Questões de Concursos Propagação Eletromagnética

Resolva questões de Propagação Eletromagnética comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q846715 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, ALEPI Assessor Legislativo Radiodifusão, COPESE, 2020

Por radiodiofusão entende-se a “transmissão de ondas de radiofrequência que, por sua vez, são moduladas e se propagam eletromagneticamente através do espaço”. Já por Radiocomunicação entende-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1012992 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, Área Sistemas de Telecomunicações, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a antenas e propagação de ondas eletromagnéticas no contexto de sistemas sem fio, julgue o item subsequente.

A onda eletromagnética apresenta variação na orientação do campo eletromagnético na proximidade da antena radiante na denominada região de Fresnel, onde começa a ocorrer a transição desse campo de reativo para radiativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1012993 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, Área Sistemas de Telecomunicações, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a antenas e propagação de ondas eletromagnéticas no contexto de sistemas sem fio, julgue o item subsequente.

Na propagação de uma onda eletromagnética plana, os vetores campo elétrico e campo magnético não possuem componente na direção de propagação da onda, e seus componentes não nulos estão relacionados por meio da impedância intrínseca do meio.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1012695 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, Área Sistemas de Telecomunicações, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne a sistemas sem fio, julgue o item a seguir.

Em sistemas sem fio digitais em que o canal de comunicação apresenta delay spread, o tempo de guarda entre símbolos transmitidos pode ser empregado para se mitigar a interferência intersimbólica.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1012990 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, Área Sistemas de Telecomunicações, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a antenas e propagação de ondas eletromagnéticas no contexto de sistemas sem fio, julgue o item subsequente.

Considere que, para um sistema sem fio cujas antenas de transmissão e de recepção possuam ganho de 20 dBi e estejam separadas por 1 km, a propagação ocorra em 60/(4π) GHz nas condições de free space e a sensibilidade do sistema receptor seja −80 dBm. Nessa situação, a potência a ser entregue à antena transmissora deve ser superior a 10 dBW a fim de garantir uma taxa de transmissão adequada à comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1017828 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, Área de Atuação 5 Engenheria de Computação e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Em um sistema de rede móvel celular, certo sinal emitido encontrou uma superfície, cujo tamanho era bem maior que o comprimento de onda do sinal. O encontro entre o sinal e a superfície produziu uma interferência multipercurso capaz de influenciar o desempenho do sistema, com eventual cancelamento de fase e alta perda de sinal.

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética precedente, é correto afirmar que o efeito de propagação resultante do encontro entre o sinal emitido e a superfície é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1047259 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O guia de onda retangular é um tubo de material considerado bom condutor que geralmente utiliza o ar seco como material dielétrico em seu interior. As dimensões internas denominadas de “a” (lado maior) e “b” (lado menor) vão definir as características de propagação de uma onda eletromagnética em seu interior.
Fazendo a análise de propagação da onda no guia de onda retangular, tem-se que o modo de propagação dominante é o TE10 (transversal elétrico, tipo 10). Quando temos a dimensão “b” menor ou igual a metade da dimensão “a” (ou seja, b ≤ a/2) podemos garantir que somente o modo TE10 poderá propagar se a frequência do sinal estiver entre as frequências de corte do modo TE10 (FC10) e do modo TE20 (FC20).
Nessas condições, avaliando a constante de atenuação no guia de onda, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.