Início Questões de Concursos Processo de ensino aprendizagem Resolva questões de Processo de ensino aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Processo de ensino aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q326451 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018As práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem ✂️ a) considerar que as pessoas são, a priori, vulneráveis, o que gera situações de risco. ✂️ b) fomentar as possibilidades de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas. ✂️ c) priorizar a discussão pedagógica sobre o tráfico de drogas como a causa principal de seu consumo. ✂️ d) priorizar a discussão pedagógica sobre a economia como a causa principal do uso de drogas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q319227 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Assessor Administrativo, MPE RS, FCCConsidere as afirmações sobre as características da Educação à Distância. I. Permite a interatividade entre professor e alunos. II. Rompe barreiras geográficas, democratizando o acesso ao ensino. III. Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado. IV. Permite uma grande expansão do ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem. V. Permite apenas a utilização de dispositivos multimídia, excluindo, portanto, impressos e outros meios. São verdadeiras APENAS as afirmações ✂️ a) I, II e IV. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I, II e V. ✂️ d) I, III e V. ✂️ e) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q321376 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCJonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo no processo de alfabetização; entretanto, apresenta comportamentos muito infantis e inadequados (como se levantar muitas vezes da carteira, fazer birra, pegar material dos colegas etc.), o que atrapalha a dinâmica da sala de aula. Jonas demonstra baixa autoestima e muita insegurança. Nesse caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora ✂️ a) intensificar os conteúdos escolares, a fim de controlar os comportamentos infantis e inadequados do aluno. ✂️ b) aceitar os comportamentos do aluno, uma vez que, em função de sua deficiência mental, o mesmo não apresenta condições de melhorar nesse aspecto. ✂️ c) demonstrar ao aluno a crença nas suas potencialidades, propondo situações em que ele possa desenvolver independência e iniciativa, melhorando, assim, o conceito que tem de si mesmo. ✂️ d) reforçar a autoestima do aluno com elogios e aguardar seu amadurecimento natural, a fim de que seu desenvolvimento e potencial de aprendizagem acadêmica sejam atualizados. ✂️ e) investir na adequação comportamental do aluno, uma vez que este é o objetivo mais importante da educação inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q320005 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOSegundo Zabalza (1998), a fundamentação de um novo conceito de criança pequena como sujeito da educação constitui a base dos desafios que a escola infantil precisa enfrentar. O autor compreende que a criança: ✂️ a) é aberta aos novos conhecimentos, pois, sendo muito nova ao chegar à escola, não traz muitas experiências prévias, sendo a instituição responsável por fornecer os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento ✂️ b) é competente e, ao entrar na escola, já traz consigo vivências, destrezas que a escola aproveitará como alicerces do seu desenvolvimento, sendo necessário, portanto, pensá-la como sujeito potente ✂️ c) é um ser puro e ingênuo que precisa ser preservado da violência urbana e das informações nocivas ao seu desenvolvimento, sendo papel da escola preservá-la das influências negativas. ✂️ d) chega à instituição de Educação Infantil com muitas defasagens, tendo em vista suas experiências familiares, cabendo à escola suprir as carências infantis e prepará-la para o Ensino Fundamental. ✂️ e) chega à escola com muitas experiências e conhecimentos e o papel da instituição é deixá-la livre para continuar seu desenvolvimento espontâneo, garantindo momentos agradáveis, acolhedores e significativos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q321267 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOSabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição. ✂️ a) Aprendizagem por meio de significação - manifesta-se pela transformação dos saberes já existentes em outros, mais elaborados. ✂️ b) Aprendizagem social - corresponde a respostas voluntárias aos estímulos recebidos do meio ambiente, havendo reforço positivo ou negativo. ✂️ c) Aprendizagem por habituação - há resposta automática e involuntária a um estímulo que originalmente não provocaria esta resposta. ✂️ d) Condicionamento operante - é um tipo de aprendizagem que se desenvolve através da imitação de modelos, como os pais e outras pessoas significativas. ✂️ e) Condicionamento clássico - acompanha o ser humano pela vida inteira, caracterizando-se pela exposição repentina a um estímulo específico, que gera uma resposta reduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q321939 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERNNas últimas décadas do século XX e início do