Questões de Concursos Políticas Educacionais

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1Q1046554 | Pedagogia, Políticas Educacionais, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O documento Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) destaca a importância da inclusão educacional em diversos níveis e modalidades de ensino, em consonância com legislações e políticas educacionais. Nesse sentido, tal documento aponta a necessidade de
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2Q984604 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com o Parecer CNE/CP nº 3/2004, os sistemas de ensino e os estabelecimentos de educação básica precisam providenciar:
I. Apoio sistemático aos professores para a aplicação das normativas reguladoras da educação das relações étnico−raciais, a fim de uniformizar as ações realizadas em território nacional.
II. A organização de centros de documentação, bibliotecas, midiotecas, museus, exposições para a divulgação de valores, pensamentos, jeitos de ser e viver dos diferentes grupos étnico−raciais brasileiros, particularmente dos afrodescendentes.
III. Edição de livros e de materiais didáticos, para diferentes níveis e modalidades de ensino, que abordem a pluralidade cultural e a diversidade étnico−racial da nação brasileira, corrijam distorções e equívocos em obras já publicadas sobre a história, a cultura, a identidade dos afrodescendentes.
Está CORRETO o que se afirma:
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3Q1060893 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi prorrogado até dezembro de 2025. O PNE define 20 metas que visam à melhoria da oferta da educação pública em todos os níveis e modalidades no país.
Uma contribuição direta para o cumprimento de uma meta do PNE é:
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4Q1060894 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), com vigência prevista para 2025-2029, aponta o aprimoramento do componente da extensão universitária como um dos desafios para a expansão do sistema de pós-graduação.
A expansão dos projetos de extensão significa:
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5Q976964 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A legislação educacional brasileira, fundamentada na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/1990), estabelece um arcabouço normativo para a organização e o funcionamento do sistema educacional. Analise as proposições a seguir, considerando o que dispõem esses diplomas legais:

I.A LDB reafirma o dever do Estado com a educação escolar pública, estabelecendo que o ensino será ministrado com base em princípios como a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, e a valorização dos profissionais da educação escolar.
II.O ECA garante o direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, assegurando, inclusive, o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
III.A Constituição Federal de 1988, em seus artigos dedicados à educação, define que a gestão democrática do ensino público, na forma da lei, é um princípio a ser observado, e que a União aplicará nunca menos de dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
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6Q985933 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Cuidador Educador, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Leia o trecho abaixo.

“O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos _____________________, organizada da seguinte forma: pré-escola; ensino fundamental; ensino médio.”

A lacuna acima deverá ser preenchida por:
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7Q985934 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Cuidador Educador, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

( ) cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino;
( ) autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;
( ) capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no Art. 213º da Constituição Federal.

A sequência correta é:
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8Q986457 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo PréEscolar, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das alternativas a seguir está contemplada no Artigo 18 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e se refere à compreensão dos sistemas municipais de educação?
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9Q1045599 | Pedagogia, Políticas Educacionais, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O Estado possui o dever concretizador da educação, garantindo que todos os brasileiros possuam acesso igualitário ao conhecimento. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O Estado não tem a obrigação de promover medidas de conscientização, prevenção e combate à violência nas escolas.
(__)O Estado não precisa oferecer vagas em creches e pré-escolas próximas às residências das crianças.
(__)O Estado tem o dever de garantir o acesso à educação infantil, em creche e pré-escola, para crianças de até 6 anos de idade.
(__)O atendimento à educação infantil deve ser gratuito e oferecido em instituições que se comuniquem de forma articulada com as famílias.

A sequência está correta em:
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10Q986471 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Psicólogo, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das alternativas a seguir está prevista no Artigo 18 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e está associada a compreensão de sistema municipal de ensino?
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11Q1046397 | Pedagogia, Políticas Educacionais, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação à influência das entidades privadas na Educação Especial no Brasil, Pletsch (2014) aponta que
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12Q986512 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo Supervisor 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre a relação entre a oferta da educação e os direitos humanos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
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13Q1029522 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Nos anos 1930, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi uma importante intervenção na disputa de ideias acerca do futuro das políticas educacionais brasileiras.

Assinale a opção que indica, corretamente, um dos princípios fundamentais deste manifesto.

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14Q1028504 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

Se durante todo este século pudermos constatar que os sistemas educacionais não permaneceram indiferentes ante as mudanças nos modos de produção e gestão empresariais, é lógico pensar que as soluções propugnadas pelo toyotismo também tenham deixado sua marca no sistema educacional.


Para compreender as reformas e inovações educacionais, é preciso desvelar as razões e discursos nos quais se baseiam. Tanto as políticas de reforma educacional oriundas da Administração quanto as modas pedagógicas estão impregnadas de discursos, ideais e interesses gerados e compartilhados por outras esferas da vida econômica e social. Se as crises nos modelos de produção e distribuição capitalista vão sendo resolvidas gradualmente, em um primeiro momento, mediante a aplicação de princípios tayloristas e fordistas, e posteriormente com novas adaptações e mesmo, atualmente, com a gestão de novas fórmulas como o toyotismo, é previsível pensar que algo semelhante pode estar ocorrendo também nos sistemas escolares. Cada modelo de produção e distribuição requer pessoas com determinadas capacidades, conhecimentos, habilidades e valores; e sobre isso os sistemas educacionais têm muito a dizer.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 20.

Considerando a reflexão proposta pelo trecho em destaque, assinale a opção que o interpreta corretamente.

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15Q1045952 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Mental, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre os desafios enfrentados para a efetivação da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ausência de formação continuada para professores pode comprometer a qualidade da educação inclusiva, dificultando a adoção de práticas pedagógicas adequadas.
( ) Os problemas relacionados às barreiras arquitetônicas e à falta de tecnologia assistiva, embora ainda estejam presentes em algumas escolas brasileiras, têm pouco impacto na permanência e na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual.
( ) A legislação brasileira prevê serviços de apoio especializado, como o AEE, para garantir suporte pedagógico e acessibilidade aos alunos com deficiência intelectual.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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16Q984258 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre a Educação de Jovens e Adultos, julgue os itens a seguir:

I. os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas;
II. não é prevista como modalidade, mas a sua oferta é dever do Estado;
III. destina-se exclusivamente às pessoas maiores de 21 anos que não concluíram seus estudos;
IV. articula-se preferencialmente com a educação profissional.

Está INCORRETO o que se afirma em:
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17Q976079 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Vida Escolar, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2025

Conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação escolar no Brasil está organizada em dois níveis distintos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa divisão:
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18Q1045967 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Educação Especial Habilitação em Educação Surdos, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Considerando as diretrizes do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, implementado pelo MEC com o objetivo de consolidar a educação inclusiva no Brasil, assinale a alternativa que corresponde a uma de suas estratégias estruturantes para a transformação das redes de ensino.
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19Q1045975 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em conformidade com o documento Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania (Brasil, 2004), assinale a alternativa correta a respeito do Conselho Escolar (CE).
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20Q1045986 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Mantoan (2015) aborda o processo que “ocorre dentro de uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar – da classe regular ao ensino especial – em todos os seus tipos de atendimento escolar especiais: classes especiais em escolas comuns, ensino itinerante, salas de recursos, classes hospitalares, ensino domiciliar e outros”. Para a autora, essa descrição corresponde a uma concepção de
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