Questões de Concursos Principais doenças endêmicas no Brasil

Resolva questões de Principais doenças endêmicas no Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q949024 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Segundo Semestre, Univille, ACAFE, 2017

As relações ecológicas são interações entre os seres vivos que vivem em um determinado ambiente. Essas interações podem trazer ou não benefícios para os envolvidos.

Assim, correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Amensalismo

( 2 ) Esclavagismo

( 3 ) Inquilinismo

( 4 ) Competição

( 5 ) Parasitismo

( ) Relação ecológica em que uma espécie vive às custas de outra espécie, causando-lhe prejuízos.

( ) Relação desarmônica interespecífica em que o desenvolvimento ou o próprio nascimento de indivíduos de uma espécie é prejudicado devido à secreção de substâncias tóxicas produzidas por outra espécie.

( ) Associação entre seres vivos em que apenas um dos participantes se beneficia obtendo abrigo ou, ainda, suporte no corpo da espécie hospedeira, sem causar qualquer prejuízo ao outro.

( ) Relação desarmônica, podendo ser intra ou interespecífica, em que há disputa por recursos ou por fatores do ambiente que, geralmente, encontram-se em quantidades limitadas.

( ) Relação ecológica desarmônica na qual um ser vivo se beneficia explorando as atividades, o trabalho ou os produtos produzidos por outro ser (da mesma espécie ou não).

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q947720 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

Dados do Ministério da Saúde mostram que a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8%, em 2006, para 18,9% em 2016. Apesar de várias doenças serem correlacionadas com a obesidade, este não é o caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q944377 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Uma notícia veiculada na internet afirma:
“A nova rotulagem de alimentos entrará em vigor a partir de 9 de outubro de 2022. Com isso, os rótulos frontais dos produtos passarão a ter uma lupa identificando quantidades excessivas de açúcar, sódio e gorduras.”
Essa medida está sendo adotada a fim de conscientizar os consumidores: em excesso, esses nutrientes fazem mal à saúde, uma vez que o açúcar se relaciona a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q678203 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

No Brasil, a incidência das doenças infecto-parasitárias vem aumentando bastante nos últimos anos. Para tentar minimizar esses números, as secretarias municipais de saúde têm feito a aplicação de inseticidas químicos nas áreas atingidas.
Essa prática não auxilia no controle da seguinte doença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q911196 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Lívia, professora do 6º ano da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim está ensinando seus alunos sobre higienização das mãos, dos alimentos e mencionando o avanço da saúde pública em nosso país a partir do tratamento dos esgotos domésticos que tem como objetivo principal remover o material sólido, reduzir substâncias químicas e indesejáveis, exterminar microorganismos entre outros a partir do tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário. Meses após ensinar esse conteúdo e fazer a chamada da turma, ao chamar o aluno Miguel, a turma gritou que ele está doente. Ao perguntar o motivo, Livia descobriu que seu estudante estava com uma doença causada por bactérias, logo Miguel estava com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q945683 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Um surto de toxoplasmose foi registrado, em 2018, na cidade de Santa Maria (RS).

Sobre a toxoplasmose, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q896304 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“No Dia Mundial da Malária, o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Dr. Jarbas Barbosa, pede aos países que intensifiquem os esforços de eliminação da malária entre as comunidades indígenas, migrantes e remotas, que são afetadas de forma desproporcional pela doença.”


Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/25-4-2023-diamundial-da-malaria-paises-devem-intensificar-esforcos-paraalcancar. Acesso em 13 nov. 2023.


O vetor e o agente etiológico da malária são, respectivamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q885819 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Técnico de Laboratório, SADMS, SELECON, 2024

A leishmaniose em suas formas clínicas é comum em diversas áreas endêmicas no Brasil e no mundo. A forma evolutiva da Leishmania donovani, encontrada no mosquito e infectante aos seres humanos, é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q938826 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, PPL, ENEM, INEP

Um grupo internacional de cientistas achou um modo de “tapar o nariz” do mosquito do gênero Anopheles. As aspas são necessárias porque o inseto fareja suas vítimas usando as antenas. Os cientistas descobriram como ocorre a captação de cheiros pelas antenas e listaram algumas substâncias capazes de bloquear a detecção de odores que os mosquitos reconhecem. Essa descoberta possibilita, por exemplo, a criação de um repelente muito mais preciso contra o inseto.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).

Se a descoberta descrita no texto for extensiva a outros insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no Brasil, como, por exemplo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q951308 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

“A água não acaba, não vai sumir do planeta. O ciclo hidrológico faz com que a gente tenha a possibilidade de renovação, por isso é que há como planejar e gerenciar para o uso sustentável. O que acaba é a possibilidade do uso quantitativo ou não podermos utilizar devido à má qualidade, portanto a possibilidade de uso se esgota”

fonte: https://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/ uso-sustentavel-da-agua-na-agricultura-e-caminho-para-driblar-a-crise-hidrica. Acessado em 22/10/2018

Assinale a alternativa que concorda com as ideias contidas no texto des sa questão e com os conhecimentos sobre conservação da água.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q898578 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem em ambiente aquático também estão compreendidas em doenças relacionadas com a água. Das doenças citadas nas alternativas a seguir, é transmitida pela exposição direta à água contaminada, sem a necessidade de um vetor (como os mosquitos), a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q678450 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Segundo Semestre, FAG, FAG, 2019

Nos ambientes urbanos, o excesso de chuvas causa alagamentos que fazem os esgotos transbordarem. Este fator incrementa a dispersão de animais que disseminam doenças, pois eles saem dos esgotos e invadem as residências. O aumento da proximidade do homem com as populações de ratos é um perigo em potencial para o incremento de casos de _________, doença que é causada pelo contato humano com a urina desses animais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q948935 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2017

Considere os seguintes componentes celulares:

I. parede celular

II. membrana nuclear

III. membrana plasmática

IV. DNA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q896306 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“Vacina contra esquistossomose estará disponível no SUS em 2025 - Imunizante inédito está sendo desenvolvido pela Fiocruz”


(Publicado em 12/06/2023 - Agência Brasil - Rio de Janeiro)


Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir relacionadas às medidas profiláticas, enquanto não se tem disponível esta vacina.


I Controle biológico do hospedeiro definitivo.

II Medidas de saneamento básico como o tratamento de esgoto.

III Tratamento de doentes em regiões endêmicas.


A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q947719 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

O colesterol é um esteroide produzido no fígado que participa da composição de membranas plasmáticas, sendo também precursor de sais biliares, da vitamina D e dos hormônios citados a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q679659 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Texto associado.
Instalados na Terra, há 300 milhões de anos, os insetos Anopheles, Culex e Aedes tiveram tempo de acumular estruturas, mecanismos fisiológicos e comportamentos que lhes garantem refinadíssimas estratégias de sobrevivência nos variados hábitats. A larva do mosquito Aedes aegypti se alimenta de toda e qualquer matéria orgânica presente na água onde vive. Ainda em seu hábitat aquático, passa dois dias transformado em pupa, de onde emerge como seres alados, entre os quais somente as fêmeas são hematófagas. Ao escolher um recipiente com água limpa ou suja para depositar os ovos do 4o ciclo de postura, elas já terão vivido 17 dias como adultas e podem encontrar, na mesma função, dezenas de filhas nascidas dos seus primeiros ovos.
No Brasil, vários anos após a instalação de uma epidemia de dengue, convive-se com uma intensificação do fumacê. A crença de alguns nos inseticidas químicos permanece inabalada.
Considerando-se aspectos ecológicos do texto, pode-se afirmar, em relação ao vetor do vírus da dengue, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q681002 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Caderno 1, PUCMINAS, PUC MG, 2021

A pandemia de Covid-19 invadiu todas as mídias, mostrando a evolução e os desdobramentos da epidemia no Brasil e em outros países, com acompanhamentos epidemiológicos, análises e esclarecimentos feitos por cientistas e profissionais da saúde, falando também da produção e do uso de diferentes vacinas e estratégias vacinais e suas diferentes efetividades profiláticas. Muitas dessas informações objetivavam, e ainda objetivam, contribuir para a aquisição de conhecimentos e mudanças comportamentais necessários para o controle da Pandemia.
Explorando informações veiculadas pelos órgãos de comunicação, com base nos conhecimentos científicos atuais, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q680089 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Técnico PROEJA, IFPE, IF PE, 2019

TEXTO 6
Por quase duas semanas, a aposentada Maria Luiza Miranda, de 57 anos, frequentou a UPA diariamente. Os sintomas começaram com fortes dores de cabeça, no corpo e vômito. “De primeira eu não queria vir porque achei que era só uma gripe, mas aí o exame mostrou que um grupo de células do meu sangue estavam muito baixas. O médico até falou que já era pra eu estar internada, pois corria o risco de ter contraído dengue hemorrágica, mas não tinha vaga”, comentou.
Além de risco de morte, dengue é rotina de idas e vindas para exames. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2019 (adaptado).
Podemos afirmar que o grupo de células que estava sendo examinado na aposentada Maria Luiza Miranda, mencionado no TEXTO 6, refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q898585 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

“As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes". Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.”
Fonte: Ministério da Saúde
Um exemplo de um vetor de arbovirose e o agente etiológico, respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q904821 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), responsável pela pandemia iniciada em 2019, afeta o sistema respiratório, especialmente os pulmões, iniciando a partir das vias aéreas superiores. Autópsias realizadas em indivíduos que vieram a óbito, mostraram que o vírus ataca também as vias aéreas centrais até chegar aos alvéolos. No epitélio das vias aéreas foi observado aumento da secreção de muco, com obstrução de pequenas vias, como bronquíolos e ductos alveolares. Este quadro é consequência de uma resposta inflamatória aguda que lesiona os pulmões e obriga que o paciente seja colocado em ventilação mecânica.
(Disponível em: www.conexao.ufrj.br/coronavirus-como-a-covid-19-afeta-os-pulmoes. Acesso em: 01 de agosto de 2024, com adaptações.)

Segundo o texto, o vírus SARS-CoV2 tem capacidade de infecção das vias aéreas e pulmões. Acerca da Histologia, Anatomia e Fisiologia das estruturas do Sistema Respiratório que podem ser afetadas pelo novo coronavírus, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.