Questões de Concursos Processo de Enfermagem

Resolva questões de Processo de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q984895 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Nos casos de discreta ou duvidosa alteração da força motora, realizam-se as denominadas manobras deficitárias. A respeito dessas manobras, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Com a manobra de Mingazzini, nos membros inferiores, observa-se se há perda de forças se o paciente apresentar tremores e parestesia dos pés.
( ) Manobra de Barré: paciente em decúbito ventral com as pernas fletidas sobre as coxas. Oscilação e queda indicam insuficiência dos flexores da perna.
( ) Durante a manobra dos braços estendidos com o paciente sentado, esse deve manter os braços estendidos. Oscilações e/ou queda indicam déficit motor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1068624 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Especialidade Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2025

Com base na Resolução Cofen n° 736/2024, que dispõe sobre a implementação do processo de enfermagem em todo contexto socioambiental onde ocorre o cuidado de enfermagem, associe cada etapa do processo de enfermagem a seguir às ações ou atividades de enfermagem que a caracterizam.

1. Avaliação de enfermagem
2. Planejamento de enfermagem
3. Implementação de enfermagem
4. Evolução de enfermagem
5. Diagnóstico de enfermagem

( ) Coleta de dados subjetivos e objetivos, inicial e contínua, relacionados à saúde da pessoa, da família, da coletividade e de grupos especiais, realizada mediante auxílio de técnicas e instrumentos validados, para a obtenção de informações sobre as necessidades do cuidado de enfermagem e saúde relevantes para a prática.
( ) Identificação de problemas existentes, condições de vulnerabilidades ou disposições para melhorar comportamentos de saúde que representam o julgamento clínico das informações obtidas sobre as necessidades do cuidado de enfermagem e saúde da pessoa, da família, da coletividade ou de grupos especiais.
( ) Priorização de diagnósticos de enfermagem, determinação de resultados, quantitativos e/ou qualitativos, esperados e exequíveis de enfermagem e de saúde e tomada de decisão terapêutica, declarada pela prescrição de enfermagem das intervenções, ações/atividades e protocolos assistenciais para o desenvolvimento de um plano assistencial direcionado à pessoa, à família, à coletividade, a grupos especiais, e compartilhado com os sujeitos do cuidado e a equipe de enfermagem e saúde.
( ) Realização das intervenções, ações e atividades previstas no planejamento assistencial, pela equipe de enfermagem, por meio da colaboração e comunicação contínua, inclusive com a checagem quanto à execução da prescrição de enfermagem, respeitando os documentos emanados pelo Conselho Federal e Conselhos Regionais de Enfermagem quanto à competência técnica de cada profissional.
( ) Avaliação dos resultados alcançados de enfermagem e saúde da pessoa, da família, da coletividade e de grupos especiais, permitindo a análise e a revisão de todo o processo de enfermagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dessa associação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1047159 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Relacione as colunas abaixo, associando as etapas do Processo de Enfermagem com às suas respectivas descrições.
Etapas (1) Avaliação. (2) Diagnóstico. (3) Implementação. (4) Evolução.
Descrição ( ) Compreende a identificação de problemas existentes, condições de vulnerabilidades ou disposições para melhorar comportamentos de saúde.
( ) Compreende a realização das intervenções, ações e atividades previstas no planejamento assistencial, pela equipe de enfermagem.
( ) Compreende a coleta de dados subjetivos (entrevista) e objetivos (exame físico) inicial e contínua pertinentes à saúde da pessoa, da família, coletividade e grupos especiais.
( ) Compreende a avaliação dos resultados alcançados de enfermagem e saúde da pessoa, família, coletividade e grupos especias.
A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1029795 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Agente de Serviços Técnicos em Enfermagem, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando os níveis progressivos de assistência à saúde, assinale a opção que indica um serviço da atenção secundária (média complexidade).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1029800 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Agente de Serviços Técnicos em Enfermagem, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

No atendimento inicial ao paciente queimado, o mnemônico ARDEU (variação AMPLA) auxilia na obtenção de elementos-chave dos antecedentes do paciente.

Nesse sentido, a letra U diz respeito à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q952816 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

As infecções do trato respiratório são comuns em crianças e podem levar a uma variedade de sintomas respiratórios. Para o técnico de enfermagem, é essencial identificar corretamente os sons respiratórios para um diagnóstico precoce e adequado. São sons respiratórios relacionados a patologias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q882707 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Em uma clínica, um paciente chega com queixas de falta de ar e cansaço. O técnico de enfermagem, ao realizar a triagem, verifica os sinais vitais do paciente. Durante a avaliação, a frequência respiratória é de 30 respirações por minuto. Qual é a classificação dessa frequência respiratória e qual a ação mais adequada que o técnico deve tomar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q995867 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermeiro Intensivista Neonatal, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Analise as afirmativas sobre SAE (sistematização da assistência de enfermagem) na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A SAE é de grande importância, pois esse processo sistemático e dinâmico possibilita à equipe de enfermagem assistir o recém-nascido e seus familiares, diminuindo o grau de ansiedade e estresse entre estes.

( ) A utilização da SAE permite o julgamento clínico do enfermeiro para diagnosticar as respostas humanas a condições de saúde reais ou potenciais.

( ) Através da aplicação da SAE é possível alcançar um atendimento que viabilize a implementação do cuidado humanizado com alta qualidade e eficiência.

( ) A articulação do cuidado garante a qualidade e a organização da assistência, mas não contribui para e evolução do prognóstico.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1042976 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

No exame físico de um paciente, a ausculta pulmonar é uma ferramenta fundamental no processo de avaliação das doenças respiratórias. Associe as duas colunas, relacionando os ruídos adventícios provenientes da ausculta pulmonar e sua característica.

1. Estertores bolhosos.

2. Ronco.

3. Sibilos.

4. Cornagem ou estridor.

5. Crepitantes.

( ) Sons intermitentes e agudos, parecidos com o ruído de atritar uma mecha de cabelo perto do ouvido, geralmente associado à presença de líquido em vias aéreas de pequeno calibre ou nos alvéolos.

( ) Sons que lembram o rompimento de pequenas bolhas, audíveis durante a inspiração ou expiração. Resultam da presença de substâncias líquidas na traqueia, brônquios, bronquíolos ou tecido pulmonar.

( ) Sons agudos semelhantes a um chiado ou assobio, causados pelo fluxo de ar através de vias aéreas estreitas. Podem ser ouvidos na inspiração e expiração, e, em casos intensos, podem ser percebidos sem o uso do estetoscópio.

( ) Som contínuo e profundo, que pode ser ouvido tanto na inspiração quanto na expiração. É um som grave e prolongado. O mecanismo pode estar relacionado a variações na obstrução à medida que as vias respiratórias se distendem com a inspiração e se estreitam na expiração.

( ) Respiração ruidosa, geralmente mais perceptível durante a inspiração, causada por obstrução na laringe ou traqueia. Pode ser resultado de edema da glote, corpos estranhos ou estenose da traqueia.

A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1047848 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A Avaliação de Enfermagem é a etapa do Processo de Enfermagem que compreende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q882244 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

H.U.V., sexo masculino, 49 anos, apresenta doença neurológica crônica e comparece a Estratégia Saúde da Família para atendimento de rotina. Durante a verificação dos sinais vitais, a técnica de enfermagem, percebe um padrão anormal de respiração caracterizado por inspirações rápidas e superficiais, seguida de inspirações regulares ou irregulares e períodos de apneia. Qual o nome dado ao padrão de respiração apresentado por H.U.V.?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q903509 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, ESF, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

O sinal de Blumberg é um sinal semiológico caracterizado por dor à descompressão brusca da parede abdominal. Acerca da patologia sugerida em caso de reação positiva desse sinal, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1068415 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2024

Primeiro tenente QCO enfermeiro foi designado para compor a comissão responsável pela elaboração e revisão dos protocolos de enfermagem. Seguindo as orientações apresentadas no Guia para Construção de Protocolos Assistenciais de Enfermagem (COREN – SP, 2017), a comissão definiu que, contemplando os princípios da prática baseada em evidências (PBE), para nortear a revisão da literatura, seria aplicada a estratégia PICO que viabiliza a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1068416 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2024

Ao desenvolver o processo de Enfermagem, na etapa de avaliação de enfermagem, o enfermeiro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1068419 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2024

Texto associado.
Para responder à questão, considere o apresentado em Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica (2023).
A.E, 68 anos, sexo masculino, com diagnóstico de câncer de bexiga, foi submetido a procedimento cirúrgico em que foi realizado o desvio urinário permanente por conduto ileal. Apresenta dois stents posicionados nos ureteres, e uma bolsa de ileostomia é utilizada para a coleta de urina. Frente a essa situação, no período pós-operatório imediato, ao desenvolver o Processo de Enfermagem, o enfermeiro deve considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1068420 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2024

Texto associado.
Para responder à questão, considere o apresentado em Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica (2023).
No transcorrer da consulta de enfermagem de B.G., 68 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete melito tipo 2 há 10 anos, tabagista (10 cigarros/dia) há 40 anos, apresentando úlcera em membro inferior esquerdo, o enfermeiro utilizou o índice tornozelo-braquial (ITB) com o objetivo de investigar a presença de insuficiência arterial e nortear a conduta. Para tal, observando a técnica correta para a obtenção do ITB, o enfermeiro obteve as seguintes medidas da pressão arterial sistólica:

Braquial direita: 140 mmHg
Braquial esquerda: 130 mmHg
Tibial posterior direita: 80 mm Hg
Podal dorsal direita: 90 mmHg
Tibial posterior esquerda: 90 mmHg
Podal dorsal esquerda: 110 mmHg

O índice tornozelo-braquial esquerdo (ITB-E) e sua interpretação (I) são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1068422 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2024

Considerando as características dos calçados que compõem alguns dos uniformes militares, enfermeiros estão elaborando material educativo contendo orientações sobre os cuidados com os pés para a prevenção de feridas, que será fornecido para indivíduos diabéticos. Esse material deverá conter orientações, tais como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1068423 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2024

Considere o caso, hipotético, apresentado a seguir.

Em 10.07.2024, ao realizar inspeção de saúde de X.Y., 3º sargento informou que havia sido diagnosticado e tratado para sífilis primária há 14 meses e que havia realizado os exames para acompanhamento, obtendo “resultados satisfatórios”. Considerando os dados obtidos na anamnese, embora o exame físico não mostre sinais da sífilis, foram solicitados, entre outros exames, VDRL, FTA-ABS IGG e sorologia (ELISA) para HIV.
No departamento de saúde, ao receber os resultados dos exames realizados por X.Y., o 1º tenente QCO enfermeiro constatou: sorologia para HIV negativa, VDRL: não reagente e FTA-Abs (IGG): reagente, FTA-Abs (IGM): não reagente. Ao analisar o prontuário, constatou que os resultados anteriores eram: (04.05.23 – momento do diagnóstico) VDRL 1:32; (08.08.23) VDRL 1:16; (04.11.2023) VDRL 1:8; (06.02.2024) VDRL 1:2; (02.05.2024) VDRL 1:2.

Uma vez descartada exposição no período, no que diz respeito aos resultados obtidos para os exames VDRL e FTA-ABS, é correto afirmar que X.Y. apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1068424 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2024

A.A, 52 anos, sexo masculino, foi internado para realizar o exame de colonoscopia. Ao ser admitido na unidade, entre outros procedimentos, o enfermeiro esclareceu o paciente sobre o exame, sedação e procedimentos que seriam realizados, informou sobre a possibilidade de coleta de material para biópsia, caso indicado, respondeu a todas as perguntas feitas pelo paciente e confirmou a autorização para a realização do exame por meio de sua assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Frente a essa situação, é correto afirmar que a conduta adotada está em consonância com o princípio de bioética de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q903575 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Especialidade: Enfermagem, TRF 1a, FGV, 2024

Com base nas disposições atualizadas do COFEN acerca do processo de enfermagem, a etapa que compreende a avaliação dos resultados alcançados e permite a análise e a revisão de todo esse processo é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.