Início Questões de Concursos Projeto e Execução de Rodovias Resolva questões de Projeto e Execução de Rodovias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Projeto e Execução de Rodovias Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q534344 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNQuanto às características e à terminologia de pavimentos flexíveis, é correto afirmar que ✂️ a) a capacidade de suporte é função das características de distribuição de cargas por um sistema de camadas superpostas, em que as de melhor qualidade se encontram em camadas com posição mais distanciada da carga aplicada. ✂️ b) no dimensionamento tradicional de pavimentos flexíveis, a definição da espessura das várias camadas depende basicamente do mínimo de solicitação de um eixo padrão, não sofrendo influência do valor do CBR do subleito. ✂️ c) esses pavimentos são constituídos por uma ou mais camadas (reforço de subleito, sub-base e base), que não trabalham à tração, e que a camada superior (revestimento) é normalmente executada com materiais betuminosos. ✂️ d) será permitida a execução de pavimentos betuminosos em períodos de chuva, desde que a temperatura ambiente não seja inferior a 10oC. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q538163 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNPara a adequada execução de um pavimento flexível, é essencial a correta compactação de todas suas camadas constituintes, inclusive a conveniente regularização do subleito. Tal compactação exige equipamento específico para cada tipo de material e espessura de camada. Sobre os equipamentos utilizados nesse serviço de pavimentação, é correto afirmar que rolos compactadores tipo ✂️ a) “pé de carneiro” são indicados para a compactação de camadas de base e de sub-base granulares não plásticas. ✂️ b) pneumáticos são indicados para a compactação de camadas de revestimento de pavimentos. ✂️ c) liso e vibratório não são indicados para a compactação de camadas de solos arenosos. ✂️ d) lisos são mais adequados do que os do tipo “pé de carneiro” para a compactação de camadas de sub-base constituídas por solos coesivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q539948 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNPermite a utilização do cimento asfáltico de petróleo (CAP), na forma líquida, à temperatura ambiente, com uma viscosidade compatível com o seu uso, sendo utilizado como solvente a gasolina ou a nafta (fração leve). As características apresentadas acima correspondem ao produto denominado ✂️ a) emulsão asfáltica catiônica de ruptura rápida. ✂️ b) emulsão asfáltica aniônica de ruptura média. ✂️ c) asfalto diluído tipo cura média. ✂️ d) asfalto diluído tipo cura rápida. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q530293 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFCom relação a modais de transporte no Brasil, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta. ✂️ a) O principal modo de transporte no Brasil é o rodoviário, respondendo por mais da metade do volume de movimentação nacional de cargas e por quase metade do transporte interestadual de passageiros. ✂️ b) O modal ferroviário tem como característica marcante a elevada capacidade de carga. Além de comportar grandes volumes, o modal se destaca pela efi ciência energética e pelo menor impacto ambiental causado, quando comparado aos transportes rodoviário e aquaviário. ✂️ c) O desequilíbrio na participação do modo hidroviário na matriz de transportes é nítido no Brasil. Além de impactos signifi cativos na redução da emissão de gases poluentes e na redução do custo de frete, uma maior participação do transporte hidroviário na matriz do Brasil contribuiria para a redução do fl uxo de caminhões nas rodovias, o que diminuiria os acidentes de trânsito e possibilitaria menores gastos com a manutenção dos corredores rodoviários. ✂️ d) A rede de rodovias federais pavimentadas refl ete, em especial, os avanços conseguidos principalmente na década de 1970, quando o país direcionou seus investimentos para o modal rodoviário. No entanto, esses investimentos diminuíram gradativamente até seu ponto mais baixo, em meados dos anos 1990, tendo comprometido a qualidade da malha frente à necessidade do setor e da expansão da economia nacional. ✂️ e) O transporte aquaviário de passageiros é uma das principais formas de locomoção na Região Norte do país. Essa região possui vasta malha hidrográfi ca interligando diversos municípios de difícil acesso rodoviário. O transporte fl uvial é, assim, relevante para as comunidades locais e assume forte papel