Questões de Concursos Principais doenças endêmicas no Brasil

Resolva questões de Principais doenças endêmicas no Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q979074 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O saneamento básico é fundamental para a prevenção de inúmeras doenças de veiculação hídrica, ou seja, doenças causadas pela ingestão de água contaminada por diversos tipos de parasitas. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre esse tipo de doença e o agente causador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q984982 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Agente de Combate a Endemias, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre os primeiros socorros em caso de picada de cobra, aranha, escorpião ou contato com taturana, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q984983 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Agente de Combate a Endemias, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Com base na coleta de dados realizada por um Agente de Combate a Endemais sobre doenças endêmicas, assinalar a alternativa que representa o critério mais importante ao classificar e registrar os casos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q984984 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Agente de Combate a Endemias, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação ao controle de endemias transmitidas por vetores, assinalar a alternativa que é o principal objetivo da utilização de inseticidas no controle de mosquitos como Aedes aegypti.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q898578 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem em ambiente aquático também estão compreendidas em doenças relacionadas com a água. Das doenças citadas nas alternativas a seguir, é transmitida pela exposição direta à água contaminada, sem a necessidade de um vetor (como os mosquitos), a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q898585 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

“As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes". Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.”
Fonte: Ministério da Saúde
Um exemplo de um vetor de arbovirose e o agente etiológico, respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q908072 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

As doenças virais representam uma preocupação global devido à capacidade de rápida disseminação e impacto na saúde pública. Diversos vírus causam uma variedade de enfermidades, exigindo esforços contínuos de prevenção, controle e pesquisa.
Em relação a uma doença viral de grande relevância global, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q896304 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“No Dia Mundial da Malária, o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Dr. Jarbas Barbosa, pede aos países que intensifiquem os esforços de eliminação da malária entre as comunidades indígenas, migrantes e remotas, que são afetadas de forma desproporcional pela doença.”


Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/25-4-2023-diamundial-da-malaria-paises-devem-intensificar-esforcos-paraalcancar. Acesso em 13 nov. 2023.


O vetor e o agente etiológico da malária são, respectivamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q896306 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“Vacina contra esquistossomose estará disponível no SUS em 2025 - Imunizante inédito está sendo desenvolvido pela Fiocruz”


(Publicado em 12/06/2023 - Agência Brasil - Rio de Janeiro)


Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir relacionadas às medidas profiláticas, enquanto não se tem disponível esta vacina.


I Controle biológico do hospedeiro definitivo.

II Medidas de saneamento básico como o tratamento de esgoto.

III Tratamento de doentes em regiões endêmicas.


A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q896313 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“Prefeitura realiza combate ao Aedes e a roedores em bairros do município”


Disponível em: https://www.macae.rj.gov.br/noticias/ leitura/noticia/prefeitura-realiza-combate-ao-aedes-e-aroedores-em-bairros-do-municipio. Acesso em: 06 nov. 2023.


O combate citado auxilia no controle, respectivamente, das doenças:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q885819 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Técnico de Laboratório, SADMS, SELECON, 2024

A leishmaniose em suas formas clínicas é comum em diversas áreas endêmicas no Brasil e no mundo. A forma evolutiva da Leishmania donovani, encontrada no mosquito e infectante aos seres humanos, é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q911196 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Lívia, professora do 6º ano da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim está ensinando seus alunos sobre higienização das mãos, dos alimentos e mencionando o avanço da saúde pública em nosso país a partir do tratamento dos esgotos domésticos que tem como objetivo principal remover o material sólido, reduzir substâncias químicas e indesejáveis, exterminar microorganismos entre outros a partir do tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário. Meses após ensinar esse conteúdo e fazer a chamada da turma, ao chamar o aluno Miguel, a turma gritou que ele está doente. Ao perguntar o motivo, Livia descobriu que seu estudante estava com uma doença causada por bactérias, logo Miguel estava com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q904821 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), responsável pela pandemia iniciada em 2019, afeta o sistema respiratório, especialmente os pulmões, iniciando a partir das vias aéreas superiores. Autópsias realizadas em indivíduos que vieram a óbito, mostraram que o vírus ataca também as vias aéreas centrais até chegar aos alvéolos. No epitélio das vias aéreas foi observado aumento da secreção de muco, com obstrução de pequenas vias, como bronquíolos e ductos alveolares. Este quadro é consequência de uma resposta inflamatória aguda que lesiona os pulmões e obriga que o paciente seja colocado em ventilação mecânica.
(Disponível em: www.conexao.ufrj.br/coronavirus-como-a-covid-19-afeta-os-pulmoes. Acesso em: 01 de agosto de 2024, com adaptações.)

