Início

Questões de Concursos Produção Gráfica

Resolva questões de Produção Gráfica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q831938 | Comunicação Social, Produção Gráfica, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

O trabalho com produtos gráficos necessita de profissionais que tenham criatividade, capacidade de gerenciamento de prazos, conhecimento técnico e administrativo, entre outras habilidades. Sobre este trabalho é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q841727 | Jornalismo, Produção Gráfica, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Considere as afirmativas a seguir:

I. Colunas pequenas produzem volumes de textos com muita hifenização, o que debilita a qualidade visual do texto.

II. Em textos extensos, de leitura prolongada, a entrelinha mais espaçada dificulta a leitura.

III. Pode haver interferência na leitura quando o diagramador força o espaçamento entre as letras para adequá-las a determinado espaço.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q840063 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Analista Legislativo, FCC, 2020

Quando duas diferentes cores são misturadas, encontramos como resultado uma terceira cor. Ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q891220 | Jornalismo, Produção Gráfica, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação ao uso de imagens em produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q967268 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Na programação visual de materiais gráficos institucionais, é preciso levar em consideração que a vista do leitor foi educada para, numa folha escrita ou impressa, seguir uma diagonal.

A primeira região que nosso hábito de leitura nos compele a olhar numa página é a chamada área ótica primária, que corresponde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q967269 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q981391 | Design Gráfico, Produção Gráfica, Pintor / Letrista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No campo do design gráfico para mídias impressas, como banners promocionais, o uso do contraste entre cores complementares tem como principal objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q967554 | Jornalismo, Produção Gráfica, Comunicação Social, CONAB, IADES

No que se refere a softwares gráficos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1020554 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta a etapa que não faz parte do processo gráfico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1068280 | Jornalismo, Produção Gráfica, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Na diagramação, os corpos dos tipos são marcados em pontos. O corpo de um tipo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1020565 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de “tipologia” no design gráfico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1006513 | Jornalismo, Produção Gráfica, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q978849 | Design Gráfico, Produção Gráfica, Pintor / Letrista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na criação de faixas para ambientes externos, o uso de fontes do tipo fantasia pode trazer impactos variados na comunicação visual. Nesse contexto, é correto considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1068868 | Jornalismo, Produção Gráfica, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considere a seguinte hipótese:
Um produtor gráfico recusou as provas de um folder porque os meios-tons e as áreas de cor sólida estavam prejudicas. O papel utilizado apresentava linhas e marcas produzidas pelo rolo filigranador, em sua superfície, durante a fabricação.
É possível afirmar que a prova gráfica foi apresentada em papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1062987 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

O programador visual de uma assessoria de comunicação precisa elaborar uma campanha institucional voltada para conscientização dos funcionários quanto às rotinas de prevenção de doenças decorrentes de lesões por esforço repetitivo no ambiente de trabalho. Cartaz em diagramação vertical foi escolhido como mídia primária para comunicação com o público em questão. Levando-se em consideração o sentido de leitura no ocidente, da esquerda para a direita, diagonalmente, é possível determinar áreas de maior e menor foco visual para dispor os elementos em composição simétrica.

Suponha que o lado superior esquerdo da página receberá o número 1; o lado superior direito, o número 2; o lado inferior esquerdo, o número 3; e o lado inferior direito, o número 4.

Se dispusermos as áreas em ordem decrescente de percepção visual (da maior para a menor), obteremos a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q967553 | Jornalismo, Produção Gráfica, Comunicação Social, CONAB, IADES

A respeito de tipologia e medidas gráficas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1020553 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que não representa um elemento de diagramação de um jornal ou revista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1072593 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Logotipo é o símbolo que é utilizado como elemento identificador e representativo de uma empresa, de uma instituição ou de um produto. É constituído pelo nome da empresa, instituição ou produto, pelo símbolo visual e pela marca (representação gráfica do nome).
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1068275 | Jornalismo, Produção Gráfica, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

Considere a seguinte hipótese:
Para uma comemorar o aniversário do Exército Brasileiro, fundado por João Henrique Bohm, decidiu-se editar uma revista rica em imagens de meio-tom e em cores. Para garantir a qualidade das imagens, os editores optaram por usar papel de alto brilho com revestimento nas duas faces.
O tipo de papel que atende essas especificações é o papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.