socioeconômico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q537544 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNO pavimento flexível é uma estrutura formada por várias camadas sobrepostas, dentre elas, pode-se ter a camada de reforço do subleito. Quanto à função dessa camada, é correto afirmar que é utilizada para reduzir a espessura do(a) ✂️ a) revestimento, possuindo CBR inferior ao do subleito. ✂️ b) revestimento, possuindo CBR superior ao do subleito. ✂️ c) base e sub-base, possuindo CBR inferior ao do subleito. ✂️ d) base e sub-base, possuindo CBR superior ao do subleito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q532209 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNO revestimento asfáltico é uma importante camada dos pavimentos flexíveis por resistir aos esforços tangenciais provenientes do tráfego, promovendo ainda a impermeabilização do pavimento. Sobre a caracterização de materiais constituintes de revestimentos betuminosos, assinale a opção correta. ✂️ a) A faixa de teor de asfalto em peso está normalmente entre 4,5 a 6,0%, dependendo da forma dos agregados, da massa específica, da viscosidade e do tipo do ligante. ✂️ b) Uma forma de tornar concretos asfálticos ainda mais resistentes e duráveis, em vias de tráfego pesado, é substituir o ligante modificado por polímero pelo ligante asfáltico convencional. ✂️ c) ). ✂️ d) As lamas asfálticas consistem basicamente de uma associação, em consistência fluida, de material de enchimento (fíler), asfalto diluído e água, sem o emprego de agregados minerais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q529613 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNEmulsões asfálticas são ligantes betuminosos resultantes da mistura adequada de asfalto de petróleo (CAP), água e emulsificantes. Possuem a vantagem de poderem ser utilizadas a temperaturas ambientes, apresentando tempos de ruptura que podem variar. Um fator que retarda a ruptura de emulsões asfálticas é ✂️ a) a concentração de asfalto elevada. ✂️ b) a temperatura alta dos agregados e da emulsão. ✂️ c) o emprego de asfalto de baixa viscosidade. ✂️ d) o emprego de um agente emulsivo aniônico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q534324 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNA maior parte dos materiais utilizados nas camadas granulares de pavimentos flexíveis é oriunda de ocorrências naturais, denominadas de jazidas de solos. Sobre o estudo de jazidas de materiais para camada de base, assinale a opção que apresenta informações referentes a materiais adequados para uso na execução dessas camadas, em pavimentos rodoviários, conforme Norma DNIT, com tráfego projetado para N ? 6 x 106. ✂️ a) CBR ? 80 % e Expansão ? 1 % ✂️ b) CBR ? 80 % e Expansão ? 0,5 % ✂️ c) CBR ? 60 % e Expansão ? 0,5 ✂️ d) CBR ? 60 % e Expansão ? 1 % Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q529947 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNOs avanços nos estudos sobre pavimentos rígidos permitiram que se conhecesse melhor os efeitos produzidos pelas cargas sobre essa estrutura e serviram também para apontar novas técnicas de construção. Um dessas técnicas é a utilização de algumas ferragens para melhoria do desempenho desses pavimentos. Dentre essas ferragens, aquela que melhora o desempenho de pavimentos rígidos por ajudar as juntas transversais no combate aos efeitos da erosão da camada de suporte da placa de concreto é a ✂️ a) barra de transferência. ✂️ b) barra de ligação. ✂️ c) armadura de pele. ✂️ d) armadura de ancoragem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q536382 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Técnico de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo, DECEA, CESGRANRIOOs ligantes asfálticos, tais como os cimentos asfálticos de petróleo (Cap) e os asfaltos modificados por polímeros, são materiais largamente empregados na construção de estradas, por possuírem, entre outras, as propriedades de ✂️ a) impermeabilidade à água, boa adesividade, ser quimicamente pouco reativos e comportamento visco-elástico. ✂️ b) impermeabilidade à água, boa adesividade, ser quimicamente bastante reativos e comportamento visco-elástico. ✂️ c) permeabilidade à água, boa adesividade, ser quimicamente pouco reativos e comportamento plástico. ✂️ d) permeabilidade à água, baixa boa adesividade, ser quimicamente bastante reativos e comportamento visco-elástico. ✂️ e) permeabilidade à água, porosidade, resistente ao fogo e adesividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q536295 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista de Finanças, CGU, ESAFO prognóstico e adoção de medidas mitigadoras aos impactos ambientais signifi cativos decorrentes de empreendimentos rodoviários devem ser feitos exclusivamente para cada fase da vida do empreendimento. Atualmente existem vários métodos de Avaliação de Impactos Ambientais, em que cada um apresenta diferente grau de subjetividade na sua aplicação. São métodos de Avaliação de Impactos Ambientais, exceto: ✂️ a) Método do prognóstico simplificado. ✂️ b) Método das matrizes de interação. ✂️ c) Método Ad Hoc. ✂️ d) Método da superfície de cartas. ✂️ e) Método das listagens de controle. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q533286 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista, IBGE, FGVEm uma obra de terraplenagem o transporte de material da caixa de empréstimo para o aterro do corpo da estrada será realizado por caminhões de mesma capacidade. O volume total a ser escavado na área de empréstimo (corte) é de 12.000 m3, o percentual de empolamento é de 20%, e o grau de compactabilidade ou contração entre o material na jazida e o material compactado no aterro após o serviço de ECT é de 0,80. Se para execução do serviço estão disponíveis 25 caminhões de 16 m3, cada caminhão fará o seguinte número de viagens: ✂️ a) 15; ✂️ b) 18; ✂️ c) 23; ✂️ d) 36; ✂️ e) 45. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q528844 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCEUm pavimento composto por um revestimento Betuminoso delgado assentado sobre em uma Base de Solo-Cimento que por sua vez assente em uma Sub Base Estabilizada Granulométricamente pode ser melhor classificado como: ✂️ a) rígido assentado em sub base granular; ✂️ b) flexível assentado sobre camadas granulares; ✂️ c) flexível com camada de sub base tratada; ✂️ d) rígido com camada de sub base tratada; ✂️ e) semi flexível ou semi rígido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q529707 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, Sergás SE, FCCEm relação à compactação da camada asfáltica de revestimento de pavimento, considere: I. Aumenta a estabilidade da mistura asfáltica e proporciona uma superfície suave e desempenada. II. O índice de vazios da mistura asfáltica não sofre alteração após o processo de compactação. III. Para que a compactação possa ser executada de maneira eficiente, devem sempre ser verificadas a existência de confinamento ao compactar e a temperatura adequada da mistura asfáltica. IV. A verificação da qualidade deste serviço é realizada pela determinação do grau de compactação, que é a razão entre a massa específica aparente da mistura compactada pela massa específica dos sólidos de projeto. Está correto o que consta em ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q541335 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Ministerial, MPE PE, FCCA reciclagem de pavimentos consiste em reutilizar os materiais existentes na construção de uma nova camada, mediante a desagregação dos mesmos numa certa profundidade, a adição de um ligante ou aglomerante, água (para a hidratação, pré-molhagem e compactação), eventualmente agregados (como correção granulométrica) e algum aditivo, em uma dosagem obtida em ensaios de laboratório. Dentre estes aglomerantes está o ligante, obtido por meio da injeção, em câmaras especiais, de uma quantidade controlada de água fria e ar ao cimento asfáltico de petróleo aquecido a 180 °C, denominado de ✂️ a) asfalto recortado. ✂️ b) emulsão catiônica. ✂️ c) emulsão aniônica. ✂️ d) asfalto diluído. ✂️ e) espuma de asfalto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q531787 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro, Assembléia Legislativa ES, NCECom relação aos pavimentos rígidos, analise as seguintes afirmativas: I – São necessárias juntas transversais e longitudinais. II – São empregadas barras de transferências de cargas no sentido do tráfego. III – São usadas barras de ligação nas juntas longitudinais. IV – O material comumente empregado é o concreto. V- A superfície deve ser isenta de textura. São corretas somente as afirmativas: ✂️ a) I, II, III e IV; ✂️ b) I, II, III e V; ✂️ c) I, II, IV e V; ✂️ d) I, III, IV e V; ✂️ e) II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q527997 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNEm relação à utilização do equipamento FWD (Falling Weight Deflectometer), é correto afirmar que se refere a ✂️ a) um método de selagem de juntas de tração de revestimentos asfálticos. ✂️ b) técnica de reforço do subleito de pavimentos rodoviários. ✂️ c) um procedimento de avaliação de desempenho do pavimento. ✂️ d) um ensaio de laboratório para determinar o módulo de resiliência de materiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q536403 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCCO raio mínimo das curvas horizontais é determinado considerando- se o veículo trafegando, em um plano inclinado, em trajetória circular. Esta inclinação do plano denomina- se ✂️ a) superlargura. ✂️ b) superelevação. ✂️ c) fator de atrito lateral. ✂️ d) fator de atrito transversal. ✂️ e) raio da curva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q540421 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNQuanto às características, composição e estudo do traço de misturas asfálticas, é correto afirmar que ✂️ a) a espessura do tratamento superficial duplo é, aproximadamente, igual ao dobro do diâmetro do agregado usado. ✂️ b) as emulsões asfálticas não são indicadas para a composição de misturas pré-misturadas a frio. ✂️ c) o microrrevestimento é uma mistura a frio de agregados minerais, fíler, água e emulsão com polímero e, eventualmente, adição de fibras. ✂️ d) as misturas a quente apresentam desgaste e envelhecimento mais rápidos do que para as misturas a frio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q536077 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNUma das ocorrências de materiais naturais de interesse para obras de pavimentação refere-se a jazidas de rochas (materiais pétreos), que são denominadas comumente por pedreiras e exploradas normalmente com auxílio contínuo de explosivos. Quanto ao estudo da ocorrência de materiais pétreos para a obtenção de agregados graúdos para emprego em misturas betuminosas, é correto afirmar que ✂️ a) materiais que possuem índice de forma superior a 0,5 são usualmente especificados como agregados graúdos adequados para misturas betuminosas. ✂️ b) a realização de ensaio de adesividade sobre materiais britados deverá conduzir a valores resultantes de 60% como mínimos admissíveis. ✂️ c) permite-se a utilização de material britado com origem pétrea, exceto o emprego de seixos rolados britados, devido à dificuldade de obtenção de adesividade satisfatória destes materiais ao material betuminoso empregado. ✂️ d) materiais que possuem valor para desgaste, após ensaio de abrasão Los Angeles superior a 50%, são usualmente indicados como adequados para utilização em misturas betuminosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q534344 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNQuanto às características e à terminologia de pavimentos flexíveis, é correto afirmar que ✂️ a) a capacidade de suporte é função das características de distribuição de cargas por um sistema de camadas superpostas, em que as de melhor qualidade se encontram em camadas com posição mais distanciada da carga aplicada. ✂️ b) no dimensionamento tradicional de pavimentos flexíveis, a definição da espessura das várias camadas depende basicamente do mínimo de solicitação de um eixo padrão, não sofrendo influência do valor do CBR do subleito. ✂️ c) esses pavimentos são constituídos por uma ou mais camadas (reforço de subleito, sub-base e base), que não trabalham à tração, e que a camada superior (revestimento) é normalmente executada com materiais betuminosos. ✂️ d) será permitida a execução de pavimentos betuminosos em períodos de chuva, desde que a temperatura ambiente não seja inferior a 10oC. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q538163 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNPara a adequada execução de um pavimento flexível, é essencial a correta compactação de todas suas camadas constituintes, inclusive a conveniente regularização do subleito. Tal compactação exige equipamento específico para cada tipo de material e espessura de camada. Sobre os equipamentos utilizados nesse serviço de pavimentação, é correto afirmar que rolos compactadores tipo ✂️ a) “pé de carneiro” são indicados para a compactação de camadas de base e de sub-base granulares não plásticas. ✂️ b) pneumáticos são indicados para a compactação de camadas de revestimento de pavimentos. ✂️ c) liso e vibratório não são indicados para a compactação de camadas de solos arenosos. ✂️ d) lisos são mais adequados do que os do tipo “pé de carneiro” para a compactação de camadas de sub-base constituídas por solos coesivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q539948 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNPermite a utilização do cimento asfáltico de petróleo (CAP), na forma líquida, à temperatura ambiente, com uma viscosidade compatível com o seu uso, sendo utilizado como solvente a gasolina ou a nafta (fração leve). As características apresentadas acima correspondem ao produto denominado ✂️ a) emulsão asfáltica catiônica de ruptura rápida. ✂️ b) emulsão asfáltica aniônica de ruptura média. ✂️ c) asfalto diluído tipo cura média. ✂️ d) asfalto diluído tipo cura rápida. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q530293 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFCom relação a modais de transporte no Brasil, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta. ✂️ a) O principal modo de transporte no Brasil é o rodoviário, respondendo por mais da metade do volume de movimentação nacional de cargas e por quase metade do transporte interestadual de passageiros. ✂️ b) O modal ferroviário tem como característica marcante a elevada capacidade de carga. Além de comportar grandes volumes, o modal se destaca pela efi ciência energética e pelo menor impacto ambiental causado, quando comparado aos transportes rodoviário e aquaviário. ✂️ c) O desequilíbrio na participação do modo hidroviário na matriz de transportes é nítido no Brasil. Além de impactos signifi cativos na redução da emissão de gases poluentes e na redução do custo de frete, uma maior participação do transporte hidroviário na matriz do Brasil contribuiria para a redução do fl uxo de caminhões nas rodovias, o que diminuiria os acidentes de trânsito e possibilitaria menores gastos com a manutenção dos corredores rodoviários. ✂️ d) A rede de rodovias federais pavimentadas refl ete, em especial, os avanços conseguidos principalmente na década de 1970, quando o país direcionou seus investimentos para o modal rodoviário. No entanto, esses investimentos diminuíram gradativamente até seu ponto mais baixo, em meados dos anos 1990, tendo comprometido a qualidade da malha frente à necessidade do setor e da expansão da economia nacional. ✂️ e) O transporte aquaviário de passageiros é uma das principais formas de locomoção na Região Norte do país. Essa região possui vasta malha hidrográfi ca interligando diversos municípios de difícil acesso rodoviário. O transporte fl uvial é, assim, relevante para as comunidades locais e assume forte papel socioeconômico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q537544 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNO pavimento flexível é uma estrutura formada por várias camadas sobrepostas, dentre elas, pode-se ter a camada de reforço do subleito. Quanto à função dessa camada, é correto afirmar que é utilizada para reduzir a espessura do(a) ✂️ a) revestimento, possuindo CBR inferior ao do subleito. ✂️ b) revestimento, possuindo CBR superior ao do subleito. ✂️ c) base e sub-base, possuindo CBR inferior ao do subleito. ✂️ d) base e sub-base, possuindo CBR superior ao do subleito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q532209 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNO revestimento asfáltico é uma importante camada dos pavimentos flexíveis por resistir aos esforços tangenciais provenientes do tráfego, promovendo ainda a impermeabilização do pavimento. Sobre a caracterização de materiais constituintes de revestimentos betuminosos, assinale a opção correta. ✂️ a) A faixa de teor de asfalto em peso está normalmente entre 4,5 a 6,0%, dependendo da forma dos agregados, da massa específica, da viscosidade e do tipo do ligante. ✂️ b) Uma forma de tornar concretos asfálticos ainda mais resistentes e duráveis, em vias de tráfego pesado, é substituir o ligante modificado por polímero pelo ligante asfáltico convencional. ✂️ c) ). ✂️ d) As lamas asfálticas consistem basicamente de uma associação, em consistência fluida, de material de enchimento (fíler), asfalto diluído e água, sem o emprego de agregados minerais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q529613 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNEmulsões asfálticas são ligantes betuminosos resultantes da mistura adequada de asfalto de petróleo (CAP), água e emulsificantes. Possuem a vantagem de poderem ser utilizadas a temperaturas ambientes, apresentando tempos de ruptura que podem variar. Um fator que retarda a ruptura de emulsões asfálticas é ✂️ a) a concentração de asfalto elevada. ✂️ b) a temperatura alta dos agregados e da emulsão. ✂️ c) o emprego de asfalto de baixa viscosidade. ✂️ d) o emprego de um agente emulsivo aniônico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q534324 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNA maior parte dos materiais utilizados nas camadas granulares de pavimentos flexíveis é oriunda de ocorrências naturais, denominadas de jazidas de solos. Sobre o estudo de jazidas de materiais para camada de base, assinale a opção que apresenta informações referentes a materiais adequados para uso na execução dessas camadas, em pavimentos rodoviários, conforme Norma DNIT, com tráfego projetado para N ? 