Segundo o texto, o vírus SARS-CoV2 tem capacidade de infecção das vias aéreas e pulmões. Acerca da Histologia, Anatomia e Fisiologia das estruturas do Sistema Respiratório que podem ser afetadas pelo novo coronavírus, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q899194 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir de um alerta da ONU de 2023.

“Em conversa com jornalistas em Genebra, a líder da equipe da OMS sobre arbovírus, Diana Rojas Alvarez, disse que a ameaça exige “a máxima atenção e resposta em todos os níveis”. Segundo Alvarez, “as mudanças climáticas têm impacto na transmissão da dengue porque aumentam as chuvas, a umidade e a temperatura”. Perante o alerta, a OMS declarou estar pronta para apoiar os países no controle dos atuais surtos de dengue e na preparação para a próxima temporada de casos.”

Nações Unidas. OMS alerta que mudança climática torna dengue uma ameaça para a saúde global. Nações Unidas, 2023. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/12/1825322. Acesso em: 28 jul. 2024.

De fato, além de todo o Brasil, a Argentina também teve um enorme crescimento no número de casos de dengue no verão de 2024. O problema ainda deve se agravar para outras doenças heteroxênicas que têm pernilongos como vetor. São exemplos destas doenças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q899963 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biólogo, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que cita somente doenças que podem ser transmitidas através da injeção do conteúdo das glândulas salivares de insetos no humano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1001442 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências Biológicas, EBSERH, FGV, 2024

Ao retornar da manicure, Bia pisou em uma poça d’água acumulada pelas fortes chuvas de verão ocorridas na cidade do Rio de Janeiro. Uma semana após esse evento, Bia deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de sua casa com os seguintes sintomas: dor de cabeça, febre, náuseas, dor na panturrilha e falta de apetite.

Após o exame clínico na UPA, Bia foi diagnostica com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q906223 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Nos períodos de chuva, a ocorrência de doenças reemergentes devido à formação de água parada em locais de difícil acesso cresce muito, pois ocorre o desenvolvimento, nesses locais inundados, de larvas de inúmeros mosquitos hospedeiros intermediários de muitas doenças. São consideradas doenças transmitidas por esses tipos de insetos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q937471 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Doenças negligenciadas são um grupo de enfermidades tropicais endêmicas que incapacitam ou matam milhões de pessoas e representam uma necessidade médica importante que permanece não atendida. Comuns em áreas pobres do mundo, as populações atingidas por essas doenças não possuem recursos para pagar por um tratamento que exigiria anos de pesquisa e um alto investimento dos laboratórios. Por isso, uma parcela considerável de investimentos aplicados em estudos dessas doenças vem de atividades filantrópicas.
Esses investimentos filantrópicos poderiam melhorar a realidade de doentes acometidos pelo(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q944377 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Uma notícia veiculada na internet afirma:
“A nova rotulagem de alimentos entrará em vigor a partir de 9 de outubro de 2022. Com isso, os rótulos frontais dos produtos passarão a ter uma lupa identificando quantidades excessivas de açúcar, sódio e gorduras.”
Essa medida está sendo adotada a fim de conscientizar os consumidores: em excesso, esses nutrientes fazem mal à saúde, uma vez que o açúcar se relaciona a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q944422 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Você já sabe:

Ao final de 2019, o mundo foi surpreendido com o surgimento de uma nova doença, a chamada COVID-19, uma infecção respiratória aguda, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave e com alta taxa de transmissão. Por isso, embora tenha surgido na China, na cidade de Wuhan, logo se espalhou pelos demais países e continentes, colocando o mundo num cenário pandêmico único e prolongado, jamais vivido em toda a história da humanidade.

A extensão da pandemia por mais de 2 anos se dá, em parte, pela alta taxa de transmissão e pelas novas variantes (Ômicron, Mu, Delta, Lambda, etc) que surgem, especialmente em países populosos, como por exemplo, o Brasil.

Apesar de a pandemia já ter infectado quase 30 milhões e ter levado mais de 600 mil a óbito, só, no Brasil, estudos apontam que 20% da população dos contaminados no mundo não manifestaram a doença, ou seja, tiveram-na de forma assintomática. Em outras palavras, tais pessoas não chegarão a desenvolver a doença.

Gov. Ministério da Saúde: O que é convid-19. https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus

No contexto ora vivenciado, ser assintomático para COVID-19 pode ser algo vantajoso para evolução, uma vez que pessoas assintomáticas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.