Questões de Concursos Projeto e Execução de Rodovias

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1Q528972 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, HRTN RN, 2017

Define-se terraplenagem como a arte de mudar intencionalmente a configuração de um terreno.

Com relação a um serviço de terraplenagem, é incorreto afirmar:

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2Q535127 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Técnico Municipal Nível Superior Nível IX, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No contexto atual da distribuição física de cargas no Brasil, o modal de transporte com maior participação, em relação ao volume de cargas transportadas, é o
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3Q529241 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV, 2017

A produtividade de um equipamento de terraplanagem é um fator relevante na elaboração do orçamento de uma obra de rodovia. A produção efetiva, medida no corte, de um motoscraper de 24 m³ de capacidade (em volume solto) e tempo de ciclo mínimo de 5 minutos, em operação (rendimento de 70%) sobre um solo com 25% de empolamento é de:
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4Q535169 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Professor, IFTO, 2017

A respeito dos conceitos relacionados com o projeto geométrico de rodovias, é incorreto o que se afirma em:
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5Q531628 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Técnico Municipal Nível Superior Nível IX, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação a parcelas de volume de tráfego que utilizam o sistema de transporte rodoviário, assinale a opção correta.
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6Q538099 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Nos projetos de rodovias, existem dois conceitos geométricos importantes, sendo eles superelevação e superlargura. Analise as afirmativas relacionadas aos dois conceitos.

I. Quando descrevem trajetórias curvas, os veículos ocupam fisicamente espaços laterais maiores do que as suas próprias larguras.

II. Em rodovias, superelevação é uma modificação do plano de rolamento.

III. Na superelevação, como a componente do peso do veículo, normal ao plano de rolamento, diminui, há redução na força de atrito.

Assinale a alternativa correta.

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7Q527895 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

O diagnóstico da situação geral envolvendo a compreensão das causas dos defeitos é a etapa mais importante do levantamento da condição funcional para fins de projeto de restauração ou de gerência de manutenção de pavimentos. Acerca dos defeitos de superfície e de suas causas em obras de pavimentação, assinale a opção correta.
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8Q538137 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

No manejo ambiental de obras de pavimentação asfáltica, entre os cuidados a serem considerados, está:
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9Q533286 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista, IBGE, FGV

Em uma obra de terraplenagem o transporte de material da caixa de empréstimo para o aterro do corpo da estrada será realizado por caminhões de mesma capacidade.

O volume total a ser escavado na área de empréstimo (corte) é de 12.000 m3, o percentual de empolamento é de 20%, e o grau de compactabilidade ou contração entre o material na jazida e o material compactado no aterro após o serviço de ECT é de 0,80. Se para execução do serviço estão disponíveis 25 caminhões de 16 m3, cada caminhão fará o seguinte número de viagens:

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10Q536360 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

A respeito do diagrama de massas ou de Brückner, que facilita a análise da distribuição de materiais escavados quando se projeta, por exemplo, uma rodovia, assinale a opção correta.
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11Q538665 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

A respeito da infraestrutura rodoviária brasileira e suas implicações para o setor rodoviário nacional, assinale a opção correta.
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12Q537944 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Em uma obra de terraplenagem, será necessário escavar e transportar 50 m3 de solo para nivelamento do terreno. Após análises, foi determinado que o coeficiente de empolamento do solo é de 30%. Se a empreiteira responsável pelo serviço tiver caçambas com capacidade de 5 m3, o número necessário de caçambas para o transporte do solo é
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13Q528477 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

Algumas construções rodoviárias podem ser inviáveis devido aos elevados impactos ambientais, que devem ser devidamente avaliados e, se necessário, minimizados. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
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14Q537731 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos elementos geométricos que compõem uma rodovia, assinale a opção correta.
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15Q538782 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos níveis de serviço e da análise do fluxo de tráfego em rodovias, assinale a opção correta.
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16Q537032 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Em um empreendimento rodoviário, os impactos ambientais são analisados a partir
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17Q540661 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, FUNAI, ESAF

Sobre a drenagem de pavimentos de rodovias, assinale a opção incorreta.
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18Q541178 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, FUNAI, ESAF

Para a execução de 25 m³ de aterro, considerando que a redução volumétrica no aterro em relação ao volume do material no corte é de 8% e o empolamento de 20%, tem-se que o volume de solo transportado e o volume de solo medido no corte, respectivamente, são de:
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19Q534532 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Auditor de Controle Externo, TCM GO, FCC

O pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas. Sobre os tipos de pavimento considere:

I. O pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Pavimentos rígidos de concreto devem ser dimensionados para um valor máximo de deflexão sob aplicação da carga correspondente ao eixo padrão.

III. Pavimentos asfálticos invertidos são aqueles em que a camada cimentada é a base em vez da sub-base.

IV. Pode-se distinguir, na vida de um pavimento asfáltico flexível, três fases com respeito à deflexão: fase de consolidação, fase elástica e fase de fadiga.

Está correto o que se afirma em

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20Q538141 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Auditor de Controle Externo, TCM GO, FCC

Na avaliação de defeitos de pavimentos asfálticos pode ser definido o IGG, que significa
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