século XXI, o mundo vem assistindo a um vertiginoso avanço das tecnologias da informação e da comunicação com sérias implicações para as sociedades. Dentre essas implicações, podemos assinalar a ✂️ a) perda de importância dos setores econômicos ligados ao lazer, aos serviços e à comunicação. ✂️ b) consolidação dos modos de produção fundados no paradigma organizacional taylorista-fordista. ✂️ c) alteração da estrutura de interesses, do caráter dos símbolos e da natureza da comunidade. ✂️ d) diminuição da fadiga, principalmente para o grupo de trabalhadores do chamado trabalho imaterial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q327361 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIOAssinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente. ✂️ a) O conceito de felicidade se vincula a uma idéia romântica que tem relação com a democracia. ✂️ b) Democracia é um valor universal e não está relacionada às especificidades da educação. ✂️ c) Cidadania tem relação com o exercício de direitos e desvincula-se do conceito de felicidade. ✂️ d) Cidadania tem relação com democracia, pois implica saber votar. ✂️ e) Cidadania tem relação com possibilidade de experiência coletiva de felicidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q323648 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem: ✂️ a) o "saber ser e conviver", pois diz respeito a valores, normas e atitudes. ✂️ b) o "saber dizer" que se relaciona à aprendizagem de conceitos e informações. ✂️ c) o "saber fazer" que tem a ver com a questão dos procedimentos. ✂️ d) a fragmentação e o divórcio entre os objetivos e as finalidades da instituição escolar. ✂️ e) a necessária dissociação das questões intelectuais ou conceituais das questões sociais e afetivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q323988 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Santana AP, NCEA aprendizagem constitui uma mudança de comportamento resultante da experiência. Isto significa que a aprendizagem é: ✂️ a) uma mudança de comportamento ou conduta com uma característica própria; ✂️ b) uma resposta modificada, estável e durável, interiorizada e condicionada no próprio cérebro do indivíduo; ✂️ c) uma construção coletiva em que o sujeito depende do grupo para poder assimilar o conhecimento; ✂️ d) uma conseqüência da imposição do professor e aquilo que espera dos alunos; ✂️ e) uma função cerebral que necessita de condicionamento imediato para haver resposta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q322714 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOAdministrar a progressão das aprendizagens é uma das competências que, hoje, são solicitadas ao professor. Uma forma de fazê-lo é propor situações-problema aos alunos, organizados em grupos. Segundo Perrenoud (2000), para minimizar os efeitos da heterogeneidade na organização de grupos, será preciso, na gestão das situações-problema, que o professor: ✂️ a) proponha situações que convenham ao nível médio do grupo e que estejam situadas na zona de desenvolvimento próximo da maioria dos alunos. ✂️ b) estabeleça a divisão de tarefas entre os membros do grupo, a fim de que cada um faça sua parte de maneira equânime. ✂️ c) proporcione a formação de grupos o menos heterogêneos possível, de modo a que cada grupo possa progredir de acordo com suas habilidades específicas. ✂️ d) organize os grupos com situações-problema distintas, para que a classe ganhe tempo pela ausência da necessidade de confrontação entre os grupos. ✂️ e) favoreça os alunos mais dotados de recursos, incumbindo- os da liderança dos grupos e ajuste as situações aos demais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q319773 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA concepção construtivista de conhecimento, de ensino e de aprendizagem compreende que o papel do professor é: ✂️ a) apresentar problemas a partir dos quais seja possível reelaborar os conteúdos escolares. ✂️ b) aguardar que o próprio aluno construa o conhecimento. ✂️ c) propor atividades estritamente voltadas para o nível de desenvolvimento dos educandos. ✂️ d) colocar o aluno em contato com seus pares, pois só aprende com este tipo de interação. ✂️ e) tornar disponíveis materiais didáticos estimulantes e deixar que a própria criança os investigue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q326095 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCRegina é uma aluna de 13 anos, com Síndrome de Down, matriculada há pouco mais de três anos no ensino regular, na segunda série do Ensino Fundamental I. O fato de Regina não estar alfabetizada preocupa sua professora, que sugere à ✂️ a) família, com anuência da direção da escola, que transfira a aluna para uma escola especial, uma vez que ela não conseguiu se alfabetizar no decorrer dos três anos de escolarização. ✂️ b) professora especializada que trabalhe com a aluna conteúdos escolares da segunda série, desenvolvidos na sala de aula do ensino regular, a fim de que tenha um reforço escolar. ✂️ c) direção da escola e à família que a aluna deve ser promovida para a terceira série, mesmo sem estar alfabetizada, uma vez que o foco principal da educação inclusiva é a socialização de alunos com deficiência intelectual. ✂️ d) professora especializada que passem a desenvolver um trabalho conjunto, a fim de que a aluna possa permanecer na classe comum e contar com apoio especializado, buscando-se, assim, formas de garantir o desenvolvimento global da aluna. ✂️ e) equipe da escola que a aluna permaneça na terceira série, passando a frequentar a escola apenas três vezes por semana e com horário reduzido. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q323730 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta a respeito de conceitos relacionados a alfabetização e letramento, conforme proposta de Magda Soares. ✂️ a) Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, sendo ideal ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita. ✂️ b) Letramento corresponde ao processo pelo qual se adquire a tecnologia de codificar em língua escrita e a de decodificar a língua escrita. ✂️ c) Alfabetizado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde às demandas sociais de leitura e escrita. ✂️ d) Como alfabetizar e letrar são duas ações distintas, é necessário que o sujeito tenha aprendido a ler e escrever para envolver-se nas práticas de leitura e escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q324166 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, VUNESPDe acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a ✂️ a) avaliação somativa utilizada no final do ano letivo para verificar o desempenho do aluno. ✂️ b) avaliação somativa realizada durante o ano letivo para acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno. ✂️ c) avaliação classificatória realizada no início do ano letivo a fim de organizar os alunos em grupos por níveis de aprendizagem. ✂️ d) observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa. ✂️ e) avaliação seletiva dos alunos em situações de aprendizagem, a fim de atender à heterogeneidade da classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q326226 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARCO documento que veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão é: ✂️ a) Declaração de Salamanca. ✂️ b) Declaração de Educação para Todos. ✂️ c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Referencial Curricular Nacional para a Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q321026 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O trabalho não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento... Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que ✂️ a) a aprendizagem dos alunos precisa voltar-se à aquisição do conhecimento científico e às habilidades técnicas de cada profissão. ✂️ b) a escola deve atender exclusivamente às necessidades do mercado de trabalho. ✂️ c) o ensino fundamental e médio devem voltar-se à formação profissional, visando a vida produtiva da sociedade. ✂️ d) a educação do trabalhador deve se basear somente nas disciplinas exigidas nos ensinos técnico e tecnológico. ✂️ e) o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q328858 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERNNa EaD, desde muito tempo, trabalha-se com a ideia de formação de equipes multidisciplinares para a estruturação e ofertas de cursos. Uma das funções que ganhou maior importância foi a do designer instrucional, termo que enfrenta algumas resistências ao ponto de alguns teóricos preferirem chamar de projetista pedagógico. Comumente o profissional encarregado de atuar nessa parte em um curso a distância tem a responsabilidade de ✂️ a) analisar a produção final dos materiais organizados somente para cursos on-line, no que diz respeito às possíveis falhas na configuração de design gráfico que de alguma forma possam dificultar a leitura pelo aluno usuário. ✂️ b) projetar soluções para problemas educacionais específicos em situações de aprendizagem por meios eletrônicos ou por outros meios, em níveis diferenciados, restringindo-se às iniciativas educacionais intencionais. ✂️ c) avaliar especificamente o nível de coerência entre os objetivos de aprendizagem, a apresentação dos conteúdos e a estrutura das atividades de fixação, principalmente no que diz respeito à clareza dos enunciados e dos comandos. ✂️ d) revisar o material didático impresso no estágio em que ele é finalizado na busca de identificar possíveis erros no processo de formatação gráfica, tais como erros de digitação, deslocamentos de textos ou imagens, entre outros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q323650 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOConversa em uma turma de Educação Infantil: Pedro: Eu acho que minha mãe é mamífera. Marcos: A minha foi, mas não é mais. Professora: E por quê? Marcos: Porque agora não tem mais nenê em casa. Pedro: Então agora ela é desmamífera. Como deve ser interpretada a última fala de Pedro? ✂️ a) A criança utilizou uma lógica própria, cometendo um "erro construtivo", criando uma alternativa para responder de acordo com o que ela já conhecia. ✂️ b) A criança é, provavelmente, oriunda de um meio social desfavorecido, cujos pais não são letrados e, portanto, não possuem cultura aprimorada. ✂️ c) A criança cometeu um erro lingüístico provavelmente porque não foi estimulada e corrigida, quando necessário, por seus familiares e professores. ✂️ d) A criança está, provavelmente, imitando a fala de algum coleguinha mais experiente e experimentando novas palavras, o que é típico nessa faixa etária. ✂️ e) A criança ainda não conhece todos os substantivos, o que limita sua possibilidade de utilizar corretamente as palavras e dificulta sua comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q325672 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAA palavra fracasso é interpretada, no dicionário Aurélio (2009), como desgraça, desastre, ruína, perda, mau êxito, malogro. Então, fracasso escolar seria o mau êxito na escola caracterizado, na compreensão de muitos, como sendo a reprovação e a evasão escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) As diferenças socioeconômicas contribuem muito para o problema do fracasso escolar. ✂️ b) A qualidade do ensino é um fator que deve ser levado em consideração, quando falamos em fracasso escolar. ✂️ c) Na atualidade, além da reprovação e da evasão, a qualidade do ensino tem sido muito preocupante, quando falamos em fracasso escolar. ✂️ d) O fracasso escolar, embora seja muito evidenciado na escola pública, é problema que não se restringe a ela na atualidade brasileira. ✂️ e) O fracasso escolar se dá pela incapacidade que o indivíduo tem de aprender. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q326521 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, TJ PE, SUSTENTENo que diz respeito aos Saberes Docentes e Formação Profissional, TARDIF (2002) afirma que: "O saber dos professores é profundamente social e é, ao mesmo tempo, o saber dos autores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional, para a ela, adaptá-lo e para transformá-lo." (p.15). Marque a alternativa que não corresponde ao Saber Docente: ✂️ a) O saber dos professores é plural, compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio exercício do trabalho, conhecimentos e um saber-fazer bastante diversos. ✂️ b) O saber dos professores deve ser compreendido em íntima relação com o trabalho deles na escola e fora dela. ✂️ c) O saber dos professores é atemporal, significa que ensinar não supõe aprender a ensinar, uma vez que os professores dominam os saberes necessários à realização do trabalho docente, através das experiências familiares e escolares anteriores. ✂️ d) A experiência de trabalho cotidiana tem papel primordial na constituição do sentimento de competência entre os professores. ✂️ e) O saber experiencial é modelado no decorrer da história pessoal, escolar e profissional dos professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q326451 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018As práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem ✂️ a) considerar que as pessoas são, a priori, vulneráveis, o que gera situações de risco. ✂️ b) fomentar as possibilidades de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas. ✂️ c) priorizar a discussão pedagógica sobre o tráfico de drogas como a causa principal de seu consumo. ✂️ d) priorizar a discussão pedagógica sobre a economia como a causa principal do uso de drogas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q319227 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Assessor Administrativo, MPE RS, FCCConsidere as afirmações sobre as características da Educação à Distância. I. Permite a interatividade entre professor e alunos. II. Rompe barreiras geográficas, democratizando o acesso ao ensino. III. Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado. IV. Permite uma grande expansão do ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem. V. Permite apenas a utilização de dispositivos multimídia, excluindo, portanto, impressos e outros meios. São verdadeiras APENAS as afirmações ✂️ a) I, II e IV. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I, II e V. ✂️ d) I, III e V. ✂️ e) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q321376 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCJonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo no processo de alfabetização; entretanto, apresenta comportamentos muito infantis e inadequados (como se levantar muitas vezes da carteira, fazer birra, pegar material dos colegas etc.), o que atrapalha a dinâmica da sala de aula. Jonas demonstra baixa autoestima e muita insegurança. Nesse caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora ✂️ a) intensificar os conteúdos escolares, a fim de controlar os comportamentos infantis e inadequados do aluno. ✂️ b) aceitar os comportamentos do aluno, uma vez que, em função de sua deficiência mental, o mesmo não apresenta condições de melhorar nesse aspecto. ✂️ c) demonstrar ao aluno a crença nas suas potencialidades, propondo situações em que ele possa desenvolver independência e iniciativa, melhorando, assim, o conceito que tem de si mesmo. ✂️ d) reforçar a autoestima do aluno com elogios e aguardar seu amadurecimento natural, a fim de que seu desenvolvimento e potencial de aprendizagem acadêmica sejam atualizados. ✂️ e) investir na adequação comportamental do aluno, uma vez que este é