Questões de Concursos QoS

Resolva questões de QoS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q247408 | Redes de Computadores, QoS, Técnico de Informática, MPE GO, FUNIVERSA

O termo Qualidade de Serviço, ou QoS, diz respeito à garantia de banda (velocidade) e à regularidade no atraso (jitter) exigidos por determinadas aplicações. Na Internet, no entanto, ainda não se pode garantir QoS, uma vez que se trata de uma rede heterogênea baseada no princípio do TCP/IP do melhor esforço. Outras redes privadas, no entanto, dão garantias de serviço de acordo com o que for contratado e descrito no contrato de nível de serviços (SLA). Assinale a alternativa que apresenta o nome de uma rede existente atualmente, baseada no TCP/IP, que garante níveis de QoS contratados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q149380 | Redes de Computadores, QoS, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Ele é normalmente considerado durante a fase de projeto e implantação da rede; em termos de aplicações multimídia, é o parâmetro mais básico e, por isso, o mais presente nas especificações de QoS. O parâmetro em questão é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q218786 | Redes de Computadores, QoS, Pesquisador Ciência da Computação, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Em relação aos conceitos de Qualidade de Serviço (QoS) em redes de computadores, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q847218 | Redes de Computadores, QoS, Analista Legislativo, FCC, 2020

Um dos campos do cabeçalho de pacote IPv4 é o DiffServ (DS), anteriormente chamado de Tipo de Serviço (ToS), de 8 bits, usado para determinar a prioridade de cada pacote. Destes 8 bits, os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q264185 | Redes de Computadores, QoS, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

São protocolos QoS fornecidos pela Internet, que operam em ambiente TCP/IP e que permitem ao software da camada de aplicação solicitar conexões com determinadas capacidades mínimas de transferência de dados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q265021 | Redes de Computadores, QoS, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

Em uma rede, uma sequência de pacotes desde uma origem até um destino é chamada fluxo. As necessidades de cada fluxo podem ser caracterizadas por quatro parâmetros principais que juntos definem a QoS (Quality of Service - qualidade de serviço) que o fluxo exige.

Os parâmetros citados são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q193991 | Redes de Computadores, QoS, Agente Técnico Legislativo, AL SP, FCC

Em QoS, ela é uma alternativa técnica básica para a qualidade de serviço em redes IP e tem como princípio básico de concepção "a qualidade de serviço garantida por meio de mecanismos de reserva de recursos na rede":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q245007 | Redes de Computadores, QoS, Técnico Científico Suporte Técnico, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a definições e características relacionadas a QoS,
julgue os itens subsequentes.

A estrutura IntSerV desenvolvida pela IETF busca fornecer garantias de QoS às aplicações na Internet. Essa estrutura é composta de duas características básicas: reserva de recursos e estabelecimento de sessão. O estabelecimento de sessão entre a origem e o destino está condicionada à reserva prévia, em cada roteador no trajeto, dos recursos de QoS necessários à comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q113933 | Redes de Computadores, QoS, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

São requisitos de Qualidade de Serviço (QoS – Quality of Service):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q116791 | Redes de Computadores, QoS, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Os parâmetros de QoS tradicionais incluem a largura de banda, jitter, atraso e taxa de perda. Em relação a estes parâmetros, analise as afirmativas a seguir.

I - Os protocolos FTP, WWW e Telnet são muito sensíveis ao jitter, enquanto as aplicações de vídeo são pouco sensíveis à perda.
II - Um protocolo com pequena taxa de perda de pacotes (inferior a 0,001), largura de banda garantida, ausência de variação de atraso e atraso fim-a-fim maior que 400 milisegundos atende aos requisitos de QoS referentes à transmissão de áudio e vídeo, em tempo real, na Internet.
III - VLANs podem ser utilizadas para separar o tráfego da LAN em classes de tráfego (gerenciamento/voz/ vídeo/dados, por exemplo) permitindo identificar as necessidades de cada tipo de tráfego e melhorar o desempenho do sistema.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q132621 | Redes de Computadores, QoS, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Na pilha de protocolos estabelecida para QoS, comunicase com o UDP e é utilizado na reserva de recursos. Possibilita que diversos transmissores enviem dados para vários grupos de receptores, otimiza o uso da largura de banda e elimina o congestionamento. Essas são algumas das características do protocolo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q847118 | Redes de Computadores, QoS, Analista Legislativo, FCC, 2020

Obtém-se Qualidade de Serviço ? QoS em redes IP utilizando Serviços integrados ? Intserv por meio do uso de um protocolo para sinalizar as necessidades de QoS para cada dispositivo ao longo da rede, permitindo que vários transmissores enviem os dados para vários grupos de receptores, reduzindo ou eliminando o congestionamento da rede. Este protocolo é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q246320 | Redes de Computadores, QoS, Técnico Científico Produção e Infraestrutura, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nas áreas de redes de computadores e redes de telecomunicações
chaveadas por pacotes, o termo qualidade de serviço (QoS) referese
a mecanismos de controle de reserva de recursos. Julgue os itens
seguintes, acerca de QoS e ferramentas que a suportam.

Banda passante, latência, jitter e perda de pacotes são conceitos distintos que podem estar presentes na interface de ferramentas de gerência de QoS.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q148315 | Redes de Computadores, QoS, Analista Jurídico Analista de Sistemas, PG DF, IADES

Dentre os diversos problemas a serem tratados em uma linha de comunicação de dados podemos citar o jitter. Este problema afeta, principalmente, as aplicações de tempo real, como transmissões de imagem e voz. Assinale a alternativa que melhor define jitter.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q264230 | Redes de Computadores, QoS, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

Normalmente a Internet trabalha com a filosofia do melhor esforço: cada usuário compartilha largura de banda com outros e, portanto, a transmissão de seus dados concorre com as transmissões dos demais usuários. Os dados empacotados são encaminhados da melhor forma possível, conforme as rotas e banda disponíveis. Quando há congestionamento, os pacotes são descartados sem distinção. Não há garantia de que o serviço será realizado com sucesso. Entretanto, aplicações como voz sobre IP e videoconferência necessitam de tais garantias. A tecnologia utilizada para oferecer maior garantia e segurança para aplicações deste tipo, atribuindo prioridade para a entrega de pacotes é conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q165896 | Redes de Computadores, QoS, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

O QoS é um conjunto de requisitos de serviço a que a rede deve atender para assegurar um nível de serviço adequado à transmissão de dados. Esses requisitos de serviço baseiamse em padrões da indústria para a funcionalidade do QoS, cujo objetivo é oferecer um serviço de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q246879 | Redes de Computadores, QoS, Técnico Científico Suporte Técnico, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a definições e características relacionadas a QoS,
julgue os itens subsequentes.

As técnicas utilizadas para prover QoS incluem a do balde furado (leaky bucket) e a do balde de fichas (token bucket). A primeira permite um tráfego em rajadas a uma velocidade máxima regular, enquanto a segunda ajusta o tráfego em rajadas para uma velocidade fixa.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q117101 | Redes de Computadores, QoS, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

A transmissão de áudio e vídeo em tempo real, através da Internet, enfrenta uma série de obstáculos que dificultam o atendimento aos requisitos de QoS. Para minimizar o efeito destes obstáculos é possível utilizar técnicas de processamento de sinais e determinados protocolos de comunicação. A técnica ou protocolo que NÃO é indicado para este tipo de aplicação é(são)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q245889 | Redes de Computadores, QoS, Técnico Científico Produção e Infraestrutura, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nas áreas de redes de computadores e redes de telecomunicações
chaveadas por pacotes, o termo qualidade de serviço (QoS) referese
a mecanismos de controle de reserva de recursos. Julgue os itens
seguintes, acerca de QoS e ferramentas que a suportam.

Em redes de capacidade limitada, o uso de ferramentas de gerência de QoS é fundamental para aplicações de tempo real embasadas em streaming, como voz sobre IP.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q112635 | Redes de Computadores , QoS, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas a QoS, configuração e gerenciamento de redes de computadores:

I. Os bits usados no endereço IP para o endereço de rede e das sub-redes são identificados por uma máscara de mesmo tamanho de um endereço IP. Em uma máscara, os bits com valor 0 (zero) identificam os bits usados para reconhecer a rede e as sub-redes no endereço IP.

II. Tanto no roteamento estático quanto no roteamento dinâmico, as tabelas de roteamento são atualizadas a partir de informações trocadas entre os roteadores. O ponto que difere as duas tecnologias está na possibilidade de escolha da melhor rota disponível no momento, existente apenas no roteamento dinâmico.

III. A interface loopback é um tipo especial que permite fazer conexões com a própria máquina local. Computadores que usam o protocolo TCP/IP utilizam esta interface e, por convenção, o endereço IP 127.0.0.1 é o escolhido especificamente para a loopback. Com esse tipo de interface, uma conexão Telnet, por exemplo, para 127.0.0.1, abrirá uma conexão para o computador local.

IV. No TCP/IP, cada serviço é associado a um número chamado porta, onde o servidor espera pelas conexões dos computadores clientes. Uma porta de rede pode ser referenciada tanto pelo número como pelo nome do serviço. Algumas portas padrões, como por exemplo, as portas 21, 23, 25, 80 e 110 associadas, respectivamente, ao FTP, Telnet, SMTP, HTTP e POP3 são usadas em serviços TCP/IP.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.