Questões de Concursos Processos de Projeto

Resolva questões de Processos de Projeto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1035042 | Arquitetura, Processos de Projeto, Classe B, DPE RO, FGV, 2025

O projeto arquitetônico é dividido em várias etapas e, em cada uma delas, um conjunto de documentos técnicos, gráficos e escritos, deve ser apresentado. Desse modo, a alternativa que relaciona documentos escritos e gráficos, nessa ordem, que devem ser apresentados na etapa de anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1012543 | Arquitetura, Processos de Projeto, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do gerenciamento de escopo, tempo, custos e recursos humanos alocados em projetos nas organizações, julgue o item subsecutivo.

A determinação do orçamento baseia-se no processo de monitoramento do status do projeto para atualização dos custos e gerenciamento das mudanças da sua linha de base.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1012544 | Arquitetura, Processos de Projeto, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, relativo à análise de projetos de arquitetura, urbanismo e complementares, bem como à compatibilização de projetos.


O processo de compatibilização inicia-se com o projeto arquitetônico, preferencialmente na fase dos estudos preliminares, em busca da maior flexibilidade de um desenvolvimento compatível com os projetos complementares.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1065307 | Arquitetura, Processos de Projeto, Bloco Temático 4 Engenharia e Arquitetura, CNU, FGV, 2025

Durante o desenvolvimento do projeto arquitetônico de uma edificação multifuncional de pequeno porte, localizada em área urbana consolidada, o arquiteto decide aplicar os princípios da coordenação modular e dimensional. A intenção é favorecer a racionalização construtiva, a compatibilidade entre componentes e a possibilidade de adaptações futuras, com menor desperdício de materiais e maior padronização de elementos.
De acordo com a ABNT NBR 15873:2024, uma diretriz compatível com esse tipo de abordagem projetual é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1065309 | Arquitetura, Processos de Projeto, Bloco Temático 4 Engenharia e Arquitetura, CNU, FGV, 2025

Durante a etapa de desenvolvimento de um edifício institucional, uma equipe multidisciplinar se depara com interferências entre os projetos de instalações elétricas, hidráulicas e de ventilação mecânica. O responsável técnico decide implementar uma rotina de revisão cruzada entre disciplinas e atualização contínua do modelo digital para evitar retrabalhos durante a execução da obra.
Visando as boas práticas da compatibilização de projetos prediais, uma diretriz técnica a ser adotada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1029119 | Arquitetura, Processos de Projeto, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica, segundo a NBR 16.636-2/2017, o documento técnico a ser apresentado na etapa do projeto arquitetônico correspondente ao Projeto de Licenciamento (PL), que estabelece a elaboração e o desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q961970 | Arquitetura, Processos de Projeto, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante a revisão dos desenhos que compõem o conjunto de pranchas de um projeto arquitetônico, o arquiteto verificou que faltava a representação gráfica da inclinação do telhado na planta de cobertura. De acordo com a NBR6492:2021, que estabelece a documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos, essa inclinação deve ser apresentada na unidade de medida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q961985 | Arquitetura, Processos de Projeto, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Pela leitura da planta cadastral relativa à área para a qual projetará um edifício público, o arquiteto verificou que a calçada tem largura igual a 2,50 m, o que permite, de acordo com a NBR9050:2020, que a calçada abranja, no máximo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q961986 | Arquitetura, Processos de Projeto, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No estacionamento da sede de uma seção judiciária, que fica perpendicular ao meio fio, há 10 vagas destinadas a veículos que conduzam ou sejam conduzidos por idosos ou por pessoas com deficiência.
Considerando-se que o espaço adicional de circulação estipulado pela NBR9050:2020 será compartilhado por duas vagas, que serão acessadas por ambos os lados, o somatório das larguras desses espaços corresponderá a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q961987 | Arquitetura, Processos de Projeto, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Ao ser incumbido de definir a localização para a sinalização tátil no piso junto ao balcão de atendimento ao público de um tribunal, o arquiteto deverá considerar que o balcão é composto por três guichês acessíveis e que o sistema de atendimento é de fila única.
A solução adequada encontrada pelo arquiteto, em atendimento à NBR16537:2024 (que dispõe sobre acessibilidade – sinalização tátil no piso – diretrizes para elaboração de projetos e instalação), foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q833089 | Arquitetura, Processos de Projeto, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Arquiteto, AMEOSC, 2021

No que se refere a construção de Mezaninos, o Código de Obras Municipal de São Miguel do Oeste / SC estabelece que os mezaninos devem ocupar no máximo qual percentual da área do compartimento a que servem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q836673 | Arquitetura, Processos de Projeto, Prefeitura de Palhoça SC Arquiteto, IESES, 2021

Qual é a definição de Briefing?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q839259 | Arquitetura, Processos de Projeto, Prefeitura de Palhoça SC Arquiteto, IESES, 2021

Segundo Elvan Silva: “Consiste no enunciado dos requisitos (necessidades, aspirações e expectativas) a serem satisfeitos pela obra a ser construída. Tradicionalmente, referia-se à listagem dos espaços ou compartimentos que deveriam integrar determinada edificação, cabendo ao projetista subentender as implicações funcionais e estéticas pertinentes. Com a evolução da abordagem metodológica, passou também a ser o inventário de todos os requisitos materiais e imateriais referentes ao âmbito instrumental e afetivo, em seus aspectos fisiológicos, psicológicos, socioculturais, etc. Deste modo, o programa trata-se da decomposição de necessidades determinantes.”
A descrição acima refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q836966 | Arquitetura, Processos de Projeto, Prefeitura de Palhoça SC Arquiteto, IESES, 2021

Na Arquitetura, o empreendimento tem sua fase de concepção descrita e ordenada em desenhos, plantas, memoriais descritivos, especificações técnicas, orçamentos, cronogramas, maquetes ou modelos reduzidos e outros elementos e detalhes complementares. Nesta fase o projeto passa por processos bastante distintos que envolvem como atividades principais:
I. Estudos de viabilidade técnico-econômica - EVTE. II. Estudos preliminares ou projeto preliminar. III. Desenvolvimento do projeto-base ou projeto básico. IV. Desenvolvimento do projeto executivo.
Das assertivas acima, quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q839302 | Arquitetura, Processos de Projeto, Prefeitura de Palhoça SC Arquiteto, IESES, 2021

O Projeto Executivo serve como instrumento para a realização da obra, pressupondo a homologação da ideia exposta no anteprojeto. Assim, trata-se de um sistema de instruções, que informa de que maneira deve ser construído o prédio. Assim, trata-se de um sistema de instruções, que informa de que maneira deve ser construído o prédio. Fazendo-se uma análise sistemática e classificatória, obtêm-se as seguintes informações necessárias ao projeto executivo:
I. Compartimentos (disposição, formato, dimensões e área, acabamento e características espaciais). II. Aberturas (posição, formato, dimensões, funcionamento, material e acabamento e características especiais). III. Equipamento (natureza e finalidade, posição, formato, dimensões, material e acabamento e características especiais). IV. Orçamento de Preços (preços de materiais, equipamentos e máquinas necessárias para execução da obra).
Das assertivas acima, quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q836249 | Arquitetura, Processos de Projeto, Prefeitura de Palhoça SC Arquiteto, IESES, 2021

A Compatibilização de Projetos deve acontecer em cada uma das etapas do projeto: Estudos Preliminares, Anteprojetos, Projetos Legais e Projetos Executivos, indo de uma integração geral das soluções até as verificações de interferências geométricas das mesmas. Podemos afirmar então que a importância da compatibilização promove: I. Redução de Custos. II. Eliminação de Erros devido a Interferências entre Projetos. III. Minimização do Retrabalho. IV. Redução de Prazos de Execução. V. Redução de Desperdício de Materiais. Das assertivas acima, quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q841997 | Arquitetura, Processos de Projeto, Prefeitura de Arapongas PR Arquiteto, FAFIPA, 2020

O Estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ) deve conter as Informações de referência a serem utilizadas, conforme apontado na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q841006 | Arquitetura, Processos de Projeto, Prefeitura de Barão de Cocais MG Arquiteto, Gestão de Concursos, 2020

Entre os processos envolvidos na construção de um empreendimento, atualmente se destacam a importância do projeto e de sua coordenação. As soluções adotadas na elaboração do projeto, além de definirem o desempenho da edificação, repercutem em todo o processo, afetando diretamente os custos de produção, operação e manutenção.

De acordo com o livro Gestão e coordenação de projetos em empresas construtoras e incorporadoras: da escolha do terreno à avaliação pós-ocupação, 2011, a falta de investimento em um projeto pode levar, entre outros aspectos, à uma coordenação deficiente, pelo fato de os elementos da equipe não terem a visão do todo ou não conhecerem as limitações técnicas da construtora.

Nesse contexto, analise os itens a seguir.

I. Atendimento específico às necessidades do cliente;

II. Divergências entre o produto projetado e o produto comercializado;

III. Atrasos no cronograma em razão de deficiências na capacidade de planejamento;

IV. Incompatibilidades entre projetos em razão de deficiências na comunicação entre os membros da equipe;

V. Opção por sistemas construtivos inadequados ao perfil da obra ou da construtora;

VI. Garantia da manutenção das melhorias alcançadas na retroalimentação dos processos;

VII. Deficiências na construtibilidade em razão do distanciamento entre projeto e o processo construtivo;

VIII. Atendimento aos requisitos de desempenho estabelecidos em normas.

Apresentam problemas para um empreendimento que não tenha uma coordenação eficiente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q845883 | Arquitetura, Processos de Projeto, Prefeitura de Arapongas PR Arquiteto, FAFIPA, 2020

O plano geral para a construção de edificações representada pelo conjunto de estudos e desenhos constantes nos projetos arquitetônico e complementares da obra objeto de incorporação é o projeto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q843848 | Arquitetura, Processos de Projeto, Prefeitura de Arapongas PR Arquiteto, FAFIPA, 2020

O projeto de concepção arquitetônica da edificação abrange a determinação e a representação dos ambientes e seus compartimentos, seus elementos, componentes e materiais da edificação, com a sua organização, agenciamento, definição estética e ordenamento do espaço construído para uso humano ou representativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.