Questões de Concursos População

Resolva questões de População comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q483173 | Geografia, População, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Sabendo que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) serve de comparação entre os países, para medir a qualidade de vida e o grau de desenvolvimento econômico sendo elaborado anualmente o relatório de IDH pela ONU, assinale abaixo a opção CORRETA sobre este importante indicador social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q166934 | História e Geografia de Rondônia, População, Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, SEFIN RO, FCC

Considere as afirmações sobre a população do estado de Rondônia.

I. O crescimento demográfico entre 1970 e 1980 foi muito acentuado, aumentando a densidade demográfica do estado.

II. Diferentemente do que tem ocorrido em outros estados da federação, Rondônia apresentou aumento da taxa de fecundidade nesta última década.

III. A maior parte da população rondoniense é urbana, sendo Porto Velho e Ji-Paraná as duas cidades mais populosas.

IV. Mais de 1/3 da população residente no estado é migrante, fato que se reflete na composição etária da população, com predomínio de adultos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q849512 | Geografia, População, Professor de Educacao Basica II Geografia, CPCON, 2020

O início do século XIX registrou o primeiro bilhão de pessoas no mundo, e no sáculo XX foi observada uma grande revolução demográfica com o aumento do contingente populacional. As estimativas apontam que a população mundial para 2030 é de 9 bilhões de habitantes. Em decorrência desta problemática, surgiu uma nova teórica que associa crescimento demográfico e desenvolvimento econômico, ou seja, o crescimento demográfico desvia recursos que poderiam ser aplicados em atividades produtivas, como indústria e agropecuária. Neste contexto, foi criada na China a política do “filho único”. Acerca de qual teoria estamos nos referindo? (fonte: http://www.census.gov/population/international/data/idb/worldpopgraph.php)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q847647 | Geografia, População, Prefeitura de Roseira SP Professor de Geografia, AGIRH, 2020

Sobre as migrações internas brasileiras, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q851577 | Geografia, População, Professor de Educação Básica II História, EDUCA, 2020

Da ideia de mestiçagem introduzida no Brasil, apreende-se como a transformação desse conceito na ideologia de Estado, auxiliará na construção do Estado nacional a partir dos anos 30. Trata-se de uma visão de mundo que reinventa o país, na medida em que revela a possibilidade de convivência dos diferentes grupos socioculturais então residentes dentro das fronteiras político-geográficas da nação brasileira. Deve-se lembrar que até as primeiras décadas do século XX, uma questão polarizou o debate político brasileiro, a saber, até que ponto seria possível constituir uma nação unitária e progressista nos trópicos, partindo-se de grupos populacionais tão heterogêneos quanto ex-escravos e seus descendentes, os diversos povos indígenas, imigrantes de diferentes origens e “mestiços” de todos os tons.
Sobre a ideia de mestiçagem, que foi construída ao longo da História do Brasil como discurso do Estado é CORRETO afirma que:
1. Os negros possuíam uma consciência subdesenvolvida, não estando em condições de assumir todos os direitos e deveres que cabiam aos demais cidadãos. Nesse sentido, o primeiro código penal republicano, ao não distinguir os cidadãos conforme a cor de sua pele, tornou-se alvo da dura critica. O determinismo biológico foi o componente fundante para uma leitura de cidadania que não previa o cruzamento entre raças no início do século XIX, que irremediavelmente seria a degradação da “raça brasileira”.
2. A desigualdade e os problemas sociais, historicamente construídos, como o subjugo de determinados grupos como mulheres ou negros, são como constitutivas de uma essência brasileira, infensas à possibilidade de transformação. Supõe-se uma cultura unificada como fundamento da nação, em que restam limitados os espaços para a expressão de novas formas culturais, como aquelas trazidas pelos imigrantes que chegam ao país a partir da segunda metade do século XIX e incorporadas a ideia de nação brasileira.
3. A intervenção estatal no campo da cultura baseou-se em um conceito essencialista de brasilidade, através do qual algumas formas culturais foram promovidas, enquanto outras manifestações, igualmente existentes, foram sistematicamente desconsideradas. Brasilidade se apresentou como uma identidade mestiça não étnica, capaz de assimilar todas as outras representações étnicas. A ideia de raça foi desqualificada enquanto instrumento dos discursos políticos depois de 1930 e assim se constituiu o mito da democracia racial, componente indispensável da ideologia da mestiçagem.
4. A partir dos anos 70 o conceito raça através, da influência da discussão norte-americana, ganhou renovada importância política no Brasil, funcionado como instrumento de ruptura da homogeneidade construída, simbolicamente, pela política da mestiçagem, como se tratasse de dissociar os grupos socioculturais fundidos na simbologia da nação mestiça. Assim, o conceito raça se transformou em instrumento de mobilização política, em construção discursiva e que deve fazer dos diferentes estratos populacionais afrodescendentes - do ponto de vista social e cultural tão diverso entre si - um coletivo político.
5. O discurso da mestiçagem como etapa transitória no processo de branqueamento constitui peça central da ideologia racial brasileira e acrescenta que a população negra no Brasil representa, do ponto de visita da elite pensante, uma ameaça ao futuro da raça e da civilização branca no país. Para essa elite, o discurso da mestiçagem contém um ideal implícito de homogeneidade que não contempla a existência da população negra, o que o leva a falar de etnocídio e da construção de uma ideologia de mestiçagem que parte das organizações étnicas formadoras da sociedade brasileira para permitir sua aceitação.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q481580 | Geografia, População

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para avaliar o nível de bem-estar social de um país. Sobre o IDH, podemos afirmar que

I - o cálculo desse índice é feito com base nos seguintes indicadores socioeconômicos: longevidade, nível de instrução e PIB per capita.

II - tal como o coeficiente de Gini, os valores do IDH variam entre 0 e 1, e quanto mais próximos a zero, mais elevado será o IDH, isto é, melhores serão as condições de vida de um país.

III - o Brasil possui um IDH que o classifica acima da média de muitos países em desenvolvimento, porém encontra-se ainda atrás de países como a Argentina e o Uruguai.

IV - os IDHs apresentados pelos estados do Maranhão e de Alagoas, no Nordeste brasileiro, estão entre os piores do mundo, inferiores aos de países africanos, como Zimbábue e Lesoto.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q848216 | Geografia, População, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha.
Podemos citar como os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do Brasil.
I. No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias. II. Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades. III. Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.
Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q849724 | Geografia, População, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A configuração do espaço brasileiro passou por profundas transformações a partir da segunda metade do século XX, o que culminou tanto em pontos positivos, quanto em profundos problemas. Dentre os pontos positivos desse processo estão:

Assinale a alternativa CORRETA:

I. A queda da mortalidade infantil que passou da taxa de 150 mortes para cada mil nascidos vivos em 1940 para 29,6 em 2000.

II. O aumento da expectativa de vida de 40,7 anos de vida média em 1940 para 70,5 em 2000.

III. A queda da taxa de fertilidade de 6,16 filhos por mulher em idade fértil em 1940 para 2,38 em 2000.

IV. O nível de escolaridade de 55,9% de analfabetos em 1940 para 13,6% em 2000.

V. A ampliação do saneamento e a ampliação da coleta de lixo domiciliar.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q227512 | História e Geografia de Rondônia, População, Procurador, DER RO, FUNCAB

O agronegócio inverte o sentido das migrações brasileiras: agora se vai do Sul e do Leste para o Norte. A população de Rondônia aumentou a taxas de 16% ao ano durante a década de 1990. A cidade de Buritis é, entre os 5 560 municípios brasileiros, a que mais recebeu migrantes nos últimos tempos 90% deles vindos das regiões Sul e Sudeste do país. Os que chegaram na última década do século passado, se diferenciam dos que vieram nos anos 70 e 80 pelo fato de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q850125 | Geografia, População, Professor de Geografia, AV MOREIRA, 2020

As Nações Unidas calculam que 68% da população mundial será urbana e irá concentrar-se majoritariamente na Índia, China e Nigéria. Até 2050, dois terços da população mundial viverão nas cidades. Algumas cidades, a exemplo de Tóquio, Mumbai e São Paulo, possuem mais de 10 milhões de habitantes, por isso são consideradas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q485155 | Geografia, População, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

O crescimento da população mundial tem preocupado as instituições internacionais porque articula vários aspectos da vida humana, desde o meio ambiente e o desenvolvimento econômico até a habitação e o crescimento das cidades. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes. Baixos índices de desenvolvimento educacional em países dos continentes africano e asiático são fatores explicativos para as altas taxas de urbanização ali verificadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q482639 | Geografia, População, Analista, MPOG, ESAF

Marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas e assinale a opção correspondente.

( ) As três dimensões básicas representadas no índice de desenvolvimento humano (IDH) são: uma vida longa e saudável, o acesso ao desenvolvimento e padrão de vida descente.

( ) O IDH se situa entre 0 (zero) e 1 (um) e os seus valores mais altos indicam índices superiores de desenvolvimento humano.

( ) O índice de desenvolvimento humano municipal (IDH-M) e o índice de condições de vida da população (ICV) foram desenvolvidos tendo o município como unidade de observação e análise.

( ) O índice de desenvolvimento humano ajustado ao gênero (IDH-G) é o IDH ajustado para levar em conta as disparidades étnicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q850019 | Geografia, População, Técnico em Segurança no Trabalho, FURB, 2020

“O IBGE divulgou as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2020. Nessa data, a população do Brasil chegou a 211,8 milhões de habitantes” (AGÊNCIA IBGE, 2020). Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto às regiões que se encontram, correta e respectivamente, os estados mais e menos populosos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q482821 | Geografia, População, Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A noção de pobreza é ampla, ambígua e supõe gradações. É uma concepção relativa, dada a pluralidade de conceitos que comporta, constituindo-se em conjunto heterogêneo, cuja unidade encontra-se na renda limitada, na exclusão e na subalternidade, sendo esta subalternidade entendida como a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q483901 | Geografia, População, Professor II, SEE SP, FCC

Com o fim da Guerra Fria, o interesse estratégico das grandes potências pela África diminuiu. No entanto, recentemente, novas relações econômicas têm remodelado algumas estruturas econômicas de países do continente. Atualmente, tem-se observado, na África, crescente presença dos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q481352 | Geografia, População, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Apesar de localizarem-se, as vezes, num mesmo formigueiro, as formigas são classificadas por suas características comportamentais dentro da sociedade que formam, em rainha, operária e soldado. Esses pequenos seres, apesar de anatomicamente diferentes, desempenham funções específicas e compõem uma mesma espécie. Assim, classificam-se como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q848053 | Geografia, População, Prefeitura de Capim PB Professor B Geografia, FACET Concursos, 2020

Recentemente, o tema da migração ganhou holofotes nas discussões políticas e econômicas. Segundo informações da ONU, aproximadamente 260 milhões de pessoas no planeta são migrantes, próximo de 3,5% da população total. Nesse sentido, observa-se que nos últimos anos o fluxo migratório internacional, em sua proporção maior, tem ocorrido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q851153 | Geografia, População, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Geografia, AMEOSC, 2020

Durante a década de 1970 a cidade de São Paulo - SP assumiu a posição de principal polo de atração populacional do Brasil. O crescimento descontrolado de São Paulo - SP fez com que nos últimos 30 anos, 40 municípios que envolvem a capital paulista se unissem fisicamente, formando uma mancha demográfica chamada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q847743 | Geografia, População, Médico Clínico Geral, AMAUC, 2020

O Censo Demográfico 2020 será a maior operação de recenseamento já organizada no País. Nesse sentido assinale V (Verdadeiro) e F (Falso) para as seguintes proposições:
( ) A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020. ( ) Mais de 211 milhões de habitantes serão visitados nos 5570 municípios brasileiros.
( ) O IBGE tem sua fundamentação operacional baseada nos Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais e no Código de Boas Práticas das Estatísticas que garantem a independência estatística e a confidencialidade dos dados.
( ) A Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 196 dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas para Fundação IBGE e ao mesmo tempo, assegura o caráter sigiloso das informações prestadas.
( ) Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, foi sancionada a Lei 13.861/2019 que incluirá dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE de 2020.

Fonte: Adaptado de: https://censo2020.ibge.gov.br e https://exame.abril.com.br. Acesso em 22 fev. 2020.
A sequência correta encontra-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.