Início Questões de Concursos Produção em Audiovisual Resolva questões de Produção em Audiovisual comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Produção em Audiovisual Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q842519 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Assistente Legislativo, FCC, 2020Durante uma gravação em que o repórter entrevista um parlamentar, em pé, dentro do plenário, o responsável pelas imagens decidiu trazer duas câmeras para a gravação. Para que não haja inversão no eixo da ação, as câmeras devem ser posicionadas de forma a respeitar ✂️ a) a regra dos Terços. ✂️ b) a regra da Espiral de Ouro. ✂️ c) o equilíbrio simétrico da cena. ✂️ d) a regra dos 180 graus. ✂️ e) a proporção Áurea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q844505 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Assistente Legislativo, FCC, 2020Em uma entrevista com um parlamentar, o repórter encarregado de dialogar com o sujeito pede ao profissional da imagem que enquadre apenas o entrevistado, considerando o ar direcional do sujeito no enquadramento realizado. Isso significa enquadrar o parlamentar ✂️ a) olhando diretamente para a câmera. ✂️ b) em close. ✂️ c) em um plano médio. ✂️ d) deixando o sujeito no centro do quadro. ✂️ e) deixando um espaço na direção para a qual o sujeito está olhando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q891803 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024Sabemos que a definição dos planos é uma convenção que pode variar um pouco dependendo do país. Mesmo assim, basicamente, são três os planos que fundamentam a linguagem audiovisual: o plano geral, o plano médio e o primeiro plano. Com relação ao primeiro plano, analise as afirmativas a seguir. I. É muito usado para descrever ambientes e localizar o espectador. II. É excelente para deixar as emoções aparentes. III. Tende a diminuir o indivíduo. Cria uma sensação de rebaixamento físico ou psicológico. É muito usado para evidenciar a inferioridade, momentânea ou não, da personagem. IV. Corta as personagens na altura do busto ou um pouco mais acima, mostrando quase exclusivamente o rosto da pessoa enquadrada. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1009077 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025A pesquisa para programas em rádio e televisão é essencial para embasar roteiros, reportagens, entrevistas e conteúdos ficcionais ou documentais. Checagem e Cruzamento de Informações evitam erros e Fake News. Para isso existem ferramentas que ajudam a verificar informações, tais como: ✂️ a) Whatsapp (status), Agência Twist e Fato ou Fake. ✂️ b) Instagram, Twitter e Uol Confere. ✂️ c) Google Fact Check, Agência Lupa e aosfatos.org . ✂️ d) Twitter, Agência Twist e Agência Lupa. ✂️ e) Wikipédia, Safari e TikTok. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1012674 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca das funções e decisões envolvidas na produção técnica e artística de obras audiovisuais, julgue o item seguinte.A decupagem técnica, documento que define os recursos técnicos de captação da imagem, é elaborada exclusivamente pelo diretor de fotografia. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1009074 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025Sobre os efeitos sonoros e o design de som, assinale a opção que descreve corretamente o processo do Foley ✂️ a) Consiste na recriação de sons específicos, como passos e portas se abrindo, para melhorar a experiência sonora no produto audiovisual. ✂️ b) É a técnica de gravação direta de som ambiente durante a filmagem, sem necessidade de pós-produção. ✂️ c) Trata-se de um método de sincronização de áudio e vídeo para alinhar diálogos e trilha sonora. ✂️ d) Refere-se ao uso de sintetizadores para gerar trilhas sonoras eletrônicas e efeitos musicais. ✂️ e) É um efeito de pós-produção que aumenta o volume de certas frequências para melhorar a inteligibilidade dos diálogos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1009063 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025Na edição digital de vídeos e áudios, são utilizados diferentes tipos de transições para obter fluidez entre os cortes. Com relação a esses recursos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O Corte Seco é a transição mais básica, em que um clipe termina e o próximo começa instantaneamente, sem efeitos adicionais. ( ) O Fade In é uma transição na qual a imagem ou o som gradualmente desaparecem, criando um efeito de desvanecimento no final da cena. ( ) O L Cut ocorre quando o vídeo muda antes do áudio da cena anterior terminar, permitindo que o som continue sobre a nova imagem. ( ) O Crossfade é uma transição de vídeo em que uma cena se dissolve suavemente na outra, sem afetar o áudio. As afirmações são, respectivamente, ✂️ a) V – V – F – V. ✂️ b) V – V – V – V. ✂️ c) F – V – V – V. ✂️ d) F – F – V – F. ✂️ e) V – F – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1009080 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025Uma equipe de jornalismo está realizando a cobertura de um evento ao vivo em um local externo utilizando um sistema ENG (Electronic News Gathering). Para garantir a qualidade da transmissão e a eficiência da captação, a equipe precisa tomar decisões técnicas sobre a montagem e a operação dos equipamentos. Com base nessa situação, analise as afirmativas a seguir: I. O uso de microfones sem fio em transmissões ENG pode ser afetado por interferências externas e, por isso, a escolha da frequência deve considerar o modelo do microfone e a faixa de frequência disponível. II. A configuração de transmissão via link micro-ondas em sistemas ENG não requer linha de visada direta entre a estação-base e a móvel, pois os sinais conseguem atravessar obstáculos como prédios e montanhas sem degradação significativa. III. O ajuste correto do white balance e da exposição da câmera é fundamental para garantir a qualidade da imagem, especialmente em ambientes externos onde a iluminação pode variar rapidamente. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I e II, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1012675 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca das funções e decisões envolvidas na produção técnica e artística de obras audiovisuais, julgue o item seguinte.O produtor executivo é responsável por decisões artísticas centrais, como a direção de elenco, o estilo da direção e a condução estética do projeto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1032514 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPE RO, FGV, 2025Relacione os profissionais envolvidos na realização de um telejornal com suas respectivas funções: 1. Produtor de Pautas 2. Diretor de Imagem 3. Cinegrafista 4. Operador de GC ( ) Supervisiona a captação de imagens, escolhendo os melhores ângulos e coordenando a equipe técnica para garantir a qualidade visual da transmissão. ( ) Pesquisa temas relevantes, desenvolve as pautas jornalísticas e organiza as informações para a produção das matérias. ( ) Opera câmeras, ajustando enquadramento, iluminação e foco para capturar as imagens necessárias para o telejornal. ( ) Insere caracteres e gráficos na tela, garantindo que nomes, legendas e outras informações visuais sejam exibidas corretamente. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada: ✂️ a) 2 – 1 – 3 – 4. ✂️ b) 1 – 3 – 2 – 4. ✂️ c) 2 – 3 – 4 – 1. ✂️ d) 3 – 1 – 4 – 2. ✂️ e) 4 – 2 – 1 – 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1012676 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca das funções e decisões envolvidas na produção técnica e artística de obras audiovisuais, julgue o item seguinte.O cronograma de produção inclui todas as etapas do projeto, e é responsabilidade da equipe de produção manter sua viabilidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q842519 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Assistente Legislativo, FCC, 2020Durante uma gravação em que o repórter entrevista um parlamentar, em pé, dentro do plenário, o responsável pelas imagens decidiu trazer duas câmeras para a gravação. Para que não haja inversão no eixo da ação, as câmeras devem ser posicionadas de forma a respeitar ✂️ a) a regra dos Terços. ✂️ b) a regra da Espiral de Ouro. ✂️ c) o equilíbrio simétrico da cena. ✂️ d) a regra dos 180 graus. ✂️ e) a proporção Áurea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q844505 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Assistente Legislativo, FCC, 2020Em uma entrevista com um parlamentar, o repórter encarregado de dialogar com o sujeito pede ao profissional da imagem que enquadre apenas o entrevistado, considerando o ar direcional do sujeito no enquadramento realizado. Isso significa enquadrar o parlamentar ✂️ a) olhando diretamente para a câmera. ✂️ b) em close. ✂️ c) em um plano médio. ✂️ d) deixando o sujeito no centro do quadro. ✂️ e) deixando um espaço na direção para a qual o sujeito está olhando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q891803 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024Sabemos que a definição dos planos é uma convenção que pode variar um pouco dependendo do país. Mesmo assim, basicamente, são três os planos que fundamentam a linguagem audiovisual: o plano geral, o plano médio e o primeiro plano. Com relação ao primeiro plano, analise as afirmativas a seguir. I. É muito usado para descrever ambientes e localizar o espectador. II. É excelente para deixar as emoções aparentes. III. Tende a diminuir o indivíduo. Cria uma sensação de rebaixamento físico ou psicológico. É muito usado para evidenciar a inferioridade, momentânea ou não, da personagem. IV. Corta as personagens na altura do busto ou um pouco mais acima, mostrando quase exclusivamente o rosto da pessoa enquadrada. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1009077 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025A pesquisa para programas em rádio e televisão é essencial para embasar roteiros, reportagens, entrevistas e conteúdos ficcionais ou documentais. Checagem e Cruzamento de Informações evitam erros e Fake News. Para isso existem ferramentas que ajudam a verificar informações, tais como: ✂️ a) Whatsapp (status), Agência Twist e Fato ou Fake. ✂️ b) Instagram, Twitter e Uol Confere. ✂️ c) Google Fact Check, Agência Lupa e aosfatos.org . ✂️ d) Twitter, Agência Twist e Agência Lupa. ✂️ e) Wikipédia, Safari e TikTok. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1012674 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca das funções e decisões envolvidas na produção técnica e artística de obras audiovisuais, julgue o item seguinte.A decupagem técnica, documento que define os recursos técnicos de captação da imagem, é elaborada exclusivamente pelo diretor de fotografia. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1009074 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025Sobre os efeitos sonoros e o design de som, assinale a opção que descreve corretamente o processo do Foley ✂️ a) Consiste na recriação de sons específicos, como passos e portas se abrindo, para melhorar a experiência sonora no produto audiovisual. ✂️ b) É a técnica de gravação direta de som ambiente durante a filmagem, sem necessidade de pós-produção. ✂️ c) Trata-se de um método de sincronização de áudio e vídeo para alinhar diálogos e trilha sonora. ✂️ d) Refere-se ao uso de sintetizadores para gerar trilhas sonoras eletrônicas e efeitos musicais. ✂️ e) É um efeito de pós-produção que aumenta o volume de certas frequências para melhorar a inteligibilidade dos diálogos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1009063 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025Na edição digital de vídeos e áudios, são utilizados diferentes tipos de transições para obter fluidez entre os cortes. Com relação a esses recursos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O Corte Seco é a transição mais básica, em que um clipe termina e o próximo começa instantaneamente, sem efeitos adicionais. ( ) O Fade In é uma transição na qual a imagem ou o som gradualmente desaparecem, criando um efeito de desvanecimento no final da cena. ( ) O L Cut ocorre quando o vídeo muda antes do áudio da cena anterior terminar, permitindo que o som continue sobre a nova imagem. ( ) O Crossfade é uma transição de vídeo em que uma cena se dissolve suavemente na outra, sem afetar o áudio. As afirmações são, respectivamente, ✂️ a) V – V – F – V. ✂️ b) V – V – V – V. ✂️ c) F – V – V – V. ✂️ d) F – F – V – F. ✂️ e) V – F – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1009080 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPERO, FGV, 2025Uma equipe de jornalismo está realizando a cobertura de um evento ao vivo em um local externo utilizando um sistema ENG (Electronic News Gathering). Para garantir a qualidade da transmissão e a eficiência da captação, a equipe precisa tomar decisões técnicas sobre a montagem e a operação dos equipamentos. Com base nessa situação, analise as afirmativas a seguir: I. O uso de microfones sem fio em transmissões ENG pode ser afetado por interferências externas e, por isso, a escolha da frequência deve considerar o modelo do microfone e a faixa de frequência disponível. II. A configuração de transmissão via link micro-ondas em sistemas ENG não requer linha de visada direta entre a estação-base e a móvel, pois os sinais conseguem atravessar obstáculos como prédios e montanhas sem degradação significativa. III. O ajuste correto do white balance e da exposição da câmera é fundamental para garantir a qualidade da imagem, especialmente em ambientes externos onde a iluminação pode variar rapidamente. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I e II, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1012675 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca das funções e decisões envolvidas na produção técnica e artística de obras audiovisuais, julgue o item seguinte.O produtor executivo é responsável por decisões artísticas centrais, como a direção de elenco, o estilo da direção e a condução estética do projeto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1032514 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Classe A, DPE RO, FGV, 2025Relacione os profissionais envolvidos na realização de um telejornal com suas respectivas funções: 1. Produtor de Pautas 2. Diretor de Imagem 3. Cinegrafista 4. Operador de GC ( ) Supervisiona a captação de imagens, escolhendo os melhores ângulos e coordenando a equipe técnica para garantir a qualidade visual da transmissão. ( ) Pesquisa temas relevantes, desenvolve as pautas jornalísticas e organiza as informações para a produção das matérias. ( ) Opera câmeras, ajustando enquadramento, iluminação e foco para capturar as imagens necessárias para o telejornal. ( ) Insere caracteres e gráficos na tela, garantindo que nomes, legendas e outras informações visuais sejam exibidas corretamente. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada: ✂️ a) 2 – 1 – 3 – 4. ✂️ b) 1 – 3 – 2 – 4. ✂️ c) 2 – 3 – 4 – 1. ✂️ d) 3 – 1 – 4 – 2. ✂️ e) 4 – 2 – 1 – 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1012676 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca das funções e decisões envolvidas na produção técnica e artística de obras audiovisuais, julgue o item seguinte.O cronograma de produção inclui todas as etapas do projeto, e é responsabilidade da equipe de produção manter sua viabilidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro