Início

Questões de Concursos Poder Familiar e Direito à Convivência

Resolva questões de Poder Familiar e Direito à Convivência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q55807 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência

A respeito do poder familiar dos pais, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q55790 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, CESPE CEBRASPE

Acerca de políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente, julgue o item subsecutivo.

O Estatuto da Criança e do Adolescente compreende o conceito de família extensa ou ampliada com base nos laços parentais, consanguíneos e nas relações de afinidade e afetividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q55805 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência

Em relação ao poder familiar, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q55792 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, CESPE CEBRASPE

Com a edição da Lei n. 12.962/14, a alterar o art. 23 da Lei n. 8.069/90, a condenação criminal do pai ou da mãe traz como efeito específico a destituição do poder familiar se aplicada pena privativa de liberdade, detenção ou reclusão, por delito doloso contra o próprio filho ou filha.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q55802 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência

Nos termos do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em relação à Família Natural, Substituta, Guarda, Tutela ou Adoção, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q55808 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência

Considerando o direito fundamental da criança e do adolescente à convivência familiar, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q55796 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito à convivência familiar e comunitária estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o próximo item.

A situação de pobreza extrema constitui, por si só, motivo suficiente para a suspensão do poder familiar de forma temporária, até que os pais consigam cumprir com seu dever de sustento da família.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q55806 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência

A comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes corresponde, no Estatuto da Criança e do Adolescente, ao conceito de família
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q55803 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência

Dentre os princípios que regem a aplicação das medidas de proteção à criança e ao adolescente encontra-se a disposição de que a intervenção deve ser efetuada de modo que os pais assumam os seus deveres para com a criança e o adolescente. Trata-se do princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q55809 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência

Sem considerar a interpretação mais flexível eventualmente dada pela jurisprudência aos dispositivos que regem o instituto da adoção, é regra hoje prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q55800 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q55793 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, CESPE CEBRASPE

Com base na jurisprudência do STJ e na Lei n.º 8.069/1990, julgue os itens de 149 a 154.

A competência territorial, nas ações que envolvam medidas protetivas destinadas a crianças e adolescentes e discussão sobre o poder familiar, será definida sempre pelo juízo do lugar onde se encontre a criança ou o adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q55794 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito à convivência familiar e comunitária estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o próximo item.

A guarda concedida a família estrangeira deve respeitar o período de adaptação da criança à nova cultura antes que seja concedida a adoção, dado o caráter irreversível da medida.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q55799 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), julgue os itens a seguir. 

Entende-se por família extensa ou ampliada aquela constituída também pelos parentes próximos, observados os vínculos de afinidade e afetividade, aspecto considerado no caso de colocação de criança ou adolescente em família substituta.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q55795 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito à convivência familiar e comunitária estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o próximo item.

O período de estada do adolescente entre doze e quinze anos de idade em programa de acolhimento pode prolongar-se até que ele complete dezoito anos de idade, caso sua família opte por acompanhá-lo na situação de acolhido.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q55804 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência

Frente ao direito à convivência familiar e comunitária, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considere:

I. A intervenção do Estado será prioritariamente voltada para a orientação e o apoio de promoção social da família natural.
II. A reintegração da criança e do adolescente à sua família terá preferência em relação a qualquer outra providência de atendimento e em qualquer situação.
III. Na impossibilidade de permanência na família de origem, a criança e o adolescente serão sempre colocados em família substituta.
IV. A inclusão de criança ou adolescente em programas de acolhimento institucional terá preferência no caso da ausência da família natural.
V. A adoção internacional de criança ou adolescente domiciliado no Brasil somente terá lugar quando se esgotarem todas as possibilidades no Brasil.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q55801 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência

Caso ocorram violações às regras de apadrinhamento de criança e adolescente, os responsáveis pelo programa e pelos serviços de acolhimento deverão imediatamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q55797 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito à convivência familiar e comunitária estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o próximo item.

Ao identificar que uma gestante deseja entregar o filho à adoção, o assistente social deve encaminhá-la diretamente ao Conselho Tutelar, que acompanhará o desenvolvimento da gestação, comunicará o nascimento da criança à justiça da infância e providenciará o seu encaminhamento para a adoção.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q55798 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Poder Familiar e Direito à Convivência, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos aos direitos da criança e do adolescente.

Se a carência de recursos materiais da família natural for considerada prejudicial ao desenvolvimento físico e intelectual da criança ou do adolescente, o Poder Judiciário, a pedido do Ministério Público (MP), deverá determinar a perda do poder familiar e a colocação da criança ou do adolescente em família substituta.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.