Início

Questões de Concursos Princípios Referentes às Nulidades

Resolva questões de Princípios Referentes às Nulidades comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q64765 | Direito Processual Penal, Princípios Referentes às Nulidades

Sobre as nulidades no processo penal, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Juiz poderá, ao proferir sentença condenatória, aplicar a agravante da reincidência, ainda que ela não tenha sido descrita na denúncia, não configurando ofensa ao princípio da correlação.
( ) A ausência de quesito obrigatório nos julgamentos do Tribunal do Júri é causa de nulidade absoluta.
( ) A ausência de intimação do denunciado para oferecer contrarrazões ao recurso interposto da rejeição da denúncia constitui mera irregularidade sanável pela nomeação de defensor dativo.
( ) A nulidade decorrente da citação, por edital, de réu preso só será verificada se o denunciado estiver custodiado no mesmo estado em que atuar o Juiz processante.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q64773 | Direito Processual Penal, Princípios Referentes às Nulidades

Acerca das nulidades no processo penal, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q64768 | Direito Processual Penal, Princípios Referentes às Nulidades

Assinale a alternativa com a norma expressamente prevista no CPP que adotou o princípio “pas de nullité sans grief".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q64771 | Direito Processual Penal, Princípios Referentes às Nulidades

No tocante às nulidades, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q64764 | Direito Processual Penal, Princípios Referentes às Nulidades

Sobre as nulidades do processo penal, marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q64769 | Direito Processual Penal, Princípios Referentes às Nulidades

No estudo das nulidades, a doutrina converge no sentido de reconhecer a aplicabilidade do princípio da instrumentalidade das formas, a viabilizar o não reconhecimento da nulidade pelo juízo quando, em uma análise prévia, verifica a incidência de medidas sanatórias (ou de convalidação), possibilitando a preservação do ato viciado (praticado em desconformidade com o modelo legal) como válido. Qual é a medida sanatória que supre a irregularidade da citação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q64772 | Direito Processual Penal, Princípios Referentes às Nulidades

Sobre as nulidades processuais, ritos e teoria geral da prova, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q64766 | Direito Processual Penal, Princípios Referentes às Nulidades

Acerca das nulidades processuais e dos vícios procedimentais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q64770 | Direito Processual Penal, Princípios Referentes às Nulidades

Pessoa denunciada como ROMOPS SOTO, após ser condenada pelo juízo criminal, interpõe recurso. Na sua apelação, em preliminar, suscita nulidade ab initio do processo, alegando que seu nome verdadeiro é SARDELA SOTO e forneceu o prenome ROMOPS na delegacia, que é de seu irmão, porque tinha antecedentes e agiu no exercício de sua autodefesa. O Tribunal de Justiça repele a preliminar, pois no tocante às nulidades, não foi observado o princípio do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q64767 | Direito Processual Penal, Princípios Referentes às Nulidades

Marque a assertiva INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.