Questões de Concursos Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica

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1Q985091 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Professor, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Entre as etapas do processo de psicodiagnóstico, destaca-se a formalização de um contrato de trabalho com o paciente ou responsável. Nesse momento, deverão ser definidos os termos de desenvolvimento do processo, incluindo papéis, obrigações, direitos e responsabilidades de ambas as partes. A respeito do contrato, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O psicólogo compromete-se a realizar o exame ao longo de um número definido de sessões, cada uma com duração prevista e em horários previamente acordados.

( ) O psicólogo deve estabelecer com o paciente ou responsável os tipos de informações possíveis e definir quem terá acesso aos dados obtidos no exame.

( ) Uma vez que o contrato de trabalho tenha sido previsto, ele deverá ser cumprido sem margem para flexibilizações. Caso haja necessidade de modificações, seja devido à investigação de novas hipóteses, o processo deve ser suspenso em defesa dos direitos do próprio psicólogo.

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2Q1010212 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicólogo Clínico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Marcos, 19 anos de idade, comparece ao hospital geral, acompanhado de seu genitor, para atendimento de emergência. Muito agitado e confuso, Marcos grita sem parar que seu corpo está sendo levado pela luz. O pai comenta que tem notado o filho mais quieto e calado. “Achei que fosse coisa de jovem que fica mais afastado do pai nessa fase. Mas cheguei a comentar com a mãe dele, há uns 6 meses, que estava achando ele esquisito demais: começou a não falar coisa com coisa. A gente sempre achou ele meio diferente dos outros meninos. Na escola, no trabalho e com os amigos, ele sempre teve dificuldades. Em contrapartida, nunca nos deu trabalho com bebida ou com droga. Mas agora parece que pirou de vez. Há um mês e meio pegamos Marcos nu, de cócoras, no quintal de casa. Ao perguntarmos o que aquilo significava, ele nos disse que, por ora, não tinha autorização para dizer; e pediu que nos retirássemos de seu ‘tribunal’. Ouvimos ele falando o que parecia ser uma outra língua. Ficamos assustados. Apesar de ter passado por vários acompanhamentos psicológicos desde criança e nunca ter melhorado 100%, esta foi a primeira vez que me preocupei de verdade. Tentamos conversar com calma depois, mas ele disse que ainda não poderia ‘trazer à luz a revelação’ e que, no momento correto, ‘todos seriam testemunhas de sua consagração’. De lá para cá, foi ficando cada vez mais difícil. Ele está sem dormir há mais de 3 dias, sem querer comer ou tomar banho... Não deu mais para segurar. Resolvemos trazê-lo mesmo contra a vontade. Estou certo de que há algo errado com meu filho”.

A partir do caso clínico hipotético precedente, julgue o item a seguir, considerando a psicopatologia, as teorias e técnicas psicoterápicas e as técnicas de entrevista.

Se for realizada uma avaliação psicológica de Marcos, o teste de Rorschach poderá ser utilizado com o objetivo de contribuir para uma avaliação idiográfica do jovem.

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3Q979002 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que descreve a conduta mais adequada em uma entrevista inicial do processo de psicodiagnóstico de um paciente.
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4Q980081 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicólogo Educação, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

A atuação do psicólogo requer domínio técnico e ético no uso dos instrumentos de avaliação psicológica, cuja aplicação exige fundamentação científica e clareza nos objetivos. Esses instrumentos devem ser utilizados de forma integrada, respeitando os princípios da fidedignidade, validade e utilidade prática. Assim, analise as afirmativas a seguir:
I.É compatível com os princípios da avaliação psicológica considerar que os laudos e pareceres devem ser elaborados de acordo com a demanda, linguagem adequada ao público-alvo e com explicitação clara dos procedimentos utilizados.
II.É aceitável que a escolha dos testes psicológicos ocorra com base em critérios subjetivos do avaliador, desde que o profissional possua ampla experiência com a ferramenta e a utilize com regularidade.
III.É correto afirmar que o parecer psicológico apresenta resposta a uma demanda pontual, com base em dados objetivos e análise técnica, sem a necessidade de um detalhamento exaustivo dos métodos aplicados.

Está correto o que se afirma em:
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5Q979321 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A coleta de dados é uma etapa fundamental da avaliação psicopedagógica, que requer a postura de ouvir um relato, sem julgamentos morais, tornando-se um eficiente instrumento para compreender a história do paciente.

A obtenção desses dados se dá na entrevista nomeada:
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6Q979324 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As técnicas projetivas psicopedagógicas são um recurso que investiga a rede de vínculos que o sujeito pode estabelecer na escola, na família e consigo mesmo. “Par Educativo” e “Planta da Minha Casa” são técnicas projetivas em que se investigam, respectivamente, os vínculos
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7Q1001123 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Grupo Psicologia, EBSERH, FGV, 2025

O documento psicológico resultante de um processo de avaliação psicológica que tem por finalidade subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda é denominado
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8Q1010132 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, referente à psiquiatria forense.

Apesar de incomum, é possível a reversão da condição de alienação mental em caso de equívoco no diagnóstico inicial e de dúvidas em relação a diagnósticos previamente estabelecidos.

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9Q1012193 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicólogo Organizacional, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação à avaliação psicológica e aos testes psicológicos, julgue o próximo item.

A avaliação não verbal da inteligência pode ser utilizada com o objetivo de traçar um perfil cognitivo consolidado, especialmente em casos de crianças em tenra idade.

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11Q998658 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode ser analisado por instrumentos como a escala de impacto de evento revisada (IES-R). Essa escala permite identificar várias dimensões do TEPT.

As dimensões avaliadas por essa escala são:

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12Q905488 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Conforme Visca (1995), as técnicas projetivas têm como objetivo investigar os vínculos que o sujeito pode estabelecer com a consciência e com a aprendizagem. Quais vínculos são esses?

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13Q905489 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O diagnóstico psicopedagógico clínico tem como objetivo identificar as causas dos bloqueios que se apresentam nos sujeitos com dificuldades de aprendizagem. Quais são as etapas que constituem o diagnóstico psicopedagógico clínico na perspectiva da epistemologia convergente?

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14Q905490 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Durante a aplicação da entrevista operativa centrada na aprendizagem - EOCA, é imprescindível observar três aspectos que fornecerão um sistema de hipóteses a serem verificados no momento do diagnóstico. Quais são os três aspectos observáveis na aplicação da EOCA?

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15Q903720 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Certa estudante universitária realizou uma bateria de testes psicológicos como parte de um processo seletivo para um estágio em uma clínica de psicologia. Após a avaliação, a psicóloga responsável agendou uma entrevista com a jovem. Durante a entrevista, a psicóloga explicou os resultados dos testes, destacando as habilidades cognitivas, os pontos fortes e as áreas que poderiam ser desenvolvidas; além de discutir estratégias para lidar com o estresse acadêmico e oferecer sugestões para melhorar a concentração e a organização. A estudante saiu da entrevista com uma compreensão mais clara de suas características pessoais e com um plano de ação para seu desenvolvimento. De acordo com o relato da jovem, a experiência foi fundamental para sua autoconsciência e crescimento por ter ensinado a ela a ponderar situações e contextos para tomada de decisões nos contextos acadêmico e profissional. É correto afirmar que o caso ilustra:
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16Q911164 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicólogo, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Uma psicóloga recebeu como demanda a condução de uma avaliação psicológica para averiguar se uma criança de 4 anos de idade e do sexo feminino poderia ser diagnosticada como portadora de transtorno do espectro autista (TEA). No contato inicial, os pais relataram que a criança tinha dificuldades de comunicação e de criar relações com os colegas da escola e apresentava comportamentos estereotipados e repetitivos e desempenho escolar cada vez pior.
Nessa situação hipotética, a psicóloga deve informar aos pais
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17Q901456 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicólogo, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. O processo psicodiagnóstico é um processo parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo. O psicólogo não deve iniciar a administração de testes e técnicas sem o estabelecimento de um bom rapport, que tem seu conceito mais bem compreendido na alternativa:
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18Q909649 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicólogo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre avaliação psicológica, cabe a cada psicólogo/psicóloga definir os critérios a serem utilizados como recursos avaliativos. É sua a responsabilidade de planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:

I- Contexto no qual a avaliação psicológica se insere. II- Propósitos da avaliação psicológica. III- Conflitos das relações objetais a serem dirimidos. IV- Aceitação e concordância dos indivíduos avaliados sobre os instrumentos/técnicas. V- Condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
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19Q990804 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considere com atenção as alternativas abaixo, que versam sobre psicodiagnóstico, e aponte a correta.
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20Q996187 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Área 12, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

)Wolf e Precker(1956) propuseram a expressão “testes expressivo” para:
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