Questões de Concursos Qualidade Na Administração Pública

Resolva questões de Qualidade Na Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1066787 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIFESSPA, FADESP, 2025

Sobre a autoavaliação institucional nas IFES, julgue os itens a seguir.

I. constitui um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade;
II. desvenda formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas;
III. é um processo social e coletivo de reflexão, produção e socialização de conhecimentos sobre a Instituição.

É(São) correto(s) o(s) item(ns)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q918109 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Determinado ente público implantou recentemente um setor de inovação para modernizar os serviços prestados, tendo sido transferidos servidores de outros setores para formação da equipe. No entanto, após seis meses, foi constatado que os servidores não adotaram plenamente as práticas propostas, como o uso de novas tecnologias e metodologias ágeis de gestão, em função da resistência advinda de uma cultura organizacional arraigada. Com base no cenário apresentado, a ação mais eficaz para promover a mudança cultural necessária à implementação bem-sucedida das inovações propostas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1066736 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Atendente de Saúde, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2025

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem normas e rotinas administrativas que garantem a organização dos serviços e o acesso adequado da população. Essas diretrizes incluem procedimentos padronizados para registro de atendimentos, armazenamento de prontuários e controle de insumos. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1066513 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Área Administração, TCE AC, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca das características da administração pública, julgue o item que se segue.

Produtividade é um indicador de desempenho organizacional que expressa a relação entre os recursos empregados no processo produtivo e a efetiva produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1066259 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

No contexto do gerenciamento da qualidade no setor público, não há uma necessidade reconhecida de seguir normas internacionais, uma vez que os procedimentos administrativos públicos são únicos e não se beneficiam de padrões globalmente aceitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1066260 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

O gerenciamento da qualidade em ambientes de administração pública é essencial para assegurar que os serviços entregues atendam consistentemente aos padrões esperados e às necessidades dos cidadãos. Para um Agente Administrativo, isso envolve a aplicação de metodologias e ferramentas que auxiliam na melhoria contínua dos processos internos. Uma das abordagens mais utilizadas é o Total Quality Management (TQM), que enfatiza a importância de se melhorar a qualidade dos serviços de maneira integral, envolvendo todos os níveis da organização. Além disso, práticas como análises de processo, auditorias internas e externas, e a utilização de indicadores de desempenho são fundamentais para monitorar a eficácia das ações implementadas e identificar áreas que necessitam de aprimoramento.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1066775 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Piúma ES, IDCAP, 2024

Uma empresa pública iniciou um projeto para melhorar o atendimento aos cidadãos, reduzindo o tempo de espera e aumentando a satisfação com os serviços prestados. Qual do objetivo principal da gestão da qualidade nesse contexto, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1066264 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A implementação de normas ISO, como a ISO 9001, que é uma norma internacional de gestão da qualidade, é frequentemente adotada por órgãos públicos para garantir a conformidade com os padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente. Essa norma ajuda a estabelecer uma estrutura de gestão que promove a transparência, eficiência e responsabilidade, elementos essenciais para a confiança pública. Para um agente administrativo, compreender e aplicar essas normas é parte integrante de suas responsabilidades. A formação e capacitação contínua em gerenciamento da qualidade são indispensáveis para que esses profissionais possam contribuir de maneira efetiva para a melhoria dos serviços públicos e para a satisfação do usuário final, que é o cidadão.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1066272 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Analista Legislativo, Câmara de Maceió AL, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o próximo item, a respeito da gestão governamental, das reformas administrativas e de modelos de gestão pública.

Indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação do desempenho das organizações, pois permitem acompanhar o alcance das metas organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1043611 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Assistente Previdenciário, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A gestão da qualidade no setor público consiste na aplicação de princípios e práticas focadas na melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. A busca pela qualidade total é um resultado direto dessa abordagem, garantindo que os serviços públicos evoluam constantemente para atender de forma eficaz e eficiente às necessidades dos cidadãos.
Um princípio da gestão da qualidade total preconiza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1066462 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

A qualidade na Administração Pública é um tema crucial para garantir a eficiência e a eficácia dos serviços prestados aos cidadãos. Compreender o que significa qualidade neste contexto é fundamental para melhorar a gestão pública e atender às necessidades da população de forma adequada. Como se define qualidade na Administração Pública?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1065854 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Área Administração, SEFIN de Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item subsecutivo, a respeito da gestão da qualidade na administração pública.

Aprimoramento do ambiente de trabalho, prevenção de acidentes e redução de custos constituem objetivos do programa 5S de gestão da qualidade total.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1065858 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Auditor do Tesouro Municipal, SEFIN de Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE, 2023

Acerca de gestão da qualidade no serviço público, julgue o item a seguir.
Para que se consiga efetivamente melhorar a qualidade dos serviços públicos, é essencial que se estabeleçam padrões de desempenho a partir de evidências, tais como relatórios estatísticos, que indiquem, por exemplo, o grau médio de satisfação atual dos usuários em comparação com dados históricos.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1065881 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Administrador, UFAL, COPEVE UFAL, 2023

Sobre qualidade no serviço público, dadas as afirmativas,

I. A carta de serviço ao usuário tem por objetivo, entre outras coisas, informar aos usuários os compromissos e os padrões de qualidade do atendimento ao público.


II. As definições de tempo de espera para o atendimento e o prazo para realização dos serviços são padrões de qualidade no setor público.


III. A carta de serviço ao usuário é opcional para órgãos e entidades do poder executivo federal que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, de forma indireta.

verifica-se que está/ão correta/s

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1065882 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Profissional de Suporte Técnico PST Técnico Administrativo, CRECI 22 Região AL, Quadrix, 2023

A respeito da gestão da qualidade nos serviços públicos, julgue o item.

Com o intuito de se alcançar elevados níveis de qualidade na prestação de serviços públicos, a organização deve identificar os nichos de clientes e suas necessidades, bem como traduzir as necessidades em especificações a serem atendidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1065670 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Administrador, UFPB, IBFC, 2023

Já muito disseminada na iniciativa privada, a ideia de qualidade tem sido incorporada à esfera pública nas últimas décadas. Há vertentes que consideram o cidadão como “cliente”, enquanto receptor de serviços públicos. Segundo esta abordagem, qualidade no setor público pode ser entendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1065497 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Administração, SECONT ES, CESPE CEBRASPE, 2022

No que diz respeito à visão estratégica da administração pública no Brasil e ao conceito de governança corporativa aplicado ao setor público, julgue o item a seguir.

Indicadores e outras formas de medição de desempenho podem ser utilizados para selecionar uma organização pública para benchmarking, com o intuito de estimular melhorias.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q1065574 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Área Administrativa, TRT 13 Região PB, FGV, 2022

Ao utilizar o Ciclo PDCA em um órgão público, visando à melhoria contínua dos processos, o gestor responsável deve ter em mente que a definição do método para o atingimento dos objetivos propostos será realizada na etapa de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1065444 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Técnico Administrativo, Prefeitura de Peritiba SC, AMAUC, 2022

Para que ocorra uma gestão pública de qualidade deve-se manter um planejamento, onde pode-se minimizar os __________ e não aguardar que surjam.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1066482 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Auxiliar de Almoxarifado, Prefeitura de Estreito MA, IVIN, 2022

Segundo o Guia de Excelência da Gestão Pública, faz-se necessário que o atendimento ao público seja medido para que o governo avalie o sentimento do cidadão em relação à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.