Durante uma atividade em sala de aula, crianças de seis
anos foram incentivadas a organizar objetos diversos
(brinquedos, materiais escolares e peças coloridas) em
grupos que fizessem sentido para elas. Durante o processo, algumas crianças agruparam os objetos por cor,
outras por função, e algumas misturaram os critérios, explicando que determinados objetos “combinam” ou “ficam
bem juntos”.
Ao observar essa atividade, a professora notou que as
crianças demonstraram diferentes níveis de organização
e explicações sobre suas escolhas, algumas mais sistemáticas, outras mais intuitivas. Ela refletiu sobre o desenvolvimento cognitivo dessas crianças a partir das teorias
de Piaget, Vygotsky e Wallon.
Com base nas contribuições desses três teóricos, assinale a alternativa correta.
✂️ a) Segundo Piaget, as crianças demonstraram um
avanço para o estágio das operações concretas,
uma vez que já são capazes de classificar objetos
por múltiplos critérios e explicar logicamente suas
escolhas. ✂️ b) De acordo com Wallon, a escolha dos agrupamentos feita pelas crianças está essencialmente ligada
à afetividade e à expressão emocional, sendo um
reflexo do estágio emocional-sensório. ✂️ c) Para Vygotsky, a organização dos objetos em grupos
reflete a mediação simbólica e o papel da interação
social, sendo que as explicações das crianças indicam a configuração da zona de desenvolvimento
proximal. ✂️ d) Na visão de Piaget, a capacidade de classificar objetos por atributos perceptíveis indica que as crianças
superaram o egocentrismo cognitivo, característica
do estágio pré-operatório, e alcançaram o estágio
das operações formais. ✂️ e) Vygotsky entenderia que o agrupamento dos objetos
por critérios como cor ou função indica um momento
de transição do pensamento por complexos para formas mais avançadas de pensamento.