Questões de Concursos Processos de Software

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1Q1038350 | Engenharia de Software, Processos de Software, Infraestrutura e Segurança Cibernética, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a metodologias ágeis.

Considere que o product owner de certo projeto tenha delegado as atividades de criação, comunicação e ordenação dos itens do product backlog a um integrante da equipe. Nesse caso, ainda que o product owner continue a ser o responsável pelas citadas atividades, de acordo com o Scrum, a ordenação dos itens do product backlog não poderia ter sido delegada a outra pessoa.
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3Q1038353 | Engenharia de Software, Processos de Software, Infraestrutura e Segurança Cibernética, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a metodologias ágeis.

Nas metodologias ágeis, as medições de entrega estão associadas ao trabalho em andamento, indicam o número de itens do projeto que estão sendo executados no momento e estão relacionadas diretamente ao WIP (work in progress) do Kanban.
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4Q1038356 | Engenharia de Software, Processos de Software, Infraestrutura e Segurança Cibernética, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a indicadores de desempenho e gestão de projetos ágeis.

No acrônimo SMART, o critério specific é o que determina que as medidas devem estar vinculadas ao business case, às linhas de base e aos requisitos do projeto.
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5Q1038357 | Engenharia de Software, Processos de Software, Infraestrutura e Segurança Cibernética, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a indicadores de desempenho e gestão de projetos ágeis.

No gerenciamento de projetos adaptativos, o product owner prioriza o backlog do projeto de forma contínua, para que os itens de alta prioridade sejam concluídos; assim, ele poderá considerar concluído um projeto, em razão do cronograma ou do orçamento, quando os itens de maior prioridade tiverem sido entregues.
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6Q1038358 | Engenharia de Software, Processos de Software, Infraestrutura e Segurança Cibernética, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a indicadores de desempenho e gestão de projetos ágeis.

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são medidas quantificáveis utilizadas para se avaliar o sucesso de um projeto, podendo, portanto, ser utilizados como valores mensuráveis que se relacionam com as metas, os objetivos e as estratégias específicas do projeto.
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7Q1030958 | Engenharia de Software, Processos de Software, Tecnologia com Especialidade em Análise de Dados, TCE RR, FGV, 2025

No contexto da gestão de projetos com metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, avalie as afirmativas a seguir.

I. O Scrum é baseado em um fluxo contínuo de tarefas, em que as prioridades são ajustadas dinamicamente durante o projeto, enquanto o Kanban utiliza Sprints com duração fixa para organizar o trabalho em ciclos fechados.
II. O Scrum segue uma estrutura predefinida com cerimônias específicas, como Sprint Planning e Daily Standup, enquanto o Kanban é mais flexível, focando no controle do fluxo de trabalho por meio de limites no Work In Progress (WIP).
III. No Kanban, os papéis de Product Owner e Scrum Master são essenciais para o funcionamento do método, enquanto no Scrum essas funções são opcionais e podem ser combinadas em um único papel.

Está correto o que se afirma em
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8Q1004592 | Engenharia de Software, Processos de Software, Analista de Desenvolvimento Mobile, Prodesan SP, IBAM, 2025

O modelo cascata é amplamente utilizado em projetos que seguem uma abordagem sequencial e estruturada, sendo comum em sistemas de alta previsibilidade. Acerca do modelo cascata, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

(__) No modelo cascata, as etapas de desenvolvimento devem ser completadas sequencialmente, e não é possível retornar a fases anteriores, mesmo quando são detectados erros significativos nas fases subsequentes.
(__) A fase de teste no modelo cascata ocorre após a implementação, permitindo a validação dos requisitos do sistema conforme definidos na análise.
(__) Uma das principais limitações do modelo cascata é a flexibilidade que ele oferece para revisões contínuas durante o desenvolvimento, tornando-o ineficiente para projetos de requisitos estáveis.
(__) A aplicação do modelo cascata é recomendada em projetos que possuem requisitos claramente definidos e pouca probabilidade de mudanças durante o ciclo de vida do desenvolvimento.

