Questões de Concursos Qualidade e produtividade

Resolva questões de Qualidade e produtividade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q191881 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, UFT, COPESE

A Administração da Qualidade é uma das abordagens mais significativas para o aprimoramento das operações nas organizações. Em linhas gerais, sua evolução ocorreu em três grandes Eras: da Inspeção, do Controle Estatístico da Qualidade e da Qualidade Total. A respeito dessa evolução, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q190614 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão da qualidade.

As ferramentas empregadas na gestão da qualidade fundamentam-se em abordagem qualitativa, razão pela qual não existem modelos estatísticos para auxiliar no controle da qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q111260 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Acerca dos programas de análise e melhoria de processos, analise as assertivas a seguir classifi candoas como falsas (F) ou verdadeiras (V). Ao fi nal, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Os modelos de qualidade, em si, geralmente se concentram no local, no tático e na melhoria de processos não interligados.

( ) O balanced scorecards fornece a orientação que as organizações precisam para redistribuir seus escassos recursos concentrando-os nos processos mais críticos para a implementação da estratégia.

( ) As relações de causa e efeito no mapa estratégico e os objetivos estratégicos do balanced scorecards enfatizam as melhorias nos processos mais importantes para a execução bem-sucedida da estratégia.

( ) Um conjunto de processos locais melhores, mais rápidos e mais baratos funciona como garantia da estratégia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q235688 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As empresas que atuam no mercado competitivo têm um desafio constante, independente do setor em que atuam: conquistar novos clientes e fidelizá-los. Esse desafio faz com que muitas empresas adotem ferramentas para faci­litar o relacionamento com seus clientes. Uma das ferramentas mais utilizadas com esse objetivo e seu propósito como sistema estão apresentados em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q240903 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Técnico Administrativo, DNIT, ESAF

Assinale a opção que não representa um fundamento do Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q157967 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

A ideia de qualidade está associada à ausência de deficiências e à capacidade do produto ou serviço de satisfazer as necessidades do consumidor. Assim, qualidade pode ser entendida como "adequação ao uso". Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q158752 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

Assinale a alternativa correta sobre a Gestão da Qualidade Total.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q217891 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Operador de Computador, CRF SC, IESES

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a denominação do instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações de qualidade. Que é um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas. E visa a certificação e implementação da qualidade, e implementação das Boas Práticas de Fabricação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q250973 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

A preocupação com a qualidade, no ambiente organizacional, teve início no final da Segunda Guerra Mundial. No Brasil, esse movimento ocorreu no início da década de 1990. Em função desse cenário, ocorreu uma série de modificações nas empresas nacionais. Esse fato está relacionado diretamente à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q232609 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Profissional de Nível Superior, Chesf, CESGRANRIO

O conceito de qualidade é conhecido há muitos anos, mas, somente a partir da década de 90, a qualidade é abordada com uma visão global, como uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização.
Em virtude de tal realidade, surgiram no mundo corporativo inúmeras técnicas facilitadoras, além de normas e certificações, todas com o objetivo de ajudar as organizações na busca da qualidade.

Nesse sentido, sobre as principais ferramentas para a busca da qualidade, constata-se que o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q229572 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Profissional de Nível Superior, Chesf, CESGRANRIO

Uma empresa de serviços deseja aplicar os Princípios de Deming referentes à qualidade para melhorar sua produ tividade.

Para tanto, a empresa incentivou a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q250338 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

Nas últimas décadas, as empresas investiram muito na implementação de sistemas de gestão pela qualidade (SGQ), visando à maior competitividade no mercado que se tornou globalizado, exigindo, assim, que as empresas buscassem a otimização de seus processos.
A otimização dos processos, na implementação de sistemas de gestão da qualidade, tem como foco os seguintes resultados, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q233706 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Profissional de Nível Superior, Chesf, CESGRANRIO

Em virtude da concorrência global e da percepção de que os níveis de qualidade não são suficientes, algumas organizações adotaram o método de Gerenciamento da Qualidade Total (GQT).

Os princípios básicos associados ao GQT envolvem a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q250118 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

Com respeito ao desenho inicial de um processo, analise as afirmativas abaixo.

I - O escopo do processo apresenta a missão e o limite, ou seja, o conteúdo, o início e o término.
II - O diagrama da cadeia de valor do processo envolve fornecedores, entradas, subprocessos, saídas e clientes.
III - O mapa do processo revela a sequência através da qual as atividades são executadas e quem executa cada uma delas.

Está correto o que se afi rma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q198708 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração,
a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e
instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola
para a administração das organizações, julgue os itens que se
seguem.

A escola da qualidade propôs o controle estatístico da qualidade, com base na amostragem de produtos, em contraposição ao modelo de produção massificada.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q195659 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O Gerenciamento pelas Diretrizes é um sistema administrativo que envolve todas as pessoas da empresa na busca pela qualidade do produto/serviço. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I. Quanto mais se sobe na hierarquia da empresa, mais sua ação se concentra na manutenção da qualidade.
II. O planejamento da qualidade é importante, pois quanto mais instável é um ambiente mais é necessário um plano como referência.
III. O gerenciamento da qualidade pelas diretrizes é conduzido pela alta administração da empresa que tem como meta o controle da qualidade para garantir a sobrevivência da empresa em longo prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q249707 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema ou oportunidade de melhoria. As causas de um problema podem ser agrupadas, a partir do conceito dos 6M, como decorrentes de falhas em materiais, em mão de obra, em máquinas, em meio ambiente, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q198792 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das ideias e princípios defendidos por Deming, expoente da
escola da qualidade, julgue os itens a seguir.

O referido teórico defendia a eliminação da administração por objetivos nas organizações e dos slogans que exijam alta produtividade e defeito zero.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q195224 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das ideias e princípios defendidos por Deming, expoente da
escola da qualidade, julgue os itens a seguir.

Em seus estudos de administração das organizações, Deming enfatizou a importância da mentalidade preventiva em lugar da corretiva, bem como a necessidade do envolvimento da alta administração no processo de produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q250779 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

A ferramenta de controle da qualidade que, através de uma representação gráfica com distribuição de frequências de um conjunto de medições, evidencia a de capacidade de gerar produtos que atendam às especificações, é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.