Questões de Concursos Psicologia do Desenvolvimento

Resolva questões de Psicologia do Desenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q232514 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, MPE GO, FUNIVERSA

Para Piaget, o juízo moral, assim como o desenvolvimento, é permeado por fases distintas e diretamente ligado ao modo pelo qual o sujeito relaciona-se com as outras pessoas. Na heteronomia, que vai dos 6 até 10/11 anos de idade, a criança internaliza as regras, toma consciência delas, pois já pode separar físico de psíquico. A isso, Piaget denomina realismo moral. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de realismo moral.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q848834 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A teoria histórico cultural parte do pressuposto de que, na presença de condições adequadas de vida e de educação, as crianças se desenvolvem intensamente. Essa teoria foi criada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q231878 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, Polícia Civil ES, FUNCAB

Vygotsky elabora a seguinte definição para um de seus concei tos acerca do processo de desenvolvimento da criança: “a distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela resolução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob orientação ou em colaboração com parceiros mais capazes”. A que conceito essa definição se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q848442 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020

A respeito das diferenças entre as epistemologias cognitivista e histórico-cultural, cujos principais pensadores foram, respectivamente, Piaget e Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A perspectiva histórico-cultural é considerada como uma das principais responsáveis na consolidação de psicologias implicadas com o compromisso social e político. ( ) A epistemologia cognitivista, ao afirmar a importância da cultura na constituição subjetiva, foi uma das principais responsáveis no processo de independência da Psicologia em relação às ciências naturais. ( ) A perspectiva histórico-cultural produziu uma ruptura importante na ciência psicológica e foi uma das principais influências da psicologia escolar crítica.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q232120 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

Conforme a psicologia do desenvolvimento, a compreensão do desenvolvimento humano engloba as trajetórias no ciclo de vida do indivíduo, desde a concepção até a morte, e também as gerações.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q851635 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Coronel Freitas SC Psicólogo, FEPESE, 2020

Segundo a teoria do desenvolvimento de Piaget, haveria períodos relacionados ao aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global.
Entre esses períodos estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q233834 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

Variáveis socioeconômicas, acesso à tecnologia, tempo livre e situação educacional influenciam a transição da adolescência para a vida adulta, no que se pode considerar uma ampliação da adolescência.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q849689 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020

A teoria psicogenética apresenta uma concepção bastante peculiar de desenvolvimento. De acordo com essa teoria,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q231625 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Quixadá CE, ACEP

A teoria das fases de desenvolvimento da criança, de Piaget, serve de base e pode auxiliar os psicólogos organizacionais. Assinale a alternativa que apresenta situações em que essa teoria pode ser utilizada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q833315 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de São José do Cedro SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Aprendizagem e mudança toda de comportamento em resposta a experiências anteriores porque envolve o sujeito como um todo, considerando todos os seus aspectos, sendo eles psicológicos, biológicos e sociais. Se algum desses aspectos estiver em desequilíbrio haverá a dificuldade de aprendizagem.
Sobre o conteúdo enunciado, marca a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q832201 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Quando se avaliam o estado psicológico e o comportamento de uma pessoa, três fenômenos devem ser considerados. Apresenta a alternativa que NÃO diz respeito a tais fenômenos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q851413 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

"O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até àquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações (...) No plano da formação de professores é necessário retomar a finalidade dos conteúdos da Psicologia que contribuam para a compreensão do processo de escolarização, da relação entre subjetividade e educação, abordando temas tais como fracasso escolar, queixa escolar, medicalização da educação, relações intersubjetivas que constituem a vida diária escolar, dentre outros temas, que busquem superar o reducionismo de questões sociais ao âmbito individual, considerando o processo de escolarização como expressão das dimensões sociais, culturais, pedagógicas, políticas, afetivas e institucionais." (CHECCHIA, 2015 )
Diversos autores consideram o brincar como uma atividade fundamental no processo de desenvolvimento humano, principalmente no período infantil. Na psicologia histórico-cultural, trabalhos como os iniciados por Vigotski apontam para questões sobre o modo como a própria brincadeira surge ao longo do desenvolvimento, o aparecimento da brincadeira, sua gênese; e sobre o papel que essa atividade desempenha no desenvolvimento. Frente a isso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Do ponto de vista do desenvolvimento, a brincadeira não é uma forma predominante de atividade, mas, em certo sentido, é a linha principal do desenvolvimento na idade pré-escolar.
II. A essência da brincadeira é que ela é a realização de desejos, mas não de desejos isolados e sim de afetos generalizados.
III. Qualquer brincadeira com situação imaginária é, ao mesmo tempo, brincadeira com regras e qualquer brincadeira com regras é brincadeira com situação imaginária.
IV. Na brincadeira, a criança opera com objetos como sendo coisas que possuem sentido, opera com os significados das palavras, que substituem os objetos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q849540 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Moreilândia PE Pedagogo, Asconprev, 2020

As pesquisas de Daniel Goleman (1999) sobre a Inteligência Emocional revelam que os empregadores consideram importante para admitir uma pessoa que acabou de se formar na sua empresa, competências menos ligadas as habilitações técnicas e mais relacionadas a capacidade implícita de aprender no trabalho, denominadas de Competências Emocionais.
Sobre esse tema, assinale a opção que NÃO se refere a uma competência emocional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q851866 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

No estudo do desenvolvimento humano, utilizam-se diversificados modelos de pesquisa. Exemplos deles são os estudos transversais, que se caracterizam por avaliar pessoas em diferentes idades ou estágios de desenvolvimento, em um único momento.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q849922 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Araçoiaba PE Psicólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para Jean Piaget, a gestão de pessoas é uma função organizacional que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos exclusivamente individuais. Esse estudioso afirma, ainda, que a motivação de um colaborador em nada se relaciona com seus interesses ou com as condições do ambiente de trabalho.

II. De acordo com Piaget, em um determinado momento, nos primeiros anos de vida, a criança evoluiu para um estado de maior atividade e participação, denominado de período préoperatório. A aquisição da linguagem vai gerar mudanças significativas no campo afetivo e do pensamento. Com a fala, a criança torna-se capaz de exteriorizar a vida interior, na medida em que já conta coisas que aconteceram, bem como é capaz de falar sobre eventos futuros. Embora se iniciem as trocas entre as crianças, elas estão mais centradas em seus pontos de vista. Predomina, então, uma linguagem egocêntrica.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q850468 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, AL AP Analista Legislativo Psicólogo, FCC, 2020

No trabalho psicopedagógico preventivo, a instituição, enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem, é objeto de estudo, uma vez que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q850695 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Massaranduba SC Psicólogo, FURB, 2020

O desenvolvimento cognitivo deve ser entendido na referência ao contexto histórico, social e cultural em que o sujeito está. Enquanto a criança participa do campo social, vai internalizando comportamentos, atividades e signos que comporão suas funções mentais superiores. Nesse sentido, destaca-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que pode ser entendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q847480 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

Vigotskii além de valorizar a aprendizagem como a promotora do desenvolvimento humano, delega à educação e ao ensino um importante papel nesse processo. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas, e assinale a alternativa correta.
(____) A preocupação de Vigotski, ao realizar suas investigações sobre as diferentes abordagens que tratam da relação entre aprendizagem e desenvolvimento, era compreender o nível de desenvolvimento intelectual da criança
(____) O desenvolvimento e a aprendizagem são diferentes, porém articulados entre si, numa relação dialética. Entre outras palavras: a aprendizagem influencia o desenvolvimento, assim como o desenvolvimento influencia a aprendizagem.
(____) Há uma relação entre o tempo, o desenvolvimento e a aprendizagem, isto é, para aprender, primeiramente, é necessário desenvolverse, o que ocorre por meio da maturação do sistema nervoso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q849510 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Na década de 70 do século passado, após um ano de diagnóstico e tratamento de pacientes com dificuldades de aprendizagem, psicopedagogos argentinos perceberam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q850749 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Araçoiaba PE Psicólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio. Para esse estudioso, quanto maiores forem a afetividade e a aceitação percebidas por um indivíduo no seu grupo social, maiores serão as chances de que ele tenha dificuldade de desenvolver relacionamentos duradouros e, assim, crescem as chances da prática do suicídio.

II. As instruções específicas para uma entrevista lúdica consistem em oferecer à criança a oportunidade de brincar, como deseje, com todo o material lúdico disponível na sala, esclarecendo sobre o espaço onde poderá brincar, sobre o tempo disponível, sobre os papéis dela e do psicólogo, bem como sobre os objetivos dessa atividade, que possibilitará conhecê-la mais e, assim, poder posteriormente ajudá-la.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.