Questões de Concursos Psicopatologia do Trabalho

Resolva questões de Psicopatologia do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1001119 | Psicologia, Psicopatologia do Trabalho, Grupo Psicologia, EBSERH, FGV, 2025

Bruno, 55 anos, bancário, procurou o pronto-atendimento de uma unidade hospitalar apresentando sintomas de exaustão física e mental, pressão alta, distúrbios gastrointestinais, humor depressivo.
O médico diagnosticou a Síndrome de Burnout e recomendou um afastamento do trabalho; porém, temendo ser dispensado, Bruno continuou comparecendo ao trabalho e já vê sua produtividade impactada pela dificuldade de concentração.
Identifica-se nesse relato uma situação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1048144 | Psicologia, Psicopatologia do Trabalho, Especialidade Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A portaria do Ministério da Saúde que atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho, reconhece agentes e fatores de risco psicossociais que respondem por doenças relacionadas ao trabalho.
No caso dos transtornos mentais e comportamentais decorrentes do uso de álcool, assinale a opção que apresenta um fator de risco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q907103 | Psicologia, Psicopatologia do Trabalho, Psicólogo, CELESC, ACAFE, 2024

Considerando as discussões em torno da relação entre doença e trabalho, utilize os conceitos apresentados pela Psicodinâmica do Trabalho para analisar as seguintes proposições:

I. A etiologia de doenças relacionadas ao trabalho pode ter componentes biológicos significativos, embora os aspectos psicossociais também desempenhem um papel crucial na manifestação de sintomas em ambientes laborais.

II. O reconhecimento do sofrimento no trabalho e sua transformação em patologia são influenciados pela falta de espaço para discussão e legitimação desse sofrimento dentro da organização.

III. A invisibilização das condições de trabalho como fatores contribuintes para a doença pode reforçar o estigma associado às patologias laborais, potencializando o sofrimento do trabalhador.

IV. A negação do sofrimento e a manutenção das condições adversas no ambiente de trabalho, sem a devida atenção às suas consequências psicológicas, podem levar ao desenvolvimento de mecanismos de defesa disfuncionais.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q904604 | Psicologia, Psicopatologia do Trabalho, Especialidade: Psicologia, TRF 1a, FGV, 2024

Entendendo que a chegada da aposentadoria possa se revelar um momento gerador de ansiedade, várias empresas estão desenvolvendo Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPA).
Em relação a esse tema, considere os objetivos a seguir.

I- Informar sobre a adoção de práticas e estilos de vida saudáveis.
II- Orientar sobre planejamento financeiro a médio e longo prazo.
III- Oportunizar a reflexão sobre aspectos positivos e negativos da aposentadoria.


É um(são) objetivo(s) importante(s) a ser(em) atendido(s) em um PPA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1036962 | Psicologia, Psicopatologia do Trabalho, Psicologia Organizacional Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

As pesquisas em Psicopatologia do trabalho têm como desafio para o psicólogo o estabelecimento dos critérios que relacionam os transtornos mentais e os aspectos organizacionais do trabalho.

Nesse contexto, a investigação sobre o padrão de consumo de álcool deve ser incluída na avaliação psicológica sob a justificativa de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q966605 | Psicologia, Psicopatologia do Trabalho, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Transtornos mentais e comportamentais aumentam a demanda por
auxílio-doença e por aposentadoria precoce, além de aumentar o
absenteísmo no trabalho. Acerca desse assunto, julgue os próximos
itens.
Empregado que mostra alta demanda por perfeição, sendo excessivamente detalhista e persistente, e que, se comparado a seus pares, despende significativamente mais tempo para realizar determinada tarefa, pode ser portador de transtornos mentais que implicam sofrimento psíquico importante e reduzem a capacidade laboral. Nesse caso, é necessária a avaliação médico-psicológica detalhada desse trabalhador.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.