Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q148340 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

Define-se como incidência de um transtorno, em epidemiologia,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q155734 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

A ejaculação precoce

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q153126 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

As seguintes afirmações estão relacionadas ao transtorno do humor bipolar (THB):

I. Trata-se de uma condição psicopatológica caracterizada por episódios repetidos de alteração significativa no humor (mania/hipomania, estados mistos e depressão), produzindo grave prejuízo ao longo da vida.

II. O padrão de ciclagem considerado rápido consiste na ocorrência de pelo menos quatro episódios afetivos ao ano (de depressão, mania ou hipomania e misto).

III. No presente momento existem, segundo o DSM-IV, quatro tipos clínicos de THB, que são eles o tipo I, II, III e SOE.

IV. O paciente portador de THB apresenta, ao longo de sua vida, a predominância de fases depressivas, quando comparada com fases de mania e hipomania.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q152843 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Quando se trata dos Transtornos do Humor, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q151733 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo descritos por Jean Piaget, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q155763 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

É a segunda causa de retardo mental na infância, relaciona-se a uma causa genética autossômica dominante. Apresenta incidência de 1 em 1500 em meninos e 1 em 2000 em meninas, associa-se ao retardo mental, tanto em meninos (mais grave) quanto em meninas (mais leve) e afeta em média 1 recém-nascido em cada 2 000. Clinicamente, além do retardo mental nos meninos, está associada a um dismorfismo facial discreto, aumento do tamanho das orelhas e desenvolvimento pós-puberal de macroorquidismo. Não há dismorfismos nas mulheres afetadas. A mutação que causa a síndrome é a expansão de um microssatélite com repetições CGG na região promotora do gene FMR-1. Em indivíduos normais, esta região varia de 5 a 42 repetições. Em pacientes com a síndrome, esta região apresenta considerável expansão para mais de 200 repetições. Estas grandes expansões causam metilação da região promotora e conseqüente repressão do gene FMR-1. Uma pequena proporção de pacientes com a síndrome apresenta mutações na seqüência do gene FMR-1.

Trata-se da Síndrome

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q147915 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

A anorexia nervosa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q154600 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Quanto à classificação dos Transtornos Mentais, segundo a CID 10, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q152595 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Os critérios para Transtorno de Somatização (F45.0) segundo a CID-10 incluem:

I. história de pelo menos seis meses de queixas de sintomas físicos múltiplos e variáveis para os quais nenhuma explicação adequada foi encontrada;

II. recusa persistente de aceitar a informação ou o reasseguramento de diversos médicos de que não há explicação física para os sintomas;

III. certo grau de comprometimento do funcionamento social e familiar atribuível à natureza dos sintomas e ao comportamento resultante.

Está INCORRETO o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q148108 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

Com relação à esquizofrenia e aos transtornos psicóticos, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q150233 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Analise:

I. O Transtorno do Pânico (TP) é caracterizado pela presença de ataques súbitos de ansiedade, recorrentes, acom- panhados de sintomas físicos e afetivos. A manifestação central do Transtorno de Pânico é o ataque de pânico, um conjunto de manifestações de ansiedade com início súbito, rico em sintomas físicos e com uma duração limitada no tempo, em torno de dez minutos. Os sintomas típicos são: sensação de sufocação, de morte iminente, taquicardia, tonteiras, sudorese, tremores, sensação de perda do controle ou de "ficar louco", alterações gastrointestinais.

II. Diferentes classes de antidepressivos, incluindo inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina (duais), antidepressivos tricíclicos (ADT) e benzodiazepínicos, são usadas no tratamento do TP.

III. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem sido recomendada para o tratamento dos sintomas agorafóbicos e ansiedade antecipatória. Pode ser indicada em qualquer momento do tratamento. Esta é também uma técnica que deve ser considerada em situações especiais como gestação, amamentação, impossibilidade de usar medicamentos ou retirada dos fármacos. A TCC para o TP consiste no uso da psico-educação, de técnicas para enfrentar a ansiedade, reestruturação cognitiva e enfrentamento das situações evitadas.

IV. O tratamento farmacológico do TP tem como objetivo bloquear os ataques de pânico, diminuir a ansiedade antecipatória, reverter a evitação fóbica, assim como reconhecer e tratar as comorbidades. Com o objetivo de avaliar a resposta ao tratamento no TP, verifica-se a intensidade e freqüência dos ataques, da ansiedade antecipatória, da evitação fóbica, o funcionamento global e a qualidade de vida.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q154075 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Considere:

I. Distimia é menos incapacitante que o episódio depressivo maior. Estudos naturalísticos mostram que o comprometimento do funcionamento social e ocupacional da distimia é menor quando comparado ao comprometimento causado pelos episódios depressivos maiores.

II. Os antidepressivos são efetivos no tratamento agudo das depressões moderadas e graves. O índice de resposta em amostras com intenção de tratamento (intention-to-treat) variam entre 50% a 65% contra 25% a 30% mostrada por placebo em estudos clínicos randomizados.

III. A depressão é um transtorno recorrente. Menos de 50% dos indivíduos que receberam tratamento para um episódio depressivo terão um segundo episódio depressivo ao longo de suas vidas.

IV. A depressão é mais freqüente em mulheres. A prevalência de depressão é 2 a 3 vezes mais freqüente em mulheres do que em homens.

V. Os antidepressivos são efetivos no tratamento agudo da distimia. Uma meta-análise de 15 ensaios clínicos randomizados para tratamento de distimia mostrou que 55% dos pacientes respondem a antidepressivos comparados com 30% ao placebo.

VI. Tratamentos psicológicos específicos para episódio depressivo são efetivos, com maior evidências para depressões leves. Estudos controlados mostraram que psicoterapia cognitiva, psicoterapia interpessoal e psicoterapia de solução de problemas são efetivas no tratamento dos episódios depressivos leves.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q150040 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

No que diz respeito aos Transtornos de Transe e Possessão e segundo os critérios da CID-10, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q156038 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

No que concerne aos Transtornos do Controle dos Impulsos, é correto concluir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q152995 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

Os transtornos somatoformes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q154496 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

Considere as seguintes afirmações:

I. O estágio do desenvolvimento psicossexual definido como "fase anal", por Freud, corresponde ao período de maturação do controle neuromuscular sobre os esfíncteres, principalmente os anais. É o período de luta por independência e superação da dependência dos pais e se associa à necessidade de estabelecer controle sobre si e o ambiente.

II. Os principais mecanismos de defesa histérica são a conversão, a repressão, a somatização e a dissociação. Já as defesas de características psicóticas são a negação, a distorção e a projeção e as de características neuróticas são a repressão, isolamento, anulação, deslocamento e formação reativa.

III. O grupo constituído por defesas mais adaptadas como sublimação, identificação, altruísmo, e outros, possibilita que o indivíduo consiga, frente aos múltiplos eventos e situações de vida, modificá-las de forma mais adequada, conseguindo atingir metas de crescimento e aprendizado.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q150443 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

No que diz respeito ao Luto, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q150551 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

De acordo com o regulamento da Previdência Social, a aposentadoria por invalidez

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q153912 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

No que toca ao Transtorno Esquizoafetivo, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q151857 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Síndrome mais associada a indivíduos encarcerados, caracterizada pelo uso de respostas aproximadas. Pode ser uma variante da simulação, na medida em que os pacientes evitam punição ou responsabilidade por suas ações. É classificada no DSM-IV-TR como um Transtorno Dissociativo Sem Outra Especificação, no entanto, pacientes com Transtorno Factício com sinais e sintomas predominantemente psicológicos podem fornecer de maneira intencional respostas aproximadas. Trata-se da síndrome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.