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Questões de Concursos Projeto e Execução de Rodovias

Resolva questões de Projeto e Execução de Rodovias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q534344 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Quanto às características e à terminologia de pavimentos flexíveis, é correto afirmar que

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2Q538163 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Para a adequada execução de um pavimento flexível, é essencial a correta compactação de todas suas camadas constituintes, inclusive a conveniente regularização do subleito. Tal compactação exige equipamento específico para cada tipo de material e espessura de camada. Sobre os equipamentos utilizados nesse serviço de pavimentação, é correto afirmar que rolos compactadores tipo

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3Q539948 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Permite a utilização do cimento asfáltico de petróleo (CAP), na forma líquida, à temperatura ambiente, com uma viscosidade compatível com o seu uso, sendo utilizado como solvente a gasolina ou a nafta (fração leve).

As características apresentadas acima correspondem ao produto denominado

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4Q530293 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Com relação a modais de transporte no Brasil, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.

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5Q537544 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

O pavimento flexível é uma estrutura formada por várias camadas sobrepostas, dentre elas, pode-se ter a camada de reforço do subleito. Quanto à função dessa camada, é correto afirmar que é utilizada para reduzir a espessura do(a)

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6Q532209 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

O revestimento asfáltico é uma importante camada dos pavimentos flexíveis por resistir aos esforços tangenciais provenientes do tráfego, promovendo ainda a impermeabilização do pavimento. Sobre a caracterização de materiais constituintes de revestimentos betuminosos, assinale a opção correta.

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7Q529613 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Emulsões asfálticas são ligantes betuminosos resultantes da mistura adequada de asfalto de petróleo (CAP), água e emulsificantes. Possuem a vantagem de poderem ser utilizadas a temperaturas ambientes, apresentando tempos de ruptura que podem variar. Um fator que retarda a ruptura de emulsões asfálticas é

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8Q534324 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

A maior parte dos materiais utilizados nas camadas granulares de pavimentos flexíveis é oriunda de ocorrências naturais, denominadas de jazidas de solos. Sobre o estudo de jazidas de materiais para camada de base, assinale a opção que apresenta informações referentes a materiais adequados para uso na execução dessas camadas, em pavimentos rodoviários, conforme Norma DNIT, com tráfego projetado para N ? 6 x 106.

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9Q529947 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Os avanços nos estudos sobre pavimentos rígidos permitiram que se conhecesse melhor os efeitos produzidos pelas cargas sobre essa estrutura e serviram também para apontar novas técnicas de construção. Um dessas técnicas é a utilização de algumas ferragens para melhoria do desempenho desses pavimentos. Dentre essas ferragens, aquela que melhora o desempenho de pavimentos rígidos por ajudar as juntas transversais no combate aos efeitos da erosão da camada de suporte da placa de concreto é a

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10Q536382 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Técnico de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo, DECEA, CESGRANRIO

Os ligantes asfálticos, tais como os cimentos asfálticos de petróleo (Cap) e os asfaltos modificados por polímeros, são materiais largamente empregados na construção de estradas, por possuírem, entre outras, as propriedades de
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11Q536295 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista de Finanças, CGU, ESAF

O prognóstico e adoção de medidas mitigadoras aos impactos ambientais signifi cativos decorrentes de empreendimentos rodoviários devem ser feitos exclusivamente para cada fase da vida do empreendimento. Atualmente existem vários métodos de Avaliação de Impactos Ambientais, em que cada um apresenta diferente grau de subjetividade na sua aplicação. São métodos de Avaliação de Impactos Ambientais, exceto:

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12Q533286 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista, IBGE, FGV

Em uma obra de terraplenagem o transporte de material da caixa de empréstimo para o aterro do corpo da estrada será realizado por caminhões de mesma capacidade.

O volume total a ser escavado na área de empréstimo (corte) é de 12.000 m3, o percentual de empolamento é de 20%, e o grau de compactabilidade ou contração entre o material na jazida e o material compactado no aterro após o serviço de ECT é de 0,80. Se para execução do serviço estão disponíveis 25 caminhões de 16 m3, cada caminhão fará o seguinte número de viagens:

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13Q528844 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCE

Um pavimento composto por um revestimento Betuminoso delgado assentado sobre em uma Base de Solo-Cimento que por sua vez assente em uma Sub Base Estabilizada Granulométricamente pode ser melhor classificado como:
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14Q529707 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, Sergás SE, FCC

Em relação à compactação da camada asfáltica de revestimento de pavimento, considere:

I. Aumenta a estabilidade da mistura asfáltica e proporciona uma superfície suave e desempenada. II. O índice de vazios da mistura asfáltica não sofre alteração após o processo de compactação. III. Para que a compactação possa ser executada de maneira eficiente, devem sempre ser verificadas a existência de confinamento ao compactar e a temperatura adequada da mistura asfáltica. IV. A verificação da qualidade deste serviço é realizada pela determinação do grau de compactação, que é a razão entre a massa específica aparente da mistura compactada pela massa específica dos sólidos de projeto. Está correto o que consta em
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15Q541335 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

A reciclagem de pavimentos consiste em reutilizar os materiais existentes na construção de uma nova camada, mediante a desagregação dos mesmos numa certa profundidade, a adição de um ligante ou aglomerante, água (para a hidratação, pré-molhagem e compactação), eventualmente agregados (como correção granulométrica) e algum aditivo, em uma dosagem obtida em ensaios de laboratório. Dentre estes aglomerantes está o ligante, obtido por meio da injeção, em câmaras especiais, de uma quantidade controlada de água fria e ar ao cimento asfáltico de petróleo aquecido a 180 °C, denominado de

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16Q531787 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro, Assembléia Legislativa ES, NCE

Com relação aos pavimentos rígidos, analise as seguintes afirmativas:

I – São necessárias juntas transversais e longitudinais.

II – São empregadas barras de transferências de cargas no sentido do tráfego.

III – São usadas barras de ligação nas juntas longitudinais.

IV – O material comumente empregado é o concreto.

V- A superfície deve ser isenta de textura.

São corretas somente as afirmativas:

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17Q527997 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Em relação à utilização do equipamento FWD (Falling Weight Deflectometer), é correto afirmar que se refere a

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18Q536403 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O raio mínimo das curvas horizontais é determinado considerando- se o veículo trafegando, em um plano inclinado, em trajetória circular. Esta inclinação do plano denomina- se

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19Q540421 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Quanto às características, composição e estudo do traço de misturas asfálticas, é correto afirmar que

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20Q536077 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Uma das ocorrências de materiais naturais de interesse para obras de pavimentação refere-se a jazidas de rochas (materiais pétreos), que são denominadas comumente por pedreiras e exploradas normalmente com auxílio contínuo de explosivos. Quanto ao estudo da ocorrência de materiais pétreos para a obtenção de agregados graúdos para emprego em misturas betuminosas, é correto afirmar que

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