Início

Questões de Concursos Projetos e Ações Artístico Culturais

Resolva questões de Projetos e Ações Artístico Culturais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1072163 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Técnico Artístico, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2025

O envelhecimento é um processo biopsicossocial que envolve mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida na velhice está diretamente relacionada ao engajamento em atividades significativas e prazerosas, como a dança. A dança é entendida, nesse contexto, como uma prática de envelhecimento ativo, promovendo autonomia, participação e bem-estar. Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) A prática da dança na terceira idade exige atenção a fundamentos técnicos específicos que consideram as transformações fisiológicas e cognitivas do envelhecimento. Com o avançar da idade, há uma redução progressiva da força muscular, da flexibilidade, do equilíbrio e da coordenação motora.

2.(__) A dança atua positivamente sobre a neuroplasticidade, favorecendo processos cognitivos essenciais como a memória de sequência (importante na lembrança de coreografias), a atenção sustentada e seletiva, a coordenação motora fina e global e a sincronização entre movimento e música — habilidade esta vinculada às funções executivas do cérebro.

3.(__) No campo psicoafetivo e sociocultural, a dança se mostra uma aliada poderosa na reconstrução da identidade corporal e no fortalecimento da autoestima, ao desafiar estereótipos de fragilidade e inutilidade social comumente associados à velhice.

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1071434 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Produtor Cultural, UFPE, FADE UFPE, 2023

Assinale a alternativa em que todos os elementos constituem exemplos de equipamentos culturais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1072038 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Gestão Orçamentária, UNICAMP, VUNESP, 2024

Na elaboração de um orçamento para projetos teatrais é necessário que se faça a listagem de despesas, também denominadas rubricas do orçamento. No que diz respeito a essa listagem, assinale a alternativa que indica uma das variáveis do detalhamento das rubricas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1071435 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Produtor Cultural, UFPE, FADE UFPE, 2023

Acerca da classificação indicativa de obras culturais, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1071989 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Produtor Cultural, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena, criado em 1958, em São Paulo, pelo diretor e dramaturgo Augusto Boal, sistematizou cursos informais de dramaturgia, focando na busca de uma linguagem brasileira. Em encontros semanais, integrantes e convidados liam e discutiam textos previamente compartilhados. Um dos projetos desenvolvidos ali foi a peça teatral Fogo Frio, que estreou em 1960, e apresentava o drama dos colonos de café no Paraná, utilizando uma linguagem realista para conectar dramas individuais a problemas sociais. A obra desse dramaturgo que ali iniciava sua carreira é marcada por uma forte consciência política, mesmo durante a ditadura militar, buscando sempre uma narrativa autenticamente brasileira. O trecho refere-se a qual dramaturgo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1073555 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

A produção executiva no processo de criação de uma obra artística apresenta diversas responsabilidades e tarefas. Assinale a opção incorreta em relação às atribuições de um produtor ou produtora executiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1070936 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Laboratório, UFMG, UFMG

As expressões “vestir o palco italiano” e “afinar”, bastante comuns no teatro, dizem respeito a tarefas desempenhadas pelos cenotécnicos.

Qual o significado dessas expressões?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1071457 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Professor de Artes e Música, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET IAUPE, 2024

Ganhador do prêmio Nobel de literatura, o dramaturgo norte americano Eugene O'Neill escreveu “Long Day's Journey into Night”. A peça se passa em um único dia de agosto de 1912. O cenário é Monte Cristo Cottage, a casa da família Tyrones à beira-mar em Connecticut. Os quatro personagens principais são representações semiautobiográficas de O'Neill, seu irmão mais velho e seus pais. A peça retrata uma família lutando para lidar com a realidade e as consequências das falhas de cada membro. Os pais e os dois filhos se culpam e se ressentem por vários motivos; a amargura e o ciúme servem como representantes de tentativas fracassadas de ternura e compaixão. O estresse emocional e psicológico permanente da família é alimentado pela autoanálise compartilhada, combinada com a honestidade forçada. A história trata do vício, dos sonhos não realizados, das falhas morais e da luta nas relações familiares.


Seu estilo está inscrito no movimento das vanguardas europeias denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1071326 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Artes, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2021

Leia o texto abaixo:
Dramaturgo, teórico e poeta alemão que revolucionou a dramaturgia do século XX, nasceu em Augsburg, Alemanha, em 1898. Interrompeu os estudos de medicina para servir como enfermeiro na I Guerra Mundial. As peças da primeira fase de sua obra – Na selva das cidades e Tambores da noite, produzidas em 1922 – são ligadas ao expressionismo e demonstram inconformismo. Seu primeiro sucesso é a peça A Ópera dos três vinténs (1928), seguida de Ascensão e queda da cidade de Mahagonny (1929), ambas com música de Kurt Weill. Sua teoria do teatro épico opõe-se às práticas do teatro dramático. Marxista, defende o teatro como instrumento de transformação social e de reflexão crítica do espectador, postulando a teoria do distanciamento dos atores em relação às próprias personagens em ação, ao invés de se identificarem com elas.
FONTE: ALMEIDA, Doloris Ruth Simões de. Uma leitura da teoria do teatro épico. APPA. São Paulo, nov. 1986.
O texto se refere ao dramaturgo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1071686 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Técnico em Equipamento de Sonorização e Iluminação, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2022

Na linguagem cênica, as luzes na parte dianteira do palco, historicamente posicionadas entre o pano de boca e o lugar da orquestra, que serviam para iluminar a cena e em especial o rosto dos atores, é reconhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1072040 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Gestão Orçamentária, UNICAMP, VUNESP, 2024

Com vistas à superação da carência de públicos e contribuindo para a lotação efetiva dos teatros, com venda considerável de ingressos, é interessante a construção de uma relação permanente com tais públicos que podem estar previstas nos orçamentos e lançadas nos relatórios financeiros.

Assinale, entre as alternativas, a que apresenta uma dessas contribuições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1071038 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca da gestão cultural e de eventos, julgue o item subsequente.

Nos espaços culturais em que sejam realizados hasteamento e(ou) arreamento de várias bandeiras de forma simultânea, a bandeira nacional será a última a atingir o topo e a primeira a descer, em demonstração de respeito e deferência a esse símbolo nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1075204 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Diretor de Produção, UFSC, UFSC, 2019

Assinale a questão correta no que tange ao universo da produção cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1070935 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Laboratório, UFMG, UFMG

Considerando o tamanho padrão das chapas de compensado, qual é a quantidade necessária para se fabricar três cubos iguais, com faces de 70 cm x 70 cm, sem emenda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1074819 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Artes Cênicas, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Assinale a alternativa que apresenta as características da criação coletiva e do processo colaborativo, no Brasil, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1072042 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Gestão Orçamentária, UNICAMP, VUNESP, 2024

No que diz respeito ao pagamento, no contexto de uma gestão e produção de projeto em artes cênicas, de prestador de serviços Pessoa Jurídica, é necessário que nota fiscal e recibo contenham os dados do proponente e a descrição do serviço prestado.

Assinale a alternativa que apresenta uma informação obrigatória nesse descritivo da Nota Fiscal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1074815 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

O universo da arte popular brasileira envolve cantigas e folguedos, contos tradicionais, danças, textos escritos (como a literatura de cordel), cerâmica utilitária e ornamental, tecidos e uma infinidade de objetos que são diferentes em cada região do Brasil. São formas de arte que expressam a identidade de um grupo social e não são nem mais nem menos artísticas do que as obras produzidas pelos grandes mestres da humanidade. A utilização destes elementos no ensino do teatro configura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1073545 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Dança Flamenca, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

No contexto da criação coreográfica na dança contemporânea, diversas estratégias são empregadas para fomentar a improvisação e a composição. Considerando a utilização de fontes culturais variadas, qual das seguintes alternativas melhor descreve um método eficaz para integrar essas fontes no processo de criação de uma obra de dança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.