Questões de Concursos Práticas e Mediações Educacionais em Artes

Resolva questões de Práticas e Mediações Educacionais em Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1030401 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a arte e a cultura afro-brasileira como parte integral do ensino de Artes e reconhece a importância da valorização das manifestações culturais afro-brasileiras. Uma das habilidades almejadas é:
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Com base na habilidade citada, assinale a opção que identifica corretamente a unidade temática e o objeto do conhecimento que lhe correspondem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1030403 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

No Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, o componente Arte está inserido na área de Linguagens pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q979973 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

As atividades rítmicas e expressivas na educação física escolar envolvem práticas corporais que articulam movimento, ritmo, expressão e sensibilidade estética. Essas atividades promovem o desenvolvimento da consciência corporal, da criatividade, da coordenação motora e da comunicação não verbal, sendo fundamentais para uma formação integral dos alunos. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa que apresenta uma proposta coerente com as atividades rítmicas e expressivas no ambiente escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q979058 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na exemplificação dos trabalhos publicados por Robert Saunders, Barbosa (2014) denomina sua abordagem de Método de Multipropósito e a define como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q979067 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O educador John Paynter publicou o livro Sound and structure, que discute o papel da arte no currículo escolar, no qual enfatiza as direções que apresenta em sua proposta, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q978309 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Ensino Fundamental I e II – Artes, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Escola com foco no processo artístico promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, NÃO impactando no desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1009348 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Para uma aula sobre Patrimônio Cultural, um professor de artes do 5º ano planeja ensinar aos estudantes a importância de preservar e valorizar os bens culturais, explicando que existem bens materiais e imateriais. Para isso, considere incluir exemplos de expressões artísticas que ilustrem esses dois tipos de bens culturais.

Qual dos seguintes exemplos de expressões artísticas seria apropriado para refletir os tipos de bens explicados pelo professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1009350 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma escola de Ensino Fundamental do sexto ano, para a unidade de aprendizagem "Figura Humana na História da Arte", um professor decidiu realizar uma atividade de avaliação que lhe permitirá identificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre a representação da figura humana.

Qual das seguintes atividades é apropriada para o professor diagnosticar o nível de conhecimento dos estudantes sobre a aprendizagem que ele deseja abordar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1009358 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

A percepção da arte é fundamental para compreender e apreciar as obras visuais. Ao analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma e cor, somos capazes de mergulhar no universo artístico e interpretar as mensagens transmitidas pelos artistas.

Nesse contexto, para ajudar seus estudantes a desenvolverem uma observação atenta aos detalhes e a compreensão da linguagem visual, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q985042 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A percepção é a fusão entre pensamento e sentimento que nos possibilita significar o mundo. No que se refere à ênfase que deve ser dada nas aulas de arte, assinalar a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q987109 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Educação Física, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual é o principal objetivo das Danças Criativas no contexto escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1030396 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Segundo o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, para atender adequadamente as necessidades e disponibilidades das juventudes potiguares, o Estado do Rio Grande do Norte oferta a educação em tempo integral e parcial, em horário diurno e noturno, em diferentes modalidades. Uma delas pode ser assim descrita:
“Essa configuração educacional está contemplada em todos os níveis, etapas e modalidades, sendo complementar ou suplementar à escolarização, e não substitutiva. Ela apresenta-se voltada para uma formação completa e livre de preconceitos, que reconhece e valoriza as diferenças. Nessa perspectiva, a Rede de Ensino atua de forma colaborativa com professores especializados e professores dos componentes curriculares laborando em conjunto e reinventando os saberes e fazeres para realização de práticas inclusivas”.
Adaptado de https://ensinomediopotiguar.educacao.rn.gov.br
O trecho descreve a modalidade denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q988685 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Artes Plásticas eou Visuais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A arte visual no contexto educacional desempenha um papel crucial no desenvolvimento da criatividade, da expressão individual e da reflexão crítica nos alunos.

Quando abordada no ensino básico, ela contribui significativamente para a formação de uma visão crítica sobre o mundo e sobre as múltiplas linguagens artísticas. Sobre a arte visual no contexto do ensino básico e a relação com a arte contemporânea brasileira, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q988690 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Artes Plásticas eou Visuais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No contexto da educação em artes visuais, qual é o papel das mídias e das tecnologias na abordagem educomunicativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1048441 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ir ao circo possibilita ao visitante experienciar diversas modalidades circenses, como a Palhaçaria, a Acrobacia, o Ilusionismo, entre outras. Assim, ao assistir a um espetáculo que utiliza a linguagem circense, é muito provável que se perceba a utilização de várias linguagens artísticas, como as artes visuais, o teatro, a dança e a música. Esse tipo de combinação e interação entre várias formas de arte é conhecido como Artes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1048443 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, é uma abordagem teatral que busca promover mudanças sociais e políticas. Boal desenvolveu técnicas como o "Teatro Imagem" e o "Teatro Fórum" para ajudar os participantes a explorar e questionar suas próprias realidades. Essas metodologias encorajam a reflexão e a ação social, permitindo que as pessoas se envolvam ativamente na busca por soluções para os problemas que enfrentam.
Nesse sentido, em uma aula que utilize a técnica do Teatro Fórum, durante uma apresentação encenada, o professor deve propor que os estudantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1042390 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considerando o papel da escola na democratização dos saberes estéticos e artísticos, avalie as seguintes afirmações e a relação proposta entre elas.

I. A escola tem um papel fundamental no processo de democratização dos saberes estéticos e artísticos uma vez que a Arte é essencial para a construção integral do sujeito.
PORQUE
II. O tipo de conhecimento que é proposto no ensino de Arte é distinto do que é trabalhado em outros componentes. Assim, por possuir diferentes formas de acesso ao conhecimento, característica própria de sua epistemologia, ela garante ao sujeito uma melhor leitura de si e do meio em que está inserido.

A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1042395 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere a habilidade a seguir:

(EF89AR05PE) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, gravura, quadrinhos, grafite, esculturas, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
Em uma aula de Arte, tendo em vista a Habilidade a ser desenvolvida, um professor propõe uma atividade de desenho livre com o objetivo de explorar a criatividade e expressão individual dos estudantes. Ao analisar o resultado dessa atividade, qual das seguintes abordagens pedagógicas é a mais adequada para valorizar o processo criativo e incentivar o desenvolvimento artístico dos estudantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1004269 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A produção acadêmica recente sobre o ensino de Arte, conforme analisado por Araújo et al. (2023), destaca o papel das relações étnico-raciais no contexto escolar. Sobre as práticas pedagógicas em Arte voltadas para a valorização da diversidade cultural, assinale a alternativa que melhor reflete as abordagens discutidas pelos autores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1004270 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Stela Barbieri discute as interações entre a criança e a arte, destacando o papel das experiências sensoriais na construção do conhecimento artístico. Com base nessa obra, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.