o objetivo mais importante da educação inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q320005 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOSegundo Zabalza (1998), a fundamentação de um novo conceito de criança pequena como sujeito da educação constitui a base dos desafios que a escola infantil precisa enfrentar. O autor compreende que a criança: ✂️ a) é aberta aos novos conhecimentos, pois, sendo muito nova ao chegar à escola, não traz muitas experiências prévias, sendo a instituição responsável por fornecer os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento ✂️ b) é competente e, ao entrar na escola, já traz consigo vivências, destrezas que a escola aproveitará como alicerces do seu desenvolvimento, sendo necessário, portanto, pensá-la como sujeito potente ✂️ c) é um ser puro e ingênuo que precisa ser preservado da violência urbana e das informações nocivas ao seu desenvolvimento, sendo papel da escola preservá-la das influências negativas. ✂️ d) chega à instituição de Educação Infantil com muitas defasagens, tendo em vista suas experiências familiares, cabendo à escola suprir as carências infantis e prepará-la para o Ensino Fundamental. ✂️ e) chega à escola com muitas experiências e conhecimentos e o papel da instituição é deixá-la livre para continuar seu desenvolvimento espontâneo, garantindo momentos agradáveis, acolhedores e significativos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q321267 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOSabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição. ✂️ a) Aprendizagem por meio de significação - manifesta-se pela transformação dos saberes já existentes em outros, mais elaborados. ✂️ b) Aprendizagem social - corresponde a respostas voluntárias aos estímulos recebidos do meio ambiente, havendo reforço positivo ou negativo. ✂️ c) Aprendizagem por habituação - há resposta automática e involuntária a um estímulo que originalmente não provocaria esta resposta. ✂️ d) Condicionamento operante - é um tipo de aprendizagem que se desenvolve através da imitação de modelos, como os pais e outras pessoas significativas. ✂️ e) Condicionamento clássico - acompanha o ser humano pela vida inteira, caracterizando-se pela exposição repentina a um estímulo específico, que gera uma resposta reduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q321939 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERNNas últimas décadas do século XX e início do século XXI, o mundo vem assistindo a um vertiginoso avanço das tecnologias da informação e da comunicação com sérias implicações para as sociedades. Dentre essas implicações, podemos assinalar a ✂️ a) perda de importância dos setores econômicos ligados ao lazer, aos serviços e à comunicação. ✂️ b) consolidação dos modos de produção fundados no paradigma organizacional taylorista-fordista. ✂️ c) alteração da estrutura de interesses, do caráter dos símbolos e da natureza da comunidade. ✂️ d) diminuição da fadiga, principalmente para o grupo de trabalhadores do chamado trabalho imaterial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q327361 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIOAssinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente. ✂️ a) O conceito de felicidade se vincula a uma idéia romântica que tem relação com a democracia. ✂️ b) Democracia é um valor universal e não está relacionada às especificidades da educação. ✂️ c) Cidadania tem relação com o exercício de direitos e desvincula-se do conceito de felicidade. ✂️ d) Cidadania tem relação com democracia, pois implica saber votar. ✂️ e) Cidadania tem relação com possibilidade de experiência coletiva de felicidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q323648 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem: ✂️ a) o "saber ser e conviver", pois diz respeito a valores, normas e atitudes. ✂️ b) o "saber dizer" que se relaciona à aprendizagem de conceitos e informações. ✂️ c) o "saber fazer" que tem a ver com a questão dos procedimentos. ✂️ d) a fragmentação e o divórcio entre os objetivos e as finalidades da instituição escolar. ✂️ e) a necessária dissociação das questões intelectuais ou conceituais das questões sociais e afetivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q323988 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Santana AP, NCEA aprendizagem constitui uma mudança de comportamento resultante da experiência. Isto significa que a aprendizagem é: ✂️ a) uma mudança de comportamento ou conduta com uma característica própria; ✂️ b) uma resposta modificada, estável e durável, interiorizada e condicionada no próprio cérebro do indivíduo; ✂️ c) uma construção coletiva em que o sujeito depende do grupo para poder assimilar o conhecimento; ✂️ d) uma conseqüência da imposição do professor e aquilo que espera dos alunos; ✂️ e) uma função cerebral que necessita de condicionamento imediato para haver resposta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q322714 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOAdministrar a progressão das aprendizagens é uma das competências que, hoje, são solicitadas ao professor. Uma forma de fazê-lo é propor situações-problema aos alunos, organizados em grupos. Segundo Perrenoud (2000), para minimizar os efeitos da heterogeneidade na organização de grupos, será preciso, na gestão das situações-problema, que o professor: ✂️ a) proponha situações que convenham ao nível médio do grupo e que estejam situadas na zona de desenvolvimento próximo da maioria dos alunos. ✂️ b) estabeleça a divisão de tarefas entre os membros do grupo, a fim de que cada um faça sua parte de maneira equânime. ✂️ c) proporcione a formação de grupos o menos heterogêneos possível, de modo a que cada grupo possa progredir de acordo com suas habilidades específicas. ✂️ d) organize os grupos com situações-problema distintas, para que a classe ganhe tempo pela ausência da necessidade de confrontação entre os grupos. ✂️ e) favoreça os alunos mais dotados de recursos, incumbindo- os da liderança dos grupos e ajuste as situações aos demais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q319773 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA concepção construtivista de conhecimento, de ensino e de aprendizagem compreende que o papel do professor é: ✂️ a) apresentar problemas a partir dos quais seja possível reelaborar os conteúdos escolares. ✂️ b) aguardar que o próprio aluno construa o conhecimento. ✂️ c) propor atividades estritamente voltadas para o nível de desenvolvimento dos educandos. ✂️ d) colocar o aluno em contato com seus pares, pois só aprende com este tipo de interação. ✂️ e) tornar disponíveis materiais didáticos estimulantes e deixar que a própria criança os investigue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q326095 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCRegina é uma aluna de 13 anos, com Síndrome de Down, matriculada há pouco mais de três anos no ensino regular, na segunda série do Ensino Fundamental I. O fato de Regina não estar alfabetizada preocupa sua professora, que sugere à ✂️ a) família, com anuência da direção da escola, que transfira a aluna para uma escola especial, uma vez que ela não conseguiu se alfabetizar no decorrer dos três anos de escolarização. ✂️ b) professora especializada que trabalhe com a aluna conteúdos escolares da segunda série, desenvolvidos na sala de aula do ensino regular, a fim de que tenha um reforço escolar. ✂️ c) direção da escola e à família que a aluna deve ser promovida para a terceira série, mesmo sem estar alfabetizada, uma vez que o foco principal da educação inclusiva é a socialização de alunos com deficiência intelectual. ✂️ d) professora especializada que passem a desenvolver um trabalho conjunto, a fim de que a aluna possa permanecer na classe comum e contar com apoio especializado, buscando-se, assim, formas de garantir o desenvolvimento global da aluna. ✂️ e) equipe da escola que a aluna permaneça na terceira série, passando a frequentar a escola apenas três vezes por semana e com horário reduzido. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q323730 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta a respeito de conceitos relacionados a alfabetização e letramento, conforme proposta de Magda Soares. ✂️ a) Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, sendo ideal ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita. ✂️ b) Letramento corresponde ao processo pelo qual se adquire a tecnologia de codificar em língua escrita e a de decodificar a língua escrita. ✂️ c) Alfabetizado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde às demandas sociais de leitura e escrita. ✂️ d) Como alfabetizar e letrar são duas ações distintas, é necessário que o sujeito tenha aprendido a ler e escrever para envolver-se nas práticas de leitura e escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q324166 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, VUNESPDe acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a ✂️ a) avaliação somativa utilizada no final do ano letivo para verificar o desempenho do aluno. ✂️ b) avaliação somativa realizada durante o ano letivo para acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno. ✂️ c) avaliação classificatória realizada no início do ano letivo a fim de organizar os alunos em grupos por níveis de aprendizagem. ✂️ d) observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa. ✂️ e) avaliação seletiva dos alunos em situações de aprendizagem, a fim de atender à heterogeneidade da classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q326226 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARCO documento que veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão é: ✂️ a) Declaração de Salamanca. ✂️ b) Declaração de Educação para Todos. ✂️ c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ d) Referencial Curricular Nacional para a Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q321026 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018O trabalho não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento... Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que ✂️ a) a aprendizagem dos alunos precisa voltar-se à aquisição do conhecimento científico e às habilidades técnicas de cada profissão. ✂️ b) a escola deve atender exclusivamente às necessidades do mercado de trabalho. ✂️ c) o ensino fundamental e médio devem voltar-se à formação profissional, visando a vida produtiva da sociedade. ✂️ d) a educação do trabalhador deve se basear somente nas disciplinas exigidas nos ensinos técnico e tecnológico. ✂️ e) o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q328858 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERNNa EaD, desde muito tempo, trabalha-se com a ideia de formação de equipes multidisciplinares para a estruturação e ofertas de cursos. Uma das funções que ganhou maior importância foi a do designer instrucional, termo que enfrenta algumas resistências ao ponto de alguns teóricos preferirem chamar de projetista pedagógico. Comumente o profissional encarregado de atuar nessa parte em um curso a distância tem a responsabilidade de ✂️ a) analisar a produção final dos materiais organizados somente para cursos on-line, no que diz respeito às possíveis falhas na configuração de design gráfico que de alguma forma possam dificultar a leitura pelo aluno usuário. ✂️ b) projetar soluções para problemas educacionais específicos em situações de aprendizagem por meios eletrônicos ou por outros meios, em níveis diferenciados, restringindo-se às iniciativas educacionais intencionais. ✂️ c) avaliar especificamente o nível de coerência entre os objetivos de aprendizagem, a apresentação dos conteúdos e a estrutura das atividades de fixação, principalmente no que diz respeito à clareza dos enunciados e dos comandos. ✂️ d) revisar o material didático impresso no estágio em que ele é finalizado na busca de identificar possíveis erros no processo de formatação gráfica, tais como erros de digitação, deslocamentos de textos ou imagens, entre outros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q323650 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOConversa em uma turma de Educação Infantil: Pedro: Eu acho que minha mãe é mamífera. Marcos: A minha foi, mas não é mais. Professora: E por quê? Marcos: Porque agora não tem mais nenê em casa. Pedro: Então agora ela é desmamífera. Como deve ser interpretada a última fala de Pedro? ✂️ a) A criança utilizou uma lógica própria, cometendo um "erro construtivo", criando uma alternativa para responder de acordo com o que ela já conhecia. ✂️ b) A criança é, provavelmente, oriunda de um meio social desfavorecido, cujos pais não são letrados e, portanto, não possuem cultura aprimorada. ✂️ c) A criança cometeu um erro lingüístico provavelmente porque não foi estimulada e corrigida, quando necessário, por seus familiares e professores. ✂️ d) A criança está, provavelmente, imitando a fala de algum coleguinha mais experiente e experimentando novas palavras, o que é típico nessa faixa etária. ✂️ e) A criança ainda não conhece todos os substantivos, o que limita sua possibilidade de utilizar corretamente as palavras e dificulta sua comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q325672 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAA palavra fracasso é interpretada, no dicionário Aurélio (2009), como desgraça, desastre, ruína, perda, mau êxito, malogro. Então, fracasso escolar seria o mau êxito na escola caracterizado, na compreensão de muitos, como sendo a reprovação e a evasão escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) As diferenças socioeconômicas contribuem muito para o problema do fracasso escolar. ✂️ b) A qualidade do ensino é um fator que deve ser levado em consideração, quando falamos em fracasso escolar. ✂️ c) Na atualidade, além da reprovação e da evasão, a qualidade do ensino tem sido muito preocupante, quando falamos em fracasso escolar. ✂️ d) O fracasso escolar, embora seja muito evidenciado na escola pública, é problema que não se restringe a ela na atualidade brasileira. ✂️ e) O fracasso escolar se dá pela incapacidade que o indivíduo tem de aprender. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q326521 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, TJ PE, SUSTENTENo que diz respeito aos Saberes Docentes e Formação Profissional, TARDIF (2002) afirma que: "O saber dos professores é profundamente social e é, ao mesmo tempo, o saber dos autores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional, para a ela, adaptá-lo e para transformá-lo." (p.15). Marque a alternativa que não corresponde ao Saber Docente: ✂️ a) O saber dos professores é plural, compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio exercício do trabalho, conhecimentos e um saber-fazer bastante diversos. ✂️ b) O saber dos professores deve ser compreendido em íntima relação com o trabalho deles na escola e fora dela. ✂️ c) O saber dos professores é atemporal, significa que ensinar não supõe aprender a ensinar, uma vez que os professores dominam os saberes necessários à realização do trabalho docente, através das experiências familiares e escolares anteriores. ✂️ d) A experiência de trabalho cotidiana tem papel primordial na constituição do sentimento de competência entre os professores. ✂️ e) O saber experiencial é modelado no decorrer da história pessoal, escolar e profissional dos professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro