Questões de Concurso Produção em Audiovisual

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q842519 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, AL AP Assistente Legislativo Assistente de Registro de Imagens, FCC, 2020

Durante uma gravação em que o repórter entrevista um parlamentar, em pé, dentro do plenário, o responsável pelas imagens decidiu trazer duas câmeras para a gravação. Para que não haja inversão no eixo da ação, as câmeras devem ser posicionadas de forma a respeitar

2 Q844505 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, AL AP Assistente Legislativo Assistente de Registro de Imagens, FCC, 2020

Em uma entrevista com um parlamentar, o repórter encarregado de dialogar com o sujeito pede ao profissional da imagem que enquadre apenas o entrevistado, considerando o “ar direcional” do sujeito no enquadramento realizado. Isso significa enquadrar o parlamentar

3 Q891803 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Sabemos que a definição dos planos é uma convenção que pode variar um pouco dependendo do país. Mesmo assim, basicamente, são três os planos que fundamentam a linguagem audiovisual: o plano geral, o plano médio e o primeiro plano.
Com relação ao primeiro plano, analise as afirmativas a seguir.

I. É muito usado para descrever ambientes e localizar o espectador.
II. É excelente para deixar as emoções aparentes.
III. Tende a diminuir o indivíduo. Cria uma sensação de rebaixamento físico ou psicológico. É muito usado para evidenciar a inferioridade, momentânea ou não, da personagem.
IV. Corta as personagens na altura do busto ou um pouco mais acima, mostrando quase exclusivamente o rosto da pessoa enquadrada.

Está correto o que se afirma em

4 Q1009063 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Na edição digital de vídeos e áudios, são utilizados diferentes tipos de transições para obter fluidez entre os cortes. Com relação a esses recursos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Corte Seco é a transição mais básica, em que um clipe termina e o próximo começa instantaneamente, sem efeitos adicionais.

( ) O Fade In é uma transição na qual a imagem ou o som gradualmente desaparecem, criando um efeito de desvanecimento no final da cena.

( ) O L Cut ocorre quando o vídeo muda antes do áudio da cena anterior terminar, permitindo que o som continue sobre a nova imagem.

( ) O Crossfade é uma transição de vídeo em que uma cena se dissolve suavemente na outra, sem afetar o áudio.

As afirmações são, respectivamente,

5 Q1009074 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Sobre os efeitos sonoros e o design de som, assinale a opção que descreve corretamente o processo do Foley

6 Q1009077 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A pesquisa para programas em rádio e televisão é essencial para embasar roteiros, reportagens, entrevistas e conteúdos ficcionais ou documentais. Checagem e Cruzamento de Informações evitam erros e Fake News.

Para isso existem ferramentas que ajudam a verificar informações, tais como:

7 Q1009080 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Uma equipe de jornalismo está realizando a cobertura de um evento ao vivo em um local externo utilizando um sistema ENG (Electronic News Gathering). Para garantir a qualidade da transmissão e a eficiência da captação, a equipe precisa tomar decisões técnicas sobre a montagem e a operação dos equipamentos. Com base nessa situação, analise as afirmativas a seguir:

I. O uso de microfones sem fio em transmissões ENG pode ser afetado por interferências externas e, por isso, a escolha da frequência deve considerar o modelo do microfone e a faixa de frequência disponível.

II. A configuração de transmissão via link micro-ondas em sistemas ENG não requer linha de visada direta entre a estação-base e a móvel, pois os sinais conseguem atravessar obstáculos como prédios e montanhas sem degradação significativa.

III. O ajuste correto do white balance e da exposição da câmera é fundamental para garantir a qualidade da imagem, especialmente em ambientes externos onde a iluminação pode variar rapidamente.

Está correto o que se afirma em

8 Q1012676 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das funções e decisões envolvidas na produção técnica e artística de obras audiovisuais, julgue o item seguinte.

O cronograma de produção inclui todas as etapas do projeto, e é responsabilidade da equipe de produção manter sua viabilidade.

9 Q1012674 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das funções e decisões envolvidas na produção técnica e artística de obras audiovisuais, julgue o item seguinte.

A decupagem técnica, documento que define os recursos técnicos de captação da imagem, é elaborada exclusivamente pelo diretor de fotografia.

10 Q1012675 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das funções e decisões envolvidas na produção técnica e artística de obras audiovisuais, julgue o item seguinte.

O produtor executivo é responsável por decisões artísticas centrais, como a direção de elenco, o estilo da direção e a condução estética do projeto.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.