Questões de Concursos Qualidade e produtividade

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1Q186672 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

Com relação à qualidade e à produtividade nas organizações, considere as afirmativas abaixo.

I. A produtividade só é obtida se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações, pois de nada adianta qualidade sem produtividade.

II. A Qualidade Total é muito abrangente e se dedica a estudar a satisfação dos clientes externos e os clientes internos.

III. A produtividade não deve ser entendida somente como razão entre resultados e recursos, mas sim de uma forma mais ampla, levando em conta todas as variáveis existentes nos processos, focando nas necessidades de todas as partes interessadas no negócio e buscando melhorias e resultados relevantes para todos.

IV. No início da era industrial, a preocupação dos gestores estava voltada para os volumes de produção. Com o aumento da competitividade surgiu a medição da produtividade, que até a segunda guerra mundial era entendida como razão entre o volume produzido e o tempo gasto para esta produção.

V. Uma das formas mais abrangentes de se definir produtividade, atualmente, é como sendo razão entre a saída, ou o resultado final, de um processo e a entrada, que representa os recursos necessários à obtenção da saída.

Está correto o que se afirma em

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2Q189167 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Em um debate sobre os custos da qualidade, um grupo de administradores chegou à correta conclusão de que

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3Q114399 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

O diagrama Ishikawa é uma ferramenta importante para o gestor no processo de tomada de decisão, porque

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4Q249707 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema ou oportunidade de melhoria. As causas de um problema podem ser agrupadas, a partir do conceito dos 6M, como decorrentes de falhas em materiais, em mão de obra, em máquinas, em meio ambiente, em

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5Q187367 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, CAERN, FGV

Após analisar diversas ferramentas da qualidade, uma determinada empresa optou por uma ferramenta que possui as seguintes características: i) liberação da criatividade; ii) ausência de julgamento prévio; iii) registro das ideias; iv) capacidade de síntese; e v) ausência de hierarquia durante o processo. A ferramenta que possui as características apresentadas é

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6Q190293 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

Entre as ferramentas de controle da qualidade, aquela que permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos é o

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7Q191881 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, UFT, COPESE

A Administração da Qualidade é uma das abordagens mais significativas para o aprimoramento das operações nas organizações. Em linhas gerais, sua evolução ocorreu em três grandes Eras: da Inspeção, do Controle Estatístico da Qualidade e da Qualidade Total. A respeito dessa evolução, assinale a afirmativa INCORRETA.

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8Q111225 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Os indicadores de desempenho, como dados ou informações, preferencialmente numéricos, representam um determinado fenômeno e são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Aqueles que focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço (eficácia), medindo como o produto ou serviço é percebido pelos usuários e a capacidade do processo em atender aos requisitos desses usuários, são chamados:

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9Q158752 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

Assinale a alternativa correta sobre a Gestão da Qualidade Total.

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10Q100660 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

A maior parte dos princípios e práticas que suportam o TQM Gerenciamento da Qualidade Total deriva de contribuições de um grupo restrito de estudiosos. Tidos como mestres, ou gurus, o conhecimento de seu trabalho é requisito para qualquer esforço visando compreender e implementar o TQM nas organizações. Sobre os Gurus da Qualidade e seus pensamentos, é correto afirmar que:

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11Q101910 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administrativo, BADESC, FGV

Levando em consideração o uso de controles e indicadores de produtividade em um programa de educação, o percentual de crianças matriculadas e a avaliação da qualidade por meio de exames nacionais são, respectivamente, exemplos de:

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12Q217891 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Operador de Computador, CRF SC, IESES

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a denominação do instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações de qualidade. Que é um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas. E visa a certificação e implementação da qualidade, e implementação das Boas Práticas de Fabricação:

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13Q233706 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Profissional de Nível Superior, Chesf, CESGRANRIO

Em virtude da concorrência global e da percepção de que os níveis de qualidade não são suficientes, algumas organizações adotaram o método de Gerenciamento da Qualidade Total (GQT).

Os princípios básicos associados ao GQT envolvem a(o)

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14Q232609 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Profissional de Nível Superior, Chesf, CESGRANRIO

O conceito de qualidade é conhecido há muitos anos, mas, somente a partir da década de 90, a qualidade é abordada com uma visão global, como uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização.
Em virtude de tal realidade, surgiram no mundo corporativo inúmeras técnicas facilitadoras, além de normas e certificações, todas com o objetivo de ajudar as organizações na busca da qualidade.

Nesse sentido, sobre as principais ferramentas para a busca da qualidade, constata-se que o(a)

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15Q157967 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

A ideia de qualidade está associada à ausência de deficiências e à capacidade do produto ou serviço de satisfazer as necessidades do consumidor. Assim, qualidade pode ser entendida como "adequação ao uso". Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

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16Q250338 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

Nas últimas décadas, as empresas investiram muito na implementação de sistemas de gestão pela qualidade (SGQ), visando à maior competitividade no mercado que se tornou globalizado, exigindo, assim, que as empresas buscassem a otimização de seus processos.
A otimização dos processos, na implementação de sistemas de gestão da qualidade, tem como foco os seguintes resultados, EXCETO

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17Q160341 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Assistente Administrativo, CFA, IADES

De acordo com Garvin, a qualidade evoluiu em etapas por quatro períodos distintos, tendo foco diferenciado em cada um desses períodos. No primeiro período o foco era a inspeção; em seguida, o controle estatístico da qualidade; a terceira fase tinha por foco a garantia da qualidade; e, por último, o período atual que prioriza a gestão estratégica da qualidade. O que representa a terceira fase da qualidade, de acordo com Garvin?

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18Q240903 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Técnico Administrativo, DNIT, ESAF

Assinale a opção que não representa um fundamento do Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade.

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20Q117727 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista de Sistemas, Chesf, CONSULPLAN

A respeito dos padrões de Qualidade ISO9000, identifique a única alternativa válida:

I. Um sistema de garantia da qualidade pode ser definido como a estrutura organizacional, responsabilidades, procedimentos, processos e recursos para implementar a gestão da qualidade.

II. Sistemas de garantia da qualidade são criados para ajudar organizações a garantir que seus produtos e serviços satisfaçam as expectativas do cliente, estando de acordo com suas especificações. Porém, não abrangem todo o ciclo de vida de um produto.

III. Para se registrar num dos modelos de sistema de garantia da qualidade contidos na ISO9000, o sistema e operações de qualidade da empresa são escrutinados por auditores externos para verificação do atendimento das normas e da efetividade da operação.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

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