Questões de Concursos Protocolos de Exames de Medicina Nuclear

Resolva questões de Protocolos de Exames de Medicina Nuclear comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

2Q997680 | Radiologia, Protocolos de Exames de Medicina Nuclear, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Os radiofármacos são compostos que não tem ação farmacológica em si, mas que têm na sua composição um radionuclídeo. Os radiofármacos são utilizados em Medicina Nuclear tanto para diagnóstico quanto para a terapia de várias doenças.

Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q997691 | Radiologia, Protocolos de Exames de Medicina Nuclear, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Os radiofármacos desenvolvidos para se ligarem a receptores têm como objetivo detectar alterações na concentração destes em tecidos biológicos, mais especificamente em tecidos tumorais, para os quais a expressão de alguns receptores celulares se encontra alterada significativamente.

Assinale a opção que apresenta o fator que influencia na interação dos radiofármacos com os receptores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q997692 | Radiologia, Protocolos de Exames de Medicina Nuclear, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Os radiofármacos são substâncias utilizadas na Medicina Nuclear para tratamentos e diagnósticos. Os radiofármacos se fixam aos órgãos de interesse e emitem radiação gama, que é utilizada como um meio de diagnóstico ou tratamento.

Sobre os radiofármacos mais usados no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. O tecnécio 99, para exames de cintilografia de tireoide e cintilografia renal estática; o iodo 131, para terapia de hipertiroidismo, em tratamentos de câncer e em exames de cintilografia da tireoide; e o Gálio 67, especificamente utilizado em tratamentos de longo prazo, em pacientes que tem doenças como linfoma, e para processos inflamatórios e infecciosos.
II. O tecnécio 99, para terapia de hipertiroidismo, em tratamentos de câncer e em exames de cintilografia da tireoide; o iodo 131, para exames de cintilografia de tireoide e cintilografia renal estática; e o Gálio 67, especificamente utilizado em tratamentos de longo prazo, em pacientes que tem doenças como linfoma, e para processos inflamatórios e infecciosos.
III. O tecnécio 99, para terapia de hipertiroidismo, em tratamentos de câncer e em exames de cintilografia da tireoide; o Gálio 67, para exames de cintilografia de tireoide e cintilografia renal estática, e o iodo 131, especificamente utilizado em tratamentos de longo prazo, em pacientes que tem doenças como linfoma, e para processos inflamatórios e infecciosos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.