Questões de Concursos Protagonismo Juvenil e Cidadania

Resolva questões de Protagonismo Juvenil e Cidadania comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q919596 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Nas escolas, o comprometimento dos profissionais deve ir além da simples produção de algo – como um aluno diplomado.

Conforme o documento Profuncionário (Caderno 12), o comprometimento dos profissionais envolve a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q958198 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O debate em um júri simulado na escola, para exercitar o protagonismo, saiu prejudicado. Uma das equipes desqualificou pessoalmente os integrantes da adversária, fazendo piadas sobre suas opiniões e desconsiderando argumentos legítimos.

Entre as competências em jogo na dinâmica, houve uma falta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q902425 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

Ao considerar a democracia como importante ferramenta do trabalho educacional, cabe afirmar que a escola não pode ser considerada apenas uma instituição responsável pelo processo de ensino-aprendizagem, mas também um local onde os princípios de cidadania deverão ser fortalecidos de acordo com a necessidade da comunidade e seus interesses. Assim, entende-se que a instituição que trabalha a diversidade de gênero e sexualidade é uma escola onde as diferenças podem ser fortalecidas, encarando-as como vantagens, objetivando complementar as características de cada aluno. Rego (1995, p. 33) afirma que a escola deve ser um espaço para as transformações, as diferenças, o erro, as contradições, a colaboração mútua para a criatividade. Para os estudantes que estão em uma fase de descoberta sobre si mesmos e o mundo que os rodeia, sentirem-se respeitados e valorizados pode muito bem ser uma condição prévia para a aprendizagem do currículo. Para criar um clima de justiça e de pertenciamento na escola, trata-se de uma ação INCORRETA do professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q903485 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

A pesquisa educacional se caracteriza pelo(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q918603 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania, Monitor, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

Educação e protagonismo são definidos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q57125 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania

Adolescentes, de modo geral, diferentemente de jovens e adultos, não são compreendidos como atores coletivos, pois não usufruem plenamente dos direitos políticos e se inserem na ordem social e no espaço público mais como atores por meio da participação cultural e, muitas vezes, sob o estatuto de estudantes, sobretudo em tempos de centralidade real e simbólica da Internet. Entretanto, os adolescentes não deixam de expressar em diferentes espaços preocupações sociais, econômicas e até mesmo políticas e familiares distintas e mais amplas, pois como “ponta de iceberg” eles evidenciam os dilemas centrais que atravessam a sociedade na contemporaneidade, inclusive em torno das questões e desafios que se deparam no território da escolarização básica e superior e em virtude das orientações das políticas públicas educacionais que têm por intencionalidade delimitar os contornos da formação escolar tendo em vista determinadas projeções de futuro. Nos anos de 2015 e 2016, estudantes-adolescentes protagonizaram ações coletivas de protestos em defesa da escola pública e da qualidade do ensino que usufruíam; seja como categoria nativa, seja pela literatura acadêmica aquelas ações foram denominadas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q57126 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania

A discussão de Cidadania é presente e importante no Brasil contemporâneo. Há 30 anos, a Constituição Federal de 1988 já dava destaque com um dos 5 fundamentos (Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político). No ensino de História, Cidadania está atrelada a tudo o que é essencial para a formação tanto no ensino fundamental como no médio. 

Sobre a Cidadania no Ensino de História, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q57127 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania

Segundo Maria da Glória Gohn (2011), “a educação não se resume à educação escolar, realizada na escola propriamente dita. Há aprendizagens e produção de saberes em outros espaços, aqui denominados de educação não formal”. Podemos citar, como exemplos de outros espaços, a participação social em movimentos e ações coletivas, que envolvem negociações, diálogos ou confrontos. Para a autora, uma das premissas básicas a respeito dos movimentos sociais é que eles são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q57128 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania

A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento, entre outros, aos seguintes requisitos:

1. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
2. incompatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.
3. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
4. integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias, dos agentes da comunidade interessados na educação.

Estão corretos apenas os requisitos: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q57129 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania

A noção de “socialização” guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q57130 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania

Uma concepção crítica de educação e educação escolar é aquela que adota como princípio elementar que os educandos, homens e mulheres, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q57131 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania

Em uma região litorânea, pescadores e moradores locais perceberam que muitas aves que viviam próximas ao mar e se alimentavam dos peixes da região estavam sendo encontradas mortas nas praias. A população resolveu, portanto, acionar autoridades locais para entender as causas das mortes excessivas das aves. Uma pequena equipe pesquisadora da SEMA notou que não apenas as aves morriam, mas outros animais marinhos também tinham seu índice de óbito elevado. O relatório da pesquisa acerca da situação, registrou que no estômago dos animais eram encontrados detritos e lixos, especialmente restos de garrafas PET, como pedaços de plásticos e tampinhas de garrafas. Para os moradores da região foi uma grande surpresa, mas para os pesquisadores e para as autoridades não havia nenhuma novidade: as garrafas PET, feitas de plástico, cuja absorção no meio ambiente é extremamente demorada e complicada, eram despejadas erroneamente como lixo comum e iam parar nas águas. O efeito das garrafas PET na alimentação da fauna marinha não era uma informação nova para algumas autoridades locais, mas não havia sido comprovada tão de perto até então.

Para emitir e assinar um parecer e laudo técnico sobre a situação narrada, com o grupo de trabalho, você elaboraria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q57132 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania

 A ideia de educação para a cidadania não pode partir de uma visão da sociedade homogênea, como uma grande comunidade [...]. Torna-se necessário entender educação para a cidadania como formação do cidadão participativo e solidário, consciente de seus deveres e direitos − e, então, associá-la à educação em direitos humanos.

Segundo estas ideias, uma proposta democrática de educação para a cidadania é aquela que envolve:

I. a participação ativa e a reciprocidade.
II. os direitos humanos.
III. a defesa de políticas afirmativas.
IV. a crença na cidadania como concessão e os direitos humanos como conquista.
V. a defesa da nação como um todo indiviso e heterogêneo.

Está correto o que se afirma APENAS em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q57133 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania

A indisciplina na escola existe desde sempre, todavia, aspectos como o medo e o respeito unilateral eram mais fortes há alguns anos atrás. Hoje, na sociedade atual, considerando as demandas por democracia e inclusão social, temos o desafio de construir a disciplina com outros valores, ditos democráticos. Seriam atitudes que contribuíram para promover a disciplina em uma sociedade democrática:

I – substituir a ideia de respeito unilateral (baseado apenas na hierarquia e no poder de punição) pela ideia de respeito mútuo (horizontal e com base no diálogo);
II – práticas coerentes com os discursos, o que vem a favorecer o desenvolvimento de valores éticos;
III – combate permanente à indisciplina, com métodos calados na punição exemplar. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q57134 | Pedagogia, Protagonismo Juvenil e Cidadania

“A escola, instituição epicentro da sociedade contemporânea, padece da violência canalizada para seu interior e daquela que ela mesma gera nas suas próprias práticas.” (JUSTO, José Sterza, Escola no Epicentro da Crise Social, POA: Ed. Mediação, 2005, p. 47)
No que se refere a práticas escolares que geram a violência e, no lugar de promover a disciplina, geram indisciplina, podemos apontar:

I – o não reconhecimento dos estudantes como sujeitos, portadores de conhecimentos, desejos, expectativas;
II – práticas dialogadas de construção da escola, seu espaço, seus tempos e conteúdos;
III – a verticalização do poder, onde poucos definem os objetivos, as estratégias e os conteúdos do ensino. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.