Questões de Concursos Principais Correntes do Pensamento Sociológico

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1Q57389 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico

Segundo Pierre Bourdieu, a ação pedagógica é uma violência simbólica devido a:
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2Q57390 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico

Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron fizeram uma leitura social da educação em que atacaram o discurso dominante, segundo o qual a conquista da escola para todos tornaria possível a realização das potencialidades humanas. Acerca da teoria desses autores, é correto afirmar que
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3Q57383 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico

Cresce a relação entre a educação escolar e a desigualdade escolar no cotidiano das grandes cidades brasileiras. Esse fato vem sendo estudado pela Sociologia há algum tempo. Alguns autores, a partir de correntes de pensamento, explicam sobre a relação escola-desigualdade no contexto brasileiro. Se a desigualdade social é um elemento cada vez mais presente, o sistema educacional, fruto de um processo histórico, configura-se no bojo das relações sociais e de produção. Entretanto, embora haja grandes diferenças entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:
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4Q57385 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico

Nos “Cadernos do Cárcere” (2001), Gramsci considera que “a escola é o instrumento para elaborar os intelectuais de diversos níveis”. Para Gramsci, os intelectuais classificam-se como:
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5Q57388 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico

A teoria que se torna “uma atividade epistemológica que não se restringe à identidade e ao conhecimento sexuais, mas que se estende para o conhecimento e a identidade de modo geral.” (SILVA, 1999, p. 107), chama-se:
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6Q57374 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue o item que se segue. 

Os diferentes grupos sociais constituídos por portugueses, africanos e indígenas contribuíram de forma igualitária para a formação do Brasil.
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7Q57381 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico

Queiroz e Moita (2007) discorrem sobre os fundamentos sociofilosóficos da educação, a importância dos seus estudos na formação docente e explicam que Fundamentos são os princípios básicos, o alicerce para o entendimento das outras disciplinas.

Conforme as autoras, para a prática pedagógica, esses estudos representam
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8Q57376 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue o item que se segue.

O homem cordial representa o brasileiro de boa índole.
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9Q57384 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico

No livro “Linguagem e Escola: uma perspectiva social”, Magda Soares busca articular e integrar teorias originárias da Sociologia, da Sociologia da Linguagem e da Sociolinguística, ao discutir as relações entre sociedade, escola e linguagem. Ao abordar as relações entre origem social e fracasso escolar, a autora aponta três explicações comumente utilizadas: a ideologia do dom, a ideologia da deficiência cultural e a ideologia das diferenças culturais. Segundo a ideologia das diferenças culturais:
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10Q57387 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico

O sociólogo Pedro Demo critica severamente os cursos de formação de Pedagogia. Dentre outras observações, diz que a Pedagogia fala de inovação e de necessidade de transformação, mas não sabe aplicá-la a si mesma.

Para o autor, a pior consequência dessa situação é que, enquanto a Pedagogia fala de transformação mas nunca a faz, o mercado não fala, faz; tornando a educação:
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11Q57377 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento participativo.

O processo do planejamento participativo envolve distribuição do poder, análise da situação, descentralização e diversidade de olhares sobre a realidade.
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12Q57372 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.

Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de educação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas.
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13Q57373 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir. 

Para Antonio Gramsci, a educação se constitui em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade.
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14Q57382 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico

Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão das relações entre sociedade e Estado e os papeis destes dois coletivos para a garantia da Educação às novas gerações, tal como se pode constatar no texto a seguir:

Admitido que a Educação seja função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação, deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas se venha a passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função de educação possa ser preenchida por alguém que não apresente as garantias de que o Estado, e só ele, pode ser juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer essa intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta.

A citação acima foi extraída da obra de
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15Q57375 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue o item que se segue. 

Os portugueses organizaram de modo sistemático o instituto da escravidão ao longo do período colonial.
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16Q57379 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue o próximo item.

A pedagogia nova considera que a escola é vida e não preparação para a vida. As bases filosóficas dessa corrente encontram-se no positivismo, e a relação pedagógica professor-aluno desloca o centro de interesse do saber e do valor para se concentrar na criança.
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17Q57380 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Para Jonh Dewey, a função da escola é possibilitar a experimentação, a fim de que o aluno esteja preparado para viver na sociedade.
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18Q57378 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item a seguir.

Na participação em um grupo, seja ele social, de estudo ou de trabalho, deve-se ter comprometimento com os objetivos pessoais de cada um dos participantes.
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19Q57371 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir. 

A obra de Karl Marx traz elementos importantes para pensar a educação em uma visão transformadora do contexto social capitalista. Para o autor, os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: educação mental, educação física e educação tecnológica.
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20Q906396 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção do sistema de ensino enquanto violência simbólica, proposta pela teoria crítica de Bourdieu e Passeron.
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