Início Questões de Concursos Práticas Pedagógicas Resolva questões de Práticas Pedagógicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Práticas Pedagógicas Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q352060 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPEO desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q351780 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE "A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, religião e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem. Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize, de maneira integradora, as potencialidades motoras e cognitivas. A criança se movimenta nas ações do seu cotidiano. Correr, pular, girar e subir nos objetos são algumas das atividades dinâmicas que estão ligadas à sua necessidade de experimentar o corpo não só para o seu domínio mas na construção de sua autonomia. A ação física é a primeira forma de aprendizagem da criança, estando a motricidade ligada à atividade mental." (PCN-Arte, 1997) Dentre as alternativas abaixo assinale o item INCORRETO com relação ao ensino da dança. ✂️ a) A atividade da dança na escola pode desenvolver, na criança, a compreensão de capacidade de movimento. ✂️ b) A dança propicia um maior entendimento de como o corpo funciona. ✂️ c) A dança é também uma fonte de comunicação e de criação informada nas culturas. ✂️ d) Não faz parte dos objetivos educacionais da dança a compreensão da estrutura e do funcionamento corporal. ✂️ e) A dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q351925 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor de 5a ao 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPEO desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q352329 | Artes, Práticas Pedagógicas, Técnico Educação Artística, UEPA PA, CESPE CEBRASPECom relação às etapas de desenvolvimento de uma atividade de expressão, assinale a opção correta. ✂️ a) O estímulo ou provocação do interesse do aluno pode ser promovido por meio de leitura de jornais e revistas. ✂️ b) A sensibilização é uma atividade em que, por meio de uma linguagem acessível, o professor conscientiza os alunos da importância da participação para o alcance dos resultados, o que dispensa a realização de debates. ✂️ c) O objetivo das atividades de expressão corporal deve ser traçado durante a realização de exercícios de expressão corporal. ✂️ d) O roteiro das atividades de expressão corporal deve ser feito pelo professor por meio de uma lista de temas, sendo cada um deles discutido com os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q352312 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOUma das metodologias de ensino que se pode desenvolver na aula de dança é a proposta triangular que preconiza: o fazer, o apreciar e o contextualizar. Esse procedimento auxiliará a desenvolver algumas competências e o processo de avaliação do professor. Segundo os PCN, um dos critérios que o professor deve verificar é a capacidade do seu aluno de observar, compreender e avaliar as diversas danças como: ✂️ a) manifestações culturais. ✂️ b) práticas lúdicas. ✂️ c) eventos sociais. ✂️ d) brincadeiras infantis. ✂️ e) apresentações eruditas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q352369 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEA educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de então. A partir da atual LDB — Lei n.o 9.394/1996 —, a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica. Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir. A implementação da arte na escola, no âmbito da arte-educação, objetiva, unicamente, estabelecer um momento de lazer e descanso durante a jornada de aula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q351660 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor de 5a ao 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPEO desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A técnica de improvisação não é recomendada para a iniciação do aluno à técnica dramática, por deixá-lo demasiadamente solto, prejudicando o seu rendimento nesse exercício de expressão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q351906 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOQuando a criança brinca de ser outra pessoa, ela representa, inventando situações, disfarçando-se com roupas e objetos, passando a criar as suas próprias histórias, mesmo que não tenha um público presente. Dessa forma, ela se prepara para relacionar-se com o seu grupo e as pessoas, de um modo geral. Essa brincadeira, além de provocar o desenvolvimento físico, psicológico e motor, também a prepara para a vida social de adulto. Assim, entre as habilidades que estão sendo desenvolvidas na criança, está a: ✂️ a) aculturação. ✂️ b) identificação ✂️ c) imaginação. ✂️ d) superação. ✂️ e) erudição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q351557 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOConforme os PCN, "o teatro no ensino fundamental leva a criança a compreender e estar habilitada para se expressar na linguagem dramática." Com esse critério, o professor poderá, entre outras coisas, avaliar se o seu aluno desenvolve capacidades de: ✂️ a) atenção, concentração e observação. ✂️ b) técnica, interação e raciocínio. ✂️ c) teoria, motivação e memória. ✂️ d) hiperatividade, criatividade e estilo. ✂️ e) competitividade, intuição e raciocínio. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q351904 | Artes, Práticas Pedagógicas, Técnico Educação Artística, UEPA PA, CESPE CEBRASPECom relação ao ensino das técnicas teatrais e à criatividade, assinale a opção correta. ✂️ a) Os exercícios de expressão corporal devem ser organizados a partir de objetivos específicos, e as atividades devem sempre prever a participação conjunta de alunos de faixas etárias distintas. ✂️ b) O ensino da técnica vocal na escola contribui para que o aluno identifique a importância da voz e da fala na comunicação. ✂️ c) Nos exercícios de descontração, que constituem um trabalho de preparação do corpo, devem ser seguidas técnicas rígidas e o corpo deve estar contraído. ✂️ d) A relação entre a aprendizagem da técnica e a prática da atividade de expressão é muito tênue, portanto podem ser dissociadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q351665 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPEO desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Um aspecto positivo do ensino da técnica corporal é a retomada da linguagem corporal, trazendo um maior equilíbrio diante da predominância da verbal na educação tradicional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q352280 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Quanto à linguagem específica do teatro, na educação básica, é correto afirmar: ✂️ a) O jogo de regras não deve ser utilizado, pois limita a criatividade do aluno. ✂️ b) Os exercícios de improvisação não devem ser utilizados, porque incentivam a espontaneidade. ✂️ c) O jogo teatral é baseado em problemas a serem solucionados e regras a serem cumpridas, propiciando a concentração e a apropriação dos elementos compositivos da linguagem teatral. ✂️ d) A estrutura do jogo teatral está baseada nos seguintes elementos: quem (personagem); quando (o tempo em que a ação acontece) e onde (o local em que a ação acontece), já a ação não é um dos seus elementos compositivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q352060 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPEO desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q351780 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE "A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, religião e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem. Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize, de maneira integradora, as potencialidades motoras e cognitivas. A criança se movimenta nas ações do seu cotidiano. Correr, pular, girar e subir nos objetos são algumas das atividades dinâmicas que estão ligadas à sua necessidade de experimentar o corpo não só para o seu domínio mas na construção de sua autonomia. A ação física é a primeira forma de aprendizagem da criança, estando a motricidade ligada à atividade mental." (PCN-Arte, 1997) Dentre as alternativas abaixo assinale o item INCORRETO com relação ao ensino da dança. ✂️ a) A atividade da dança na escola pode desenvolver, na criança, a compreensão de capacidade de movimento. ✂️ b) A dança propicia um maior entendimento de como o corpo funciona. ✂️ c) A dança é também uma fonte de comunicação e de criação informada nas culturas. ✂️ d) Não faz parte dos objetivos educacionais da dança a compreensão da estrutura e do funcionamento corporal. ✂️ e) A dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q351925 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor de 5a ao 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPEO desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q352329 | Artes, Práticas Pedagógicas, Técnico Educação Artística, UEPA PA, CESPE CEBRASPECom relação às etapas de desenvolvimento de uma atividade de expressão, assinale a opção correta. ✂️ a) O estímulo ou provocação do interesse do aluno pode ser promovido por meio de leitura de jornais e revistas. ✂️ b) A sensibilização é uma atividade em que, por meio de uma linguagem acessível, o professor conscientiza os alunos da importância da participação para o alcance dos resultados, o que dispensa a realização de debates. ✂️ c) O objetivo das atividades de expressão corporal deve ser traçado durante a realização de exercícios de expressão corporal. ✂️ d) O roteiro das atividades de expressão corporal deve ser feito pelo professor por meio de uma lista de temas, sendo cada um deles discutido com