6 x 106. ✂️ a) CBR ? 80 % e Expansão ? 1 % ✂️ b) CBR ? 80 % e Expansão ? 0,5 % ✂️ c) CBR ? 60 % e Expansão ? 0,5 ✂️ d) CBR ? 60 % e Expansão ? 1 % Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q529947 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNOs avanços nos estudos sobre pavimentos rígidos permitiram que se conhecesse melhor os efeitos produzidos pelas cargas sobre essa estrutura e serviram também para apontar novas técnicas de construção. Um dessas técnicas é a utilização de algumas ferragens para melhoria do desempenho desses pavimentos. Dentre essas ferragens, aquela que melhora o desempenho de pavimentos rígidos por ajudar as juntas transversais no combate aos efeitos da erosão da camada de suporte da placa de concreto é a ✂️ a) barra de transferência. ✂️ b) barra de ligação. ✂️ c) armadura de pele. ✂️ d) armadura de ancoragem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q536382 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Técnico de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo, DECEA, CESGRANRIOOs ligantes asfálticos, tais como os cimentos asfálticos de petróleo (Cap) e os asfaltos modificados por polímeros, são materiais largamente empregados na construção de estradas, por possuírem, entre outras, as propriedades de ✂️ a) impermeabilidade à água, boa adesividade, ser quimicamente pouco reativos e comportamento visco-elástico. ✂️ b) impermeabilidade à água, boa adesividade, ser quimicamente bastante reativos e comportamento visco-elástico. ✂️ c) permeabilidade à água, boa adesividade, ser quimicamente pouco reativos e comportamento plástico. ✂️ d) permeabilidade à água, baixa boa adesividade, ser quimicamente bastante reativos e comportamento visco-elástico. ✂️ e) permeabilidade à água, porosidade, resistente ao fogo e adesividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q536295 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista de Finanças, CGU, ESAFO prognóstico e adoção de medidas mitigadoras aos impactos ambientais signifi cativos decorrentes de empreendimentos rodoviários devem ser feitos exclusivamente para cada fase da vida do empreendimento. Atualmente existem vários métodos de Avaliação de Impactos Ambientais, em que cada um apresenta diferente grau de subjetividade na sua aplicação. São métodos de Avaliação de Impactos Ambientais, exceto: ✂️ a) Método do prognóstico simplificado. ✂️ b) Método das matrizes de interação. ✂️ c) Método Ad Hoc. ✂️ d) Método da superfície de cartas. ✂️ e) Método das listagens de controle. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q533286 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista, IBGE, FGVEm uma obra de terraplenagem o transporte de material da caixa de empréstimo para o aterro do corpo da estrada será realizado por caminhões de mesma capacidade. O volume total a ser escavado na área de empréstimo (corte) é de 12.000 m3, o percentual de empolamento é de 20%, e o grau de compactabilidade ou contração entre o material na jazida e o material compactado no aterro após o serviço de ECT é de 0,80. Se para execução do serviço estão disponíveis 25 caminhões de 16 m3, cada caminhão fará o seguinte número de viagens: ✂️ a) 15; ✂️ b) 18; ✂️ c) 23; ✂️ d) 36; ✂️ e) 45. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q528844 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCEUm pavimento composto por um revestimento Betuminoso delgado assentado sobre em uma Base de Solo-Cimento que por sua vez assente em uma Sub Base Estabilizada Granulométricamente pode ser melhor classificado como: ✂️ a) rígido assentado em sub base granular; ✂️ b) flexível assentado sobre camadas granulares; ✂️ c) flexível com camada de sub base tratada; ✂️ d) rígido com camada de sub base tratada; ✂️ e) semi flexível ou semi rígido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q529707 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, Sergás SE, FCCEm relação à compactação da camada asfáltica de revestimento de pavimento, considere: I. Aumenta a estabilidade da mistura asfáltica e proporciona uma superfície suave e desempenada. II. O índice de vazios da mistura asfáltica não sofre alteração após o processo de compactação. III. Para que a compactação possa ser executada de maneira eficiente, devem sempre ser verificadas a existência de confinamento ao compactar e a temperatura adequada da mistura asfáltica. IV. A verificação da qualidade deste serviço é realizada pela determinação do grau de compactação, que é a razão entre a massa específica aparente da mistura compactada pela massa específica dos sólidos de projeto. Está correto o que consta em ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q541335 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Ministerial, MPE PE, FCCA reciclagem de pavimentos consiste em reutilizar os materiais existentes na construção de uma nova camada, mediante a desagregação dos mesmos numa certa profundidade, a adição de um ligante ou aglomerante, água (para a hidratação, pré-molhagem e compactação), eventualmente agregados (como correção granulométrica) e algum aditivo, em uma dosagem obtida em ensaios de laboratório. Dentre estes aglomerantes está o ligante, obtido por meio da injeção, em câmaras especiais, de uma quantidade controlada de água fria e ar ao cimento asfáltico de petróleo aquecido a 180 °C, denominado de ✂️ a) asfalto recortado. ✂️ b) emulsão catiônica. ✂️ c) emulsão aniônica. ✂️ d) asfalto diluído. ✂️ e) espuma de asfalto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q531787 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro, Assembléia Legislativa ES, NCECom relação aos pavimentos rígidos, analise as seguintes afirmativas: I – São necessárias juntas transversais e longitudinais. II – São empregadas barras de transferências de cargas no sentido do tráfego. III – São usadas barras de ligação nas juntas longitudinais. IV – O material comumente empregado é o concreto. V- A superfície deve ser isenta de textura. São corretas somente as afirmativas: ✂️ a) I, II, III e IV; ✂️ b) I, II, III e V; ✂️ c) I, II, IV e V; ✂️ d) I, III, IV e V; ✂️ e) II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q527997 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNEm relação à utilização do equipamento FWD (Falling Weight Deflectometer), é correto afirmar que se refere a ✂️ a) um método de selagem de juntas de tração de revestimentos asfálticos. ✂️ b) técnica de reforço do subleito de pavimentos rodoviários. ✂️ c) um procedimento de avaliação de desempenho do pavimento. ✂️ d) um ensaio de laboratório para determinar o módulo de resiliência de materiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q536403 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCCO raio mínimo das curvas horizontais é determinado considerando- se o veículo trafegando, em um plano inclinado, em trajetória circular. Esta inclinação do plano denomina- se ✂️ a) superlargura. ✂️ b) superelevação. ✂️ c) fator de atrito lateral. ✂️ d) fator de atrito transversal. ✂️ e) raio da curva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q540421 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNQuanto às características, composição e estudo do traço de misturas asfálticas, é correto afirmar que ✂️ a) a espessura do tratamento superficial duplo é, aproximadamente, igual ao dobro do diâmetro do agregado usado. ✂️ b) as emulsões asfálticas não são indicadas para a composição de misturas pré-misturadas a frio. ✂️ c) o microrrevestimento é uma mistura a frio de agregados minerais, fíler, água e emulsão com polímero e, eventualmente, adição de fibras. ✂️ d) as misturas a quente apresentam desgaste e envelhecimento mais rápidos do que para as misturas a frio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q536077 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERNUma das ocorrências de materiais naturais de interesse para obras de pavimentação refere-se a jazidas de rochas (materiais pétreos), que são denominadas comumente por pedreiras e exploradas normalmente com auxílio contínuo de explosivos. Quanto ao estudo da ocorrência de materiais pétreos para a obtenção de agregados graúdos para emprego em misturas betuminosas, é correto afirmar que ✂️ a) materiais que possuem índice de forma superior a 0,5 são usualmente especificados como agregados graúdos adequados para misturas betuminosas. ✂️ b) a realização de ensaio de adesividade sobre materiais britados deverá conduzir a valores resultantes de 60% como mínimos admissíveis. ✂️ c) permite-se a utilização de material britado com origem pétrea, exceto o emprego de seixos rolados britados, devido à dificuldade de obtenção de adesividade satisfatória destes materiais ao material betuminoso empregado. ✂️ d) materiais que possuem valor para desgaste, após ensaio de abrasão Los Angeles superior a 50%, são usualmente indicados como adequados para utilização em misturas betuminosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro