Questões de Concursos Psiquiatria Geriátrica

Resolva questões de Psiquiatria Geriátrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1041181 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Medicina Ramo Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do uso de Clozapina e suas particularidades psicofarmacológicas, julgue o item a seguir.

Mostra-se bem indicada para o tratamento de manifestações alucinatórias em casos de demência por corpúsculos de Lewy quando há hipersensibilidade ao bloqueio dopaminérgico excessivo e risco de parkinsonismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1068916 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Especialidade Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um homem de 71 anos, com histórico de hipertensão controlada e diabetes tipo 2, começa a apresentar mudanças comportamentais progressivas, incluindo desorganização cognitiva, dificuldade em executar tarefas diárias e episódios de alucinações visuais, frequentemente envolvendo pessoas ou objetos inexistentes. Durante a noite, manifesta confusão acentuada, com dificuldade em reconhecer o ambiente e episódios de desorientação. Além disso, ocorre flutuação cognitiva, caracterizada por períodos em que parece alerta e orientado, seguidos por episódios de deterioração mental com déficits de atenção e memória. Familiares relatam que, em momentos de lucidez, o paciente é capaz de interagir de forma adequada, mas em outras ocasiões, mostra respostas incoerentes e dificuldade em seguir conversas. O exame neurológico revela rigidez muscular generalizada, especialmente em membros superiores, bradicinesia (lentidão nos movimentos), e postura corporal alterada, compatível com disfunções motoras progressivas. Não há relato de tremores evidentes, mas se observa instabilidade postural e leve comprometimento da marcha.

O diagnóstico mais provável desse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1030051 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Um engenheiro de 74 anos, sem histórico prévio de doenças psiquiátricas, apresenta, no último ano, quadro de alucinações visuais complexas. Ao exame físico, demonstrava lentidão dos movimentos com perda de amplitude associada a hipertonia plástica, com esses sintomas piores do lado direito do corpo. Pontuou 16 pontos no miniexame do estado mental. Foi medicado com haloperidol, cursando com piora importante das alucinações e no quadro motor, sendo observados agora marcha em pequenos passos com flexão do tronco e tremor de repouso. Exames de imagem e laboratoriais não demonstraram anormalidades. Em relação ao caso, o diagnóstico mais provável e a melhor conduta são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1024825 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Psicogeriatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 70 anos, ensino superior, relata estar sendo furtado por sua esposa e afirma haver um complô para matá-lo. No miniexame do estado mental, encontra-se desorientado no tempo e no espaço e não consegue evoctranstorno esquizoide;ar as três palavras, embora as tenha repetido corretamente alguns minutos antes. Sua esposa relata que sua memória para fatos recentes vem piorando de maneira progressiva há 1 ano, levando a prejuízos significativos em suas atividades instrumentais da vida diária.

O diagnóstico mais provável é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1024827 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Psicogeriatria, EBSERH, FGV, 2024

Texto associado.
Um homem de 70 anos, sem história de doença psiquiátrica prévia, apresentou, no último ano, quadro de alucinações visuais complexas e transtorno cognitivo que afeta suas atividades instrumentais da vida diária. Ao exame apresenta bradicinesia e rigidez em roda dentada.
Considerando o caso clínico apresentado no texto 2, o diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1033620 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Em relação à depressão geriátrica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1056006 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Técnico Especializado Médico Psiquiatra, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Paciente, idoso, refere que pequenos insetos macroscópicos andam pela sua pele e cabelos e que isso o incomoda bastante. Durante a consulta, comparece com um pote mostrando os insetos que capturou; porém, sem conteúdo no interior do pote. Considerando o caso clínico hipotético, qual o tipo de delírio/síndrome apresentado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1056012 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Técnico Especializado Médico Psiquiatra, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A psicose no paciente idoso é um desafio diagnóstico e de tratamento, apesar de sua prevalência generalizada em adultos mais velhos, representando de 5 a 15% das internações psiquiátricas de idosos. As psicoses no paciente idoso podem ser primárias ou secundárias. São consideradas apresentações clínicas sugestivas de psicoses secundárias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q155777 | Psiquiatria, Psiquiatria geriátrica, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 18a Região, FCC

Analise:

I. Embora existam muitos tipos de demência, todos eles têm uma série de características em comum. Estas características essenciais são múltiplos déficits cognitivos que incluem deterioração da memória e, pelo menos, um dos seguintes: afasia, apraxia, agnosia ou perturbação do funcionamento executivo (capacidade de pensar abstratamente, de planejar, iniciar, ordenar, monitorar e cessar um comportamento complexo).

II. Baseado na hipótese colinérgica da doença de Alzheimer, evidenciada pela perda de neurônios colinérgicos centrais, atividade reduzida da colinacetiltransferase em cérebro de pacientes com Alzheimer e pela correlação de déficit colinérgico e prejuízo da função cognitiva, os inibidores da acetilcolinesterase foram testados na doença de Alzheimer com um modesto benefício comprovado.

III. São diagnósticos diferenciais para quadros demenciais: depressão, delirium, uso de medicações (benzodiazepínicos) e abuso/dependência de substâncias (álcool), hipotireoidismo e deficiência da vitamina B12, deficiência de ácido fólico.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.