Questões de Concursos: Psicossomática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Psicossomática. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q152166 | Psicologia, Psicossomática, Analista Judiciário Psicologia, TRT 19a Região, FCC

A explicação para a ocorrência do estado de estresse é biológica e diz respeito à necessidade de adaptação ou ajustamento do organismo frente às pressões do meio com as quais este se depara. Essa síndrome de adaptação manifesta-se em três fases: na

2 Q148958 | Psicologia, Psicossomática, Analista Judiciário Psicologia, TRF 2a, FCC

Enquanto a Psicologia Médica estuda as relações assistenciais e seu foco é a terapêutica, a Medicina Psicossomática estuda as relações mente-corpo e seu foco é

3 Q148334 | Psicologia, Psicossomática, Analista Judiciário Psicologia, TRF 2a, FCC

A Psicossomática psicanalítica aponta que uma pessoa bem organizada no plano mental pode desenvolver, a partir de uma situação de conflito, sintomas ou perturbações psíquicas, da ordem

4 Q901451 | Psicologia, Psicossomática, Psicólogo, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

O termo psicossomático, na expressão mais comum, pode reportar-se tanto ao quesito da origem psicológica de determinadas doenças orgânicas, quanto às “repercussões afetivas do estado de doença física no indivíduo, como até confundir-se com simulação e hipocondria, onde toma um sentido negativo. (Cardoso, 1995, p.5). Não pode ser considerada uma doença psicossomática:

5 Q959978 | Psicologia, Psicossomática, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

A Psicossomática psicanalítica aponta que uma pessoa bem organizada no plano mental pode desenvolver, a partir de uma situação de conflito, sintomas ou perturbações psíquicas, da ordem

6 Q959979 | Psicologia, Psicossomática, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Enquanto a Psicologia Médica estuda as relações assistenciais e seu foco é a terapêutica, a Medicina Psicossomática estuda as relações mente-corpo e seu foco é

7 Q995211 | Psicologia, Psicossomática, Psicólogo, MGS, IBFC, 2024

As psicoterapias, tanto as individuais quanto as grupais, têm sido estudadas e analisadas por vários autores. Para Robeiro (2013): “É importante lembrar, contudo, que não apenas a mente recalca conteúdos que, mais tarde, passam a constituir o inconsciente, mas também o corpo recalca, internaliza, introjeta situações traumáticas que depois vão se constituir em doenças psicossomáticas.” (p. 96). Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A psicossomatização tem muita relação com o registro que o corpo vai fazendo indiscriminadamente.
( ) As doenças psicossomáticas nunca se utilizam dos mecanismos de defesa do ego para se transformarem em válvulas de escape da ansiedade.
( ) Mecanismos de defesa do eu são recursos psicológicos usados pela mente contra a ameaça de angústia ou de tensão incontroláveis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

8 Q996549 | Psicologia, Psicossomática, Especialidade Psicologia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Filho e Burd (2009) nos trazem em seu livro “Psicossomática Hoje”, que o termo psicossomático surgiu a partir do século passado. Assinale a alternativa correta sobre a evolução da psicossomática levando em consideração os autores citados.

9 Q1010114 | Psicologia, Psicossomática, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos transtornos dissociativos com sintomas neurológicos, dos transtornos factícios e dos transtornos de somatização, julgue o item a seguir.

O transtorno de sintomas somáticos caracteriza-se pela produção intencional de sintomas físicos ou psíquicos.

10 Q985094 | Psicologia, Psicossomática, Professor, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Queixas físicas, sem causa orgânica, parecem comuns em serviços de saúde, mas a medicina ainda enfrenta dificuldades para conceituá-las e classificá-las. O DSM-5, na categoria de Transtornos de Sintomas Somáticos, busca uma sistematização mais clara para casos em que sintomas somáticos perturbadores são a principal queixa do paciente. Esses transtornos envolvem sintomas somáticos associados a pensamentos, emoções e/ou comportamentos desadaptativos. Diagnosticar e tratar esses pacientes é um desafio tanto para profissionais da saúde em geral quanto para os de saúde mental. Em relação a algumas condutas terapêuticas essenciais, analisar os itens.

I. Ampliar a realização de testes diagnósticos.

II. Garantir ao paciente que doenças mais graves foram descartadas.

III. Reconhecer e validar certos sintomas (empatia), desde que avaliados pelo clínico.

IV. Definir objetivos funcionais para o tratamento, além de simplesmente focar na "cura".

Está CORRETO o que se afirma:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.