Questões de Concursos Produção Animal

Resolva questões de Produção Animal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q959571 | Engenharia Agronômica, Produção Animal, Área 4, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item a seguir, a respeito das construções rurais e da valorização dos imóveis rurais.

A boa resistência a fogo, choques e vibrações e a rápida execução estão entre as vantagens do concreto armado utilizado nas melhores construções rurais; no entanto, esse concreto apresenta como desvantagens a impossibilidade de sofrer modificações e a redução da resistência aos esforços com o tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q959570 | Engenharia Agronômica, Produção Animal, Área 4, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsequente, a respeito de secagem e armazenamento de sementes.

Para evitar choques térmicos que possam causar fissuras nas sementes de arroz e de milho, nos secadores que utilizem ar aquecido forçado em secagens de fluxo intermitente, é recomendável que se utilizem temperaturas decrescentes no início e crescentes no término da secagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1032267 | Engenharia Agronômica Agronomia, Produção Animal, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

De acordo com Brito et al. (2021), “o leite é uma combinação de diversos elementos sólidos em água. Os elementos sólidos representam aproximadamente 12 a 13% do leite e a água, aproximadamente 87%. Os principais elementos sólidos do leite são lipídios (gordura), carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas”. A composição do leite pode variar de acordo com inúmeras condições. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo.

I. Os componentes do leite mantêm uma relação estável. Uma queda significativa na lactose ou nos sólidos totais pode indicar adulteração por adição de água, o que deve ser verificado pelo teste de crioscopia.
II. A concentração de proteína e lactose no leite varia conforme o estágio da lactação. No colostro, há mais lactose e menos proteína em comparação ao leite produzido ao longo da lactação.
III. A caseína não é facilmente alterada pelo calor, permanecendo estável quando o leite é pasteurizado. Entretanto, mudanças na acidez podem romper suas micelas, levando à sua precipitação e formação de coágulos. Tanto a caseína, quanto a gordura são importantes para produção de derivados lácteos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1032268 | Engenharia Agronômica Agronomia, Produção Animal, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

A avicultura enfrenta crescente demanda por parte da sociedade por criações que visem bem-estar animal, com o modelo convencional sendo reavaliado no Brasil e no mundo. A busca por modelos que associem eficiência produtiva e ao mesmo tempo garantam às aves conforto e expressão de seus comportamentos, é o grande desafio da avicultura atual.

Sobre os diferentes tipos de instalações e equipamentos na avicultura de postura no Brasil, marque a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1028483 | Engenharia Agronômica Agronomia, Produção Animal, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

Segundo Paranhos da Costa (2000), a ambiência é um espaço que combina aspectos físicos e psicológicos, criado para atender às necessidades dos animais que ali vivem. Para que as vacas expressem todo o seu potencial genético na produção de leite, é essencial que o sistema de climatização desse ambiente seja bem planejado. Caso contrário, os animais precisam fazer ajustes fisiológicos e comportamentais para manter a homeostase e se adaptar às condições do ambiente, o que pode resultar na redução da produção leiteira (Salman et al., 2020). Com base nesse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Em animais em estresse térmico pode ser observado: aumento na sudorese, na frequência respiratória e na temperatura retal; redução no consumo de alimentos; aumento na ingestão de água e alterações comportamentais, como busca por sombra ou áreas próximas ao bebedouro.
II. Entre os principais fatores estressantes no clima tropical, podem ser citados os seguintes: temperatura do ar, umidade relativa, radiação solar (direta e indireta) e vento.
III. O controle eficiente do ambiente pode empregar métodos naturais ou artificiais, tais como: aberturas laterais da instalação, o tipo de telhado e o sombreamento, ou ainda: ventiladores, os exaustores e os sistemas de resfriamento evaporativo do tipo aspersão ou nebulização.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1041948 | Engenharia Agronômica Agronomia, Produção Animal, Técnico Agropecuário, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Brasil se destaca mundialmente por suas criações bovinas, suínas e de aves. Há um comércio pungente no qual vamos encontrar, em alguns grupos taxonômicos, espécies que se destacam.

Assinale a opção que apresenta espécies que se destacam, respectivamente, nas classes de Aves, Insetos, Mamíferos e Peixes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1034871 | Engenharia Agronômica Agronomia, Produção Animal, Agente de Serviços Técnicos Agropecuários, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A produção animal é sustentada por importantes pilares como alimentação, sanidade, gestão e genética. Em busca de melhores níveis de produção e produtividade, investimentos em todas essas áreas são necessários e possibilitam ganhos genéticos permanentes.

A tomada de decisão sobre que tipo de material genético empregar em uma atividade pecuária precisa estar fundamentada em características do ambiente produtivo, tais como a capacidade de investimento do produtor, o sistema de produção empregado e a capacitação de mão de obra.

Com relação aos aspectos descritos acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Animais da subespécie zebuína são adaptados à criação a pasto e às regiões tropicais, com baixos custos de produção. São exemplos de raças zebuínas: Gir e Nelore.
II. Os animais puros das raças Holandesa e Jersey são muito produtivos e precoces, e não são recomendados para sistemas de produção extensivos.
III. A heterose, resultante de cruzamentos entre raças das subespécies europeias e zebuínas, pode agregar em média, nos mestiços, características de rusticidade e adaptabilidade (próprias do zebu) com produtividade e qualidade de produto (próprias do europeu).

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.