Questões de Concursos Processo de Planejamento

Resolva questões de Processo de Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q325790 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Computação, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q327136 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:

I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;

II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”.

III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.

IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.

Assinale somente as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q324209 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento” (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014).

A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q323530 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

O planejamento eficaz da ação pedagógica na instituição educacional possibilita a realização de funções educativas, que resultam na produção e circulação de conhecimento.

Nesse contexto, o pedagogo precisa ter competência para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q323617 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEMEC PI, FCC

Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer.

Planejar, nesse sentido, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q319118 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, UFT, FCC

O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação.

No entanto, a ação organizada NÃO pode significar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q326556 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

Na proposta de planejamento participativo, o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. É ele que define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e formas de avaliação. Por isso, sua definição não pode ser um ato solitário.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q328859 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Os objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q321667 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEE SP, FCC

Vivemos numa sociedade dinâmica. A partir desta constatação, Andy Hargreaves, na obra O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança (2004), examina o significado da sociedade do conhecimento, sua importância e seu sentido para os professores de hoje. Nesse livro, o autor fala em escola total e professor total, ambiente e profissional voltados para a cultura cooperativa, na qual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q320297 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

O plano de aula possibilita a sistematização da situação didática real. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q319696 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Tão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q322048 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Planejamento Educacional é : " processo contínuo que se preocupa como o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para chegar lá", tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo." (COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. Ano I, nº4. Brasília.)

Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento educacional , EXCETO :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q328996 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988)

Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q324382 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

As ações específicas do nível estratégico são ações de curto prazo e as do tático, de longo prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q325000 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEDUC PA, FADESP

O planejamento educacional baseado na abordagem dialógica enfatiza a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q325132 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O projeto pedagógico da escola deve ser compreendido, na atualidade, como um modelo para ação. Nesse sentido, a escola que planeja bem tem bons resultados.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q328067 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

O planejamento, parte importante do trabalho profissional que requer intencionalidade no processo educativo, deve levar em conta que as crianças são encorajadas a tomar suas decisões diante de um trabalho a ser realizado, sempre em interação e cooperação com seus colegas. Marque o tipo do planejamento que considera as crianças em suas especificidades e necessidades na organização do trabalho pedagógico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q321612 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Acerca do plano de aula, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q329109 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Um planejamento constitui-se de elementos básicos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Tendo como referência o elemento objetivo, marque a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q327677 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A expressão projeto vem do latim projectu, que significa aquilo que é lançado para diante; ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. A respeito da construção de projetos pedagógicos na escola, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.