% mais rico da sociedade brasileira concentrou uma parcela da renda superior à apropriada por todos os 50% mais pobres.

3. Os 50% mais pobres da população brasileira detiveram, ao longo do período 1977 a 1999, entre 10,5% a 13% da renda das famílias brasileiras.

 4. O extraordinário grau de desigualdade de renda brasileiro encontra-se no núcleo da explicação do porquê o grau de pobreza no Brasil é significativamente mais elevado do que em outros países com renda per capita similar.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q741390 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

O estudo da evolução da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A industrialização embasada na substituição de importações, por ser capital intensiva e, portanto, restringir a criação de empregos no setor urbano, contribuiu para aumentar a concentração de renda.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q747611 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Um dos objetivos do IDH é oferecer um contraponto ao PIB per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Para tanto, o IDH, calculado para todos os países membros da ONU, além de computar o PIB per capita em dólar, depois de corrigí-lo pelo poder de compra da moeda de cada país, também leva em conta dois outros componentes, a longevidade e a educação.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q740878 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos diferentes aspectos do desenvolvimento econômico e social, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, entre 1980 e 2000, foi registrada redução expressiva do índice de Gini, o que indica que houve melhorias significativas na distribuição de renda nesse período.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q746913 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, referentes à evolução dos indicadores de desigualdade de renda no Brasil dos últimos vinte anos.

A percentagem de renda apropriada pelos 10% mais ricos vem sendo mantida aproximadamente estável, em média um pouco abaixo da metade do valor total da renda gerada.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q738840 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento econômico e social requer que o crescimento econômico se faça acompanhar de melhorias significativas dos indicadores socioeconômicos. A respeito desses aspectos, que são particularmente relevantes no Brasil em razão das desigualdades entre indivíduos e regiões que caracterizam o país, julgue os itens subseqüentes.

Apesar das fortes disparidades de renda, o Brasil apresenta coeficientes de Gini bem menores que a maioria dos países com índice de desenvolvimento humano (IDH) superior ao seu.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q748596 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, CPC PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo dados do IBGE, a desigualdade no Brasil está caindo desde 1989, depois de ter subido fortemente entre 1981 e 1989. O índice de Gini, que mede a distribuição de renda, subiu no País de 0,574, em 1981, para 0,625, em 1989. Em 2004, o Índice de Gini já havia recuado para 0,564. Este índice é calculado a partir da representação gráfica conhecida como Curva de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q738963 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, INPI, NCE

Quanto à distribuição de renda no Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q742818 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, BNDES, VUNESP

Em seu livro "Desenvolvimento como liberdade", Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia, aborda os conceitos de pobreza, nível de renda e capacidade, considerando que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q747755 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, referentes à evolução dos indicadores de desigualdade de renda no Brasil dos últimos vinte anos.

Como resultado da estabilização da economia, a percentagem de renda apropriada pelo 1% mais rico vem-se reduzindo, de forma significativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.