Questões de Concursos Produção e Consumo no Brasil

Resolva questões de Produção e Consumo no Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1029429 | Geografia, Produção e Consumo no Brasil, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Brasil ocupa posição de destaque no cenário mundial por possuir uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, com 85% de fontes renováveis, contra uma média de 28% do restante do mundo.

Adaptado de: https://www.site.abrhidro.org.br/post/principal-fonte-de-energia-de cada-estado-do-brasil

Com relação a esse tema, avalie as afirmativas e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Eólica, hídrica, solar e gás natural são consideradas fontes de energia renováveis devido ao seu baixo impacto ambiental.
( ) As usinas termelétricas transformam a energia química de combustíveis não renováveis, como carvão mineral e diesel, em energia elétrica.
( ) Uma das vantagens das usinas hidrelétricas é que sua produtividade independe das condições climáticas.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1030539 | Geografia, Produção e Consumo no Brasil, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

O Rio Grande do Norte ganhou 13 novos parques eólicos nos dois primeiros meses de 2024, aponta a atualização no Mapa das Energias Renováveis do Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

Disponível em: https://www.fiern.org.br/rn-ganha-13-novos-parques-eolicos-nos-primeiros-doismeses-de-2024-mostra-mais-rn/ Acesso: 24 Out. 2024

A partir do tema abordado, dentre as perspectivas de expansão para o setor, destacam-se:

I. A utilização de um recurso da natureza com capacidade de regeneração, através da conversão da energia cinética em eletricidade.
II. A transformação da matriz de energia elétrica brasileira, com a substituição do grande peso dos combustíveis fósseis, para utilização majoritária de fontes renováveis.
III. O Plano Nacional de Transição Energética (Plante), que busca direcionar esforços para uma matriz energética mais sustentável, com baixa emissão de carbono e redução das emissões de gases de efeito estufa.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q944337 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

A energia e suas fontes de geração são elementos que têm se mostrado determinantes para o desenvolvimento das atividades humanas ao longo do tempo. Sobre as principais fontes de energia, analise as afirmações.
I. Apesar de ser mais sustentável, a produção de energia eólica ainda realiza emissões de CO2 superiores a 80 toneladas por km2. II. Brasil e EUA são, respectivamente, os maiores produtores de energia fotovoltaica do mundo, com uma capacidade instalada que ultrapassa os 253,8 GW. III. Os biocombustíveis são combustíveis não fósseis produzidos a partir de uma origem biológica. O etanol utilizado nos automóveis brasileiros é um exemplo.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q833073 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Banco da Amazônia Técnico Científico, CESGRANRIO, 2021

A pandemia mudou procedimentos de segurança e higiene em canteiros de obras, mas quem percorre de carro o interior e o litoral de alguns estados brasileiros se depara com a construção de dezenas de parques eólicos e solares que entrarão em operação nos próximos meses. Apenas a capacidade de geração do setor eólico no Brasil deve pular de 17 mil para 28 mil megawatts até 2024, resultado de 44 bilhões de reais em investimentos e mais de 10 mil empregos gerados. Desse total de inversões e postos de trabalho, 80% estão concentrados em uma única região do País, que terá no setor de infraestrutura um dos principais motores da retomada do crescimento nos próximos anos. Um dos principais setores que deverão receber vultosos investimentos ao longo dos anos é o de energia.
ROCKMANN, R. A Hora da Reação. Revista Carta Capital, Ano XXVI, n. 1136, 16 dez. 2020, p.32. Adaptado.
A maior parte das inversões no setor de energia citadas no texto está concentrada na região
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q834429 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

No que se refere à composição da matriz energética brasileira, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q831635 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

As descobertas de petróleo e gás natural no pré-sal estão entre as mais importantes atividades em expansão no Brasil nas últimas décadas. O pré-sal coloca o Brasil em uma posição estratégica considerando-se o aumento da demanda mundial e nacional de energia. No que se refere a essa temática, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q847891 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Geografia, AMEOSC, 2020

O Brasil tem apenas duas usinas nucleares, Angra 1 e Angra 2, responsáveis pela produção de 3% da energia consumida no país, apesar disso, especialistas afirmam que o Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do mundo, que está localizada no estado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q851483 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Prefeitura de Cristinápolis SE Assistente Administrativo, FUNDATEC, 2020

Leia as seguintes notícias:
“Com a descoberta de novos campos na Bacia de Sergipe, o estado deve produzir 20 milhões de m³ por dia nos próximos anos. A afirmação foi feita pelo governador de Sergipe, Belivado Chagas, na abertura do Abdib Fórum, em Teresina. `Equivale a um terço da produção brasileira. A Petrobrás, inclusive, já anunciou a construção de um gasoduto de 128 km para interligar a rede de gasodutos lá existentes´, afirmou.” (Texto adaptado. Fonte: https://epbr.com.br/, de 23/08/2019).
“A Petrobrás lembra que, nos últimos anos, foram seis descobertas em águas profundas na Bacia de Sergipe: Cumbe, Barra dos Coqueiros, Farfan, Muriú, Moita Bonita e Poço Verde. O governo do Estado de Sergipe informou que está atento às oportunidades que surgem. Para tanto, está modernizando as leis em Sergipe e buscando investidores interessados em vir para o estado, para aproveitar essa abundância. A descoberta em Sergipe poderá contribuir para a reindustrialização do país. Para o governo do estado, Sergipe é a nova estrela desse elemento do país, com capacidade de produzir 1/3 do produto de todo o país.” (Texto adaptado. Fonte: https://a8se.com/, de 17/06/2019).
As reportagens acima referem-se, especificadamente, sobre as descobertas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q848742 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, ISGH Assistente Administrativo, Dédalus Concursos, 2020

