Questões de Concursos: Psicologia e Organizações

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Psicologia e Organizações. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q903729 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Considerando o processo de implementação de um programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), qual é o principal desafio dessa implementação em uma organização?

3 Q868484 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Quando se depara com um caso de assédio moral no serviço público, qual é a atitude mais apropriada a ser tomada inicialmente?

4 Q880619 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Agente Administrativo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Ao tratarmos da tomada de decisão, o conceito de heurísticas surge como elemento importante para o entendimento do processo decisório dos indivíduos. As heurísticas são regras práticas ou modelos mentais que utilizamos para agilizar e simplificar a decisão. Dentre os diferentes tipos de heurísticas que podem influenciar nossas decisões ao avaliarmos um evento com a associação e estruturas mentais que vêm à mente com maior facilidade, recordando mais de eventos frequentes, estamos recorrendo à heurística de:

5 Q890982 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Agente de Segurança Pública, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a assertiva que apresenta uma abordagem eficaz para a pacificação de conflitos interpessoais.

6 Q890981 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Agente de Segurança Pública, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale de forma correta um dos principais benefícios do gerenciamento adequado do estresse para a saúde e bem-estar do profissional.

7 Q891476 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Técnico Administrativo do Ensino Superior, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Em uma pesquisa para avaliação da motivação de servidores técnico-administrativos de uma universidade pública, identificou-se uma percepção de injustiça desse grupo, que se sentia pouco recompensado quanto ao reconhecimento recebido pelo trabalho e ao desejo de ser ouvido da mesma forma que os docentes lotados na organização e os servidores públicos de outras universidades.
Dentre os diversos modelos contemporâneos sobre motivação, o que mais ajuda a explicar a percepção desses servidores é a teoria da(o)

8 Q891475 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Técnico Administrativo do Ensino Superior, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Na observação das relações interpessoais de colaboradores de uma universidade, identificou-se que a ordem social política entre os indivíduos ou grupos é vaga e sujeita a questionamentos. Nesse contexto, se as relações de poder são inequívocas e estáveis e se são aceitas por todas as partes como válidas, o conflito será substituído pelo recurso à autoridade, e as diferenças serão resolvidas em favor dos mais poderosos. Somente uma parte, cujo poder seja incerto, se arriscará a recorrer ao conflito em lugar de recorrer ao poder e à autoridade.
Essa situação ilustra uma possível condição que estimula um conflito, denominada

9 Q909337 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicólogo, FME de Niterói RJ, COSEAC, 2024

“A Psicologia compreende a violência sexual contra a criança e a(o) adolescente por meio de diversas abordagens teóricas, e vem desenvolvendo uma gama de técnicas e práticas de avaliação e intervenção. Por estar presente em diferentes políticas públicas — especialmente aquelas pertencentes à Rede de Proteção à infância e adolescência, como Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança pública e Sistema de Justiça — deve lidar com marcos legais, objetivos, tarefas e públicos variados. Cada campo e cada caso incide diretamente na demanda que chega às(aos) profissionais, assim como sobre seu modo de atendê-la.” (CFP, 2009, p. 30-31). Nessa perspectiva, e considerando o marco teórico e referencial “saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens” (MS, 2007), tem-se como desafios para uma Política Nacional de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva de Adolescentes e Jovens:

I integração aos serviços de saúde das especificidades das adolescentes e jovens e seus parceiros quanto à gravidez, ao parto e ao puerpério.

II construção e implementação de ações que assegurem a ampliação do conhecimento sobre corpo, sexualidade e saúde por adolescentes e jovens, com vistas à maior tutela da vivência da sexualidade, em todos os níveis de atenção, e com o envolvimento dos diversos sujeitos – gestores nacionais, estaduais, municipais e sociedade civil organizada.

III ampliação dos indicadores sobre saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, para além da diminuição dos índices de gravidez na adolescência e na abordagem de outros aspectos, como a violência intrafamiliar, o planejamento familiar, DST/aids e ações educativas.

IV integração com outras instituições para a promoção da abstinência sexual como estratégia de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, fundamentais para a formação de valores, com respeito à autonomia e aos direitos sexuais e direitos reprodutivos.

São INCORRETAS, apenas, as assertivas:

10 Q911321 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

De acordo com os conceitos trazidos pela psicodinâmica do trabalho de Christophe Dejours, é correto afirmar que
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.