Questões de Concursos Psicologia da Educação

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1Q1029391 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A famosa experiencia desenvolvida com crianças por Albert Bandura sobre o boneco João Bobo avaliou
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2Q980090 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo Educação, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

A compreensão dos processos psicológicos básicos é fundamental para analisar o comportamento humano e formular intervenções eficazes nos diversos contextos de atuação do psicólogo. Esses processos abrangem fenômenos mentais e comportamentais interdependentes, que influenciam o modo como os indivíduos aprendem, sentem, agem e se desenvolvem ao longo da vida. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A motivação extrínseca é caracterizada por impulsos internos relacionados ao prazer da atividade, ao contrário da motivação intrínseca, que depende de fatores externos como recompensas e punições.
(__)A cognição engloba processos como atenção, percepção, memória, linguagem e pensamento, sendo essencial para a resolução de problemas e tomada de decisões.
(__)O desenvolvimento cognitivo e emocional é limitado à infância, estabilizando-se na adolescência, com raras mudanças significativas na vida adulta.
(__)As emoções estão associadas a respostas fisiológicas, comportamentais e subjetivas, sendo reguladas por estruturas cerebrais como a amígdala e o sistema límbico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
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3Q979329 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Determinado instrumento com diferentes provas permite investigar se o sujeito já atingiu um estágio cognitivo no qual é capaz de realizar operações mentais, a partir de uma tarefa.

A tarefa em que o sujeito reúne simultaneamente objetos segundo suas semelhanças ou diferenças, pelo que se torna capaz de lidar com a composição aditiva de classes, é nomeada prova de
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4Q979330 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A concepção de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem de Polity, em Psicopedagogia – um enfoque sistêmico, ao afirmar que “(…) todos que compõem a família influenciam e são influenciados reciprocamente, sendo o sistema familiar o maior responsável por construir uma boa relação com o saber (…)”, fundamenta-se
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5Q978339 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta principalmente:
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6Q1047208 | Psicologia, Psicologia da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Leia os textos a seguir.
Texto I A psicometria é um ramo da área da psicologia que se ocupa da medição das características psicológicas de uma pessoa. Essa disciplina busca reconhecer características psicológicas, como a inteligência, traços e personalidade, atitudes e habilidades. No contexto das instituições de ensino, a psicometria pode ser trabalhada a partir de testes para o aprimorar o desempenho dos estudantes, como também para reconhecer suas potencialidades e dificuldades. Esse recurso não se limita a esse público, pois ele também pode ser utilizado para identificar aptidões dos professores e demais funcionários da instituição.
Texto II A psicometria, apregoando a objetividade da medida psicológica e supervalorizando a Estatística aplicada às ciências humanas, abriu espaço, no âmbito da escola, para as medidas educacionais. Surgiram, assim, os testes de desempenho escolar, organizados de acordo com os mesmos padrões dos testes psicológicos e valendo-se da Estatística para a análise da distribuição dos resultados.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 34.
Considerando os textos acima, bem como seus conhecimentos sobre psicologia educacional, analise as afirmativas abaixo.
I. A apropriação da psicometria pela escola contribuiu para justificar a divisão de turmas.
II. A psicometria permite que o professor tenha conhecimento sobre diferentes características de seus alunos.
III. Os testes de inteligência inauguraram uma ênfase que foi dada à influência das aptidões e às diferenças individuais.
IV. Os testes de inteligência surgiram a partir de uma necessidade educacional de explicar cientificamente o insucesso escolar.
V. A psicometria tornou possível uma caracterização mais completa do indivíduo, considerando suas aptidões específicas, inteligência, interesses e personalidade.
Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que:
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7Q1031345 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A escola Esquilinho Feliz trabalha com classes de ensino infantil e educação fundamental I. Diante dos relatos de uma ex-aluna sobre ter sido vítima de violência sexual anos antes, a escola começou uma capacitação com todos os profissionais sobre o tema.

Frente à situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
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8Q1073098 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

O psicólogo escolar tem como função principal auxiliar no desenvolvimento integral dos alunos, professores e de toda a comunidade escolar, promovendo um ambiente de aprendizagem saudável e inclusivo. A partir dessa prática profissional, assinale a alternativa em que se pode observar um desvio de função do psicólogo escolar:
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9Q986835 | Psicologia, Psicologia da Educação, Agente Educacional, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

As funções executivas constituem um conjunto de habilidades que são fundamentais para o controle consciente e deliberado sobre ações, pensamentos e emoções. Sobre o assunto, analisar itens.

I. Possibilitam ao indivíduo gerenciar diferentes aspectos da vida com autonomia, isto é, tomar decisões com independência e responsabilidade.
II. São determinadas pelos genes, portanto podem ser transmitidas aos descendentes.

Está CORRETO o que se afirma:
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10Q986864 | Psicologia, Psicologia da Educação, Professor Língua Portuguesa, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Sobre as características do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assinalar a alternativa CORRETA.
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11Q1048092 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os alunos da turma de Jardim II da Escolinha Esquilinho Feliz têm entre 5 e 6 anos e gostam muito de fazer imitações e de brincar de faz de conta, expressando pensamento mágico muitas vezes para explicar fatos diferentes. Elas fazem associações de ideias simples e manifestam comportamento egocêntrico de forma mais predominante, embora às vezes já consigam se colocar no lugar do outro e expressar atitudes empáticas.

Segundo Piaget, essas crianças estão no estágio
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12Q1048094 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Eleonora é professora de adolescentes e percebe o quanto eles aprendem por imitações dos modelos, tanto em sala de aula, quanto em casa.
O processo de aprendizagem pela observação, imitação ou reprodução do comportamento de outros indivíduos e das recompensas que eles recebem, foi definido por Albert Bandura como
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13Q1038698 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

Um professor de matemática implementa uma nova forma de ensinar. Cada vez que um aluno resolve corretamente um problema no quadro, ele o recompensa com um ponto extra. Os alunos que cometem erros são corrigidos imediatamente e não recebem pontos. Com o tempo, os alunos começam a mostrar entusiasmo em participar e competir por pontos e maior empenho e atenção nas aulas.

A narrativa acima ilustra uma abordagem baseada nos princípios do
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14Q911252 | Psicologia, Psicologia da Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

No que diz respeito ao assunto ações intersetoriais entre educação e saúde mental para prevenção, promoção e cuidado da população em situação de vulnerabilidade social, assinale a alternativa INCORRETA.
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15Q899245 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

O estudo da linguagem e do pensamento ocupou lugar de destaque na teorização de Vygotsky, pois são essas funções psíquicas consideradas como constituidoras do sujeito. Nos primeiros estágios do desenvolvimento ontogenético, constatou-se que o pensamento e a fala têm origens genéticas diferentes e a relação entre ambos passa por diversas mudanças, não acontecendo em paralelo o desenvolvimento de uma outra função.
Fonte: PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano.12. ed. Porto Alegre, Artmed, 2013.
No processo de internalização da fala, segundo Vygotsky, a criança passa por alguns estágios. Em relação a esses estágios, analise os itens a seguir:
I- Fala emocional. II- Fala simbiótica. III- Fala egocêntrica. IV- Fala social.
Estão CORRETOS os itens
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16Q1060529 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na unidade de ensino infantil que Alice, 4 anos, frequenta, as professoras trabalharam com o livro “Não me toca, seu boboca”, que busca alertar as crianças quanto a situações de abuso sexual. Após a leitura, Alice contou para as professoras que seu tio estava abusando sexualmente dela em casa.
Considerando a questão da violência sexual contra crianças, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação sexual nas escolas promove a erotização precoce das crianças.
II. O abuso sexual intrafamiliar é a forma mais prevalente de violência sexual contra crianças.
III. O abuso sexual infantil abrange atividades de cunho sexual com ou sem contato físico com a criança.

Está correto o que se afirma em
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17Q887994 | Psicologia, Psicologia da Educação, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

A comunicação está presente em nossas atividades cotidianas e nas relações pessoais que desenvolvemos, entre elas as relações de trabalho (Gama, Bahia e Godinho, 2019). Ao encontro disso, analise as afirmativas a seguir:
I. Na comunicação, é necessário saber compreender o outro, considerando suas ideias, sentimentos e atitudes. II. A comunicação é a troca de ideias e informações que proporciona a estrutura básica para as pessoas que vivem e trabalham juntas. III. Uma boa comunicação começa por uma ideia clara a respeito do que se quer dizer e de como dizê-lo.

É correto o que se afirma em:
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18Q1071569 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Acerca de teorias da aprendizagem, processo de ensino-aprendizagem, relação professor e aluno, bases psicológicas da aprendizagem, assinale a opção INCORRETA.
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19Q911569 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Para que a criança se aproprie dos conhecimentos e avance em seu desenvolvimento é necessário que ela compreenda e utilize signos culturais, que servem de ponte para sua relação com o meio no qual está inserida. Os signos podem ser exemplificados por sistemas simbólicos, como: linguagem, símbolos algébricos, escrita, diagramas, desenhos, mapas, dentre outros.

(Nunes e Silveira p. 52.)


Sobre aprendizagem da leitura e da escrita, aprendiz como sujeito de seu processo de aprendizagem, relacione o caso hipotético a seguir com o texto anterior. uma criança de seis anos frequenta uma escola municipal, a professora regente da turma tem percebido que essa criança vem demonstrando dificuldades em socializar através da escrita e da leitura e que a sua interação acontece melhor em momentos lúdicos. Em uma atividade na sala de aula, a professora propôs que as crianças fizessem o autor retrato e, posteriormente, que cada criança desenhasse a sua família. Diante do desenho da criança, citada a professora percebeu que ela expressava sentimentos de saudades e medo. A professora resolveu convidar a psicóloga da escola para participar de um momento coletivo em sala para observar melhor a atividade do desenho da família. Sobre a interação infantil mencionada no caso e, a partir dos signos na visão de Vygotsky, é correto afirmar que:


I. O sujeito utiliza os signos para atuar no mundo, podendo planejar, realizar reflexões mais complexas e compreender de forma mais refinada a sua realidade.


II. O signo é um meio de que se vale o homem para influenciar psicologicamente sua própria conduta, ou a dos demais; é um meio para sua atividade interior, dirigida a dominar o próprio ser humano: o signo está orientado para dentro.


III. É impossível pensar o desenvolvimento humano sem a dimensão do outro, do intercâmbio social, da interferência do meio, bem como das situações de aprendizagem que se efetivam e fazem o desenvolvimento avançar.


Está correto o que se afirma em

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20Q1071570 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

De acordo com as “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos na Educação Básica” (2019), julgue as possibilidades de atuação do psicólogo na escola abaixo.

I. Contribuir com o conhecimento crítico da psicologia, elucidando como os processos de ensino e aprendizagens se constituíram historicamente em decorrência das práticas sociais e escolares que o produziram.
II. Cuidar e promover a saúde mental, por meio do atendimento psicoterápico/clínico, individual e/ou grupal de todos os agentes que participam da comunidade escolar.
III. Contribuir para o fortalecimento de uma gestão educacional democrática, que considere todos os agentes que participam da comunidade escolar.
IV. Participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto político pedagógico, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.
V. Trabalhar, junto aos educadores, conteúdos sobre o desenvolvimento e aprendizagem, assim como questões sobre relações interpessoais que permeiam o processo educativo.

Assinale a alternativa correta:
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