Início Questões de Concursos Psicologia Genética Piaget Resolva questões de Psicologia Genética Piaget comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Psicologia Genética Piaget Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q57214 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEJulgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget. Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q57211 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEJulgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget. Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q57212 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEJulgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget. O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q57217 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEAcerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue o item que se segue. Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q57216 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPETeóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item. Brincar é imprescindível na infância, pois é nessa ação que a criança elabora sua forma de estar no mundo, vivencia o lúdico e desenvolve sua potência de criação. Essa experiência proporciona aprendizagem e desenvolvimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q57213 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEJulgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget. Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q57208 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEQuanto aos estudos teóricos sobre as bases psicológicas da aprendizagem, julgue o seguinte item. Os estudos de Piaget não consideraram a inteligência humana como representativa de um processo de adaptação biológica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q57210 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEQuanto aos estudos teóricos sobre as bases psicológicas da aprendizagem, julgue o seguinte item. Na perspectiva piagetiana, o desenvolvimento humano é definido por uma sucessão de estágios vinculados ao surgimento de novas estruturas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q57209 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEConsiderando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem, julgue o próximo item. O construtivismo piagetiano não consiste em um método, mas em uma concepção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q57215 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPETeóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item. Logo ao nascer, no âmbito familiar, a brincadeira já se inicia como uma atividade infantil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q886362 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024Autonomia refere-se à capacidade de regência própria, ou autogoverno, liberdade moral ou intelectual. Ao desenvolver-se, a criança formará estruturas que se relacionarão entre si, permitindo o surgimento de características próprias. Na ótica piagetiana, o desenvolvimento da autonomia é o que identifica o(a): ✂️ a) Desenvolvimento cultural. ✂️ b) Inteligência humana. ✂️ c) Estado psicológico. ✂️ d) Competência emocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q882900 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024A metodologia construtivista é uma das mais alinhadas às tendências da educação, pois coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado. A partir do conceito desta metodologia, avalie as alternativas e marque a opção CORRETA que informa o nome do educador que foi o criador desta metodologia. ✂️ a) Maria Nilde Mascellani ✂️ b) Jean Piaget ✂️ c) Nísia Floresta Augusta ✂️ d) Darcy Ribeiro ✂️ e) Anísio Teixeira Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q911273 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024Sobre os aspectos centrais da evolução psicogenética da língua escrita da criança, identificados em três grandes períodos distintos entre si, dentro dos quais cabem múltiplas subdivisões. Analise as afirmativas a seguir: I. O primeiro período caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico. II. No segundo período ocorre a construção de formas de diferenciação; a criança busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo. III. O terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período silábico e culmina em um período alfabético. IV. No primeiro período, a criança alcançará duas distinções básicas que sustentarão asconstruções subsequentes: de um lado, a diferenciação entre as marcas gráficas figurativas e as não figurativas; de outro, a constituição da escrita como um objeto substituto. V. As duas distinções básicas da evolução psicogenética se dão num enorme esforço cognitivo, nesse sentido, devemos atribuir à diferenciação entre desenho e escrita um papel central no processo de apropriação do sistema de escrita pela criança. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. ✂️ b) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas. ✂️ c) Apenas a afirmativa V está incorreta. ✂️ d) Todas as afirmativas estão corretas. ✂️ e) Apenas a afirmativa III está incorreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q895374 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024A respeito dos desenvolvimentos fundamentais do estágio sensório-motor, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) A permanência do objeto depende do pensamento representativo que se desenvolve durante o sexto subestágio. ✂️ b) A causalidade depende do uso de símbolos que começa no sexto subestágio. ✂️ c) A categorização desenvolve-se lentamente entre 4- 6 meses e 1 ano com base nas descobertas do bebê, primeiro dos efeitos de suas próprias ações, e depois dos efeitos das forças externas. ✂️ d) O número depende do uso de símbolos, que começa no sexto subestágio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1009576 | Medicina, Psicologia Genética Piaget, Alergia e Imunologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024Os resultados de exames mostrados abaixo, obtidos do sangue periférico de um paciente com quadro infeccioso abdominal agudo:Hemograma: leucócitos: 32.450/mm3 ; basófilos: 0%; eosinófilos: 0%; mielócitos: 0%; metamielócitos: 0%; bastões: 18%; segmentados: 65%; linfócitos: 2%; monócitos: 5%; plaquetas: 90.000/mm3 ; PCR: 28,0 mg/dL; VHS: 89 mm/h.Com base apenas nos resultados dos exames mostrados acima, é correto afirmar se trata de uma provável infecção: ✂️ a) viral, sendo que os valores da PCR e VHS decorrem da ação de citocinas inflamatórias, como a IL-10 e o TNF-alfa, sobre os hepatócitos, que, em resposta, secretaram as chamadas proteínas de fase aguda da inflamação; ✂️ b) bacteriana, sendo que os valores da VHS e PCR decorrem da ação de citocinas inflamatórias, como a IL-10 e TGF-beta, sobre as células de Kumpffer hepáticas, que, em resposta, secretaram as chamadas proteínas de fase aguda inflamação; ✂️ c) viral, sendo que os valores da VHS e PCR decorrem da ação de citocinas anti-inflamatórias, como a IL-12 e TNF-alfa, sobre as células de Kumpffer hepáticas, que, em resposta, secretaram as chamadas proteínas de fase aguda inflamação; ✂️ d) bacteriana, sendo que os valores da PCR e VHS decorrem da ação de citocinas anti-inflamatórias, como a IL-10 e o TNFalfa, sobre os hepatócitos, que, em resposta, secretaram as chamadas proteínas de fase aguda da inflamação; ✂️ e) bacteriana, sendo que os valores aumentados da PCR e da VHS decorrem da ação de citocinas inflamatórias, como a IL-6 e TNF-alfa, sobre os hepatócitos, que, em resposta, secretaram as chamadas proteínas de fase aguda da inflamação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q998624 | Medicina, Psicologia Genética Piaget, Transplante de Medula Óssea, EBSERH, FGV, 2024Os resultados de exames de laboratório necessários para a confirmação do diagnóstico de hemoglobinúria paroxística noturna são: ✂️ a) CD56+ e hemoglobina presente no exame de urina; ✂️ b) P-selectina positiva e teste de Ham positivo; ✂️ c) FLAER positivo e CD59 positivo; ✂️ d) aplasia de medula, na biópsia de medula, e presença de hemoglobina no exame de urina; ✂️ e) diminuição de haptoglonina sérica e presença de hemoglobina no exame de urina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q910601 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024Compreendemos por Altas Habilidades de maneira CORRETA: ✂️ a) Essa terminologia não se aplica aocontexto da Educação Especial. ✂️ b) São pessoas/sujeitos considerados inaptos à convivência social. ✂️ c) São pessoas consideradas com desenvolvimento intelectual menor que o aceito dentro do padrão de normalidade, em outras palavras, pessoas com comprometimento intelectual em algumas áreas. ✂️ d) Essa terminologia nunca existiu. ✂️ e) As Altas Habilidades/ caracterizam-se pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas incluindo as acadêmicas, demonstradas desde a infância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q996728 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025Nos estudos sobre o desenvolvimento da inteligência Jean Piaget contribuiu com a compreensão da importância das trocas intelectuais apresentado por meio dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Estes estudos mostram as diferenças qualitativas das operações mentais em cada estágio e a forma como o indivíduo apresenta o grau de consciência das regras da correspondência mútua. No estágio operatório (idade a partir dos 12 anos) o equilíbrio do processo de aceitar as contribuições dos outros preservando a própria autonomia configura na personalidade. Assinale a alternativa incorreta sobre personalidade na perpectiva de Piaget (1973, p. 245). (Piaget, J. Éudes Sociologiques. Genebra – Paris, Droz – Em português Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, Forense, 1973). ✂️ a) De acordo com Piaget, entende-se personalidade como o desenvolvimento incompleto do indivíduo quando ele precisa considerar o estado inicial e o estado final da tranformação de um objeto de forma simultânea, ou seja, ele não possui o conceito de reversibilidade ✂️ b) O indivíduo adere de forma voluntária às regras baseadas na reciprocidade e na universalidade ✂️ c) O indivíduo toma a consciência da relatividade da perspectiva individual e coloca esta perspectiva com o conjunto das outras perspectivas possíveis ✂️ d) É uma coordenação da individualidade com o universal ✂️ e) Constitui o produto mais refinado da socialização Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q895373 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024“O primeiro dos quatro estágios de Piaget para o desenvolvimento cognitivo é o estágio sensóriomotor. Durante este estágio (do nascimento aos 2 anos, aproximadamente), os bebês aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo mediante suas atividades sensoriais e motoras”. (Papalia, 2013, p. 176). No que diz respeito às características desse período, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) O estágio sensório-motor consiste em cinco subestágios que fluem de um para o outro, à medida que os esquemas do bebê, os padrões de pensamento e comportamento, tornam-se mais elaborados. ✂️ b) No primeiro subestágio, “O Uso de Reflexos”, os bebês tornam-se mais interessados no ambiente, repetem ações que produzem resultados interessantes, como agitar um chocalho, e prolongam demais experiências. ✂️ c) No quarto subestágio, “Coordenação de Esquemas Secundários”, o comportamento é mais deliberado e proposital, intencional à medida que os bebês coordenam esquemas previamente aprendidos e usam comportamentos previamente aprendidos para atingir suas metas. ✂️ d) Os quatro primeiros subestágios são considerados pré-inteligentes. Os dois últimos são inteligentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q985397 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025Uma criança, quando resolve a questão da diferenciação entre escrita e desenho, passa a formular condições para que algo possa ser lido ou não. Para as crianças, nessa fase, as palavras para serem lidas devem: I. Ter uma quantidade mínima de caracteres. II. Ser iniciadas por consoante e devem estar na sequência consoante-vogal, e assim por diante. III. Ser escritas com letras de forma. Está CORRETO o que se afirma: ✂️ a) Apenas no item I. ✂️ b) Apenas no item III. ✂️ c) Apenas nos itens I e II. ✂️ d) Apenas nos itens II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q57214 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEJulgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget. Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q57211 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEJulgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget. Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q57212 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEJulgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget. O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q57217 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEAcerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue o item que se segue. Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q57216 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPETeóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item. Brincar é imprescindível na infância, pois é nessa ação que a criança elabora sua forma de estar no mundo, vivencia o lúdico e desenvolve sua potência de criação. Essa experiência proporciona aprendizagem e desenvolvimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q57213 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEJulgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget. Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q57208 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEQuanto aos estudos teóricos sobre as bases psicológicas da aprendizagem, julgue o seguinte item. Os estudos de Piaget não consideraram a inteligência humana como representativa de um processo de adaptação biológica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q57210 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEQuanto aos estudos teóricos sobre as bases psicológicas da aprendizagem, julgue o seguinte item. Na perspectiva piagetiana, o desenvolvimento humano é definido por uma sucessão de estágios vinculados ao surgimento de novas estruturas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q57209 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPEConsiderando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem, julgue o próximo item. O construtivismo piagetiano não consiste em um método, mas em uma concepção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q57215 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPETeóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item. Logo ao nascer, no âmbito familiar, a brincadeira já se inicia como uma atividade infantil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q886362 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024Autonomia refere-se à capacidade de regência própria, ou autogoverno, liberdade moral ou intelectual. Ao desenvolver-se, a criança formará estruturas que se relacionarão entre si, permitindo o surgimento de características próprias. Na ótica piagetiana, o desenvolvimento da autonomia é o que identifica o(a): ✂️ a) Desenvolvimento cultural. ✂️ b) Inteligência humana. ✂️ c) Estado psicológico. ✂️ d) Competência emocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q882900 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024A metodologia construtivista é uma das mais alinhadas às tendências da educação, pois coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado. A partir do conceito desta metodologia, avalie as alternativas e marque a opção CORRETA que informa o nome do educador que foi o criador desta metodologia. ✂️ a) Maria Nilde Mascellani ✂️ b) Jean Piaget ✂️ c) Nísia Floresta Augusta ✂️ d) Darcy Ribeiro ✂️ e) Anísio Teixeira Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q911273 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024Sobre os aspectos centrais da evolução psicogenética da língua escrita da criança, identificados em três grandes períodos distintos entre si, dentro dos quais cabem múltiplas subdivisões. Analise as afirmativas a seguir: I. O primeiro período caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico. II. No segundo período ocorre a construção de formas de diferenciação; a criança busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo. III. O terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período silábico e culmina em um período alfabético. IV. No primeiro período, a criança alcançará duas distinções básicas que sustentarão asconstruções subsequentes: de um lado, a diferenciação entre as marcas gráficas figurativas e as não figurativas; de outro, a constituição da escrita como um objeto substituto. V. As duas distinções básicas da evolução psicogenética se dão num enorme esforço cognitivo, nesse sentido, devemos atribuir à diferenciação entre desenho e escrita um papel central no processo de apropriação do sistema de escrita pela criança. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. ✂️ b) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas. ✂️ c) Apenas a afirmativa V está incorreta. ✂️ d) Todas as afirmativas estão corretas. ✂️ e) Apenas a afirmativa III está incorreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q895374 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024A respeito dos desenvolvimentos fundamentais do estágio sensório-motor, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) A permanência do objeto depende do pensamento representativo que se desenvolve durante o sexto subestágio. ✂️ b) A causalidade depende do uso de símbolos que começa no sexto subestágio. ✂️ c) A categorização desenvolve-se lentamente entre 4- 6 meses e 1 ano com base nas descobertas do bebê, primeiro dos efeitos de suas próprias ações, e depois dos efeitos das forças externas. ✂️ d) O número depende do uso de símbolos, que começa no sexto subestágio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1009576 | Medicina, Psicologia Genética Piaget, Alergia e Imunologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024Os resultados de exames mostrados abaixo, obtidos do sangue periférico de um paciente com quadro infeccioso abdominal agudo:Hemograma: leucócitos: 32.450/mm3 ; basófilos: 0%; eosinófilos: 0%; mielócitos: 0%; metamielócitos: 0%; bastões: 18%; segmentados: 65%; linfócitos: 2%; monócitos: 5%; plaquetas: 90.000/mm3 ; PCR: 28,0 mg/dL; VHS: 89 mm/h.Com base apenas nos resultados dos exames mostrados acima, é correto afirmar se trata de uma provável infecção: ✂️ a) viral, sendo que os valores da PCR e VHS decorrem da ação de citocinas inflamatórias, como a IL-10 e o TNF-alfa, sobre os hepatócitos, que, em resposta, secretaram as chamadas proteínas de fase aguda da inflamação; ✂️ b) bacteriana, sendo que os valores da VHS e PCR decorrem da ação de citocinas inflamatórias, como a IL-10 e TGF-beta, sobre as células de Kumpffer hepáticas, que, em resposta, secretaram as chamadas proteínas de fase aguda inflamação; ✂️ c) viral, sendo que os valores da VHS e PCR decorrem da ação de citocinas anti-inflamatórias, como a IL-12 e TNF-alfa, sobre as células de Kumpffer hepáticas, que, em resposta, secretaram as chamadas proteínas de fase aguda inflamação; ✂️ d) bacteriana, sendo que os valores da PCR e VHS decorrem da ação de citocinas anti-inflamatórias, como a IL-10 e o TNFalfa, sobre os hepatócitos, que, em resposta, secretaram as chamadas proteínas de fase aguda da inflamação; ✂️ e) bacteriana, sendo que os valores aumentados da PCR e da VHS decorrem da ação de citocinas inflamatórias, como a IL-6 e TNF-alfa, sobre os hepatócitos, que, em resposta, secretaram as chamadas proteínas de fase aguda da inflamação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q998624 | Medicina, Psicologia Genética Piaget, Transplante de Medula Óssea, EBSERH, FGV, 2024Os resultados de exames de laboratório necessários para a confirmação do diagnóstico de hemoglobinúria paroxística noturna são: ✂️ a) CD56+ e hemoglobina presente no exame de urina; ✂️ b) P-selectina positiva e teste de Ham positivo; ✂️ c) FLAER positivo e CD59 positivo; ✂️ d) aplasia de medula, na biópsia de medula, e presença de hemoglobina no exame de urina; ✂️ e) diminuição de haptoglonina sérica e presença de hemoglobina no exame de urina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q910601 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024Compreendemos por Altas Habilidades de maneira CORRETA: ✂️ a) Essa terminologia não se aplica aocontexto da Educação Especial. ✂️ b) São pessoas/sujeitos considerados inaptos à convivência social. ✂️ c) São pessoas consideradas com desenvolvimento intelectual menor que o aceito dentro do padrão de normalidade, em outras palavras, pessoas com comprometimento intelectual em algumas áreas. ✂️ d) Essa terminologia nunca existiu. ✂️ e) As Altas Habilidades/ caracterizam-se pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas incluindo as acadêmicas, demonstradas desde a infância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q996728 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025Nos estudos sobre o desenvolvimento da inteligência Jean Piaget contribuiu com a compreensão da importância das trocas intelectuais apresentado por meio dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Estes estudos mostram as diferenças qualitativas das operações mentais em cada estágio e a forma como o indivíduo apresenta o grau de consciência das regras da correspondência mútua. No estágio operatório (idade a partir dos 12 anos) o equilíbrio do processo de aceitar as contribuições dos outros preservando a própria autonomia configura na personalidade. Assinale a alternativa incorreta sobre personalidade na perpectiva de Piaget (1973, p. 245). (Piaget, J. Éudes Sociologiques. Genebra – Paris, Droz – Em português Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, Forense, 1973). ✂️ a) De acordo com Piaget, entende-se personalidade como o desenvolvimento incompleto do indivíduo quando ele precisa considerar o estado inicial e o estado final da tranformação de um objeto de forma simultânea, ou seja, ele não possui o conceito de reversibilidade ✂️ b) O indivíduo adere de forma voluntária às regras baseadas na reciprocidade e na universalidade ✂️ c) O indivíduo toma a consciência da relatividade da perspectiva individual e coloca esta perspectiva com o conjunto das outras perspectivas possíveis ✂️ d) É uma coordenação da individualidade com o universal ✂️ e) Constitui o produto mais refinado da socialização Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q895373 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024“O primeiro dos quatro estágios de Piaget para o desenvolvimento cognitivo é o estágio sensóriomotor. Durante este estágio (do nascimento aos 2 anos, aproximadamente), os bebês aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo mediante suas atividades sensoriais e motoras”. (Papalia, 2013, p. 176). No que diz respeito às características desse período, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) O estágio sensório-motor consiste em cinco subestágios que fluem de um para o outro, à medida que os esquemas do bebê, os padrões de pensamento e comportamento, tornam-se mais elaborados. ✂️ b) No primeiro subestágio, “O Uso de Reflexos”, os bebês tornam-se mais interessados no ambiente, repetem ações que produzem resultados interessantes, como agitar um chocalho, e prolongam demais experiências. ✂️ c) No quarto subestágio, “Coordenação de Esquemas Secundários”, o comportamento é mais deliberado e proposital, intencional à medida que os bebês coordenam esquemas previamente aprendidos e usam comportamentos previamente aprendidos para atingir suas metas. ✂️ d) Os quatro primeiros subestágios são considerados pré-inteligentes. Os dois últimos são inteligentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q985397 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025Uma criança, quando resolve a questão da diferenciação entre escrita e desenho, passa a formular condições para que algo possa ser lido ou não. Para as crianças, nessa fase, as palavras para serem lidas devem: I. Ter uma quantidade mínima de caracteres. II. Ser iniciadas por consoante e devem estar na sequência consoante-vogal, e assim por diante. III. Ser escritas com letras de forma. Está CORRETO o que se afirma: ✂️ a) Apenas no item I. ✂️ b) Apenas no item III. ✂️ c) Apenas nos itens I e II. ✂️ d) Apenas nos itens II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro