Questões de Concursos Práticas Avaliativas Sujeitos

Resolva questões de Práticas Avaliativas Sujeitos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q954713 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme Esteban (In: Silva, Hoffmann e Esteban, 2003), a avaliação, como prática de investigação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q997281 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A avaliação da aquisição de competências após um processo de treinamento está diretamente relacionada ao estabelecimento prévio de objetivos instrucionais.
Sobre o tema, avalie se os objetivos a seguir foram formulados adequadamente na forma de objetivos instrucionais.

I. elaborar um plano de otimização do uso de leitos, identificando gargalos e propondo três estratégias de melhoria baseadas em indicadores assistenciais.

II. realizar manobras de reanimação em cenário simulado, garantindo a execução correta dos procedimentos críticos e mantendo o ritmo adequado de compressões torácicas.

III. capacitar os profissionais de saúde para oferecer um atendimento humanizado, garantindo sempre a satisfação total dos pacientes.

É (São), de fato, objetivo(s) instrucional(is) formulado(s) adequadamente o que se indica em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q904970 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Um informe global do processo que, a partir do conhecimento inicial (avaliação inicial), manifesta a trajetória seguida pelo aluno, as medidas específicas que foram tomadas, o resultado final de todo o processo e, especialmente a partir deste conhecimento, as previsões sobre o que é necessário fazer de novo.
(ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 201.)


No que se refere às informações, considere que quando se trata de práticas avaliativas através do Conselho de Classe recomenda-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q898840 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em relação ao processo de avaliação da aprendizagem, uma prática essencial para professores é o uso da avaliação formativa. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que descreve corretamente um exemplo dessa prática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q890925 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta o órgão responsável por promover avaliações periódicas sobre o sistema educacional brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q898172 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

São situações que demonstram uma mudança de perspectiva em relação aos exames avaliativos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q900229 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Professor em Atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Analise as situações hipotéticas apresentas a seguir:


I. No início do ano letivo, a professora de matemática do terceiro ano do ensino fundamental aplicou um teste para avaliar o nível de conhecimento prévio dos alunos em relação aos conceitos de adição e subtração. O teste foi projetado para verificar as lacunas de aprendizagem e entender as necessidades individuais dos alunos em relação ao conteúdo em questão. A partir dos resultados do teste, a professora agrupa os alunos de acordo com suas habilidades e conhecimentos, planejando atividades diferenciadas e individualizadas para atender às necessidades de cada grupo. Ela também usa essas informações para ajustar seu planejamento.


II. Durante a aula de matemática nas turmas do terceiro ano de ensino fundamental, a professora decidiu realizar uma atividade prática em que os alunos resolvam problemas de adição e subtração usando materiais manipulativos. A professora observou atentamente como cada aluno abordou os problemas, identificando quais conceitos estão entendidos e quais precisam de mais trabalho. Ela faz anotações rápidas sobre os erros comuns e as estratégias utilizadas pelos alunos. Ao final da atividade, a professora discutiu os resultados com os alunos, destacando os pontos fortes e as áreas que precisam ser revisadas. Ela adaptou suas próximas aulas com base nas informações coletadas, planejando intervenções específicas para reforçar os conceitos que não foram compreendidos completamente.


Considerando as duas situações hipotéticas, quais modalidades de avaliação de aprendizagem a professora utilizou?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q892555 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Professor Séries Iniciais, Prefeitura de Vila Lângaro RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Mantoan (2022), o papel político da avaliação, em uma concepção inclusiva, está ligado à emancipação intelectual dos estudantes, que ocorre a partir do(da):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q898445 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito aos instrumentos de avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q901521 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

A avaliação deveria se tratar de uma pesquisa qualitativa, com intuito de produzir informações, descobertas e novas indagações sobre o assunto.
Os resultados e conclusões apresentados enfatizam a ideia de que a avaliação, quando bem trabalhada e entendida, de forma contínua e integrada ao fazer pedagógico do professor, serve de alicerce e contribui para que este interfira de forma eficiente na aprendizagem dos estudantes. Nessa concepção marque a alternativa que enumera como a avaliação deveria ser considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q893376 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Uma professora da Educação Infantil optou por adotar o portfólio como forma de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento das crianças e de suas aprendizagens, ao longo do ano. Ela registrava os desenhos, as pinturas, as fotografias, as escritas individuais espontâneas e coletivas, produzidas por ela como escriba. Sobre as concepções de avaliação e os instrumentos avaliativos, analise as afirmativas.

I. A avaliação, na Educação Infantil, é compreendida com base na perspectiva do desenvolvimento da criança e não como um instrumento de controle e reprovação.

II. O portfólio pouco coaduna com a avaliação formativa, uma vez que desfavorece o acompanhamento longitudinal do aprendizado e do desenvolvimento das crianças, de forma progressiva e continuada.

III. A avaliação, na Educação Infantil, baseia-se em práticas de vigilância e controle: comparar, classificar, reprovar ou aprovar o comportamento da criança; tais ações regulam seus comportamentos e posturas.

IV. O portfólio contribui para a avaliação da aprendizagem e com a participação da criança, da família e do professor, desde que seja parte de uma avaliação mediadora e formativa.


Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q896977 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A avaliação inclusiva é um processo que busca garantir que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou características, tenham suas aprendizagens corretamente compreendidas e valorizadas. Em uma avaliação inclusiva, são consideradas as necessidades individuais de cada aluno, promovendo adaptações e diferentes formas de medir o conhecimento. Isso pode incluir provas orais, uso de tecnologias assistivas, avaliações práticas e flexibilidade no tempo de execução das atividades. O objetivo é criar oportunidades para que todos possam demonstrar o que sabem de maneira que respeitem suas particularidades. Nesse contexto, a avaliação formativa:

I. Pode servir tanto à norma quanto ao critério.
II. Considera em que ponto o estudante se encontra em seu processo de aprendizagem, no que se refere a conteúdos e habilidades.
III. É baseada em critérios e, ao mesmo tempo, toma como referência o estudante.
IV. Serve apenas à avaliação normativa.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q897778 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Professor II T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Quanto ao processo de avaliação da aprendizagem, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q896504 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

De acordo com Pereira (2005, p. 91), “os desafios no processo de avaliação ainda convergem para a centralidade da concepção classificatória, apesar dos discursos dos professores simularem, muitas vezes, tendências inovadoras.” e segundo Luckesi (2013), esses professores têm diversas possibilidades de utilização dos resultados da aferição do aproveitamento escolar, tais como:

I- Registrá-los, simplesmente, no diário de classe ou caderneta, para que fique claro os estudantes que foram aprovados ou reprovados.
II- Oferecer ao estudante, caso ele tenha obtido uma nota ou conceito inferior, uma oportunidade de melhorar a nota ou conceito, permitindo uma nova aferição, visando à possibilidade de sua aprovação.
III- Atentar para as dificuldades e desvios da aprendizagem dos estudantes e decidir trabalhar com eles para que, de fato, aprendam aquilo que deveriam aprender.
IV- Fazer uma revisão dos conteúdos, na busca de favorecer uma aprendizagem ainda não realizada ou o aprofundamento de determinada aprendizagem.

As possibilidades de utilização dos resultados das avaliações que estão fortemente centradas na concepção classificatória são aquelas descritas apenas nas afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.