Leia atentamente a definição a seguir:
“Etimologicamente, “Epistemologia” significa discurso
(logos) sobre a ciência (episteme). (Episteme + logos).
Epistemologia: é a ciência da ciência. Filosofia da ciência. É o
estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados
das diversas ciências. É a teoria do conhecimento. A tarefa
principal da epistemologia consiste na reconstrução racional
do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o
processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico,
lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico
e histórico. O conhecimento científico é provisório, jamais
acabado ou definitivo. É sempre tributário de um pano de
fundo ideológico, religioso, econômico, político e histórico.
Podemos considerar a epistemologia como o estudo
metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua
formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento
e de seus produtos intelectuais. A epistemologia é o
estudo do conhecimento” (TESSER, 1994, p.1. Disponível
em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&p
id=S0104-40601994000100012. Acesso em: 27 de ago.
2017, às 15h00).
A respeito dos eixos epistemológicos da Psicologia
(Abib, 2009), assinale a alternativa incorreta :
a) A psicologia empírica de Wundt se baseia no princípio
dos resultantes criativos: “em todas as combinações
psíquicas o produto não é a mera soma dos elementos
que compõem tais combinações, mas representa uma
nova criação” (Wundt, 1973, p. 164)
b) Da perspectiva da epistemologia unitária, conclui-se
que, por não alcançar unidade, a psicologia não se
constitui como ciência e, consequentemente, que não se
pode fazer, quer epistemologia da ciência psicológica,
quer história da ciência psicológica
c) A prática de pesquisa da Primeira Escola de Leipzig,
fundamentada nos trabalhos de Wundt e de seus
discípulos, não sobreviveu à prática de pesquisa da
Segunda Escola de Leipzig, fundamentada nos trabalhos
de Felix Krueger (1874-1948) e Friedrich Sander (1889-
1971), discípulos de Theodor Lipps (1851-1914). A
Segunda Escola de Leipzig defendeu um retorno às
comunidades (Gemeinschaften), como a família, os
grupos de jovens, o povo, bem como uma psicologia da
totalidade que pregava a eliminação de qualquer coisa
que fosse estranha ao que era caracterizado como
totalidade
d) O funcionalismo psicológico norte-americano foi uma
prática de pesquisa que conviveu conflituosamente com
a prática de pesquisa do estruturalismo psicológico de
Edward Bradford Titchener (1867-1927), com desfecho
favorável para essa última
e) A prática de pesquisa de Clark dedicou-se à
investigação da distribuição de características
psicológicas nas populações e grupos e contribuiu,
ao lado do desenvolvimento dos testes mentais,
para a institucionalização da psicologia como ciência
independente nos Estados Unidos