Questões de Concursos Psicologia Genética Piaget

Resolva questões de Psicologia Genética Piaget comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q985397 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Uma criança, quando resolve a questão da diferenciação entre escrita e desenho, passa a formular condições para que algo possa ser lido ou não. Para as crianças, nessa fase, as palavras para serem lidas devem:

I. Ter uma quantidade mínima de caracteres.
II. Ser iniciadas por consoante e devem estar na sequência consoante-vogal, e assim por diante.
III. Ser escritas com letras de forma.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q996728 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

Nos estudos sobre o desenvolvimento da inteligência Jean Piaget contribuiu com a compreensão da importância das trocas intelectuais apresentado por meio dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Estes estudos mostram as diferenças qualitativas das operações mentais em cada estágio e a forma como o indivíduo apresenta o grau de consciência das regras da correspondência mútua. No estágio operatório (idade a partir dos 12 anos) o equilíbrio do processo de aceitar as contribuições dos outros preservando a própria autonomia configura na personalidade. Assinale a alternativa incorreta sobre personalidade na perpectiva de Piaget (1973, p. 245). (Piaget, J. Éudes Sociologiques. Genebra – Paris, Droz – Em português Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, Forense, 1973).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q910601 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Compreendemos por Altas Habilidades de maneira CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q886362 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Autonomia refere-se à capacidade de regência própria, ou autogoverno, liberdade moral ou intelectual. Ao desenvolver-se, a criança formará estruturas que se relacionarão entre si, permitindo o surgimento de características próprias. Na ótica piagetiana, o desenvolvimento da autonomia é o que identifica o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q895373 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

“O primeiro dos quatro estágios de Piaget para o desenvolvimento cognitivo é o estágio sensóriomotor. Durante este estágio (do nascimento aos 2 anos, aproximadamente), os bebês aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo mediante suas atividades sensoriais e motoras”. (Papalia, 2013, p. 176).

No que diz respeito às características desse período, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q895374 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A respeito dos desenvolvimentos fundamentais do estágio sensório-motor, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1033630 | Medicina, Psicologia Genética Piaget, Medicina Intensiva Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 76 anos, que se apresenta confuso é levado para o CTI. As informações colhidas pela Emergência, com seus vizinhos indicam apenas que ele é portador de artrite. O SAMU encontrou, no local de resgate, inúmeras medicações, incluindo aspirina e acetaminofeno. O paciente encontra-se taquipneico e moderadamente taquicárdico. Os resultados primários da coleta laboratorial em seu sangue incluem:

• sódio 144 mEq/L; • potássio 3,2 mEq/L; • cloro 105 mEq/L; • bicarbonato 22mEq/L. A gasometria arterial revelou os seguintes dados: • pH 7,48; • PaCo2 30 mmHg; • PaO2 30 mmHg; • bicarbonato 22mEq/L.

Considerados esses dados, é correto concluir que o(s) distúrbio(s) ácido-base presente(s) nesse caso é(são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1009576 | Medicina, Psicologia Genética Piaget, Alergia e Imunologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Os resultados de exames mostrados abaixo, obtidos do sangue periférico de um paciente com quadro infeccioso abdominal agudo:


Hemograma: leucócitos: 32.450/mm3 ; basófilos: 0%; eosinófilos: 0%; mielócitos: 0%; metamielócitos: 0%; bastões: 18%; segmentados: 65%; linfócitos: 2%; monócitos: 5%; plaquetas: 90.000/mm3 ; PCR: 28,0 mg/dL; VHS: 89 mm/h.

Com base apenas nos resultados dos exames mostrados acima, é correto afirmar se trata de uma provável infecção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q911273 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre os aspectos centrais da evolução psicogenética da língua escrita da criança, identificados em três grandes períodos distintos entre si, dentro dos quais cabem múltiplas subdivisões. Analise as afirmativas a seguir:
I. O primeiro período caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico.
II. No segundo período ocorre a construção de formas de diferenciação; a criança busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo. III. O terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período silábico e culmina em um período alfabético. IV. No primeiro período, a criança alcançará duas distinções básicas que sustentarão asconstruções subsequentes: de um lado, a diferenciação entre as marcas gráficas figurativas e as não figurativas; de outro, a constituição da escrita como um objeto substituto. V. As duas distinções básicas da evolução psicogenética se dão num enorme esforço cognitivo, nesse sentido, devemos atribuir à diferenciação entre desenho e escrita um papel central no processo de apropriação do sistema de escrita pela criança.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q881075 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Professor, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

O processo de assimilação e acomodação é um processo pelo qual as crianças assimilam novas informações em suas estruturas mentais existentes (assimilação) e modificam suas estruturas mentais para se adaptar a novas informações (acomodação). Esses processos são centrais sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, demonstrando como as crianças organizam e interpretam ativamente seu ambiente. Os processos de assimilação e acomodação são processos centrais na teoria de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q988093 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Em relação à teoria do desenvolvimento cognitivo proposta por Jean Piaget, considere os seguintes itens.

I. Na fase pré-operacional, as crianças começam a dominar a linguagem e os nossos símbolos de comunicação. II. O estágio das operações formais é caracterizado pela capacidade de raciocínio abstrato e lógico. III. No estágio sensoriomotor há uma redução na capacidade sensorial e motora. IV. Na fase pré-operacional, as crianças são capazes de manipular mentalmente representações internas.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q882900 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A metodologia construtivista é uma das mais alinhadas às tendências da educação, pois coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado. A partir do conceito desta metodologia, avalie as alternativas e marque a opção CORRETA que informa o nome do educador que foi o criador desta metodologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q998624 | Medicina, Psicologia Genética Piaget, Transplante de Medula Óssea, EBSERH, FGV, 2024

Os resultados de exames de laboratório necessários para a confirmação do diagnóstico de hemoglobinúria paroxística noturna são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q994545 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Segundo Piaget, a aprendizagem ocorre por uma construção ativa de significado, e não por receptividade passiva. Nesse contexto, no construtivismo de Piaget:


I. o aprender, indispensavelmente, depende daquilo que já sabemos.

II. novas ideias ocorrem à medida que nos adaptamos e mudamos nossas velhas ideias.

III. o aprender envolve o acumulo de ideias e fatos mecanicamente.

IV. o conhecimento não é algo que pode ser simplesmente dado pelo professor na frente da sala aos alunos em suas mesas.

V. concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q57208 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Os  estudos  de  Piaget  não  consideraram  a  inteligência  humana  como  representativa  de  um  processo  de  adaptação biológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q57209 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de  avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem,  julgue o próximo item.

O  construtivismo  piagetiano  não  consiste  em  um  método, mas em uma concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q57210 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Na perspectiva piagetiana, o desenvolvimento humano  é definido por uma sucessão de estágios vinculados ao  surgimento de novas estruturas.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q57211 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q57212 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q57213 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes. 
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.