Questões de Concursos Políticas Educacionais e Organização

Resolva questões de Políticas Educacionais e Organização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q937061 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Dentre as músicas clássicas que tinham potencial para ganhar as ruas das grandes cidades brasileiras, uma se destacou e acabou se transformando em um recado ao inconsciente coletivo: se as notas ouvidas lá longe são a melodia Für Elise, interpretada ao piano, é um caminhão vendendo gás que se aproxima. Essa história, que torna a obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven um meme nacional, começou quando as firmas de venda de gás porta a porta queriam uma solução para substituir o barulho das buzinas e os gritos de “Ó o gás”. Com o objetivo de diminuir a poluição sonora, a prefeitura de São Paulo promulgou a Lei n. 11 016, em 1991, que institui que “Fica proibido o uso da buzina, pelos caminhões de venda de gás engarrafado a domicílio, para anunciar a sua passagem pelas vias e logradouros”. Entregadores de empresas de distribuição de gás recorreram a chips com músicas livres de direitos autorais. No início, não era apenas Für Elise — notas de outros temas clássicos também eram ouvidas. Mas a força da bagatela beethoveniana composta em 1810 acabou se sobrepondo às demais e virou praticamente um símbolo.

Disponível em: www.dw.com. Acesso em: 21 dez. 2020 (adaptado).

Ludwig van Beethoven (1770-1827) é mundialmente conhecido como um dos maiores representantes da música de concerto do período romântico. A adoção de uma de suas obras mais difundidas como anúncio de venda de gás engarrafado indica a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1048439 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Com o objetivo de assegurar aos estudantes a ampliação de suas interações com manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, de diferentes épocas e contextos, o professor propõe para uma turma do 6º ano a realização de uma mostra de arte cinética interativa.
Considerando o desenvolvimento desse plano de aula, quais das habilidades presentes no Currículo de Pernambuco, apresentadas a seguir, poderão ser mobilizadas?

I. (EF67AR03PE) Identificar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, performáticas, musicais etc.
II. (EF67AR04PE) Identificar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, textura, escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
III. (EF69AR29PE) Experimentar o uso diversificado da gestualidade, das construções corporais e vocais de maneira imaginativa e criativa nas improvisações e nas vivências do jogo dramático e teatral.
IV. (EF69AR12PE) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento, individual e/ou coletivamente, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as habilidades que podem ser mobilizadas pelo plano de aula mencionado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1042388 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A avaliação é um dos elementos do processo de ensino e de aprendizagem, estando, por isso, intimamente ligada à trajetória escolar dos estudantes do professor. Nessa perspectiva, a avaliação precisa ser tratada, por um lado, como um instrumento que acompanha a construção do conhecimento do estudante e, por outro lado, servir ao professor como orientação e direcionamento nos processos de (re)ensino, a partir dos resultados apresentados por eles no decorrer dos processos de construção de conhecimento.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 31.

Entendendo a importância de levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, o professor de Arte elabora uma aula sobre a integração das linguagens das artes visuais às linguagens audiovisuais. Assim, propõe uma avaliação diagnóstica que consistirá em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1048440 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Essa dimensão emerge da experiência artística com os elementos constitutivos de cada linguagem, dos seus vocabulários específicos e das suas materialidades.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 322

Qual a dimensão que perpassa o conhecimento de Arte, presente tanto na Base Nacional Comum Curricular como no Currículo de Pernambuco, descrita no trecho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1042385 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para um conhecimento significativo em Arte, o Currículo de Pernambuco propõe a articulação entre seis dimensões de conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Dessa forma analise as seguintes situações e associe-as corretamente às suas respectivas dimensões.

1. Um grupo de estudantes elaboraram coletivamente uma peça teatral, pensando em roteiro, cenário e atuação.
2. Ao conhecer a instalação RIO:OIR de Cildo Meireles, e a obra documental “Lixo extraordinário” de Vik Muniz, os estudantes do 8º ano promoveram debates sobre a relação das obras e a sociedade.
3. Durante uma visita a 35ª Bienal das Artes de São Paulo, os estudantes experienciaram diferentes sensações e percepções visuais e táteis por meio de instalações.
4. Uma estudante apresentou sua performance artística em um festival, utilizando elementos de dança e música para expressar suas ideias e emoções.
5. Em uma visita ao museu, os estudantes observaram as obras expostas e expressaram suas reações emocionais e estéticas, debatendo sobre suas impressões e preferências.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1042387 | Educação Artística, Políticas Educacionais e Organização, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Quando o professor utiliza a avaliação como um processo de análise, tanto de sua prática pedagógica como dos caminhos utilizados pelos estudantes para aprender, elevando-se o patamar de compreensão sobre os resultados, passa-se a considerar as necessidades de ensino, tomando como base as reflexões alcançadas nos resultados avaliativos. Tal atitude leva os professores a construírem instrumentos de avaliação mais coerentes e assertivos, conduzindo-os a decisões mais acertadas no que diz respeito à garantia das aprendizagens em sala de aula.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 32.

A partir desse entendimento apresentado pelo Currículo de Pernambuco, é possível concluir que a avaliação em Arte deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.