A sequência está correta em:
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9Q1062710 | Engenharia de Software, Processos de Software, Tecnologia da Informação, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a organização e a distribuição das áreas de prática no CMMI-DEV v2.0 e dos processos no MR-MPS-SW (Guia Geral MPS de Software 2021), assinale a opção correta a respeito da relação entre esses modelos no que se refere à implementação dos processos/áreas de prática nos diferentes níveis de maturidade.
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11Q1041468 | Engenharia de Software, Processos de Software, Especialidade Análise de Sistemas, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
No que se refere a técnicas de priorização e de estimativas com story points e à gestão de backlog, julgue o item a seguir.
Story points são uma métrica precisa de tempo, pois refletem o esforço atual e a duração do trabalho ao considerarem fatores como complexidade, dependências, riscos e débitos técnicos.
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12Q1030733 | Engenharia de Software, Processos de Software, Tecnologia da Informação com especialidade em Desenvolvimento de Sistemas, TCE RR, FGV, 2025

Em relação à metodologia de gerência de projetos Scrum, analise as afirmativas a seguir.

I. O time de desenvolvimento é responsável por garantir a realização das tarefas do Sprint Backlog.
II. O Product Backlog é gerenciado pelo Product Owner, contendo itens priorizados de acordo com o valor para o cliente.
III. A Definition of Done é um artefato utilizado pelo Scrum Master para controlar a qualidade do trabalho.

Está correto o que se afirma em
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13Q978509 | Engenharia de Software, Processos de Software, Informática, MPERS, AOCP, 2025

Durante o desenvolvimento de uma aplicação web para o acompanhamento de processos administrativos no MPRS, a equipe de desenvolvimento está utilizando a metodologia Scrum. A cada Sprint, são realizadas reuniões de planejamento, desenvolvimento e revisão. Ao final do Sprint, a equipe se reúne para refletir sobre o trabalho realizado, identificar o que funcionou bem, o que pode ser melhorado e definir ações para o próximo ciclo de trabalho.

Após a realização de vários Sprints, a equipe percebe que, embora os entregáveis estejam sendo cumpridos, há algumas dificuldades na comunicação interna e na priorização das tarefas, o que leva a certa perda de produtividade e atrasos. Para melhorar esses pontos e otimizar o desempenho da equipe nos próximos Sprints, uma reunião é convocada. O evento em que a equipe realiza essa reflexão e definição de melhorias para o próximo Sprint é denominado

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14Q1047133 | Engenharia de Software, Processos de Software, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Sobre os modelos de processos de software, preencha as lacunas abaixo.
No ______________ ocorre a intercalação das atividades de especificação, desenvolvimento e validação. O sistema é desenvolvido como uma série de versões, com cada uma delas acrescentando funcionalidade à versão anterior. Já no ______________ as atividades fundamentais do processo são representadas, como especificação, desenvolvimento, validação e evolução, na forma de fases de processo distintas, como especificação de requisitos, projeto de software. implementação e testes. Por fim, o ______________ baseia-se na disponibilidade de componentes ou sistemas reusáveis em que o processo de desenvolvimento de sistemas se concentra na configuração desses componentes para que sejam utilizados em um novo contexto, e na integração deles em um sistema.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
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15Q1011812 | Engenharia de Software, Processos de Software, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao processo unificado (RUP), julgue o item que se segue.

O RUP possui nove disciplinas: seis core disciplines, diretamente ligadas à engenharia de software, e três umbrellas ou supporting disciplines, que dão suporte ao processo.

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17Q1011814 | Engenharia de Software, Processos de Software, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao processo unificado (RUP), julgue o item que se segue.

No ciclo de desenvolvimento inicial típico para um projeto de tamanho médio, recomenda-se a seguinte distribuição de esforço: 10% para iniciação, 25% para elaboração, 50% para construção e 15% para transição.

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18Q1047144 | Engenharia de Software, Processos de Software, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Scrum é um método de desenvolvimento ágil de software concebido por Jeff Sutherland e sua equipe de desenvolvimento no início dos anos 1990. Sobre as características desta metodologia pode-se afirmar que.
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19Q1061738 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Ajudar o gestor do product backlog a encontrar técnicas para a definição eficaz da meta do produto no gerenciamento do product backlog é responsabilidade
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20Q1061739 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O modelo “Como [usuário, persona ou sistema], eu quero [ação] para que [valor, motivo ou necessidade por trás].” é utilizado no gerenciamento do backlog para descrever
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