Questões de Concursos Política Nacional de Imunização

Resolva questões de Política Nacional de Imunização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q918304 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São Vicente do Sul RS, FUNDATEC, 2025

A vacinação é a medida mais eficaz para a prevenção de doenças. Durante a gestação, esse tipo de imunização tem como objetivo não somente a proteção das mulheres gestantes, mas também do feto. São vacinas contraindicadas durante a gestação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q982640 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira. De acordo com o calendário vacinal de intervalos das vacinações entre si e em relação a outros imunobiológicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q980628 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, a imunização contra HPV
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q982430 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

O Programa Nacional de Imunizações utiliza diferentes estratégias para captar a adesão do público-alvo a ser vacinado. Assinale a alternativa incorreta sobre o propósito da vacinação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q919731 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

O Ministério da Saúde recomenda que, ainda na maternidade, sejam administradas as vacinas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q953018 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico Bucal, Prefeitura de Jacinto Machado SC, PS Concursos, 2025

Compete ao técnico de saúde bucal, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q953022 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Jacinto Machado SC, PS Concursos, 2025

Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área(s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato) são sintomas de qual doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q955349 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Em relação a administração da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em uma criança de um ano, assinale a alternativa que apresenta a via de administração correta, considerando as diretrizes do PNI.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q919771 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

No Programa Nacional de Imunização (PNI), é importante seguir orientações específicas para grupos com restrições ao uso de vacinas de vírus vivo atenuado. Ao ler as recomendações a seguir, Joaquim, o auxiliar de enfermagem, precisa tomar uma decisão para orientar e vacinar a gestante Thaís, que procurou o serviço solicitando a vacina contra a febre amarela.

CONTRAINDICAÇÕES ESPECÍFICAS ÀS VACINAS DE MICRORGANISMOS VIVOS ATENUADOS

• Imunodeficiência congênita ou adquirida;
• Gravidez;
• Uso de corticoides em doses imunossupressoras. (é considerada imunossupressora a dose superior a 2 mg/ kg/dia de prednisona ou equivalente para crianças e acima de 20 mg/dia para adultos por tempo superior a 14 dias. Doses inferiores às citadas, mesmo por período prolongado, não constituem contraindicação. O uso de corticoides por via inalatória ou tópicos ou em esquemas de altas doses em curta duração (menor do que 14 dias) não constitui contraindicação de vacinação);
• Após uso de imunoglobulina, sangue e derivados, a vacinação deverá ser adiada por um período de 3 a 7 meses devido ao possível prejuízo na resposta imunológica.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o protocolo que Joaquim deve seguir.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q919772 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Durante a triagem para vacinação, o auxiliar de enfermagem avalia um bebê de 2 meses para administração da vacina rotavírus humano G1P[8].

A prática mais adequada, conforme o calendário de vacinação para o estado de São Paulo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q919773 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Durante uma campanha de vacinação de bloqueio contra o sarampo, a equipe de saúde identifica uma criança de 7 meses que pode ser vacinada com a vacina tríplice viral.

O auxiliar de enfermagem deve adotar, ao vacinar essa criança, considerando as recomendações do Programa Nacional de Imunização, a seguinte conduta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1003766 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Saúde Mental, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

O Programa Nacional de Imunização (PNI) coordena a oferta de vacinas no Brasil, garantindo cobertura ampla e gratuita para prevenir doenças imunopreveníveis. Visa proteger a população por meio de estratégias de vacinação em todas as faixas etárias. Acerca do assunto, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__)A vacina meningocócica C (conjugada) é recomendada com reforço aos 2 meses e previne doenças invasivas causadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C.
(__) Crianças de 9 a 10 anos devem receber a vacina contra o HPV (Papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18) em dose única, para prevenir infecções associadas a esses tipos de vírus.
(__) O intervalo recomendado entre a primeira e a segunda dose da vacina pneumocócica 10-valente é de 60 dias, enquanto o intervalo mínimo é de 30 dias.
(__) Para crianças vítimas de abuso sexual entre 9 e 14 anos, a vacina contra o HPV deve ser administrada em duas doses, conforme as orientações do calendário vacinal.
A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q888320 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Qual a vacina que previne o sarampo e com qual idade ela deve ser aplicada? Assinale a assertiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q882433 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Considerando as vacinas indicadas no Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde para o público adulto e idoso, assinale a afirmação CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q896770 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

"Soro e vacina são dois agentes que atuam como imunizadores, entretanto são usados em ocasiões diferentes, apesar de terem um objetivo comum que é proteger nosso corpo contra substâncias estranhas. "
Sobre isso, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q889092 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermagem, CELESC, ACAFE, 2024

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde do Brasil, a vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT – dupla bacteriana adulto) é uma composição que previne contra a difteria e o tétano acidental. O volume da dose a ser administrada é de ____ ml via ______________. O intervalo recomendado entre as doses é 60 dias, com mínimo de 30 dias. Após completar o esquema, é necessário administrar uma dose de reforço a cada _______ anos ou _______ anos em caso de ferimentos graves.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q896774 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

As vacinas são importantes imunobiológicos, que atuam garantindo a prevenção de doenças. É importante salientar que elas salvam muitas vidas, evitando que doenças graves acometam nosso corpo.
Dessa forma, a vacina garantiu uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q896775 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A imunização e a resposta imunitária são um poderoso aliado para a medicina e prevenção de doenças infecciosas, não apenas em escala individual mas também social. O processo que torna um indivíduo protegido contra determinada doença ou agente patógeno é denominado imunização, que pode ser ativa ou passiva.
Das doenças mencionadas a seguir, qual NÃO possui vacina para o uso humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.