Questões de Concursos Psicologia Genética Piaget

Resolva questões de Psicologia Genética Piaget comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q57214 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q57211 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q57212 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q57217 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue o item que se segue.

Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q57216 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item.

Brincar é imprescindível na infância, pois é nessa ação que a criança elabora sua forma de estar no mundo, vivencia o lúdico e desenvolve sua potência de criação. Essa experiência proporciona aprendizagem e desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q57213 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes. 
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q57208 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Os  estudos  de  Piaget  não  consideraram  a  inteligência  humana  como  representativa  de  um  processo  de  adaptação biológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q57210 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Na perspectiva piagetiana, o desenvolvimento humano  é definido por uma sucessão de estágios vinculados ao  surgimento de novas estruturas.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q57209 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de  avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem,  julgue o próximo item.

O  construtivismo  piagetiano  não  consiste  em  um  método, mas em uma concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q57215 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item.

Logo ao nascer, no âmbito familiar, a brincadeira já se inicia como uma atividade infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q886362 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Autonomia refere-se à capacidade de regência própria, ou autogoverno, liberdade moral ou intelectual. Ao desenvolver-se, a criança formará estruturas que se relacionarão entre si, permitindo o surgimento de características próprias. Na ótica piagetiana, o desenvolvimento da autonomia é o que identifica o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q882900 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A metodologia construtivista é uma das mais alinhadas às tendências da educação, pois coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado. A partir do conceito desta metodologia, avalie as alternativas e marque a opção CORRETA que informa o nome do educador que foi o criador desta metodologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q911273 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre os aspectos centrais da evolução psicogenética da língua escrita da criança, identificados em três grandes períodos distintos entre si, dentro dos quais cabem múltiplas subdivisões. Analise as afirmativas a seguir:
I. O primeiro período caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico.
II. No segundo período ocorre a construção de formas de diferenciação; a criança busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo. III. O terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período silábico e culmina em um período alfabético. IV. No primeiro período, a criança alcançará duas distinções básicas que sustentarão asconstruções subsequentes: de um lado, a diferenciação entre as marcas gráficas figurativas e as não figurativas; de outro, a constituição da escrita como um objeto substituto. V. As duas distinções básicas da evolução psicogenética se dão num enorme esforço cognitivo, nesse sentido, devemos atribuir à diferenciação entre desenho e escrita um papel central no processo de apropriação do sistema de escrita pela criança.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q895374 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A respeito dos desenvolvimentos fundamentais do estágio sensório-motor, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q910601 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Compreendemos por Altas Habilidades de maneira CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1009576 | Medicina, Psicologia Genética Piaget, Alergia e Imunologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Os resultados de exames mostrados abaixo, obtidos do sangue periférico de um paciente com quadro infeccioso abdominal agudo:


Hemograma: leucócitos: 32.450/mm3 ; basófilos: 0%; eosinófilos: 0%; mielócitos: 0%; metamielócitos: 0%; bastões: 18%; segmentados: 65%; linfócitos: 2%; monócitos: 5%; plaquetas: 90.000/mm3 ; PCR: 28,0 mg/dL; VHS: 89 mm/h.

Com base apenas nos resultados dos exames mostrados acima, é correto afirmar se trata de uma provável infecção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q998624 | Medicina, Psicologia Genética Piaget, Transplante de Medula Óssea, EBSERH, FGV, 2024

Os resultados de exames de laboratório necessários para a confirmação do diagnóstico de hemoglobinúria paroxística noturna são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q996728 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

Nos estudos sobre o desenvolvimento da inteligência Jean Piaget contribuiu com a compreensão da importância das trocas intelectuais apresentado por meio dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Estes estudos mostram as diferenças qualitativas das operações mentais em cada estágio e a forma como o indivíduo apresenta o grau de consciência das regras da correspondência mútua. No estágio operatório (idade a partir dos 12 anos) o equilíbrio do processo de aceitar as contribuições dos outros preservando a própria autonomia configura na personalidade. Assinale a alternativa incorreta sobre personalidade na perpectiva de Piaget (1973, p. 245). (Piaget, J. Éudes Sociologiques. Genebra – Paris, Droz – Em português Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, Forense, 1973).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q985397 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Uma criança, quando resolve a questão da diferenciação entre escrita e desenho, passa a formular condições para que algo possa ser lido ou não. Para as crianças, nessa fase, as palavras para serem lidas devem:

I. Ter uma quantidade mínima de caracteres.
II. Ser iniciadas por consoante e devem estar na sequência consoante-vogal, e assim por diante.
III. Ser escritas com letras de forma.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q895373 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

“O primeiro dos quatro estágios de Piaget para o desenvolvimento cognitivo é o estágio sensóriomotor. Durante este estágio (do nascimento aos 2 anos, aproximadamente), os bebês aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo mediante suas atividades sensoriais e motoras”. (Papalia, 2013, p. 176).

No que diz respeito às características desse período, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.