os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q352312 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOUma das metodologias de ensino que se pode desenvolver na aula de dança é a proposta triangular que preconiza: o fazer, o apreciar e o contextualizar. Esse procedimento auxiliará a desenvolver algumas competências e o processo de avaliação do professor. Segundo os PCN, um dos critérios que o professor deve verificar é a capacidade do seu aluno de observar, compreender e avaliar as diversas danças como: ✂️ a) manifestações culturais. ✂️ b) práticas lúdicas. ✂️ c) eventos sociais. ✂️ d) brincadeiras infantis. ✂️ e) apresentações eruditas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q352369 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEA educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de então. A partir da atual LDB — Lei n.o 9.394/1996 —, a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica. Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir. A implementação da arte na escola, no âmbito da arte-educação, objetiva, unicamente, estabelecer um momento de lazer e descanso durante a jornada de aula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q351660 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor de 5a ao 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPEO desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A técnica de improvisação não é recomendada para a iniciação do aluno à técnica dramática, por deixá-lo demasiadamente solto, prejudicando o seu rendimento nesse exercício de expressão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q351906 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOQuando a criança brinca de ser outra pessoa, ela representa, inventando situações, disfarçando-se com roupas e objetos, passando a criar as suas próprias histórias, mesmo que não tenha um público presente. Dessa forma, ela se prepara para relacionar-se com o seu grupo e as pessoas, de um modo geral. Essa brincadeira, além de provocar o desenvolvimento físico, psicológico e motor, também a prepara para a vida social de adulto. Assim, entre as habilidades que estão sendo desenvolvidas na criança, está a: ✂️ a) aculturação. ✂️ b) identificação ✂️ c) imaginação. ✂️ d) superação. ✂️ e) erudição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q351557 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOConforme os PCN, "o teatro no ensino fundamental leva a criança a compreender e estar habilitada para se expressar na linguagem dramática." Com esse critério, o professor poderá, entre outras coisas, avaliar se o seu aluno desenvolve capacidades de: ✂️ a) atenção, concentração e observação. ✂️ b) técnica, interação e raciocínio. ✂️ c) teoria, motivação e memória. ✂️ d) hiperatividade, criatividade e estilo. ✂️ e) competitividade, intuição e raciocínio. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q351904 | Artes, Práticas Pedagógicas, Técnico Educação Artística, UEPA PA, CESPE CEBRASPECom relação ao ensino das técnicas teatrais e à criatividade, assinale a opção correta. ✂️ a) Os exercícios de expressão corporal devem ser organizados a partir de objetivos específicos, e as atividades devem sempre prever a participação conjunta de alunos de faixas etárias distintas. ✂️ b) O ensino da técnica vocal na escola contribui para que o aluno identifique a importância da voz e da fala na comunicação. ✂️ c) Nos exercícios de descontração, que constituem um trabalho de preparação do corpo, devem ser seguidas técnicas rígidas e o corpo deve estar contraído. ✂️ d) A relação entre a aprendizagem da técnica e a prática da atividade de expressão é muito tênue, portanto podem ser dissociadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q351665 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPEO desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Um aspecto positivo do ensino da técnica corporal é a retomada da linguagem corporal, trazendo um maior equilíbrio diante da predominância da verbal na educação tradicional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q352280 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Quanto à linguagem específica do teatro, na educação básica, é correto afirmar: ✂️ a) O jogo de regras não deve ser utilizado, pois limita a criatividade do aluno. ✂️ b) Os exercícios de improvisação não devem ser utilizados, porque incentivam a espontaneidade. ✂️ c) O jogo teatral é baseado em problemas a serem solucionados e regras a serem cumpridas, propiciando a concentração e a apropriação dos elementos compositivos da linguagem teatral. ✂️ d) A estrutura do jogo teatral está baseada nos seguintes elementos: quem (personagem); quando (o tempo em que a ação acontece) e onde (o local em que a ação acontece), já a ação não é um dos seus elementos compositivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro