Questões de Concursos Qualidade na Administração Pública

Resolva questões de Qualidade na Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q377511 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, FCC, 2020

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2018, no âmbito federal, o modelo de Gestão da Qualidade mais utilizado pelas empresas públicas é o ISO 9000 e seus desdobramentos e atualizações normativas. Nesse contexto, os documentos normativos considerados normas brasileiras (NBR) são atualizados e aprovados somente no fórum da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q378213 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, FCC, 2020

O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), baseado em seus critérios de excelência, classifica os processos em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q165341 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

A correta análise da modernização da Administração Pública brasileira, havida nas últimas décadas, permite chegar às seguintes conclusões, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q167402 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

As seguintes afi rmações espelham entendimentos corretos sobre a Nova Gestão Pública (NGP), exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q141960 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, Analista Judiciário Contabilidade, TRE CE, FCC

A busca por prestação de serviços de qualidade para o cidadão na gestão pública flexibilizada como estratégia para alcançar a satisfação do consumidor, em que o cidadão deixa de ser visto como mero financiador do sistema, por meio de pagamento de impostos, e passa a ser a razão de existir dos serviços públicos, caracterizou o estágio da administração pública conhecido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q838213 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Ao longo das últimas décadas, vários programas foram implementados para fomentar a cultura da qualidade na administração pública federal. Um desses programas possuía dois objetivos centrais, a saber:

“Contribuir para a melhoria da Qualidade dos serviços públicos, por meio da institucionalização dos seus princípios, com ênfase na participação dos servidores.”

“Apoiar o processo de mudança de uma cultura burocrática para uma cultura gerencial, fortalecendo a delegação, o atendimento ao cidadão, a racionalidade no modo de fazer, a definição clara de objetivos, a motivação dos servidores e o controle de resultados.”

Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura atribuída a este programa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q918109 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Instituto Consulplan, 2025

Determinado ente público implantou recentemente um setor de inovação para modernizar os serviços prestados, tendo sido transferidos servidores de outros setores para formação da equipe. No entanto, após seis meses, foi constatado que os servidores não adotaram plenamente as práticas propostas, como o uso de novas tecnologias e metodologias ágeis de gestão, em função da resistência advinda de uma cultura organizacional arraigada. Com base no cenário apresentado, a ação mais eficaz para promover a mudança cultural necessária à implementação bem-sucedida das inovações propostas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1043611 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Assistente Previdenciário, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A gestão da qualidade no setor público consiste na aplicação de princípios e práticas focadas na melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. A busca pela qualidade total é um resultado direto dessa abordagem, garantindo que os serviços públicos evoluam constantemente para atender de forma eficaz e eficiente às necessidades dos cidadãos.
Um princípio da gestão da qualidade total preconiza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1053962 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

“As organizações públicas possuem certas características que as diferenciam das organizações privadas, a busca pela qualidade deve levar em consideração estas especificidades, enquanto a iniciativa privada é conduzida pela autonomia, as públicas são regidas pela supremacia do interesse público, pelos princípios da legalidade e da eficiência; deve tratar a todos de maneira igual, enquanto as empresas podem segmentar o mercado, estabelecendo preferências no tratamento dos clientes.”
(Aragão-Júnior, 2016. P. 29.)

A busca por qualidade no serviço público se associa diversos programas; entre eles, o Programa Nacional de Desburocratização (PND) de 1979. Sobre tal Programa, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.