Questões de Concursos Programas e Ações do Ministério da Educação

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1Q57261 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação

Trata-se de uma publicação de caráter técnico sobre os resultados de determinada edição do Censo da Educação Superior, com o objetivo de divulgar seus resultados. Reúne, de modo geral, informações sobre instituições de educação superior (IES), abrangendo:
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2Q57258 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação

O responsável pela regulamentação dos procedimentos de avaliação dos SINAES é o:
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3Q57169 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte. 

O significado de alternância, enquanto método, é o mesmo tanto para a educação popular quanto para a educação do campo. 
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4Q57265 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação

A Plataforma Brasil é administrada pelo Ministério do(a):
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5Q57174 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

A respeito do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsequente. 

A educação escolar deve valorizar as opiniões dos estudantes, fazendo que compreendam as implicações éticas e políticas decorrentes de suas afirmações.
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6Q57263 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação

O indicador de qualidade que mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado, é denominado:
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7Q57266 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação

Na seção Informações do PPC, são apresentados os itens relacionados ao projeto pedagógico de cada curso. Cada item tem um status associado a seu preenchimento no E-MEC, que pode ser de três tipos. São eles:
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8Q57170 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item.

Um aluno na modalidade de ensino a distância prescinde do desenvolvimento de competências metacognitivas para um melhor aproveitamento do estudo.
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9Q57262 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação

Consideram-se válidos para os procedimentos de cálculo do desempenho dos estudantes (Enade) apenas os resultados dos concluintes que possuem a variável "Tipo de Presença" no Enade igual a:
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10Q57260 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação

Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua ao menos ________ estudantes concluintes participantes com resultados válidos no Enade, inscritos na condição de regular pela IES. Para o correto preenchimento da lacuna acima, tem de ser usado o termo:
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11Q57168 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

A educação profissional deve ter como eixos transversais  educação para  a diversidade, cidadania e educação em e  para  os  direitos  humanos  e  educação  para  a  sustentabilidade,  com  vistas  ao  desenvolvimento  humano voltado para a transformação social. 
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12Q57259 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação

Uma das condições para que um curso tenha o indicador de qualidade, que mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, é atingir do total de estudantes participantes do Enade com dados recuperados da base de dados do Enem:
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13Q57166 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

A  concepção  de  formação  profissional  da  Secretaria   de  Estado  de  Educação  do  Distrito  Federal  é  multirreferencial, pois articula  o  conhecimento científico  com o saber fazer.
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14Q57173 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

A respeito do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsequente. 

Os conhecimentos escolares e científicos devem ser apresentados como verdades absolutas.
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15Q57167 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adulto (PROEJA) articula o ensino  regular com o profissionalizante. 
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16Q57264 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação

No cadastro de projeto no sistema da Plataforma Brasil, os arquivos obrigatórios para inserir são:
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17Q57267 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação

O preenchimento de processos de autorização de cursos de graduação na modalidade presencial é necessário para protocolar o processo no E-MEC. Para isso, é preciso fazer uma análise preliminar. Nos processos de autorização não vinculados a ato de credenciamento, é necessário observar, na IES pleiteante, a validade do ato de credenciamento e:
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18Q57165 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

A educação profissional da SEEDF está fundamentada nas lógicas taylorista  e fordista. 
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19Q57172 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item.

A pedagogia de projetos articula o aprendizado das disciplinas do núcleo básico com as disciplinas específicas do curso técnico escolhido.
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20Q57171 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item.

Uma das vantagens do ensino a distância de eletrotécnica é a possiblidade de se dispensar qualquer infraestrutura física de apoio, pois todos os procedimentos podem ser realizados online.
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