Questões de Concursos Proteção Social à Criança

Resolva questões de Proteção Social à Criança comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031426 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os debates acerca das concepções biomédica e social da deficiência são distintos e estão em disputa no âmbito da sociedade, no âmbito acadêmico e profissional, nas ações e nas lutas dos diversos segmentos que se relacionam à questão dos direitos, demandas e necessidades das Pessoas com Deficiência na contemporaneidade. O modelo social da deficiência tem como escopo a transformação das condições sociais através de políticas públicas, sendo atribuído ao Estado e à sociedade o papel de abolição das barreiras para a acessibilidade das Pessoas com Deficiência aos serviços, lugares, informações e bens necessários ao seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional.
Portanto, no modelo social da deficiência, as políticas públicas devem ser direcionadas às especificidades das Pessoas com Deficiência, em um enfoque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q954373 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Cuidador, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Alguns serviços e ações específicas de atenção às famílias e aos cuidadores visam oferecer condições adequadas para o cuidado com pessoas dependentes, na perspectiva de preservar o convívio familiar e social, bem como “cuidar de quem cuida”. Assim, configuram-se como serviços e ações:
I. Capacitação/orientações sobre questões gerais relacionadas ao envelhecimento e específicas sobre cuidados, de acordo com os tipos e graus da dependência, para cuidar melhor e para promover o autocuidado.
II. Oferta de serviços de referência e contrarreferência objetivando a inserção na rede socioassistencial.
III. Atividades e ações que promovam o convívio e o desenvolvimento de atividades visando o socioeducativo.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1031436 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O cordão de fita com desenhos de girassóis foi incluído na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em 2023, como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1029219 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Agente de Serviços de Monitoria Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As opções a seguir apresentam serviços, programas e benefícios oferecidos pelo SUAS, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1029232 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito dos objetivos do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Contribuir para o estabelecimento da autoconfiança e a capacidade de reflexão sobre as possibilidades de autonomias.
II. Possibilitar acessos e oportunidades para a ampliação do universo informacional e cultural e o desenvolvimento de habilidades e competências.
III. Elaborar e encaminhar relatórios de dados qualitativos ao órgão gestor sobre os atendimentos realizados.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1054322 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

O modelo conciliatório para a solução de conflitos em causas cíveis é uma ação jurídica prevista legal e normativamente, realizada por meio de sessões pré-processuais nas unidades judiciárias. De acordo com Nader (In: Parizotto, 2018), há uma relação entre essa mediação e a cultura em torno da apologia à harmonia; por sua vez, evidencia a omissão do Estado em relação à violência doméstica, sob a falsa dicotomia entre as esferas pública e privada da vida social. Ao problematizar a utilização da mediação de conflitos em processos cíveis relacionados a essas situações, Parizotto entende que essa modalidade jurídica banaliza os crimes, não favorece a celeridade dos resultados, pode gerar outros riscos às mulheres, legitima as desigualdades vigentes e implica a dissolução
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1061490 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Analista Área Gestão de Pessoas Subárea Saúde Ocupacional, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base nas disposições da lei que disciplina o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e da Lei Maria da Penha, julgue o item a seguir.

A permanência do usuário ou dependente de drogas em comunidade terapêutica acolhedora caracteriza-se pela compulsoriedade, precedida de avaliação médica.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1029234 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada.

Esses serviços são ofertados nos/as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1054325 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

Uma das concepções de família, em evidência no campo da proteção social, está situada na abordagem estrutural funcionalista que pauta a família a partir do casamento e da complementariedade de papéis. Nessa linha, a família, por meio do cumprimento de suas funções, estaria junto com outras instituições sustentando a harmonia e a coesão social. Os processos familiares são compreendidos e tratados no âmbito da própria família, desvinculando-a das bases materiais de produção da sociedade capitalista. Saraceno (In: Mioto, 2020) aponta que essa concepção é responsável pelo pensamento hegemônico vigente na sociedade de pensar as relações da família com o trabalho e a economia apenas através do consumo ou da privação de recursos nas famílias pobres.

Por esse prisma, tal privação é interpretada como empecilho para o pleno desenvolvimento de sua dimensão relacional e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1054326 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

É correto afirmar tanto o caráter histórico da família como a sua diversidade nas formas de conviver. Tais formas vão se transformando em sincronia com as transformações que ocorrem no conjunto da sociedade. A família contemporânea emerge na segunda metade do século vinte em meio às transformações tecnológicas, do mundo do trabalho, da economia e da cultura.

De acordo com Mioto (2020), as transformações da família nos últimos cinquenta anos daquele século tornam visíveis mudanças importantes como: as relações entre os sujeitos que a compõem, o raio e a natureza das relações fora dela, além da interação dos diversos sujeitos nos processos sociais e institucionais, caracterizando-se também pela presença cada vez mais reconhecida de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1054327 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

A base de uma sociedade de classes não é a família, mas é seu modo de produção e reprodução das relações sociais, cuja dinâmica precisa contar com elas. Se ao longo da história as famílias sempre cumpriram um papel na proteção e no cuidado dos seus membros, a processualidade histórica impôs limites ao cumprimento apenas dessas tarefas, diante da particularidade do sistema do capital, modificando-as profundamente.

Diante da perspectiva de que a família foi construída por homens e mediada pela práxis humana entre mundo material e gênero humano, é correto afirmar ser possível captar as mediações que explicam os fundamentos da família e de sua particularidade a partir da categoria que determinou, ao longo da história, as relações sociais entre os indivíduos, qual seja,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1029240 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, a prevenção e a manutenção da saúde da pessoa idosa serão efetivadas, entre outras, por meio da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1031297 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Grupo Assistente Social, EBSERH, FGV, 2025

O Estatuto da Pessoa Idosa determina que à pessoa idosa internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

A autorização para o acompanhamento da pessoa idosa cabe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1031298 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Grupo Assistente Social, EBSERH, FGV, 2025

O Estatuto da Pessoa Idosa estabelece, em seu Art. 27, que:


Na admissão da pessoa idosa em qualquer trabalho ou emprego, são vedadas a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir.


O primeiro critério de _____ em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.

A lacuna fica corretamente preenchida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q954756 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Entrevistador do Cadastro Único, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Como é chamado o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q954764 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Visitador Social, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Um visitador social acompanha uma família em que a criança apresenta sinais de negligência e possível violência doméstica. A conduta adequada do profissional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1029015 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Hortz e Mioto afirmam que continuamos assistindo no trabalho com famílias a uma “reatualização do conservadorismo”, na responsabilização da família pelos cuidados e, com isso, no reforço do papel da mulher pela “falha” nos cuidados, na proteção e na socialização.
Assinale a alternativa que está em acordo com a assertiva acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q955605 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Visitador do Programa Criança Feliz, Prefeitura de Belém do Piauí PI, Inovaty, 2025

O Programa Criança Feliz, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, apresenta um público prioritário.
Não é público prioritário do Programa Criança Feliz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q956386 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

De acordo com o Manual de Orientações Técnicas de Acolhimento Institucional (MDS, 2018), a elaboração do plano de atendimento individual e o desenvolvimento de suas ações e estratégias devem levar em consideração, de maneira imprescindível, a questão do tempo para a criança e o adolescente. Com base em seus conhecimentos, a previsão legal para a permanência no serviço de acolhimento institucional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q956388 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

De acordo com as diretrizes para o atendimento de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento, a equipe técnica responsável pela elaboração do Plano de Atendimento Individual e Familiar deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.