Questões de Concursos Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento

Resolva questões de Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q902526 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Qualquer um está pronto a admitir que existe uma diferença considerável entre as percepções da mente, quando um homem sente a dor decorrente do calor excessivo, ou o prazer de um clima moderado, e quando ele traz de novo à sua memória, mais tarde, tal sensação, ou a antecipa em sua imaginação. Essas faculdades podem imitar ou copiar as percepções dos sentidos; mas elas não chegam jamais a alcançar a força e a vivacidade do sentimento original. O máximo que podemos dizer a respeito delas, mesmo quando operam com o maior vigor, é que representam seu objeto de uma maneira tão viva que quase poderíamos dizer que o sentimos ou vemos. Mas, com exceção das mentes deturpadas pela doença ou pela loucura, elas nunca serão capazes de chegar a um tal grau de vivacidade, a ponto de tornar impossível distinguir as percepções. Todas as cores da poesia, embora esplêndidas, nunca podem pintar objetos naturais de tal maneira que façam a descrição ser tomada por uma paisagem real.

(MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 5 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. p. 103.)


O fragmento trata-se de um pensamento do filósofo David Hume. Considerando o exposto, qual das alternativas a seguir melhor representa a relação entre as percepções da mente e as percepções sensoriais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q902572 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Identifique os enunciados a seguir como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F), de acordo com Santos (2010):

( ) As epistemologias do Sul propõem um diálogo horizontal entre diferentes tipos de conhecimento, valorizando saberes locais e tradicionais.
( ) O pensamento decolonial, segundo o autor, rejeita completamente qualquer forma de conhecimento produzido no Norte global.
( ) O ensino de filosofia, sob a perspectiva das epistemologias do Sul, deve incluir a valorização de saberes marginalizados e a crítica ao eurocentrismo.
( ) O autor argumenta que a ciência moderna, baseada em uma lógica eurocêntrica, é suficiente para resolver todos os problemas sociais e culturais.
( ) As epistemologias do Sul denunciam a supressão e o silenciamento de povos e culturas dominados pelo colonialismo e capitalismo.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q901289 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Anos Iniciais, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Claude Lévi-Strauss, em suas reflexões sobre Etnociência, sugere uma distinção entre ciência ocidental e conhecimento indígena. De acordo com ele, qual é uma implicação crítica dessa distinção para a epistemologia moderna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q910915 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A epistemologia genética estuda a origem e o processo de formação do conhecimento, não se voltando para as formas prontas que possibilitam no ser humano a realização do ato de conhecer.

(LINS, 2018.)

Quanto à contribuição de Piaget para a educação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q898767 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Jorge Visca é um dos grandes nomes da psicopedagogia, descrevendo o indivíduo como um sujeito que aprende de maneiras, tornando o entendimento sobre aprendizagem o objeto central de seus estudos. A Epistemologia Convergente, desenvolvida por Jorge Visca, integra diferentes abordagens para compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem. Qual é a função dessa epistemologia na prática psicopedagógica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q901292 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Educação Infantil, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Com base na crítica de Kant à epistemologia tradicional, como ele redefine o papel do sujeito cognoscente na construção do conhecimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q911109 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Na visão funcionalista de Émile Durkheim (1858-1917), a educação é reduzida a um mecanismo adaptativo do homem à sociedade. Já a concepção educacional da Escola Nova, propõe uma pedagogia ativa e teve o americano John Dewey (1859- -1952) como seu representante máximo. Na concepção educacional da Escola Nova de Dewey, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q997278 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A questão sobre a natureza do conhecimento é filosófica e científica, mas tem implicações diretas na prática dos processos de aprendizagem.
Assinale a opção que indica corretamente uma concepção racionalista de conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q969077 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Pedagogo, TJPE, IBFC, 2017

Leia atentamente a definição a seguir:

“Etimologicamente, “Epistemologia” significa discurso (logos) sobre a ciência (episteme). (Episteme + logos). Epistemologia: é a ciência da ciência. Filosofia da ciência. É o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências. É a teoria do conhecimento. A tarefa principal da epistemologia consiste na reconstrução racional do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico, lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico e histórico. O conhecimento científico é provisório, jamais acabado ou definitivo. É sempre tributário de um pano de fundo ideológico, religioso, econômico, político e histórico. Podemos considerar a epistemologia como o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais. A epistemologia é o estudo do conhecimento” (TESSER, 1994, p.1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&p id=S0104-40601994000100012. Acesso em: 27 de ago. 2017, às 15h00).

A respeito dos eixos epistemológicos da Psicologia (Abib, 2009), assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q903818 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, a referida Base tem como fundamento a teoria histórico-cultural, que é uma corrente da psicologia com raízes no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.