No final de 2019, a Eletrobrás e a estatal paraguaia Ande fecharam acordo sobre a compra de energia elétrica entre Brasil e Paraguai gerada pela Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, esse acordo levou à seguinte consequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q851071 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Geografia, CPCON, 2020

Na década de 1960, o Brasil importava petróleo para suprir suas demandas internas; na década de 1970, a Petrobrás descobriu petróleo em águas profundas nas bacias do Espírito Santo e Rio de Janeiro. No ano de 2003, ocorreu um marco importante na história da produção de petróleo no Brasil com a descoberta de novos lençóis e permitiu que, em 2006, o Brasil se tornasse praticamente autossuficiente em petróleo. Sobre o tema avalie as proposições, assinalando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Investimentos em pesquisas fizeram com que o Governo Federal anunciasse, em 2007, a descoberta do Pré-sal, que é uma camada constituída por rochas que se depositaram no assoalho submarino antes da formação da espessa camada de sal, e sua extensão vai do norte de Santa Catarina ao sul do Espírito Santo. ( ) A Petrobrás é uma empresa totalmente estatal que usa o slogan “O petróleo é nosso!” para afirmar a soberania nacional na produção de petróleo e gás. ( ) A Organização dos Países Exportadores de Petróleo-OPEP nasceu para defender os interesses dos países exportadores em suas relações com as corporações estrangeiras e com os países consumidores. Em 2008, o Brasil foi convidado para se associar a OPEP, tornando- se membro da organização. ( ) O objetivo da criação da Petrobrás foi regular o funcionamento de todo o setor petrolífero, incluindo as concessões e explorações. No início do século XXI, o governo brasileiro de viés neoliberal flexibilizou o monopólio da empresa, permitindo a participação de empesas internacionais em todos os campos de atuação.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parêntese é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q851588 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Assistente Social, ABCP, 2020

A partir de agosto de 2020, a gasolina produzida no Brasil passa a ser produzida e comercializada com uma nova fórmula definida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Esta mudança se refere:
I- A introdução de uma massa específica mínima, ou seja, uma quantidade mínima da substância em um determinado volume; II- Adoção de um novo padrão na contagem da octanagem; III- Adição de 25% de etanol nas gasolinas comum e premium; IV- Inclusão de aditivos alcalinos e benzeno para as gasolinas aditivadas.
Dos itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q847503 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica II Geografia, EDUCA, 2020

As fontes de energia são extremamente importantes para o desenvolvimento de um país. Além disso, a qualidade e nível de capacidade das fontes de energia de um determinado local são indicativos para apontar o grau de desenvolvimento da região. Países com maiores rendas geralmente dispõem de maior poder de consumo energético.
No Brasil não é diferente, à medida que o país foi se modernizando, o setor energético brasileiro foi se desenvolvendo. A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.
De acordo com a capacidade de produção, são consideradas as cinco maiores usinas hidrelétricas do Brasil:
Enumere CORRETAMENTE:
( ) Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco. ( ) Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná. ( ) Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia, no Rio Iguaçu. ( ) Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná. ( ) Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q849095 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica II Geografia, EDUCA, 2020

Os Biocombustíveis são fontes de energia do tipo renovável que se originam a partir de vegetais, como plantas, sementes e frutos, por isso também são chamados de agrocombustíveis. No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel.
Sobre o etanol no Brasil, é CORRETO afirmar que:
I. O Etanol (álcool) passou a ser adotado como combustível no Brasil a partir da criação do Programa Nacional de Álcool (Proálcool), em 1975, extraído da cana-de-açúcar. II. O Proálcool, que conheceu o seu auge em 1986, foi elaborado pelo governo federal por conta da crise de petróleo, ocorrida em 1973, diante dos sucessivos aumentos do preço do barril de Petróleo nesse período. III. A adoção do álcool como combustível trouxe alguns problemas como a tecnologia utilizada não era favorável para esse tipo de combustível, uma vez que os motores e equipamentos automobilísticos apresentavam problemas com o álcool (em temperaturas baixas, por exemplo, os carros tinham dificuldade para funcionar). IV. No início da década de 2000, no entanto, o álcool voltou a ser amplamente utilizado no país. Tal retomada deveu-se, primeiramente, às novas altas do petróleo e à posição do governo brasileiro de se tornar menos dependente dessa fonte de energia, que é limitada e pode se esgotar com o tempo V. Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de etanol do mundo e o maior exportador do produto. A tecnologia utilizada no país é referência mundial em termos de alternativas ao petróleo, a despeito das frequentes críticas de grupos ambientais por conta da larga extensão das lavouras de cana-de-açúcar que devastam florestas e vegetações em nome de progresso.
Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q847599 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Geografia, AMEOSC, 2020

Em 2020 foi oficializada no Brasil uma nova gasolina, que traz maior eficiência energética e a promete reduzir o consumo em até 6%. Estabelecendo um padrão de octanagem e de massa específica. A mudança não altera o percentual de etanol, que representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1047316 | Geografia, Produção e Consumo no Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Leia o trecho a seguir.

Um dos graves problemas que o Brasil vem enfrentando desde 2001, é a crise de energia com ameaças dos "apagões". Para minimizar tal preocupação, muito se fala na necessidade de diversificar a matriz energética brasileira. Assim, com relação aos biocombustíveis, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.